26 maio, 2008

Balanço

Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o BlueBoy, bem como todos os outros colaboradores, pelo 2º aniversário deste blog que é cada vez mais uma referência na blogosfera desportiva. Para mim, o BibóPorto tornou-se num blog de visita diária obrigatória, não só depois de me ter tornado colaborador, mas também antes da minha entrada no blog contribuindo para tal a qualidade dos textos, a diversidade de temas focados, a abrangência de várias modalidades e a grande devoção dos colaboradores ao FC Porto, um clube que admiro pela sua coragem, bravura, persistência e honra. Um clube que a cada título que ganha, ganha também mais inimigos, sequiosos dos tempos em que Benfica e Sporting dividiam títulos alegremente à sombra de um país “democrático”… Mas coitados… o FC Porto é forte demais e por mais “apitadelas” ganhamos sempre mais que os outros…

Depois da introdução, passemos então à minha análise do FC Porto 2007-2008.

Vamos por partes. Internamente, cedo se percebeu que a supremacia do FC Porto sobre os demais adversários não deixava grande margem de manobra… o FC Porto acabaria por ganhar o campeonato, uma prova de regularidade em que todos jogam contra todos e em que a qualidade vem, necessariamente, ao de cima! Nas restantes competições, há uma nota muito negativa a registar para Jesualdo Ferreira e para os próprios jogadores. Para mim a teria mais correcta é de que “quando se ganha ganham todos, quando se perde também perdem todos”. Jesualdo não pode afastar as culpas por não ter sabido motivar os jogadores, por exemplo, em Fátima para a Taça da Liga e também não pode refutar as responsabilidades de uma final de Taça em que, erros de arbitragem à parte, o FC Porto não esteve bem tacticamente, precisou de ficar a jogar com menos um elemento para se motivar para um jogo, que por si só já deveria merecer uma motivação “especial”… Tal como os jogadores do FC Porto não podem “limpar” as suas mãos daquilo que correu mal: individualismo inconsequente, excesso de confiança, falta de concentração nalgumas ocasiões importantes… No entanto, ninguém se pode esquecer que o FC Porto venceu o campeonato com 20 pontos de avanço sobre o 2º, esmagou os mais directos adversários, exibiu qualidade no seu futebol e garantiu o título a muitas jornadas do fim… todos estes são méritos de Jesualdo e dos seus pupilos!

A nível internacional, há que realçar a brilhante fase de grupos em que o FC Porto venceu o seu grupo, deixando atrás de si o poderoso Liverpool. Nos oitavos – de – final, depois de uma eliminatória frente ao Schalke 04 em que o FC Porto foi claramente superior, apenas muito azar e uma exibição inimaginável de um tal de Neuer impediram o desfecho natural da eliminatória, isto é, a vitória do FC Porto. Foi uma derrota inglória e uma vitória do “anti-jogo”, do medo e da supremacia defensiva, enfim tudo aquilo que abomino no futebol!

Resumido, na minha modesta opinião, o FC Porto poderia ter feito mais esta época, principalmente se tivermos em conta que participou em 4 competições internas (Liga, Taça, Taça da Liga e Supertaça) e apenas ganhou uma, a mais importante mas apenas uma… a nível internacional, pelo 2º ano consecutivo caímos injustamente nos oitavos – de – final. No entanto, o futebol não vive de vitórias morais e é importante, até (e sobretudo) financeiramente que consigamos para a próxima época ultrapassar esta barreira dos oitavos, isto porque a partir dos quartos – de – final tudo é possível…e o FC Porto já não pode contentar com uma boa primeira fase. É necessário que se torne numa presença habitual entre os oito melhores clubes da Europa e desta forma, afirmar-se ainda mais no panorama europeu e mundial!

PS: Ultimamente não se fala noutra coisa senão na selecção nacional. São os treinos dos jogadores, são as conferências de imprensa, são as chegadas dos “galácticos”, são as idas à casa – de – banho, enfim tudo e mais alguma coisa tem sido esmiuçado até ao mais ínfimo pormenor. No entanto há uma cena que não posso deixar de abominar e considerar tão RÍDICULA quanto reveladora da “bagunça” em que se transformou a selecção nacional: o duo musical Scolari/Roberto Leal! Bem é melhor nem comentar, porque o ridículo não tem comentário possível…

13 comentários:

  1. Esta época espera-se o Tetra e os quartos de final da champions, pelo menos. Força Porto.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Lucho só te consigo responder aqui... No gostei das declaraçoes de jesualdo. "Se ficar, nao sei o que tem na cabeça bla bla
    Do AS nao dou credito, todos sabemos que a perseguiçao que a imprensa desportiva espanhola faz em prol dos clubes que lhes pagam (basta ver marca,ronaldo e real) não é credivel, muito menos o "circulo cercano", ora se a mim ele nao disse nada, nao sei que circulo cercano sera esse!!! =P=P=P
    O Pinto não o deixa sair, ele não é pessoa de andar a pressionar o que quer que seja, ja disse que se sente bem aqui, por isso apesar de eu estar OFICIALMENTE NA FASE DE DESESPERO continuo a acreditar no Pinto e que o Meo LUCHI fica aqui e que dia 11 quando for desejar boa sorte aos miudos para estagio no aero ele sera a primeira pessoa a quem falarei e estará lá convicto que fica!!!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. PARABENS ATRSADOS AO BLOG E A TI PRESIDENTE! (tinha de falar nos dois =P) nao tive oportunidade de desejar mais cedo peço imenso perdao e ainda mais por nao ter estado no jantar, mas tive coisas para fazer, inadiaveis!

    ResponderEliminar
  7. RCBC,

    Está aqui um balanço e pêras... em linhas gerais, assim numa leitura na diagonal, não poderia estar mais de acordo com a tua visão dos factos já por demais conhecidos.

    Se internamente, mesmo com a corja ressabiada e invejosa, quais anões ridiculos, tudo tentou para nos retirar mérito, pontos e mais sabe-se lá o quê, foi um passeio triunfal até à glória final... pena não se ter aguentado o TRI mais 1 ou 2 semanas para os festejos se tornarem mais glorificados perante a recepção ao grupo de cabeçudos da 2ª circular... mas a festa do TRI, perante o Estrela, foi digna e honrosa da nossas mágicas cores.

    Na Europa do futebol, não adianta escamotear a verdade que ficou um ligeiro sabor a desilusão aquela noite (como nunca mais outra) do tal apanha-bolas de Gelsenkirchen que na nossa casa, glorificou o seu nome (por meia dúzia de horas apenas, para júbilo dos anões ridiculos deste nosso país). Não foi mau de todo, mas também não foi nada do outro mundo... caímos, no que julgo ser um momento que obrigatoriamente teremos que conquistar por mérito próprio, os 1/8 final... depois, dali para a frente, tudo o que vier, será bom, muito bom... e que ninguém nos diga: irrepetivel!

    Para a próxima época, temos tudo (mais uma vez) para com a tranquilidade e a manutenção do grosso das peça-chaves, mantermos a hegemonia interna e conquistar o bi-TETRA, mais uma vez, contra tudo e contra todos... com uma certeza: para o ano, vai ser pior, muito pior aquilo que nos espera, pq a inveja dessa corja ressabiada está em ponto rebuçado!

    Eu acredito...

    ps - obrigado pelos elogios, que em nada duvido que sejam do mais sincero, mas aqui, neste espaço que não é meu, mas sim nosso e de todos (passe a expressão), não tolero que hajam mais e menos da causa, senão todos importantes e todos válidos: os que escrevem, os que comentam, os que lêem apenas, etc, etc, etc... todos juntos, somos e fazemos o FC Porto! Medalhas ou títulos individuais, é na tasca ali ao lado, não aqui. GaNd'aBrAçO

    ResponderEliminar
  8. Esta época fica-me o sabor amargo sobretudo da eliminação na Champions com tudo para passar.
    Depois logo se veria pois a equipa atingiu a seguir um patamar muito elevado que nos podia ter levado pelo menos às meias e quem sabe ...
    A Taça da Liga, nem lhe ligo embora a derrota com o Fátima tenha sido de mau gosto.
    A final da Taça foi mal perdida mas enfim...
    Agora não haja dúvida que fizemos um tremendo de um campeonato, sem espinhas, enublado com a derrota caseira com o Nacional que se estendeu ao Jamor. Mas nada apaga o brilhantismo e os 20 pontos de avanço.
    A equipa cresceu, Jesualdo cresceu em relação ao ano passado, esperemos que continue a sua evolução de forma a minorar os erros cometidos já por demais escalpelizados.
    No defeso só espero que não saiam jogadores chave - Lucho, Lixa, assunção, Bruno Alves - e que haja coerência e cuidado nas contratações, começando pelo aproveitamento da prata da casa de qualidade que temos por aí espalhados.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Época para 13 valores, no meu tempo de estudante era apenas suficiente.Para o ano tem de ser melhor e Jesualdo já percebeu isso.Sobre a selecção:aquilo é um regresso ao passsado e uma grande pirosisse.
    Tá lamento dizer-te e desiludir-te, mas acho que o Luchinho está mais para lá do que para cá.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  10. É o balanço k reflecte a boa época k o Porto fez. O Tri, conquistado no 3º ano do Apito Dourado, não deixando margem para dúvidas quanto à enorme qualidade de um plantel, capaz de vencer quase todas as vicissitudes...

