22 julho, 2008

De regresso a casa...

Terminou ontem o estágio de preparação para a nova época desportiva 2008/09, tendo sido feitas entretanto as despedidas do Klosterpforte Hotel, com um «até já».

Como noutros anos, este é um momento de extrema importância no desenvolvimento do trabalho e para o crescimento e preparação do plantel para as duras batalhas que se avizinham, onde aposto, nenhum dos jogadores em estágio facilita para não correr o risco de «perder o comboio».

Por ora, e muito ainda a frio, porque ainda nada é definitivo (e alguma vez o é? vide casos recentes de Pepe, Bruno Alves, etc), poder-se-á desde já fazer uma breve análise ao que cada um dos novos reforços nos mostrou.

Na pole-position, quanto a mim, como clara revelação deste estágio, Freddy Guarín... um jogador por quem ainda há uns dias atrás dizia pouco apostar, mas que revelou excelentes pormenores, sobretudo pela polivalência e qualidade das suas exibições nas várias posições a meio campo que foi ocupando. No entanto, parece-me claramente mais um «8», do que propriamente um candidato natural e clássico «6».

Logo a seguir, Cristian Rodríguez, que mostrou apenas e só aquilo que muitos de nós já estariamos à espera desde a sua chegada... um jogador com lugar garantido no «onze», quer a opção técnica passe pelo 4x4x2 ou pela manutenção do 4x3x3. Ou muito me engano, ou estaremos na presença de mais um a posicionar-se na rampa de lançamento para dentro de 1 a 2 anos, valer umas 2 ou 3 dezenas de milhões de euros. Vai uma aposta?

Outros a quem este estágio correu também muito pela positiva, marcando pontos claramente a seu favor na discussão de uma vaga a meio-campo, foi o argentino Tomás Costa. Adivinha-se uma luta bastante renhida nesta zona do campo, tamanha a quantidade de soluções que o plantel parece demonstrar.

Ainda que chegado mais tarde, Sapunaru mostrou ritmo para garantir o posicionamento no lado direito da defensiva, empurrando Fucile para o lado esquerdo da mesma, onde actuou grande parte da época passada... e com nota positiva.

A rever nos próximos jogos, e até ao inicio oficial da época desportiva, Rolando, a quem auguro em breve, titularidade garantida no onze (Pedro Emanuel abrirá caminho de forma assim tão fácil?), mas sobretudo Benítez, que ou consegue rapidamente reagir a alguma letargia que invade o seu futebol actual, ou vai acabar a perder o comboio das primeiras opções.

No restantes, entre os que regressaram de empréstimos, notas bastante positivas para Alain (uma agradável surpresa neste último jogo), Fernando (que vai morder os calcanhares de forma muito aguerrida ao pretendente ao nr. 6 no meio-campo) e Candeias (muito mexido, irrequieto e a demonstrar forte potencial para se aguentar no plantel).

Quanto a mim, as desilusões, vão claramente para Bolatti (ou arrepia caminho...), Stepanov (tem de procurar uma bruxa), Lino (classe? só mesmo nos livres) e Mariano Gonzalez (alguém lhe endireite a espinha, pf).

Certezas, certezas, não as há... dúvidas, mais que muitas. Uma constatação apenas: ainda há muito trabalho para realizar e muita coisa para resolver até ao fecho do plantel. Até lá, em cada um de nós, vai-se manifestando apenas o «treinador de bancada» que existe em nós.

6 comentários:

  1. Excelente análise do Blue Boy q concordo em absoluto, apenas com uma excepção. Acho q o estágio do Mariano não foi negativo. Não deslumbrou mas teve até momentos muito bons. E tem a garra e atitude de um Dragão.

    ResponderEliminar
  2. Lucho:

    No geral, toda esta visão está muito, mas muito próxima da grande maioria de opiniões que se vão colhendo quer nos diálogos que vamos mantendo com os nossos consócios de côr, mas lendo e ouvindo tb nas imprensas escritas e faladas.

    No que toca ao Mariano Gonzalez, não nego que ainda hoje, «não vou muito à missa com o rapazinho», apesar de muito esforçado, lutador e trapalhão qb... mas, mas, pergunto-me muitas vezes se o homem só vale mesmo aquilo que mostra ou se afinal, anda mesmo numa maré de azar, digo eu? é que chega a tirar-me do sério, sempre com os olhos a marrar no relvado e assim que a modos de vou-cair-mas-não-caio.

    Este, tem que fazer mais, muito mais do que o que tem feito para definitivamente me convencer, caso contrário, terei sempre uma «eterna» dúvida quanto às suas reais capacidades.

    Mas que ninguém duvide, que a este ou outro qualquer, desejo o melhor para ele próprio, já que para além disso, ganha o jogador, ganha o clube e ganhamos todos nós.

    Continuemos então por ora em maré de avaliações... e a dar uma de «treinadores de bancada», que é afinal, o que todos nós somos!

    ResponderEliminar
  3. Penso que os Portistas estão a cometer o mesmo erro que cometeram com jorginho, mas desta vez com Mariano...ele está a ser tratado como a ovelha negra da equipa, mas quando ele tiver o mumento dentro da equipa vai ser "Heroi", e Mariano até pode parecer desajeitado mas no estágio mostrou um pouco do verdadeiro mariano, melhor que na outra epoca, penso e espero que ele seja a surpresa na equipa do F.C.Porto, enquanto a Stepanov, já chega de dizer que é azar, acho que ele é bom, mas no F.C.Porto só faz asneira.

    Abraços,

    http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Ora bem,acho que para já é prematuro tecer grandes considerações sobre o rendimento deste ou daquele jogador.Ainda a procissão vai no adro...
    O que podemos de certeza avaliar são as qualidades dos mais dotados,certos pormenores que ressaltam à vista naqueles que tal como o algodão,não enganam...!
    Quanto ao Stepanov é um caso no mínimo curioso!Tem técnica,estatura física...será que é um caso de falta de confiança,de excesso de nervoso...penso que não andarei longe da verdade se admitir que é um problema do foro psicológico.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Concordo que é ainda muito cedo para tirar conclusões.

    Ainda bem que o Guarin está a dar proveito. Concordo com o Blue Boy. É bem melhor a oito.

    Mas dois jogadores pelo pouco que vi e que me deslumbraram foram o Rolando e o Fernando.

    Continuo a pensar que precisamos dum dez.Isto pelo pouco que vi. Estou consciente que é difícil encontrar.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar