14 julho, 2008

Uma novela chamada Liga dos Campeões

O fim da última época e o início da que se avizinha fica, obviamente, marcado pela “novela” em torno da Liga dos Campeões. Uma novela que já se arrasta à demasiadas semanas, com imensos episódios rocambolescos, com comissões, conselhos de disciplina, tribunais de apelo, tribunais de desporto e mais não sei quantas “comissões de treta” que, pelos vistos só servem para baralhar ainda mais a embrulhada jurídica em que se transformou o acesso à próxima edição da Liga dos Campeões.

Meus amigos, imagine-se, o acesso à mais importante, rentável e prestigiante competição europeia entre clubes transformado numa luta aguerrida, competitiva e emocionante, mas não dentro dos relvados como seria desejável e saudável para o futebol, sim dentro dos tribunais, comissões de disciplina e as tais “comissões de treta”… É uma vergonha para o futebol português e, essencialmente, uma vergonha para quem desde o início patrocinou esta luta mesquinha e nojenta, para quem não conseguindo os seus objectivos dentro de campo procura, de forma bem idiota, aquilo que não conseguiu pelo seu mérito futebolístico.

As últimas incidências desta embrulhada jurídica tiveram como ponto alto a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol acerca dos recursos de Pinto da Costa e do Boavista às decisões do Apito Final. Mais uma vez, este foi um episódio cheio de confusões e situações esquisitas, enfim, o habitual no futebol português. Depois disto coloco a questão: Que credibilidade tem a justiça desportiva em Portugal?! Fará algum sentido que a justiça desportiva (com todas as trapalhadas e situações esquisitas bem conhecidas de todos nós) se esteja a sobrepor à Justiça Civil?

Dito isto, não posso deixar de manifestar o meu receio relativamente aos próximos desenvolvimentos da novela Liga dos Campeões… É que já são demasiadas confusões, demasiadas decisões e contra-decisões, demasiados idiotas e demasiado desespero em quem vê o tempo a passar e as hipóteses de participar na Liga dos Campeões a reduzirem-se cada vez mais.

E tudo isto numa altura em que as preocupações deveriam estar apenas e só direccionadas na preparação da equipa com vista à próxima época que já se avizinha. É que os obstáculos ao título vão aumentar bastante, não pela qualidade dos adversários mas sim pelas habituas trapalhadas do futebol português!! Disto não tenham dúvidas...

13 comentários:

  1. A razão está do lado do F. C. Porto" in JORNAL NOTÍCIAS
    Advogado acredita que recursos de Benfica e Vitória levarão chumbo no TAS
    01h05m
    almiro ferreira

    "A razão está do lado do F. C. Porto" e é nessa convicção que o advogado suíço Antonio Rigozzi acredita que o TAS chumbará os recursos do Benfica e do Guimarães. Amanhã, já se sabe a decisão do tribunal arbitral.

    Na observação distante - geográfica e, sobretudo, civilizacional -, o advogado suíço Antonio Rigozzi, que patrocina a defesa do F.C. Porto na UEFA e, agora, também no Tribunal Arbitral de Desporto (TAS), olha para as convulsões da justiça desportiva portuguesa, espanta-se com a intentona jurídica no Conselho de Justiça da Federação e comenta ao JN: "Visto aqui da Suíça, tudo isso que se passou no CJ, aí em Portugal, é incompreensível…".

    Seja como for, o causídico helvético estará, hoje, em Lausanne, na audiência do TAS, para argumentar a favor do F.C. Porto, numa exposição elaborada em co-autoria com o compatriota Jorge Ibarrola, outro barra em direito desportivo, que se juntou à causa do clube das Antas. Ibarrola é nem mais nem menos que o ex-conselheiro do TAS (exerceu até Maio de 2007) que julgou e sentenciou um dos casos que fazem jurisprudência favorável aos dragões. Foi este advogado hispano-suíço que arbitrou o "caso Valverde" e que concluiu pela irrectroavidade dos regulamentos da União Ciclista Internacional, que pretendia aplicar, a anteriori, as normas que aprovara já depois de o corredor espanhol ter sido envolvido num escândalo de doping, o "caso Puerto".

