21 julho, 2008

Melhores em tudo…

Tal como disse Miguel Sousa Tavares na sua brilhante crónica (mais uma!) publicada no jornal “A Bola”, há muito tempo que não se via o Benfica numa luta tão acesa, disputada e, sobretudo, renhida com o FC Porto. É que nos últimos anos tem sido norma que os principais, e mais difíceis, adversários do FC Porto sejam o Sporting, o Boavista, o Guimarães (desse também vou falar mais à frente…) ou até mesmo o Sp. Braga. Porque relativamente ao Benfica, a luta não tem sido nada renhida, tem sido sim desigual!

No entanto, e apesar do grande esforço do gabinete jurídico do clube atrás citado, mais uma vez foram os de azul e branco que levaram a melhor… Isto é, o FC Porto tem melhor equipa, melhor treinador, melhor presidente, melhor estrutura organizacional e, para azar de alguns, melhor gabinete jurídico! Os meus parabéns ao gabinete jurídico do nosso clube que teve a calma e tranquilidade necessárias para suster todos os ataques desferidos, quer de Guimarães, quer de Benfica, quer do próprio presidente da UEFA.

A decisão do Tribunal do Desporto mais não é do que a confirmação daquilo que já se percebia há muito tempo, isto é, as teses de argumentação que sustentavam a não ida do FC Porto à Liga dos Campeões eram inconsistentes e baseadas em cores clubistas indisfarçáveis… Apenas e só o Sr. Platini poderia valer aos queixosos…. Pois, não valeu…. Depois das maiores idiotices, palermices e estupidezes, o francês deveria ter vergonha em abrir a “retrete”, e pedir desculpa ao FC Porto enquanto instituição.

Paralelamente a tudo isto, o Vitória de Guimarães juntou-se à festa e acompanhou o Benfica nesta batalha jurídica em que se transformou a ida à Liga dos Campeões. Relativamente a isto o que tenho a propor é o corte imediato de relações institucionais com o Vitória. Além disso, tal como a muitos outros clubes o FC Porto graças à sua variedade de jogadores de qualidade costuma emprestar alguns dos seus activos que não têm tantas oportunidades no plantel principal. Pois, para o Vitória de Guimarães deveriam acabar os empréstimos, a cooperação e o fair–play. A luta protagonizada por Guimarães e Benfica vai ficar na história do futebol português como a mais vergonhosa forma de entrar numa competição europeia.

Para cúmulo de tudo isto, fiquei emocionado ao ouvir as declarações do Sr. Luís Vieira. Ao que parece, este senhor não queria a entrada directa do seu clube na Liga dos Campeões em detrimento do FC Porto, isto porque acima de tudo está a honra e a dignidade das vitórias em campo e não na secretaria, através de hediondas e ridículas formas de pressão sobre tudo e todos.

Se alguém tinha dúvidas acerca da actuação do Benfica em todo este processo, elas agora ficaram dissipadas. Depois de tudo ter sido feito tendo em vista uma vitória fora do campo, vem agora o responsável máximo do clube que patrocinou e incentivou tudo isto falar em “vitórias em campo”… É preciso ter uma lata!

Finalmente, e depois de tantas preocupações extra – futebol é tempo de concentrar todas as atenções na preparação da nova época, nomeadamente, no que à integração dos novos jogadores diz respeito.

Para terminar, quero deixar à apreciação duas reflexões muito simples acerca de algumas coisas que tenho lido e ouvido ao longo destas últimas semanas:

· Um jogador de futebol, tal como qualquer trabalhador dependente de outrem, assina um contrato de trabalho com a sua entidade patronal. No contrato de trabalho estão previstas clausulas, tal como é definido o vencimento que o trabalhador auferirá e o período de tempo em que o contrato vigorará. Na parte final do mesmo, ambas as partes assinam, de livre e espontânea vontade, o acordo. Não há pistolas apontadas à cabeça de ninguém. Repito: é tudo de livre e espontânea vontade.

· Se por um lado, há a parte legal, também há a parte sentimental, isto é, aquela que tem a ver com o conforto de cada um, com as motivações e expectativas normais de um ser humano. É normal uma pessoa querer melhorar a sua condição de vida, é normal uma pessoa ambicionar novas metas, novos desafios, novos limites.

Em tudo na vida é necessário ponderar os prós e os contras. É necessário também que as partes envolvidas em determinado acordo consigam, a dado momento, ceder a algumas exigências e desejos. Enfim, é necessário encontrar um meio – termo, ou seja, uma situação que não agradando a todos, não desagrade a ninguém, sob pena de quem sair prejudicado ser a própria organização a que o trabalhador pertence…

25 comentários:

  1. RCBC:

    O orelhas percebe tanto da poda q confirmou na RTP q o FLORES foi apenas 3ª escolha. O homem deve ter gostado.

    ResponderEliminar
  2. 501 -F.Meira
    502 -Smolarek
    503 - Drenthe
    504 - R.Rocha
    É só rir!
    Esperemos o fim da novela Quaresma - acho que está próximo - a continuidade do Lucho - muito importante - e a chegada do avançado - gostava de saber quem é, mas não sei, AH, AH, AH,-
    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  3. Eu sei quem é o avançado mas não digo:)

    Então não sei...

    ResponderEliminar
  4. RCBC:

    Parabéns por mais um belo texto.

    De facto, tudo o que se passou «fora de campo» nestas últimas semanas, foi mau demais para ser verdade... mas finalmente, se é que ainda haviam dúvidas, deu para ver quem anda por bem... e quem se move por invejas, ressabiamentos e mau-perder... desta vez, com um aliado conquistado ao Minho que pela minha parte, assinou tb a «pena de morte»... a partir de agora, por mim, tb que vão todos pá PQosP! Acabou-se o colinho tb para com esses!

    Depois, estou-me a marimbar totalmente para o que se diz, o que se ouve dizer, o que se conta d'um tal de Caldeira... o que vale, é o que fica para a história... e esta diz-me que esta vitória, tal como PdC já tinha desde o inicio preconizado, é uma vitória com muita responsabilidade dele... só por isso, merece o natural crédito. Contra factos, não há argumentos... ou ainda os há?

    Por fim, da tal entrevista do Gayvota, continuo sem a ver... mas quanto mais leio 'comentários' à mesma, acho que vou mesmo perder uns minutos para me distrair com tamanho "stand-up comedy" ;)

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Estilhaço, então eu era lá capaz de estar a gozar com os meus amigos do BIbó-Porto?
    Faz o seguinte: pega em todos os nomes que já foram indicados como reforços para o ataque e manda-os para o caixote do lixo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Dragão Vila Pouca

    Uma maneira "subtil" de mostrar que sabes, mas não dizes nada! ;) :D

    ResponderEliminar
  7. Bem, quanto mais o Vila Pouca se pronuncia sobre «o tal», mais baralhados ficamos... então se não é nenhum dos tais, quem será?

    Na pior das hipóteses, assim 1 horita antes do jogo, ali pela Porta 29, pode ser que em off-record, já saibamos quem será então essa «estrela» planetária.

    Ou então, melhor mesmo é esperar pelo inicio da noite do dia 26 de Julho, e logo confirmaremos... só espero é que não apareça um Kenedy, um Chipô ou similares, senão, vai haver assobiadela monumental no anfiteatro dos Sonhos, ai vai, vai :D

    ResponderEliminar
  8. Vila Pouca:

    Uma curiosidade apenas... não sei se te é ou não permitido responder, mas pronto, tb não custa nada tentar... aqui vai a minha pergunta do dia:

    a tal «estrela» jogou na época passada de azul-e-branco vestido?

    Fico a aguardar... a tua sábia resposta ;)

    ResponderEliminar
  9. Blue sábado não estou cá e portanto não vou ao Dragão.
    Se jogou de azul e branco, não sei, mas acho que não.
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. benny mckarthy
    Amorim

    ResponderEliminar
  11. "Anónimo disse...
    benny mckarthy
    Amorim"

    Cruzes !!!!

    ResponderEliminar
  12. Amorim:

    Pois, era mesma esse a que eu me referia apenas pq li algures há dias atrás, num daqueles blogs de «boatos», que o Benny McCarthy estava a ponderar uma eventual saída do Blackburn Rovers... mas pelos vistos, pela minha parte, este foi um tiro em cheio... na água :D... e se o Vila Pouca «não sabe se sim», não duvido nem um pouco.

    Bem, não vou estar a queimar mais neurónios... seja quem seja, que traga doses industrais de vontade em vestir a mágica camisola do FC Porto... e TASse bem :)

    Heliantia:

    Roque, ainda vá que não vá... desde que não seja o «Santeiro» :D mas acho que isso é sonhar alto demais... além do mais, que nós por cá, enquanto TRIcampeões, não precisamos de ter tb os nossos AI'mars, porque iguais a esses, temos já muitos no plantel. Aguardemos, é a melhor politica, senão, ainda acabamos a espantar a caça ;)

    ResponderEliminar
  13. BENFICA, CLUBE DO ANTIGO REGIME ?

    http://vedetadabola.blogspot.com/2008/07/uma-mentira-repetida-muitas-vezes-3.html

    ResponderEliminar
  14. ahhhhhh...

    Eu gostava que o Benny regressasse ao GRANDE FCP :S

    ResponderEliminar
  15. Benny Uh Ah~
    faz um goollll

    lallalalalaala

    Quem n se lembra da música? :)

    ResponderEliminar
  16. Cuidado com este leitor lf...se lerem com atenção (mas peço q não o façam pois não vale a pena) verão o quão doentio é este adepto lampião!

    ResponderEliminar
  17. LF:

    Obrigado por contribuires para o nosso crescendo de visitas diárias... mas só mesmo por isso é que agradeço, pq se julgas que vou perder 1 minutinho que chegue para visitar o teu espaço, tás muito enganado.

    Felizmente, ou infelizmente, já és por demais conhecido na BLUEgosfera... já não enganas ninguém... como dizemos na minha terra natal, és mais conhecido que a «Maria Alice», portanto, quem quiser que te ature... eu é que não!

    Mas, quanto mais não seja para nos ajudares a crescer em nr de visitas... és sempre bem vindo... no resto, limita-te à tua ignorância e aos que te acompanham nesse passeio ao passado já distante do recreativo circense e não digas mais nada, que calado, és uma casa cheia.

    Passa bem... ahhh, e só mais uma coisinha... por ora passou por uma questão de cortesia... mas «publicidades», não voltam a passar mais. Fica o aviso.

    ResponderEliminar
  18. disse benny, mas sei q não vem, este ninguem o agarra na nigth e desencaminha os outros
    Amorim

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos os que são dignos da minha admiração e consideração!

    Ora bem,pode-se sempre especular ácerca de quem será o futuro goleador a contratar pelo nosso Clube... uma coisa é certa,e que foi a expressão "surpresa" utilizada pelo Jorge Nuno.
    Portanto,quem vier terá de se enquadrar na tal expressão "surpresa",não é?
    Ora ainda não vi referida uma sequer sugestão que fosse surpresa!
    Já agora vou tb contribuir para a confusão, e que tal o Samuel Etoo?
    Pelo que li o Barça não o quer e está a desfazer-se dos profissionais que se portaram mal a época passada(noitadas).
    Logo,atendendo ao facto para nós tb não serve.
    Se querem que vos diga, para mim realmente "surpresa",só se fosse um Drogba,por exemplo,embora admita que possam existir outras,mas menos sonantes.
    Já agora gostaria de saber porque pensam que o nosso bom amigo Vila Pouca está no segredo dos Deuses?!
    É que ele diz sempre este e este não! Mas não arrisca um nome e eu apreciaria se ele arriscasse um nome. Ou será que estás a fazer "suspense",ó amigo Vila Pouca?!
    Às tantas,querem lá ver que entrevistaste recentemente o P. da C. e ele te confidenciou "off the record" quem seria o "ditocujo"!

    Abraço

    PS - Vila Pouca tb posso dar um pouco de música,ou não?!

    Lembrei-me agora,e se fosse o Anderson?!Como ainda não conseguiu impôr-se no Manchester...não digo que seja,mas pelo menos seria uma grande e muito boa "surpresa"!!!

    ResponderEliminar
  20. Óptimo comentário, como quase todos aqui no Bibó Porto, mas não concordo com o elogio ao Caldeira porque, primeiro, não gosto dele por uma série de "histórias" que sei em que se aproveitou do clube para crescer (quem era ele ante de chegar ao Grande PORTO) e, segundo, porque se estivemos em risco de não ir à Champions (e na realidade esse risco era reduzido) foi por culpa dele e de mais alguns como ele que não recorreram do castigo do CD da Liga.
    Quanto ao GAYvota-mor esse já há muito tempo que nos faz rir mesmo quando nós estamos menos bem.
    Relativamente ao Vitória por quem até torci um bocadinho (pouco) no jogo contra o Porto da época passada quando levaram 5, espero que vão novamente para a 2ª e que andem por lá durante muito tempo, pois já se esqueceram do tempo em que não havia Pinto da Costa e em que só os clubes do Sul é que eram importantes.

    Quanto à surpresa, espero que seja alguém que faça realmente a diferença mas sem que saia o Lucho (Gonzalez). É que eu ouvi com muita insistência (até por um benfiquista com bons relacionamentos) que uma das apostas podia ser o Simão.

    ResponderEliminar
  21. Pois para mim será o Jardel!!!
    Surpreendidos, não?
    Mas então o nosso Presidente não disse que era uma surpresa?
    Segundo li o Jardel está recuperado e até deu uma entrevista recentemente dizendo que ainda poderia ser útil em qualquer um dos 3 grandes!!!

    ResponderEliminar
  22. Portugal entrou com o pé direito no Europeu de Oviedo em selecções AA (hóquei)...ganhamos 7-0 à Inglaterra com 2 golos de R.Ventura e 1 de P.Moreira

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Gostei do texto, mas acho que há que re-pensar a posição do Platini.

    Ele é uma banda anúncios, não mais na guerra entre o futebol e o rugbi.Tentarei voltar sobre este tema. Aspecto que os benfiquistas não compreenderam.Normal ainda pensam que são o centro do mundo.

    Eto'o efectivamente, segundo o que li está livre.

    Mas o bem sério jornal "l'equipe" escreveu que o Porto ( como já noticiei ) abordou Micolli. Mas tudo são suposições. De qualquer modo é uma espera muito mais agradável que aquela que conhecemos há dias.

    Concordo plenamente com o dragão66:Que não saia o Lucho !

    Lady in Blue e Dragon Soul obrigado pelas informações quanto aos James. O meu grupo de referencia são os Doors e,em certa medida, os Rolling Stones. L Zeplin , Genesis e Bowie também marcaram a minha juventude. Ia esquecendo E. Clapton . Amanhã volto sobre o assunto, tentanto explicar como é que a excepção francesa obrigou os radios a passarem 60% de música ( todos os géneros ) em língua francesa.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. Olá a todos os bons portistas!

    Portomaravilha,tomei agora conhecimento que és um competente conhecedor de música (boa)!Gosto de todas as bandas que citaste,e...!
    Parece-me porem que te esqueceste,ou foi deliberado(?),do Elvis(anos 50)Four Tops,Beatles(anos 60)Otis Redding, Supertramp (anos 70)do Freddy Mercury,e, dos contemporânos famosos que são os "Scorpions" dos quais tb gosto muito.Aliás destes tenho um concerto "acústica" gravado no Convento do Beato que é fantástico.

    Quanto à hipótese Micolli,tb me lembrei dele,mas o Vila Pouca disse-me para esquecer o tipo!

    Um abraço

    ResponderEliminar