08 julho, 2008

Os 5 porquinhos... e o Golpe de Estado! parte 2

FPF: Processo de Averiguações

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, lamentou, esta segunda-feira, tudo o que rodeou a reunião da passada sexta-feira do Conselho de Justiça da FPF e anunciou que a Direcção da Federação irá avançar de imediato com um Processo de Averiguações aos factos ocorridos, numa acção que será conduzida por um elemento externo à estrutura da FPF.

Gilberto Madaíl falou à Comunicação Social, no final da reunião de Direcção extraordinária que convocou para a manhã desta segunda-feira, na Sede da FPF, e que visou analisar os acontecimentos ocorridos durante e após a reunião do Conselho de Justiça.

Eis, na íntegra, a declaração de Gilberto Madaíl:

"Face aos lamentáveis acontecimentos que se verificaram na reunião do Conselho de Justiça na passada sexta-feira dia 4 de Julho, e do subsequente confronto mediático a que assistimos durante o fim-de-semana, quero antes de mais exprimir a minha mais profunda consternação e repudio por esta situação que em nada dignifica o futebol português.

É evidente para todos nós que o que se passou e o que se tem passado é inaceitável e incompreensível, sobretudo depois de me terem sido dadas garantias de que o Conselho de Justiça tinha todas as condições para funcionar e decidir, em tempo útil, os processos urgentes, nomeadamente aqueles dos quais dependia a homologação dos campeonatos.

Também quero afirmar que a reunião de Direcção hoje realizada não foi convocada para se tomar qualquer posição sobre questões de natureza jurídica as quais são de exclusiva competência do órgão e cuja intromissão é expressamente vedada à Direcção da Federação.

Tratou-se sim, aliás à semelhança do que é habitual, de procurar informar de viva voz todos os elementos da Direcção dos factos ocorridos para que não tivessem apenas conhecimento dos mesmos através da comunicação social.

Tem-se tratado de um procedimento habitual. Em qualquer situação de maior importância para o futebol português, a Direcção da Federação tem sido sempre chamada a participar.

Analisados os acontecimentos recentes, decidiu a Direcção, após consenso obtido com o Senhor Presidente da Assembleia Geral, que irá ser de imediato efectuado um Processo de Averiguações aos factos ocorridos na reunião do Conselho de Justiça da última sexta-feira, processo esse que irá ser conduzido por um elemento externo à estrutura da Federação para assim assegurar uma completa independência e transparência, e cujas conclusões serão naturalmente remetidas ao Senhor presidente da Assembleia Geral para os efeitos julgados por convenientes.

Reitera a Direcção a sua desilusão por este facto, ao qual é completamente alheia, e principalmente o Presidente da Federação que não tem quaisquer formas de intervenção nas decisões soberanas dos respectivos órgãos por força da Lei e dos Estatutos.

Aliás, este “caso”, tal como outros, demonstra que o novo regime jurídico das federações tem que reconhecer um princípio fundamental: o da responsabilização total a quem forem atribuídas competências específicas.

É preciso que os dirigentes do futebol português e, em particular, os titulares de órgãos sociais das instituições que o dirigirem tenham consciência da importância social da nossa modalidade e que ajam de acordo com isso.

Os membros do Conselho de Justiça, como titulares de um órgão completamente autónomo cujos respectivos elementos são eleitos em listas conjuntas, têm, neste momento, a responsabilidade e a possibilidade de corrigirem a má imagem que foi passada para a opinião pública. Apelo a todos os seus membros, Presidente, Vice-Presidente e vogais, que dêem sinais nesse sentido.

Como em tudo na vida, não é obrigatório que haja unanimidade de posições e opiniões, mas é importante que todos saibam aceitar as regras de um Estado democrático de direito. Nem sempre se ganha, nem sempre se perde mas é preciso serenidade e elevação no momento de aceitar as regras do jogo dentro e fora dos campos".


# noticia originalmente publicada no site oficial da fpf.pt

6 comentários:

  1. GANDA VITÓRIA!!!

    FC Porto eleito para o comité executivo
    O FC Porto foi esta segunda-feira eleito, em reunião levada a cabo em Nyon (Suíça), para integrar o ... SportInveste Multimédia
    O FC Porto foi esta segunda-feira eleito, em reunião levada a cabo em Nyon (Suíça), para integrar o Comité Executivo da recém-criada European Club Association (ECA), o órgão que representará os clubes na UEFA. Para além de já ter a condição de fundador da associação, formalizada em Janeiro passado, o FC Porto, na pessoa de Fernando Gomes, surge agora naquele que será o primeiro comité executivo da mesma. Bayern, Liverpool, Olympique Lyon, Real Madrid, Rangers, Anderlecht, Rosenborg, Dínamo Zagreb, Inter e Maccabi Haifa são os restantes 10 clubes que farão parte deste elenco.

    ResponderEliminar
  2. A FPF acha inadmnissível o q se passou mas aceita as decisões dos 5 corruptos. E assim notifica os clubes das suas aberrantes decisões. E o clube do Regime volta a sonhar. Mas só isso!

    ResponderEliminar
  3. lucho:

    Até o Tribunal Administrativo da Serra Leoa anularia uma decisão destas. O NOSSO GRANDE PRESIDENTE, na pessoa dos seus advogados vai solicitar uma Providencia Cautelar à decisão do grupo dos 5.

    ResponderEliminar
  4. Os portistas de bancada andam muito calados. Nas suas iminentes sapiencias, arrasaram a SAD, sobre a decisão de não recurso dos 6 pontos. Eu confio nesta SAD e muito mais no NOSSO GRANDE PRESIDENTE...

    Não é ele que diz que só dorme 5h por noite?

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas:
    Mais uma vez volto ao prazer de comentar estas aberrações do desporto portugues. Tambem mais uma vez afirmo que ao contrario de certos iluminados concordo completamente com as decisões da nossa SAD sobre o não apresentar recurso no caso do FCPORTO sobre a decisão da liga e interpor recurso na pessoa do nosso presidente. È que cada vez que este emaranhado dá mais um passo mais emaranhado se torna e como aos clubes é vedada u uso dos tribunais civis assim o nosso presidente pode avançar com as diligencias tidas por convenientes. Dessas diligencias pode o clube aproveitar sem qualquer tipo de penalidade desportiva. Eis a razão para tal procedimento. Em relação á bagunça gerada pelo CJ a mesma só tem mesmo um nome e não é decisão é sim bagunça e golpe de estado palaciano de acordo com interesses proprios de cada um dos ditos conselheiros. E são eles magistrados. Por isso é que tambe, a nossa justiça civil está no estado em que está tendo caido no descredito total.Está na hora penso eu de poderes mais elevados e disciplinadores se imporem e assim colocarem em ordem aqulas criaturas.
    PORTO SEMPRE
    276mqj

    ResponderEliminar
  6. Dos sete membros do Conselho de Justiça só um é do Porto, outro é de Aveiro, um de Viseu, outro de Setúbal e outro ainda de Castelo Branco mas estes últimos cinco, moram todos em Lisboa...Coincidência não é?...Porque será?...Será por causa do Guaraná?...

    ResponderEliminar