01 agosto, 2008

Duelos históricos

Hoje estou de novo em volta da nostalgia dos bons e velhos tempos do FC Porto.

Na história de qualquer clássicos, a rivalidade dos clubes vem sempre em primeiro lugar, mas existia uma rivalidade ainda maior que a dos clubes. Havia uma rivalidade que dava que falar, não só nos jogos em que cada um representava o seu clube, como também da própria selecção nacional.

Quem não se lembra da rivalidade entre Paulinho Santos e João Vieira Pinto?
Estes dois protagonizavam cenas dentro de campo que nem em filmes podíamos assistir a tanta emoção!

Os jogos eram mais emotivos. As disputas de bola eram renhidas. A luta pelo protagonismo acabava por ser o centro das atenções. Às vezes nem disputavam a bola, disputavam-se a eles próprios, mesmo a ver quem dava mais cacetada!

Sempre que havia um clássico, quem não estava ansioso por ver o confrontos destes dois jogadores?

Um dos “duelos” que marcou fortemente esta picardia, creio ainda estar presente na memória de todos, foi num célere FC Porto - Benfica (burgh) na temporada 97/98 em que Paulinho Santos deu uma cotovelada a João Vieira Pinto, tendo este facturado o maxilar. Paulinho Santos, viria a sofrer uma pena de 3 meses de suspensão por este duelo mais aceso.

Lembro-me também de outros duelas bem quentes, travados desta vez entre o Fernando Couto e o Mozer (não sei porquê, mas são só galinhas que se picam com os dragões).

Hoje em dia vemos as picardias num colectivo e não de jogador a jogador como víamos com eles. O que acontece agora são as rivalidades clubisticas em que, por norma as galinhas tornam-se mais agressivas e em vez de jogarem e disputarem a bola, lesionam jogadores, como aconteceu com Katsouranis com uma entrada gravíssima a Anderson num jogo em que o FC Porto já ganhava por 2-0!

Na verdade, sempre que há um clássico, haverá sempre picardias entre jogadores, mais iguais às protagonizadas pela dupla Paulinho Santos vs João Vieira Pinto, duvido que voltem a acontecer.

Saudações azuis e brancas
Sodani

10 comentários:

  1. Pessoal, há aí alguém que consiga disponiblizar o relato do Fernando Eurico dos penalties do Porto-Once Caldas?
    Tinha-o no meu PC mas o disco pifou...

    ResponderEliminar
  2. Hugo eu não tenho mas se o encontrar em algum site eu depois digo-te. É aquele em que o Fernando Eurico fica completamente rouco de tanto gritar o golo do pedro emanuel no último penalty:)

    Sodani:

    O Paulinho Santos é daqui da minha terra:) um verdadeiro Dragão! Quem se metesse com ele estava tramado!!Actualmente é técnico adjunto dos Juvenis do FCP.

    Quanto ao F.Couto e aos duelos com aquele central brasileiro do benfas relembro q Robson depois de perder um jogo, em q Couto foi expulso, lhe deu uma grande reprimenda.

    ResponderEliminar
  3. :) EHEHEEHEHEH

    UEFA repreende advogado do Guimarães

    01h52m

    N.A.L.

    A UEFA notificou, ontem, Gonçalo Gama Lobo, advogado do Vitória de Guimarães, no sentido de o causídico não enviar mais documentos sobre o processo no qual os vimaranenses reclamam a entrada directa na Liga dos Campeões, em detrimento do F. C. Porto.

    A missiva dá conta da mesma mensagem já ter sido expressa, em comunicado interno, a 16 de Julho, no entanto, o advogado do clube minhoto continuou a mandar mais documentação, negando ter recebido qualquer comunicação no sentido contrário. "Desconheço essa carta de 16 de Julho", explica, ao JN

    Por isso, desde essa data, o advogado enviou à UEFA partes do parecer jurídico de Freitas do Amaral sobre as deliberações do Conselho de Justiça, o comunicado de Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, assim como o próprio comunicado do órgão federativo, dando conta da suspensão do presidente Pinto da Costa por um período de dois anos. Mas a UEFA pediu ao causídico para não dirigir mais elementos sobre o processo, pois o organismo que tutela o futebol europeu não vai tomar nenhuma acção disciplinar até o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto) enviar as suas deliberações à UEFA. Neste capítulo, a mais alta instância jurídico-desportiva já tinha confirmado a decisão do Comité de Apelo, no sentido de manter o F. C. Porto na próxima edição da Liga dos Campeões, mantendo-se o actual quadro competitivo com o Vitória de Guimarães a disputar a pré-eliminatória da prova - o sorteio está agendado para hoje - e o Benfica, que também reivindicava a Champions, irá disputar a Taça UEFA

    Documentos de nada valem

    Na notificação da UEFA enviada ontem, com o conhecimento do F. C. Porto e do Benfica, o organismo também explica que "a correspondência enviada" pelos vimaranenses, "sem qualquer pedido do Comité de Controlo e Disciplina", como foi o caso, "não terá qualquer efeito" no processo

    O organismo só irá ouvir as tomadas de posição do Vitória de Guimarães quando convocar o advogado Gonçalo Gama Lobo, naquilo que pode ser interpretado como um conselho ao causídico: "Convidámo-lo a guardar para si as opiniões legais sobre a resolução do processo, enquanto não for chamado para isso".

    Por último referência para as declarações de um porta-voz da UEFA, à Lusa, dizendo que a composição do sorteio (hoje às 11horas) "tem carácter definitivo e não sofrerá qualquer rectificação".

    Segundo o responsável do organismo europeu, "o Vitória de Guimarães estará na terceira pré-eliminatória e o F. C. Porto entrará directamente na fase de grupos", insistindo que este cenário "é definitivo para esta temporada".
    Segundo o porta-voz da UEFA, uma eventual decisão do TAS condenatória dos tricampeões nacionais nunca terá efeitos esta temporada.

    "Não sei se o processo será ou não reaberto, pois tudo vai depender do conteúdo do acórdão do TAS, sobre os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães, que ainda não foi disponibilizado. De qualquer forma, a orgânica das competições europeias para esta época está definida e não sofrerá alterações", garantiu o mesmo responsável.

    ResponderEliminar
  4. Os abutres de Guimarães tiveram um paio brutal no sorteio. Gotemburgo ou Basileia

    ResponderEliminar
  5. boas!!
    gotemburgo/basileia vs afonsinhos
    vou festejar os golos do gotemburgo/basileia como se fosse adepto desde pequenino.
    realmente as saudades que eu tenho do paulinho um jogado a PORTO!!!
    quando vejo os jogadores do F.C.P a sofrerem entrada brutais ou mesmo agressoes dou por mim a pensar que se la tivesse o paulinho ele certamente punha os adversarios em sentido

    ResponderEliminar
  6. ken não se lembra do ultimo jogo do Paulinho em que ele foi pintado de "ouro" e deu o pontape de saida com o "amigo" J. Pinto!!! so m lembro do pessoal a minha volta gritar :"da-lhe agora 1 murro! aproveita!"

    k comedia

    ResponderEliminar
  7. Já resolvi o problema do P.C. e portanto, contem comigo.
    Essa "guerra" Paulinho Santos/J.Pinto, quando foi da cotovelada nos queixos, deu-me que fazer por causa das declarações do A.Oliveira.Perdi uns amigos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. mais uma vês o FCPorto ganhou mais um jogo e desta vez frente ao Leixões!!!
    abraços

    ResponderEliminar