    O caso do Anderletch

    Ibarrola é também contemporâneo de outro acórdão do TAS favorável ao F.C. Porto: em Abril de 2007, o tribunal de Lausanne verificou a irrectroavidade dos regulamentos da UEFA para o caso de corrupção que envolveu o Anderlecht em 1984.

    Hoje, do lado de cá da barra, Ibarrola e Rigozzi exporão as razões do F.C. Porto e farão o contraditório aos recursos convergentes do Benfica e do Vitória de Guimarães, que contestam a decisão da UEFA de reintegrar os tricampeões nacionais na Liga dos Campeões e que argumentam, com base nas "decisões" de cinco dos membros do CJ, o trânsito em julgado do processo a Pinto da Costa, pretendendo, nessa presunção, ver os dragões fora do maior torneio de clubes da Europa.

    Uma equipa de advogados, reforçada com o ex-conselheiro do TAS, passou a última semana a elaborar uma exposição, para contrariar os argumentos aduzidos pelo recurso "conjunto" do Benfica e do Vitória. Comprometido com as cartilhas deontológicas, Antonio Rigozzi não quis alongar-se em análises a um processo em curso, mas sempre verificou, convictamente, que "a razão está do lado do F.C. Porto".

    "Juridicamente - acrescentou -, tudo é possível, mas a razão está do lado do F.C. Porto. Preparámos a nossa exposição, que defenderemos, em Lausanne, e acredito que a decisão do TAS será favorável ao F.C. Porto".

    Processo longe da resolução

    Seja como for, mesmo que a decisão dos juízes do TAS não lhe seja favorável, mesmo que a UEFA retroceda, Rigozzi deixa escapar, implicitamente, que o processo ficará longe da resolução. O advogado vai observando que há muitas peças soltas e "muitas questões a verificar".

    "A aplicação retroactiva do regulamento será só uma dessas questões. É claro que a UEFA não pode aplicar um regulamento de 2007 sobre facto ocorridos ou pretensamente ocorridos em 2004. Isso abriria outro problema", disse Rigozzi, sem especificar o "outro problema".

    Embora tacitamente, "maître" Rigozzi não se referiria apenas ao facto de os regulamentos da UEFA, sediada em Nyon, terem de estar conformes à Lei Geral da Confederação Helvética, a qual, na observância de um princípio universal caro a qualquer Estado de direito que se preze, não aplica leis retroactivamente. "Outro problema" aludido pelo advogado será uma referência às eventuais e incalculáveis consequências jurídicas e financeiras que possam derivar do facto de a UEFA não se ter lembrado de aplicar o regulamento, instituído em Janeiro de 2007, à Fiorentina e à Lazio, equipas certificadas, em Junho de 2007, para jogarem a edição 2007/8 da Taça UEFA, como se nada lhes tivesse sucedido no "calcio caos". O mesmo se pode dizer da Juventus, relegada à segunda divisão italiana, por comprovada corrupção de árbitros, e agora regressada, impunemente, à Liga dos Campeões.

    E apanhada como foi em evidente duplicidade de critérios - até o próprio Comité de Apelo, mais do que verificar a irrectroavidade do regulamento, apelou a todas as cautelas... -, a UEFA não estará nada interessada em abrir uma caixa de Pandora, de efeitos imprevisíveis, jurídicos, desportivos e económicos. Com repercussões imponderáveis. Lá e cá!

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desport … _id=967730

    ResponderEliminar
  2. A novela está a acabar.Espera-se com final feliz para o F.C.Porto.
    Depois começa o futebol das quatro linhas e aí as novelas são outras.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Tambem estou d'acordo com aqueles que se preocupam com o rumo que as coisas estão a ter nas secretarias em Portugal! Principalmente quando entra a politiquice(politiqueiros) a influenciar...querem um exemplo preocupante?

