25 julho, 2008

«Liga dos Últimos» em directo no BiBó PoRtO

Respondendo ao desafio do nosso leitor "Oporto", consegui contactar esse ilustre Portista de nome Álvaro Costa, locutor da Antena 3 (programa «bons rapazes») e apresentador do programa da RTP «Liga dos últimos» onde neste último beneficia dos «bitaites» do nosso bem conhecido Hernâni Gonçalves.

Álvaro Costa tem já uma carreira muito diversificada no que respeita à Rádio e TV e não só em Portugal pois chegou a trabalhar para a BBC e Music Box em Londres. Natural de Vila do Conde (até que enfim, consegui entrevistar um meu conterrâneo), onde ainda tem casa, é com muito gosto que publico esta entrevista onde este Portista convicto nos abre o seu livro de memórias.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

- Desde quando surgiu essa sua paixão pelo F.C. Porto?

Antes de nascer, já era Portista. O meu falecido pai, levou-me às Antas, para aí com 3 anos de idade. E ainda menino conheci jogadores como o Américo, Francisco Baptista, Pavão, entre outros, que o meu pai, Artur Costa, conhecia. A maioria deles frequentava o mítico Café Mucaba, em VN Gaia, e na altura eu morava ali perto.

Nunca o revelei antes, mas o meu Tio António Frade da Costa, radicado no Lobito, era um dos responsáveis, juntamente com os irmãos Ruben, pela vinda de jogadores como o Seninho, Malagueta, Chico Gordo, Ricardo, os irmãos Helder e Rui Ernesto, Freitas entre outros... portanto, desde a mais tenra infância que fui "educado".

- Qual a personagem do futebol Português que classificaria ao nível do «Capitão Moura»?

Honesto, justo, "coirente" e leal? Só ele, o herói de todos nós, o agora promovido a Coronel, pelo prof. Hernâni, Coronel Moura!

- O Álvaro vê-se de alguma forma a desempenhar no futuro um cargo no FC Porto?

Boa pergunta... e a resposta é sim.

- Qual a sua opinião sobre a frieza e indiferença com que Rui Rio trata o FC Porto? Sendo o FC Porto um dos maiores vectores de afirmação da Cidade Invicta não há aqui uma ingratidão absoluta?

Em 2009, talvez seja possível entender a estratégia num contexto mais amplo. Mas recordo que essa postura não se iniciou com a sua (legitima), embora triste vitória eleitoral. Tenho dúvidas que o Sr. Dr. Rui Rio goste sequer da cidade que dirige. Possivelmente, gostaria de a transferir por completo para Viana do Castelo.

- Como são as horas seguintes do Álvaro Costa depois de uma derrota num jogo importante? E durante os seus compromissos na Rádio e na TV, como procura seguir as novidades dos jogos do FC Porto?

Já fui pior, mas era do género de dar pontapés em tudo o que me aparecia pela frente, ou não falar com ninguém vários dias. Uma das derrotas mais marcantes foi a que ocorreu nos anos 70 com o famigerado Schalke 04. Depois do 2-2 na Luz (as Antas tinham sido interditadas devido a incidentes com outra besta negra, o Hamburgo), o FC Porto de Pedroto a ganhar por 2-0 a 15 minutos do fim, acabou por perder por 3-2... ainda me lembro onde e como escutei o relato: num velho BASF, que creio ainda tenho na minha casa de Vila do Conde.

Em 1979, numa noite de Outubro, viajava num comboio nocturno entre Genebra e Paris. E apesar das boas companhias, mal cheguei a Gare du Nord, corri Seca e Meca, para encontrar o L' Equipe, para saber o resultado do Milan 0-1 FC Porto. Uma outra vez, percorri dezenas de milhas para encontrar um exemplar de A Bola em Los Angeles. Curiosamente, um outro Milan-FC Porto, desta vez com o resultado de 3-0 para os Italianos...

- Concorda comigo quando digo que a Comunicação Social tem encetado nos últimos tempos uma perseguição ao FC Porto e ao seu Presidente como nunca havíamos assistido? Quais os verdadeiros interesses desta gente?

As vitórias incomodam e colocam em causa o antigo clube do País, o que ia às finais europeias em 60. E basta ver, e aliás muito bem, uma série como o «Conta-me como foi», para o entender, tal como eu, que tenho agora 48 anos, posso confirmar, o que eram os campos inclinados, o Eusébio, a inventar livres e um pouco mais tarde o Humberto Coelho, ao estilo árbitro internacional sempre de braços levantados... por outro lado, criou-se a verdade mentirosa que o FC Porto apenas ganhava fora das quatro linhas, e uma espécie de obsessão nacional em o provar...

- Qual a vitória do FC Porto que mais o entusiasmou ?

Maio, 1978. A 8 minutos do fim, Ademir empata. 80.000 gargantas soltaram um grito de alegria e revolta, contido durante 18 anos de frustrações e tristezas, um poderoso trovão colectivo, que nem os 6 concertos juntos dos Rolling Stones que já vi conseguiriam gerar, tal foi a sua dimensão humana. O futebol português mudou nessa tarde única. A vitória de Viena, não seria possível sem esse momento litúrgico.

- Escreva-nos o seu onze ideal da história do Porto.

Vítor Baía, João Pinto, Eurico, Lima Pereira, Branco, Rodolfo, Madjer, Oliveira, Gomes, Cubillas e Futre.
Sobre este onze devem-se algumas explicações:
a) Eurico e Lima Pereira eram colectivamente inseparáveis. O que um não tinha o outro tinha e vice versa. Aqui a escolha não é individual...
b) Imagino apenas o que Branco faria com as novas bolas...
c) Rodolfo, pela dedicação...
d) Cubillas porque foi o maior artista que algum dia vi num relvado...

