20 maio, 2008

Há ainda muita coisa por ganhar...

No futebol acabou a temporada. O FC Porto foi o grande vencedor da época com o TRIcampeonato a ser conquistado de forma inequívoca. A Taça de Portugal finalizou a temporada e salvou a época do Sporting. Estive no Jamor em mais um fantástico dia de convívio com a malta do blog (venha daí esse jantar de sábado...) e só foi pena o resultado final mas que não apaga de maneira alguma as imagens de êxito, de glória e de alegria que nos acompanharam nos últimos 10 meses.

O que fica dessa final, a meu ver é a arbitragem deplorável que desde o 1º instante demonstrou ao que vinha. O FC Porto foi roubado. Ponto final. 120 minutos de campo inclinado. Confesso que por momentos depois do 1º golo baixei a cabeça e fiquei alguns segundos sem força sequer para olhar para o relvado. Mas à saída do Jamor (foi a minha 3ª final ao vivo, a 1ª que correu mal), um único sentimento tomou conta de mim. Orgulho. A forma como nos tratam, como nos atacam faz com que nestas horas de dor e sofrimento eu sinta ainda mais o clube. «Quando alguém se atraver a sufocar o grito audaz da tua ardente voz, oh oh Porto então verás vibrar a multidão num grito só de todos nós». Porto!

No Nacional de Juvenis em futebol, o FC Porto empatou 3-3 no Olival com o Benfica num jogo em que foi superior e se deixou empatar de forma infeliz a 10 minutos do fim. Alex marcou 2 golos e Sérgio Oliveira o melhor golo da manhã de um domingo negro para as nossas cores nas várias modalidades e competições. Já no Nacional de Iniciados em futebol, o FC Porto ganhou ao Sporting no Olival por 1-0 com um golo de Lupeta.

Nas modalidades esta é uma altura em que todos os títulos se decidem. E por isso escolhi o título dizendo que há ainda muito por ganhar. Este fim de semana não foi nada positivo mas ainda estamos na luta pelo título no basquetebol e no hóquei ainda podemos ganhar campeonato e Taça de Portugal sem falar nos vários campeonatos de formação das várias modalidades. Esta época 2007/08 o FC Porto já ganhou o Campeonato em futebol, a Taça da Liga em andebol, a Supertaça em hóquei em patins e a Taça da Liga em basquetebol.

Basquetebol: 3 árbitros de Lisboa em mais um roubo de igreja
Final do play-off (à melhor de 7 jogos, ou seja, 4 vitórias); FCPorto-2-Ovarense-2.

crónica do FC Porto/Ovarense (59-69): O jogo da passada quinta feira em que o FC Porto bateu a Ovarense por 72-69 teve direito a crónica «individual» na passada sexta feira. Pode consultá-la aqui. No jogo de sábado a Ovarense entrou melhor mas o Porto nunca desistiu e remou sempre contra a maré... Chegamos a liderar o marcador mas a partir daí 3 senhores de Lisboa aperfeiçoaram a sua forma de arbitrar que já nos vinha a ser nefasta. Porto na frente, falta anti-desportiva inventada para a Ovarense acreditar novamente e 5 pontos nessa jogada oferecida. Numa tabela um critério totalmente diferente da outra. Os postes da Ovarense podem jogar rugby mas os nossos nem sequer badminton. É assim o desporto em Portugal. O Porto é o alvo a abater... Tristes esses 3 senhores que nem sequer merecem que publicite os seus nomes. Gentry com 14 pontos foi o melhor do Porto num jogo em que Paulo Cunha finalmente demonstrou melhor eficácia no ataque. Hoje às 21h joga-se a 5ª partida em Ovar com tudo empatado. Quinta feira, feriado joga-se às 17h em Matosinhos a 6ª partida (estes dois jogos sem tv) e, se for necessário, joga-se a 7ª e última partida em Ovar às 17h deste sábado (RTP2). Este fim de semana o Benfica que preferiu jogar numa divisão secundária nem assim se safou e foi eliminado do play-off pela Física (3-1)!!! Nos juniores B na final four Nacional o Porto ganhou por 30 pontos ao Benfica e ganhou até ao Barreirense por 2 pontos mas a derrota com a Oliveirense deu o título ao Barreirense e caímos para o 3º lugar. No ano passado tinhamos ganho este título.

Andebol: FC Porto sem chama acaba a época a perder
Final Four da Taça de Portugal disputada em Guimarães (ABC vencedor)

1/2 FINAL-crónica do Sporting/FC Porto (30-36): Grande entrada do Porto em jogo com Solha e Moreira em grande estilo levando o marcador até impensáveis 12 golos de diferença. O Sporting estava de rastos mas na 2ª metade o inacreditável ia sucedendo com os leões a empatarem o jogo a 15 minutos do fim. O Porto abanou mas não caiu e na ponta final com Eduardo Filipe a aparecer com remates fulminantes (10 golos) o FC Porto voltou à liderança no marcador vencendo com justiça um Sporting conformado. Na outra meia final o Abc (que perdera há 2 dias o título para o slb com 3-1 na final do play-off) bateu o Isave por 31-22.

FINAL-crónica do ABC/FC Porto (32-26): Nunca pareceu que o Porto pudesse ganhar este jogo. Houve uma reacção na parte final da 1ª parte conseguindo igualar o marcador mas a equipa pareceu sempre sem chama, sem confiança, sem alegria. Pior que isso, Resende voltou a improvisar, fazendo trocas e mais trocas, experiências impensáveis numa final de taça de Portugal. Não é embirração nenhuma, basta ver os jogos e ler a imprensa de segunda feira. Destaco Filipe Mota muito bem nos 2 jogos e Eduardo Filipe (9 golos neste jogo), claramente o melhor do Porto nesta final four. Vitória justa do ABC de Braga nesta final da Taça de Portugal que foi ganha pelo Porto nas duas últimas épocas. O Porto ganhou a taça da Liga e além de ser finalista vencido da Taça de Portugal foi 5º classificado no campeonato. Ficou fora das provas Europeias depois de nesta época ter alcançado os oitavos de final da Taça das Taças. Uma época com altos e baixos mas que face ao nosso plantel soube a pouco.

Hóquei: FC Porto perde nos penaltys e vai à «negra»
Meias finais do play-off (à melhor de 3 jogos, ou seja, 2 vitórias); FCPorto-1-J.Viana-1.

crónica do J.Viana/FC Porto (4-3, após gp): Em Viana Ricardo Figueira marcou os 2 primeiros golos dando vantagem ao Porto mas a Juventude de Viana nunca desistiu e empatou a partida (2-2). No prolongamento não houve golo de ouro e nos penaltys os locais marcaram 2 contra 1 do Porto (Jorge Silva). O hexacampeão que não contou com Filipe Santos nesta partida está agora obrigado a ganhar sábado (18h) em Fânzeres, onde o pessoal do blog deverá estar em peso, seguindo depois todos juntos para o jantar do 2º aniversário do nosso blog de adoração ao Porto. Sábado é necessário um ambiente forte e de grande e intenso apoio aos hexacampeões que procuram atingir a final do campeonato. Quem perder este jogo fica fora da discussão do título. Eu acredito neste Porto. Força!

Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Eduardo Filipe

Para técnico da semana, escolho Alberto Babo, por ter ganho um dos jogos desta semana à super-favorita Ovarense, e para jogador da semana, a escolha recai em Eduardo Filipe, pelos 19 golos apontados na final four da Taça de Portugal, 10 na vitória diante do Sporting e 9 na derrota frente ao ABC.

ps - No fim de semana passado decorreu o Torneio Nadador Especialista para Juvenis e Absolutos (Jun/Sen). Relativamente aos nadadores do FCPorto destaque para o 1º lugar conseguido por Catarina Oliveira e Paulo Andrade. Também com bons desempenhos estiveram João Almeida e Danilo Machado (2º lugar) e João Ferreira e Tânia Marques (3º lugar) nas diversas provas onde participaram elementos da Natação do nosso Clube. Neste fim de semana a nossa equipa de Infantis (Natação) esteve presente no Torneio ANNP/TYR na Piscina Olímpica da Póvoa do Varzim sendo de destacar a prestação da nossa atleta Ana Neto que venceu as 4 provas em que participou. Quanto à equipa Absoluta, esteve presente no XX Meeting Queima das Fitas - I Meeting Internacional de Coimbra conseguindo16 Pódios (Ouro - 11, Prata - 3, Bronze - 2). Joana Carvalho conseguiu os mínimos para os Campeonatos do Mundo Youth.

E pronto, até para a semana. Certamente, com melhores notícias...

Saudações azuis e brancas,

Lucho.

9 comentários:

  1. Lucho esse espírito do Jamor, desculpa lá, para mim a final é o jogo, ganhar e vir embora...para convivio prefiro o do próximo sábado, porque aí não vai haver jogo estamos tranquilos, podemos falar e conversar à vontade, não há aquela nervoseira da competição.
    Sobre o fim de semana desportivo,foi para esquecer, felizmente que são raros.
    No Andebol a época foi má a merecer profunda reflexão.
    Basquetebol: estamos na luta, apesar de como dizes termos sido roubados.Estive lá com o Blue - será que foi ele que deu galo?- e apesar do nosso mau jogo, se não fossem os árbitros tinhamos lutado pela vitória até ao fim.Mau jogo do Marçal e como sabes ele é muito importante na equipa.
    H.em Patins: foi a excepção que confirma a regra e depois não acontece sempre, o Reinaldo falhar 3 penaltis, mas vamos à final.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Realmente o que anda mal às vezes fica pior.
    Má semana devido aos ataques ferozes a que fomos sujeitos, um fim de semana " horribilis " a que não estamos habituados, felizmente. Se calhar por isso estamos algo em baixo.
    Mas as coisas mudam e agora é levantar cabeça, ganhar em hoquei e em basket e daqui a pouco estaremos sorrridentes outra vez. Alma até almeida e é isso que nos diferencia.
    Foi pena não nos termos cruzado em oeiras mas sábado lá estamos. Que chegue depressa.

    ResponderEliminar
  3. Para os Portistas q acham q Benquerença não foi decisivo...

    O Roubo do Jamor ao raio x (copiado do Portistas Bancada):



    3’ Falta feia de Grimi sobre Quaresma. O árbitro viu, marcou a falta, mas evitou mostrar o cartão amarelo.
    23’ Mais uma entrada dura de Grimi sobre Quaresma. O árbitro avisou o lateral esquerdo do Sporting mas, claro, o cartão (que já deveria ser o 2º) ficou novamente no bolso.
    35’ Cartão amarelo para Paulo Assunção, por falta sobre Romagnoli ainda no meio-campo do Sporting. À primeira oportunidade para amarelar um jogador do FC Porto, o árbitro não hesitou.
    68’ Ao rodar, com a bola controlada, Quaresma, de costas, acerta com o braço na garganta de João Moutinho. Este atira-se para o chão, como se tivesse sido alvo de uma terrível agressão, e inclusive sai de campo para ser assistido...
    72’ O João Paulo teve uma entrada a pés juntos sobre Moutinho e, mais uma vez, o árbitro não hesitou: vermelho directo! Contudo, convém salientar que este lance ocorreu imediatamente a seguir a dois derrubes ao Lisandro dentro da área do Sporting, que Olegário fez de conta que não viu...
    80’ Tonel teve uma entrada perigosa, por trás, atingindo o calcanhar do Lisandro (foi com uma entrada destas que o Marco Van Basten ficou incapacitado para o futebol). Cartão amarelo ou vermelho para o central do Sporting? Qual quê, o árbitro nem falta marcou.
    85’ Abel, que já tinha um cartão amarelo, fez uma falta dura sobre Raul Meireles. Seria o 2º cartão amarelo, os jogadores do FC Porto protestaram mas, mais uma vez, Olegário fez de conta e deixou ficar o cartão no bolso. Poucos minutos depois, o treinador do Sporting substituiu o Abel, não fosse o diabo tecê-las.
    93’ Derlei faz jogo perigoso sobre Pedro Emanuel, acertando-lhe com um pontapé na cara e deixando o defesa-central do FC Porto a sangrar do nariz. Não houve qualquer acção disciplinar por parte do árbitro.
    96’ Raul Meireles é atingido pelo braço de Tonel e, tal como tinha feito João Moutinho em lance idêntico com Quaresma (68’), fingiu ter sido alvo de uma agressão. Desta vez, e ao contrário do que tinha acontecido com o jogador do Sporting, Olegário não gostou da fita e zás, toma lá um amarelo.
    100’ À 5ª falta cometida, finalmente o árbitro entendeu mostrar um cartão amarelo a Derlei.
    Sobre o critério disciplinar do árbitro não é preciso dizer mais nada, os factos falam por si. Mas não foi “só” no critério disciplinar que o FC Porto foi claramente prejudicado.
    O lance mais flagrante, em que Olegário mostrou ao que vinha, ocorreu aos 71 minutos, instantes antes da expulsão de João Paulo.
    Primeiro Polga e depois Miguel Veloso derrubam Lisandro dentro da área do Sporting, em ambos os casos sem nunca tocarem na bola, conforme se pode ver neste vídeo.
    Dois derrubes seguidos! Que mais é preciso para os árbitros marcarem um penalty a favor do FC Porto?
    Fruto desta decisão de Olegário Benquerença, de uma situação em que o FC Porto poderia ter passado para uma vantagem no marcador, passou, isso sim, a jogar com menos um jogador!
    Mas não é tudo. Aos 110', Polga comete uma falta claríssima sobre Lisandro López, mais uma vez sem sequer tocar na bola.
    Dentro ou fora de área?
    Honestamente, e tal como no golo anulado a Romagnoli não é possível dizer com 100% de certeza, mas de uma coisa tenho a certeza: a falta existiu e, no mínimo, deveria ter dado origem a um livre contra o Sporting e cartão amarelo para o central sportinguista.
    Contudo, mais uma vez, o árbitro fez de conta que não viu e na jogada seguinte o Sporting marca o 1-0. Com menos um jogador, e a poucos minutos do fim, o jogo acaba aí.