    ...De acordo com informações recolhidas pelo JN junto de fontes que lhe são próximas, Hortênsia Calçada, ao pedir a transferência, pretende evitar a hipótese de, no final da comissão de serviço em 2009, ter de ir para a Relação de Évora ou outro tribunal distante, por entretanto ter sido preenchida a vaga ainda existente no MP junto da Relação do Porto.
    Só que, na base da decisão, estarão também vários conflitos com a PGR. Começaram em Dezembro de 2006, com o livro de "Carolina Salgado e criação da equipa do Apito Dourado, liderada por Maria José Morgado",...(publicado na edição d'hoje do JN)

    ResponderEliminar
  4. Credibilidade?
    mas qual credibilidade?

    Mais do que nunca, estamos em época de «vale tudo»... olho por olho, dente por dente!!!

    O resto, são blábláblás... hoje e amanhã, serão 2 grandes dias para nós... continuo a acreditar e muito, muito mesmo!!!

    Dragão que se preze, não verga, não desiste e não deixa de acreditar!!

    Vamos lá chegar!!!

    ResponderEliminar
  5. Comité de Apelo da Uefa decide manter o Porto na Liga dos Campeões. Sic, 13.21

    A declaração vai ser anunciada amanhã.

    E eu sempre tive a ideia que, desde que o Porto é o único detentor da razão não lhe fugiria a sorte que lhe toca, para mais quando um bate na mãe outro envolve pneus em pó verdadeiro e os dois vão rezar a mesma cartilha para a Uefa, uma entidade que se gere de leis, de regras, e não de intriga e invejas.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que tudo vai acabar em bem.

    Ah e já agora começo a perceber certas coisas também:

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=101611

    ResponderEliminar
  7. Dragon Soul,

    Eu acho que mesmo com a teoria do "lado" deles... na prática eles não vão lá das pernas... nem de cabeça :)

    ResponderEliminar
  8. RCBC, sem dúvida que este defeso é marcado pela luta da Champions. Mas, estranhamente, por um lugar que já estava ocupado.

    É o novo modus operandi da corja, agora com novo aliado a Norte. Espero apenas que, amanhã, a profecia da SIC, trazida pelo Simon aqui nos comentários, se concretize.

    Não será motivo de comemoração, pois a participação é nossa, por direito próprio.

    O que esta novela deixou à vista é o desespero da gentalha k tudo tenta, não olhando a meios, para atigir os fins.

    São pura escumalha e terão o que merecem.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Rcbc gostei do teu texto, mas não te preocupes a atravessia do deserto já lá vai !

    Continuaremos a ganhar !

    Simon : Não entendo bem como a "Sic 13.21" (? / o que significa ? ) pode anunciar uma decisão que só amanhã será conhecida.

    Eu também estou confiante !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. O representante do Benfica parece que não gostou muito das decisões do Tas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Vila Pouca:

    Se o dizes, não sou eu que vou duvidar ;) tks

    ResponderEliminar
  12. O Vila Cova deve ter razão, deixo aqui o coment de um dos advogados do Benfas e o que ele lança boca fora abre a perspectiva de terem sido atirados ao tapete...Mas isto a ser verdade, só os deixa mal colocados perante a UEFA, confirmam aquilo que nós afirmamos sempre: -Não respeitam ninguém!...

    «UEFA navega contra os próprios estatutos» (Paulo Gonçalves)

    Após mais de sete horas de reunião, o representante do Benfica no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) defende que a «UEFA navega contra os próprios estatutos», após ter alegadamente colocado em causa as decisões tomadas na polémica reunião do Conselho de Justiça.

    "Paulo Gonçalves
    ASF
    «Chegámos aqui porque a UEFA quis esperar pelas decisão tomadas pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Agora, o TAS alega que essas decisões não são definitivas e que [o FC Porto] ainda pode recorrer para os tribunais administrativos. A UEFA navega contra os próprios estatutos», explicou Paulo Gonçalves, em declarações à TVI.

    O TAS divulgará amanhã, oficialmente, a decisão sobre o recurso interposto por Benfica e Vitória de Guimarães."


    Estão mais que "aparentemente" f.d.d.s!...Espero que sim!
    Mas de qualquer temos de esperar por amanhã...Pode ser uma armadilha dos FdP...

    ResponderEliminar
  13. Ainda NaDA se sabe...Só amanhã, vamos aguardar com optimismo, claro.

    ResponderEliminar