- Dê-nos a sua opinião sobre estes 6 nomes da nossa história: Pinto Costa, Pedroto, Vítor Baía, Jorge Costa, Jesualdo Ferreira e José Mourinho.

Se Pinto da Costa , é o Príncipe, José Maria Pedroto é Maquíavel. Juntos criaram, ali para os lados da Júlio Diniz, a estratégia palaciana que fez do complexado e trágico FC Porto de 60 e 70, um dos maiores clubes do mundo.

Basta dizer, Vítor e Jorge, para que os Portistas entendam. Não existe mais nenhum "Vítor" ou "Jorge" na nossa história. E espero vê-los juntos muito em breve, noutras "posições" no terreno ...

Foi no FC Porto que Jesualdo Ferreira conseguiu os primeiros títulos da sua carreira. Mérito ao prof. porque assumiu o leme em momento difícil, e foi capaz de introduzir o ADN azul branco, no seu modelo pessoal. Foi no FC Porto que Mourinho construiu os alicerces para hoje falar italiano, e vestir Prada. Um dos piores jogadores que pude ver ao vivo (era ele o Mourinho jr. do Rio Ave) transformou-se num dos mais ricos desportistas do mundo. Há quem diga que se Costinha não estivesse em seu sitio, e se a linha lateral de Old Trafford fosse menos mediática, a história seria outra e paralela. Mas o futebol é um jogo e nesse jogo, Mourinho é um ás. Por (alguma) culpa própria, deixou o FC Porto pela porta pequena. Nem ele, nem nós merecíamos, uma redução tão grande da escala. Mas, e independentemente das feridas estarem ou não saradas, o FC Porto do século XXI, não seria o mesmo sem o José Mário...

- Um comentário a este tricampeonato ganho esta época.

Será possível, numa Europa Global, pedir a adesão à Real Federação Espanhola?

- Acha que toda esta envolvência do apito dourado tem condicionado as arbitragens dos jogos do FC Porto?

Para se ganhar, dizia-me o meu falecido pai, é preciso jogar muito mais do que eles. Respondi à pergunta.

- Costuma visitar blogs desportivos? Já conhecia o nosso? Uma palavra para os nossos leitores.

Sim. Existe paixão, que é sinónimo de futebol. A palavra é: FC Porto!

Um abraço,
Álvaro Costa.

11 comentários:

  1. MAIS UMA ENTREVISTA FABULOSA!!!

    OBRIGADO!!!.. a ambos.

    ResponderEliminar
  2. Lucho este é um verdadeiro Dragão, uma grande figura de portista, que nunca se afirmou - tem alergia a isso - notável.
    Muito do que ele fala me trás recordações e muito do que ele diz eu subscrevo inteiramente.
    Termino dizendo: o HUlk vai te fazer lembrar muitas vezes o Branco, meu carissímo Álvaro.
    Um abraço para o Lucho e para o A.Costa.

    ResponderEliminar
  3. Grande, grandíssimo Lucho!

    Grande entrevista.

    O Alvaro Costa escreveu a mais fabulosa história sobre o antigo ESTADIO DAS ANTAS, no jornal ABola. De ir às lagrimas. Pena ter perdido o jornal. Quando as mães e as irmãs arrumam os nossos quartos, há sempre alguma coisa que se perde...

    ResponderEliminar
  4. excelente entrevista ao espectacular pivot da liga dos ultimos!!!
    PARABÉNS LUCHO..
    tá a fazer falta o teu blog..;-(

    ResponderEliminar
  5. Oporto:

    Na última entrevista do Alvaro Magalhães tinhas sugerido o Alvaro Costa e eu depois de apurada investigação lá consegui contactar este ilustre e muito simpático Portista.

    Strike:

    Parabéns pelo teu druida (joão costa ou «quaresma») q esta época, já vi no teu blog, vai jogar nos juvenis do FC PORTO (futebol SUB17) QUE TERÃO A SUA APRESENTAÇÃO NO DIA 01/08/2008 PELAS 10H NO OLIVAL E segundo o q dizes está previsto q joguem e treinem no novo Campo da Constituição, o VITALIS PARK...

    Vilapouca:

    O pé esquerdo do Hulk faz mesmo lembrar o Branco, falta ver o resto...

    JDM dragaolisboeta:

    obrigado pelas palavras simpáticas.

    ResponderEliminar
  6. Oporto, que história é essa das Antas ?
    Como eu gostava do meu Estádio :)

    ResponderEliminar
  7. Heliantia qd vou ao dolcevita ao cinema regresso sempre por uma rua q passa pelo local onde se situava o superior norte das Antas e arrepio-me todo...nem digo nada à minha esposa...mas às vezes até a lágrima quase q cai...

    ResponderEliminar
  8. Já PEDI o email do Prof.Hernani ao Álvaro, vamos ver se consigo...

    ResponderEliminar
  9. Lucho,

    Mais uma portentosa entrevista. Excelentes estas conversas com nomes mediáticos, todos unidos na comunhão que é o amor pelo Porto. Muito bom.

    ps: Posso lançar-te um desafio? E que tal Francisco José Viegas ser o próximo? Caso não saibas como o contactar, ele tem um blog, a Origem das espécies.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela entrevista Lucho.

    O Álvaro é, de facto, um Portista notável. E um grande senhor da Comunicação Social.

    ResponderEliminar
  11. grande entrevista parabés a ambos!

    ResponderEliminar