    IRRADIADO, já.

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Excelente como sempre !

    Lucho só uma sugestação : nos iniciados e juvenis de futebol, não se sabe, para quem começa a ler, em que fase vamos.

    Ainda quanto à final e segundo o que ouvi no canal "Direct 8" .

    É sempre bom ter uma visão de fora.

    Para o comentador francês, Derlei devia ter apanhado um amarelo bem antes da 5ª falta. E desde cedo achou-o um jogador perigoso nas faltas que fazia.

    Continuo a transcrever o que ouvi : Pénalti flagrante sobre Lopez mas entrada inadmissível de João Paulo ( Pés juntos e levantados ). Um atentado !

    Continuo a transcrever : Pensa que o gesto de Quaresna não é feito de propósito. Só não compreende porque Quaresma redopia com os braços tão levantados ( eu também não ! ).

    Gostarias de entrar em considerações tácticas, mas um dia só tem 24 horas. E, além disso, como já escrevi não sou treinador.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. PortoMaravilha:

    Os juvenis e Iniciados já estão a jogar as fases finais do campeonato Nacional. Os juvenis jogaram a 2ª jornada de 6 enqt os iniciados jogaram a 1ª de 6.

    No domingo (11h) há um Boavista-Porto em juvenis e esta quinta feira, feriado, há um Benfica-porto (11h) em Iniciados. No domingo há um Porto-Guimarães no olival (11h) em Iniciados.

    ResponderEliminar
  6. JUVENIS:
    1º benfica-4
    2º sporting-4
    3º PORTO-2
    4º Boavista-0

    Faltam 4 jornadas.

    INICIADOS:
    1º benfica-3
    2º PORTO-3
    3º Sporting-0
    4º guimarães-0

    faltam 5 jornadas.

    JUNIORES (Também na fase final)

    1º sporting-6
    2º benfica-3
    3º porto-3
    4º leixões-0

    faltam 4 jornadas, na px a 31 de maio jogam no Olival (17h) F.C.Porto-Sporting, jogo a q deverei assistir.

    ResponderEliminar
  7. Lucho, podes crer, carago!!!
    Um fds pa esquecer!!

    Começou no sábado à tarde com a derrota em Matosinhos pró basquetebeol... e tinhamos já vencido antes em o Sporting pá 1/2 final da TP de andebol.

    No domingo, tareia com o ABC na final da TP de andebol... e «roubo» no Estádio Municipal de Oeiras com o Sporting em futebol.

    Um fds, pa não recordar!!

    Agora, é como o Estilhaço diz: 5ª feira em Matosinhos... sábado em Fanzeres... e bora pra cima deles, sem medo, nem compaixão!!

    Até os comemos, carago!!

    ResponderEliminar
  8. Acho que nem foi um fim-de-semana para esquecer. É sempre bom que estes aconteçam, raramente, para nos fazer sentir a verdadeira essência do clube. Décadas a fio, lutando contra tudo, vencendo parcamente, mas sempre persistindo, nunca desistindo, mesmo quando a correlação de forças parecia impossível de bater...

    Hoje em dia assistimos a uma onde revivalista, k procura regredir o campeonato para esses tempos. Voltaram os ataques descarados, as arbitragem sem pudor, procurando vergar o clube k lhes faz frente...

    O espírito, no entanto, permanece lá, como se viu, naquele prolongamento, onde a raça indómita do Dragão nos fez sonhar...

    Perdemos, é certo, mas fizemo-lo de cabela erguida. E é assim que continuaremos. Porque há muito para vencer..

    Este clube que amamos não se esgota no futebol. Vamos a todas, nunca virando a cara à luta. Será assim no basquetebol (escandaloso como o jogo 5 não dá na TV) e no hóquei...

    E k melhor prenda para o blog do que o Porto assegurar a passagem à final, vencendo a J.Viana, no Sábado?

    "NÓS SOMOS A TUA VOZ"

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Obrigado Lucho !

    ( no comentário acima ler gostaria e não gostarias / gralha minha. Mas acho que todos entenderam ).

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar