08 julho, 2008

Os nossos golfinhos estão em boas mãos

Neste blog o nosso único interesse é divulgar os feitos e factos de todas as modalidades do FC Porto, seja qual for o escalão. Desta feita, conseguimos entrevistar André Cereja, actual treinador adjunto dos infantis do FC Porto na modalidade Natação. Ao André, ficam os nossos votos para que consiga sempre alcançar os seus objectivos, seja a título pessoal, profissional ou desportivo.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
André Cereja, treinador adjunto dos infantis na natação

1. O que significa para ti a Natação?

R. A Natação neste momento é a minha vida. A nível profissional dou aulas de natação num ginásio em Gaia e depois tenho os treinos da equipa de Infantis do FC Porto. Além disso, como o Zé Carlos (treinador principal da equipa de natação/infantis do FC Porto) costuma dizer (e eu assino por baixo), somos uns privilegiados, porque fazemos uma coisa de que gostamos muito, no NOSSO CLUBE DO CORAÇÃO e trabalhamos com uma faixa etária muito interessante (raparigas começam com 11 e acabam com 13 e os rapazes começam com 12 e acabam com 14). Em suma, é uma PAIXÃO.

2. Quais os teus objectivos pessoais no clube?

R. Como é evidente, todos queremos subir na carreira, o que no meu caso é ser treinador principal de um escalão (preferencialmente o de infantis, devido à fase de evolução e aprendizagem em que se encontram os atletas). Contudo, neste momento, acho que estou ainda numa fase de aprendizagem profissional e por isso acho que estou bem onde estou. Ainda existe o facto de trabalhar com amigos que fazem um bom trabalho e que espero que continuem no clube por muitos anos, para bem da natação do FC Porto.

3. Sentes que a Natação no FC Porto perdeu muito com a deslocação para a piscina de Campanhã e outras?

R. Como é evidente é sempre difícil ficar sem a nossa casa, principalmente quando era uma estrutura de qualidade, que conseguia resultados desportivos e financeiros muito positivos. A deslocação afectou de forma muito negativa as finanças da secção (diminuição drástica do número de utentes nas nossas escolas). Além do aspecto financeiro, perdemos uma estrutura de escolas de natação que nos garantia uma qualidade nas crianças passavam para os grupos de pré-competição e competição, que hoje em dia é difícil de encontrar.

4. Sentes ser possível que daqui a uns anos um teu actual atleta esteja nos Jogos Olímpicos como, por exemplo este ano, vai acontecer com a Sara Oliveira?

R. Eu acho que é possível. É difícil prever, pois um atleta muito bom pode chegar a uma fase da sua vida que deixa de estar motivado, ou que encontra motivações noutras coisas. Começam os namoros, o ensino secundário, objectivos académicos que podem ser difíceis de conciliar com a Natação, as saídas à noite (que na natação têm de ser raras), etc... Continuámos a ser uma referência da Natação Nacional, mesmo sem campeões nacionais no escalão onde estou (no ano passado, vamos ver este ano...), e por isso acho que podemos continuar a ter atletas olímpicos da natação do FCPorto.

5. O que significa para ti a instituição FC Porto?

R. Para mim é uma segunda casa, uma segunda família. A minha família está ligada ao clube há muitos anos. O meu avô paterno foi jogador de futebol do clube (poucos anos, pois morreu muito cedo), o meu pai é dirigente amador há mais de 25 anos, eu e as minhas irmãs nadamos no FC Porto (eu não competi por preguiça, mas as minhas irmãs sim), por isso o FC Porto faz parte da família. Sofro com o clube, com o futebol, o basquetebol, o andebol, o hóquei, o atletismo e principalmente com a Natação, mas gostava de sofrer com mais modalidades.

6. Uma mensagem final para os leitores do blog...

R. Continuem a apoiar o blog, pois o acompanhamento que fazem ao Clube, e principalmente às modalidades "amadoras", é algo raro e que faz falta. O que gosto mais de ver no blog são as entrevistas, e os comentários de tanta gente e sobre todas as modalidades.

Grande Abraço,
André Cereja.
Neste fim de semana jogaram-se as fases finais de iniciados e Juniores em hóquei em patins em Paço de Arcos e Viana do Castelo, respectivamente. Nos iniciados o Porto ficou em 3º lugar enquanto nos juniores obteve o 2º posto. De destacar a goleada por 12-2 que os juniores do FC Porto impuseram ao terceiro classificado, Benfica. Nos infantis o FC Porto joga no próximo fim de semana em Tomar a fase final procurando revalidar o título que ainda é seu.

No basquetebol está confirmado que Júlio Matos sucede a Alberto Babo no comando da nossa equipa principal. Depois de alguns anos a adjunto é-lhe dada agora esta excelente oportunidade de demonstrar o seu valor. Quanto ao seu Portismo já todos o conhecemos até pela entrevista que muito simpaticamente nos deu há umas semanas atrás. Todo o sucesso do Mundo para Júlio Matos, é o nosso desejo. Contratado também dizem estar o base Daniel Monteiro ex-Belenenses.

Saudações Portistas,
Lucho.

18 comentários:

  1. Seria a pedra de toque: daqui a 4 anos um atleta portista nos Jogos Olimpicos. O trabalho desempenhado com seriedade, continuando a colocar o Porto no galarim nacional mereceria, sem dúvida, um prémio destes.

    Quanto à entrevista em si, é mais uma na óptica de divulgação das modalidades amadoras, algo que não vejo nenhum blogue, independentemente da sua cor clubista, a fazer. Também aqui se prima pela diferença, cultivando o gosto pelo ecletismo do clube.

    Abraço,

    ps: Vou ter hoje uma reunião de pais, na escola da Filipa, mas vou preparado. Quando aquilo acabar, fico de atalaia, não vá acontecer uma intentona como noutros lugares:)

    ResponderEliminar
  2. Lucho tempo de verão? Natação!...Está bem visto!
    É pena que o F.C.Porto não tenha uma piscina própria para que a sua secção de Natação volte a ser o que já foi no passado: uma máquina de fazer campeões.
    No Hóquei e nos escalões inferiores não temos conquistado títulos, mas como costumo dizer o que é importante na formação é criar atletas que depois possam alimentar em qualidade a equipa sénior.
    No Basquetebol só compreendo a saída do Babo, por uma questão de diminuição de custos, pois o ex-treinador fez um bom trabalho.
    De qualquer forma boa sorte para o Julio que é da casa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Queria agradecer a extrema simpatia e disponibilidade do André Cereja que de imediato se prontificou a responder ao q lhe solicitamos. O seu colega de equipa (técnico principal) Zé Carlos também já respondeu a umas questões que o André fez o favor de lhe fazer chegar. Para o André um grande abraço e q continue a visitar-nos e até a fazer comentários nos posts como por vezes aqui faz.

    ResponderEliminar
  4. Amigos tudo bem, mas o tema do momento e que nos dee preocupar...

    ...PS - Não obstante a decisão dos tribunais ser-nos favorável, cada vez me convenço mais, atendendo ás movimentações (artigos de opinião/declarações na televisão de certos agentes) que observo na Comunicação Social, que existe uma monstruosa conspiração para prejudicar o FC Porto na secretaria!

    PS 1 - Gente responsável deste país prepara-se para condenar o FC Porto baseada em falsas afirmações,em factos orquestrados por gente sem escrupulos afecta ao SLB,mas que é ouvida e pelos vistos consegue influênciar os orgãos de decisão deste país!
    O que a uns é permitido mesmo sendo ilegal, a outros é recusado apesar de legal.