    Não é um balanço adjectivado de óptimo, pela perda da Supertaça e Taça de Portugal, ambas as ocasiões com confrangedoras exibições, mas tb com os já normais erros de arbitragem contra nós...

    Fcou claramente a sensação de k este Porto podia ter ido mais longe. Mas, lá está, quando não são os árbitros, são as exibições do outro Mundo de jogadores, como o referido caso de Neuer, numa exibição magnífica na Champions...

    Para o ano, já se sabe, será mais do mesmo: ataques viperinos nos jornais, e o Porto a vencer. Jesualdo, claramente seduzido por este projecto e por esta mística, abordou isso mesmo na recente viagem aos EUA.

    Venha de lá o tetra!

    ps: Completamente de acordo contigo em relação ao circo em k se transformou a Selecção!

    ResponderEliminar
  11. Não sei quem é melhor: se o meireles, se o Paulo Pereira...

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Rcbc gostei do teu artigo porque levanta debate. Embora, por vezes, discorde. Mas o debate mostra que vivemos !

    Assim, permite-me escrever o seguinte :

    Eu acho que o FC Porto fez uma grande época. Acho que tem um treinador muito bom.

    No contexto de ataques contra o FC Porto era preciso ganhar a competição Dona com o máximo de pontos de avanço. Foi o que o Porto fez ! E a vitória no campeonato não foi posta em causa.

    Este ano a vitória do campeonato, sem possibilidades de questionamento, era imprescindível,quanto a mim. E muito mais importante que a Liga dos Campeões !

    Era preciso mostrar a superioridade no rectângulo chamado Portugal . 20 pontos de avanço quem contesta ?

    Paradoxalmente, na Europa, a fama do Porto já está alcançada ! Não em Portugal !

    Era preciso uma demonstração de superioridade das ilhas ao continente.

    Graças a Jesualdo,o Porto conseguiu . Graças a Jesualdo talvez quem não soubesse que o campeonato é uma prova de regularidade e não uma taça ( logo os clássicos é para inglês ver ) ficou a saber.

    Esse objectivo foi ganho. No plano interior, não há discussão possível !

    Ninguém põe em causa a supremacia do FC Porto no campeonato.

    Jesualdo Ferreira, quanto a mim, soube ganhar uma "guerra diplomática " . Quem vai pôr em causa 20 pontos de avanço ?

    Ele chegou num momento difícil e soube-se virar !

    Quer se queira ou não o Porto teve um trajecto difícil.

    Salvo erro meu, o Porto defendeu em Zona. Essa mesma cultura, da defesa em zona, foi integrada. O que conta é a trajectória da bola. Talvez por isso o Porto se tenha defendido tão bem em inferioridade numérica quando foi preciso.

    Penso que será difícil o Porto alcançar os quartos de final da liga dos Campeões, em breve. Esta está reservada a quem tem dinheiro.

    E como já escrevi : Nunca se deveria ter construido o túnel sob a Mancha !

    Oxalá me engane ! Vou enganar-me !

    Hoje na edição papel do diário L'Equipe, o presidente do Lyon,Aulas,a drobadinha subiu-lhe à cabeça, diz que vai gastar 60 milhões em contratações !

    Rcbc, desculpa só este aparte. Resposta a uma pergunta.

    Caro Meirelesportuense : O Kir é uma bebida excelente.

    É o nosso aperitivo preferido. Por estas terras . Quer de homem quer de mulher. E não é traiçoeiro !

    É servido numa taça de Champagne.

    A composição assenta no licor de "cassis" cujo teor em álcool é de, aproximadamente, de 14 graus. Não sei traduzir Cassis em Portugues. Só posso dizer que a planta que produz o fruto ( Cassis) é da mesma família que a groselheira.

    Depois acrescenta-se vinho branco.

    Assim, numa taça de champagne deitar um dedo de licor de cassis e depois vinho branco.

    Quanto melhor for o vinho branco, melhor será o Kir.

    E é claro o Kir Real / Royale será servido com licor de Cassis e Champagne !

    Afastei-me um pouco do assunto. Mas talvez não . Sabiam que há enormes discussões para saber qual foi a primeira denominação controlada no mundo : Vinho do Porto ou Champagne ?

    Oba, Oba : Termino aqui caso contrario ainda me afogam numa pipa de Vinho do Porto !

    RCBC, desculpa ter escrito estas últimas linhas neste espaço. Mas foi por bem !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela sua explicação, amigo Maravilha!...

    ResponderEliminar