    PS 2 - Guilherme Aguiar"Decisões do CJ são ilegais"
    "A decisão da Federação agrada a gregos e troianos. Na minha opinião, não havia fundamento para os membros do Conselho de Justiça fazerem nova reunião sem convocatória. Não se compreende como se continua uma reunião à revelia do presidente, que já tinha dado os trabalhos por terminados. Há aqui irregularidades inaceitáveis. Até prova do contrário, as decisões saídas desta reunião são, para mim, ilegais."

    PS3- O momento é realmente de grande gravidade para os interesses do nosso clube...continuem atentos ao desenrolar dos acontecimentos,pra na altura certa atacarem (bombardearem se necessário for)

    ResponderEliminar
  5. Chamo a vossa atenção para :

    FC Porto no comité da Associação Europeia de Clubes(ECA)

    Congratulo-me, exulto com mais esta honra absolutamente merecida, que foi concedida ao FC Porto, sinal do enorme prestígio internacional grangeado no mundo do futebol pelo nosso grande clube através dos muitos troféus conquistados.

    O FC Porto foi eleito em Nyon para o comité executivo da Associação Europeia de Clubes (ECA), ficando representado naquele organismo de 11 elementos por Fernando Gomes, administrador da SAD azul e branca.O campeão nacional surge a par de Bayern, Liverpool, Lyon, Real Madrid, Rangers, Anderlecht, Rosenborg, Dínamo Zagreb, Inter e Maccabi Haifa no primeiro "board" da ECA, que reúne actualmente 103 clubes da Europa.


    PS - Não obstante a decisão dos tribunais ser-nos favorável, cada vez me convenço mais, atendendo ás movimentações (artigos de opinião/declarações na televisão de certos agentes) que observo na Comunicação Social, que existe uma monstruosa conspiração para prejudicar o FC Porto na secretaria!

    PS 1 - Gente responsável deste país prepara-se para condenar o FC Porto e o seu Presidente, baseada em falsas afirmações e campanhas orquestradas por gente sem escrupulos afecta ao SLB, mas que é ouvida e pelos vistos consegue influênciar os orgãos de decisão deste país!
    O que a uns é permitido mesmo sendo ilegal, a outros é recusado apesar de legal.

    PS 2 - Guilherme Aguiar"Decisões do CJ são ilegais"
    "A decisão da Federação agrada a gregos e troianos. Na minha opinião, não havia fundamento para os membros do Conselho de Justiça fazerem nova reunião sem convocatória. Não se compreende como se continua uma reunião à revelia do presidente, que já tinha dado os trabalhos por terminados. Há aqui irregularidades inaceitáveis. Até prova do contrário, as decisões saídas desta reunião são, para mim, ilegais."

    ResponderEliminar
  6. Lucho, regressado de férias e já no activo com importantes entrevistas.
    Desta vez a natação ... ao ler o post assaltou-me logo a ideia que depois vi publicada no comentário do Vila Pouca sobre a pena que é não termos uma piscina nossa para fazermos campeões e tal como na antiga - apesar dos seus 25 metros - dar oportunidade aos sócios de lá se exercitarem. Muitas vezes lá fui.
    Seria importante para o Clube e a Cidade. Creio no entanto que isto será um sonho que dificilmente se vai realizar.
    Acabo por ter saudades da Anytas onde tinhamos tudo centralizado e aos fins de semana quase lá podiamos passar o dia sempre com actividades e jogos.
    Sinais dos tempos.

    ResponderEliminar
  7. No JN anunciam que Pinto Costa já meteu uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e por isso a decisão do CJ será de imediato suspensa. No FCP não se dorme, meus caros. E por isso julgo que não teremos problema algum com esta situação da Champions. Somos nós que lá estamos e ninguém de lá nos tirará.

    ResponderEliminar
  8. Segundo a RR (bola branca) o Inter vai fazer tudo por resgatar Quaresma ao Porto, ainda esta semana.

    ResponderEliminar
  9. Não é bem assim...!
    Depois de receber a notificção a FC Porto Futebol,SAD irá requerer uma providência cautelar tendo em vista que a decisão final seja determinada,tomada,pelos Tribunais Administrativos Civis(Comuns).
    O que o JN quer dizer é que esta providência cautelar suspenderá os efeitos da resolução do Conselho de Justiça da FPF(tribunais desportivos) enviada através da tal notificação.

    PS - Só se forem os Tribunais Administrativos a fazer alguma justiça,pois pelo que vejo, a justiça desportiva está minada de lampeões( João Carrajola Abreu e Álvaro Batista são os pontas de lança conhecidos) prontos a trucidar o FC Porto,a fim de conseguirem na secretaria o que não conseguiram denro das quatro linhas.

    ResponderEliminar
  10. Vamos lá ficar calmos!

    Este imbróglio jurídico vai ser resolvido em sede própria, que é o Tribunal Administrativo! E não acredito, face ao que veio a público e ao ouvir especialistas habilitados (e não juristas de conveniência, pois sei filtrar o que devo ouvir!), que a decisão será anular qualquer deliberação tomada na passada 6ª feira. Depois, quero ver a FPF a descalçar esta bota, pois validou decisões sem ter a certeza se eram legais. Mas, creio que todos estão conscientes disso e por isso a opção foi a fuga para a frente, quando começou a novela no CJ da FPF. Os próprios conselheiros sabem que o que fizeram, no minimo, é duvidoso e passivel de recurso no Tribunal!

    O que os 5 membros fizeram à revelia do Presidente e Vice-Presidente do orgão federativo, foi a qualquer custo tomar uma decisão favorável aos interesses do SLBosta. O Boavista aqui é um dano colateral, pois a guerra é entre Benfica e Porto. Nada mais! Não existe verdade desportiva que justifique estas acções...

    Porquê tomar essa decisão favorável...? Para em tempo útil terem um argumento em seu favor a apresentar à Uefa e ao TAS. E com isto, saberem que no fim desta trapalhada, quem tem de recorrer é o Boavista e o Porto. Porque se a decisão fosse contrária, seria o Benfica a ter que se mexer para reverter a decisão! E isto não interessava, pois o prazo limite e razoável para terem alguma esperança na Uefa, muito provavelmente acabará esta semana, para assim haverem decisões em tempo útil. O Benfica sabia que era a última cartada e trunfo a jogar! E não tem mais nenhum para jogar... O Porto sabe disso! Eu sei disso... Porquê?

    Porque, apesar de tudo, o Porto ainda pode alegar que vai recorrer da decisão ao Tribunal Administrativo, que a decisão foi nula, que o acordão da CD da Liga não foi debatido e que novos dados apareceram (como é o caso do acordão do TIC que desfaz por completo toda a fundamentação do Pavão e Cia). Aliás, foi a própria FPF que disse que esta decisão nula, mas validada por eles, pode ser alvo de contestação! Portanto, a decisão não é definitiva como querem nos vender toda a CS. Mais, não existe risco, a meu ver, de qualquer parecença com o caso do Gil Vicente, pois este era meramente desportivo (regulamento da Liga - inscrição de um jogador). No caso do Porto (e Boavista também), tem implicações para além da esfera desportiva, pois está em causa crimes de corrupção e coacção (no caso do Boavista).

    Mas, mesmo considerando que a Uefa faz tábua rasa disto e decide levar o caso outra vez para a Comissão Disciplinar da Uefa (o que até parece-me provável e lógico, dentro do que a Uefa preconiza!), todas as partes têm de ser notificadas, o Porto tem de apresentar as suas alegações e a Comissão Disciplinar reunir. Primeira dúvida: será que a Uefa arrisca prolongar esta situação e arriscar o sorteio da Liga dos Campeões no dia 1 de Agosto?

    Considerando que pode decidir em tempo útil, a Comissão Disciplinar da Liga não vai decidir sobre as mesma condições, argumentos e base de fundamentação. A Comissão de Apelo foi clara quando mandou o processo para trás! Por 2 motivos: saber se a decisão tinha transitado em julgado e esperar decisão do CJ da FPF... o outro, pedir à CD da Uefa que fundamente BEM o seu critério de considerar a sua anterior decisão administrativa ou disciplinar. Porque se for este o caso, a Comissão de Apelo lembrou jurisprudência anterior com os casos do ciclista Alexandre Valverde e do Anderlecht. E assim, ter que decidir de igual forma os exemplos italianos (algo que querem todo o custo evitar!) ou então, explicar muito bem porque pune o Porto e não pune os clubes italianos, correndo o risco de ser anulada a sua decisão pelo TAS, algo que a Uefa pretende evitar com as consequências nefastas no futuro, nomeadamente, avultadas indemnizações!

    Portanto, a embrulhada é tal, que é quase como que uma alergia para a Uefa decidir favoravelmente às pretensões das águias cada vez mais depenadas. Mas, mesmo considerando que a CD da Uefa queira decidir e dar uma imagem de justiceira à Platini (porco chauvinista, mas que não manda em nada nos orgãos juridicionais!), não estou a ver a Comissão de Apelo a decidir o contrário (e aqui decidem já numa base jurídica e com fundamentações sem margem de dúvida!), pois a sua primeira decisão foi um claríssimo recado à Comissão Disciplinar da Uefa.

    Portanto, assim como não estou a ver este CJ da FPF (com aqueles conselheiros) a votarem de forma diferente, se fosse decidido (por imposição ou não) terem que reunir novamente, também de igual forma, não estou a ver a Comissão de Apelo a decidir de outra forma!

    Mas, esta é uma convicção minha... errada ou não, mas é a minha convicção! E creio que é a do PdC e da SAD do Porto, apoiada competentemente por uma equipa jurídica que previu toda esta situação desde há muito!

    Reforço ainda mais (agora) a minha ideia de que a SAD agiu bem ao não recorrer da decisão da CD da Liga! Foi estratégico, a defesa de honra do Porto estava implícita na defesa de PdC (pois não são os clubes que cometem as ilegalidades, mas sim as pessoas em representação da instituição!), o assumir a perda de pontos esta época e uma batalha jurídica, quer na Uefa, quer na FPF, quer nos tribunais civis, que aos poucos vão dando razão a PdC. Com isto, o Porto geriu ele próprio os timings, obrigando o Benfica a sair da toca (e até o Guimarães!), as pessoas ao seu serviço claramente identificadas em todo este processo, que cada vez torna mais claro que há uma perseguição sem precedentes a PdC e ao Porto, que involve desde políticos, agentes desportivos, juristas a soldo do Orelhas, Procuradores da República que ao mesmo tempo são advogados dos lampiões, inspectores da PJ, super-magistrados, etc... Tudo com a cobertura atempada da CS portuguesa!

    Nem de propósito... Imaginemos que a SAD portista recorria. Menos 6 pontos na próxima época, iríamos à Luz na 2ª jornada provavelmente com menos 6 pontos, com todo o ambiente hostil à volta e com uma grande probabilidade de ficar a 9 pontos das águias moribundas, e daí a 3 jornadas, visitarmos de novo a 2ª circular para defrontar o sempre chato Sporting de Paulo Bento. Era começar uma época a correr atrás do prejuízo e com o campeonato a ser uma miragem, e provavelmente, a Liga dos Campeões para o ano. ´

    É preferível assim, pois temos (a meu ver) garantida a presença na Champions este ano e com boas hipóteses de conquistar o tetra, ir à Champions no próximo ano e manter, de preferência o Benfica afastado da rota dos títulos e da Liga dos Campeões, o que tornaria insustentável a permanência do Orelhas no clube e a sua situação financeira, face aos investimentos avultados nestes últimos anos em jogadores sem a sua devida rentabilização. Acreditem... é mais crucial para o Benfica esta luta do que é para o Porto, mesmo admitindo o pior cenário para o nosso clube...

    Abraços,
    jntrb (do fórum do portal dos dragões)

    ResponderEliminar
  11. lucho, grande explicaçao!
    eu tb continuo a achar que o GRANDE PRESIDENTE fez bem em n recorrer ao CD, penso tb que o TAS nao valida as escutas, e a rectroactividade da lei, no TAS, mesmo na comissao de apelo tb nao passa!
    e a minha convicçao, para a semana provavelmente ja sabemos o desfecho disto tudo!
    mas seja o que for... que decidam definitivamente porque isto ja mete mais que nojo!
    nos queremos e bola, futebol!

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Lucho muitos dos que não se importavam de perder os 6 pontos, se as coisa corressem mal na Luz e em Alvalade e ficassemos a 12 pontos, eram os primeiros a mandar bocas e a fazer barulho. São os novos portistas, que so reclamam. Somos presos por ter cão e por não ter.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Grande semanário, grande trabalho !

    Só uma observação sem qualquer ofensa, tal não é o meu intuito, para André Cereja.

    Em primeiro lugar Parabéns !Trabalhar com infantis é sem dúvida o mais difícil. Muito mais difícil que com mais velhos, já que há que ensinar e corrigir os gestos, a sociabilidade, e por aí fora...

    Concordo também, plenamente, que as noitadas não são propicias . Mas não só para a natação. Para qualquer actividade, é preciso ter rigor. Quantos estudantes não vejo às segundas de manhã que mais parecem extra-terrestres.

    Mudando de assunto, concordo com o discurso de Jorge Aragão. Eu aprendi a nadar na piscina das Antas.

    Como já escrevi, aqui,penso que a blog-esfera do Porto é de qualidade. E parece-me importante dar a saber que o Porto tem várias modalidades ( talvez fosse possível ter mais. Mas focar este aspecto fica para outra oportunidade ).

    Mil893, estou um pouco como tu. O que quero, sem esquecer as modalidades, é também discutir futebol, uma das minhas paixões.

    Nem que seja na sub-sub-sub distrital !

    Ganhamos tudo ! Nada temos a provar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. Olá a todos!

    Grande exposição do Lucho!Lógica,objectiva e correcta.
    Porém Lucho a tua argumentação não me tranquiliza totalmente porque...mas tenho esperança que o Tribunal Administrativo, ou até o TAS,consigam impôr ordem e justiça neste processo...

    Segundo o Jornal 24 Horas d'hoje, quem vai decidir o resultado da guerra Benfica x FC Porto é a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entenda-se Hermínio Loureiro um sportinguista pró-SLB.
    Nesta situação não é difícil adivinhar o sentido de voto do actual presidente da Liga de Clubes.

    Após a reunião do Conselho de Justiça ameaçar acabar em discórdia e tumulto, devido ao facto do Presidente do C.J. no uso das suas competências, determinar o impedimento do vogal João Carrajola de Abreu, situação que não foi aceite pelo "ditocujo" e pelo seu amigo Álvaro Batista, o Presidente do C.J. da FPF Gonçalves Pereira, na eminência da reunião descambar em batalha campal, deu-a como encerrada, tencionando convocar uma outra para um outro dia com os ânimos mais calmos.

    Mas eis que já depois do Presidente e Vice-Presidente se terem ausentado, cinco dos vogais do elenco do CJ resolveram arvorar-se em revolucionários, saltar sobre tudo e todos, e, ali mesmo estabelecer novas regras, determinando o que muito bem lhes apeteceu deliberar.

    É evidente que uma situação destas se não fosse do interesse do Benfica já teria sido desmontada e resolvida com a punição dos ditos culpados vogais aventureiros. Porem tal não aconteceu nem vai acontecer porque os dirigentes encarnados, mais a totalidade dos seus apaniguados, parte interessadíssima no processo não o permite e propõe-se mesmo apoiar os tresmalhados vogais.

    Conclusão : não é uma questão de ter ou não razão, de se fazer ou não justiça. Nem sequer de verdade desportiva. Mas de número de apoiantes, e, o SLB sabe que tem a maioria.
    O problema é que o SLB precisa de receber os milhões da UEFA para ajudar a melhorar a qualidade do seu plantel, mas para isso tem forçosamente de conseguir participar na Champions a fim de receber esses respectivos milhões de euros, nem que para isso tenha de atropelar tudo e todos.

    Tenho porém esperança que o Tribunal Administrativo Português, ou até o TAS, consigam impôr ordem nisto, e, injectar espírito de justiça na resolução deste intrincado processo, de modo a finalmente prevalecer o espírito e a ética desportiva, o tão propalado fairplay, que tão ausente tem andado das nossas praças.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Grande texto, de Lucho!...Também penso assim, embora tudo seja possível de alterar e voltar a dar...Este até é um jogo interessante e muito complexo
    Estou completamente absorvido por ele e acho, sinceramente acho, que mesmo que venhamos a ser impossibilitados de jogar a próxima Champions pouco perderemos...Os outros é que não podem dispensar a sua presença na Europa...Eu até acharia giro que a UEFA em gesto Salomónico, retirasse "TODAS" as equipas Portuguesas das suas provas!...Era bem feito para toda esta cambada! Depois que fossem chorar para a porta do Platinado.

    ResponderEliminar
  16. Alguém com um raro entendimento sobre o funcionamento do futebol português disse uma vez que era mais importante assegurar o controlo de lugares nos organismos que gerem o desporto-rei do que contratar bons jogadores. O tempo parece querer dar-lhe razão, apesar de as últimas temporadas, incluindo a mais recente, o terem desmentido de forma veemente. O facto é que depois de uma época a todos os níveis desastrosa nos relvados, devidamente sublinhada pelo quarto lugar na classificação e por duas derrotas noutros tantos clássicos com os portistas, o Benfica está a discutir a participação na Liga dos Campeões - ainda que os encarnados apenas possam tentar assegurar o acesso à última pré-eliminatória - taco-a-taco com o FC Porto. Discute-a, tal como esse visionário previu, nos corredores e nos gabinetes, onde, de facto, os bons jogadores não fazem a mínima diferença, onde os resultados podem ser combinados ao jantar e as decisões se tomam de madrugada. Acontece, porém, que independentemente dos resultados destes jogos de bastidores, mais cedo ou mais tarde, a discussão há-de voltar a passar pelos relvados. E aí, tal como aconteceu nas últimas temporadas, serão mesmo os melhores jogadores a decidir. Sem apelo, mas talvez com agravo.

    Sorteio
    Arranque a doer

    Um pouco à imagem do que já aconteceu na última temporada, o sorteio do campeonato reservou um arranque complicado para o FC Porto. Com uma deslocação à Luz na segunda jornada que promete ser escaldante e uma visita a Alvalade à quarta, parece agora evidente que não partir com seis pontos de desvantagem pode vir a dar muito jeito...

    ResponderEliminar
  17. Amigos, o texto é excelente. Mas não é meu... Eu coloquei no final o seu autor. É de um (notável) participante do fórum dos Dragões onde também costumo participar (jntrb é o seu nick).

    ResponderEliminar
  18. Um regresso de «Lucho»... e logo com mais uma entrevista na 1ª pessoa, cabendo desta vez, a possibilidade ao André Cereja, a quem aqui endereço um especial abraço por todo o apoio e ajuda que tem dado nas infos sobre a natação e que têm tb elas sido um suporte da já habitual viagem às amadoras em cada 3ª feira.

    E tal como o Vila Pouca refere, que melhor tema nesta altura do ano do que falar em água, piscina, etc?

    ResponderEliminar