12 maio, 2008

“Apitos”

Não havendo dúvidas da delicadeza do actual momento, quero manifestar, de forma muito clara e evidente, a minha solidariedade incondicional para com o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, independentemente daquilo que penso em relação àquilo que deveria ser a posição do nosso clube perante toda esta situação.

Percebo, mas não concordo com a decisão tomada pela direcção do clube em não recorrer. Acho que o FC Porto deveria recorrer dessa decisão em virtude da honra e do bom-nome do clube, tal como concordo que Pinto da Costa recorra da punição que lhe foi imposta. Os riscos de que, compreensivelmente, o eventual recurso ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol fosse adiado e cirurgicamente o FC Porto perdesse os pontos na próxima temporada, não justificavam o não recurso do FC Porto. Meus caros amigos, correr-se-ia o risco de começar a próxima época com menos 6 pontos? E daí… obviamente, que o historial de decisões do Conselho de Justiça da FPF é claramente indiciador do futuro que o recurso do FC Porto iria ter… no entanto, acho que a dignidade está acima dos poucos riscos que se corriam em começar a próxima época com menos 6, 12 ou até 15 pontos… acredito que os efeitos práticos não seriam muitos!!

Mas voltemos aos resultados do denominado processo “Apito Final”, um processo que teve origem noutro bem mais mediático, o “Apito Dourado” que ainda decorre nos tribunais civis:

- 6 pontos perdidos
- Suspensão por dois anos do seu presidente
- A multa de 150.000 euros para o clube e 10.000 euros para o seu presidente

De referir que tudo isto resulta da acusação de “corrupção tentada”, ou seja, segundo os senhores que emanaram essa decisão, o FC Porto tentou mas não conseguiu corromper os ditos árbitros… tanta investigação, tanta escuta aos telefones, telemóveis (e mais não sei o quê) de Pinto da Costa, tantas buscas a tudo aquilo que se relaciona com Pinto da Costa, nomeadamente, a sua empresa, tantos “best-sellers” aludindo à vida e obra de Pinto da Costa, tanta análise detalhada a tudo o que se relaciona com o FC Porto e, PASME-SE, o FC Porto é acusado de tentar corromper um árbitro, isto é, os árbitros foram punidos, mas o FC Porto tentou corrompê-los?!?!?

Alguém me explica o que se entende por tentativa de corrupção porque, se o FC Porto tivesse, sem efeito, tentado corromper os árbitros e estes tivessem recusado, não era lógico que os árbitros fossem ilibados?!?!? Não foi isso que aconteceu porque os árbitros foram punidos.

De facto, e em virtude de toda esta situação, tenho tido imensas dificuldades em perceber os contornos deste processo… tenho tido imensas dificuldades em perceber como a Justiça Desportiva decide algo, que a Justiça Civil, também ela sequiosa de provas que teimam em não aparecer, ainda não conseguiu provar em 4 anos. Tenho dificuldades em perceber o conceito de “tentativa de corrupção”.

É mais importante ter lugares na Liga do que bons jogadores!

7 comentários:

  1. O mais espantoso, nas milhares de escutas e investigações, é Pinto da Costa ser acusado de 2 crimes...nos anos de conquistas além-fronteiras. Isso sim, é realmente espantoso. Tantos anos a apontarem-nos o dedo, tantas suspeições e o melhor que arranjam são as patéticas tentativas de corrupção, frente aos colossos Estrela e Beira-Mar? Sobretudo, friso, com Mourinho ao lema, uma super-equipa no campo, capaz de derrotar qualquer adversário europeu, com vantagens pontuais confortáveis no campeonato, e querem fazer-nos acreditar que se tentava corromper alguém, nestas condições?

    Quanto ao recurso, 100% de acordo com o não-recurso. Não precisamos dele para provarmos a inocência. Essa é inata. E, com o recurso, como dizes, os prazos seriam cirurgicamente alargados para a próxima época, correndo o Porto o risco de ficar com 6 pontos a menos numa época crucial, onde os lugares de acesso à Champions escasseam...

    Depois, seria um recurso inutil, com esta já bem conhecida justiça k temos. Bem vistas as coisas, o clube recorre, na figura do seu presidente. E isso, para mim, basta!

    ResponderEliminar
  2. 1. A petulância deste Ricardo Costa está de acordo com o Apito Final... Uma autêntica feira de vaidades com decisões tomadas tendo por base muita falta de credibilidade.

    2. O nosso Bosingwa vai embora, acham bem ?

    3. O Jesualdo ganhou o globo de melhor treinador de futebol. O prémio em si vale o que vale... mas o agradecimento público a Pinto da Costa aziumou muito gente.

    ResponderEliminar
  3. Lembram-se do blog "Portugal Profundo", aquele que denunciou o diploma tirado por telefone do Engº José Socrates??? E que foi por isso perseguido até à exaustão. Pois é, vejam o que ele denuncia sobre esse palhaço da Liga que tanta gala fez do nosso castigo:

    http://doportugalprofundo.blogspot.com/2008/05/o-benfiquista-acidental.html
    [obrigatório ler]

    Afinal não é só teoria da conspiração nossa

    Saudações a todos Blues

    ResponderEliminar
  4. Eu sei ... Nós temos blog, e bom, mas uma voltinha por aí, nunca está de mais . Estive a ver em :

    http://sorumbatico.blogspot.com/2008/05/futebol_11.html

    Isto anda-se a tentar embaralhar...
    Quando venham as olimpiadas dos embaralhadores e embaralhados, esse pódium terá as cores nacionais de ponta a rabo (salvo seja)!

    ResponderEliminar
  5. Desculpem o BIS aqui ... Mas penso que comentários assim "profundos" como os lidos no referido blog,podem vir a ser até capazes de re-inventar uma "suécada" jogada com 11 cartas por barba ... e um "coringa" (verde & vermelho)

    ResponderEliminar
  6. Quando é que vao perceber que para repor alguma verdade nesta merda deste pais, sera preciso investigar TODOS os clubes deste pais? Ah nao esqueçam, so se pode investigar o que esta acima da ponte da arrábida! RIDICULO!

    Para isto tudo um grande LOLOLOLOLOLOLOL

    e muita força ao nosso presidente! Estou consigo SEMPRE!

    Domingo rumo à dobradinha!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  7. "Quanto ao recurso, 100% de acordo com o não-recurso. Não precisamos dele para provarmos a inocência. Essa é inata." 100% de acordo com o paulo. Nao me sinto menos digna de ser portista por não recorremos. E estou A LIXAR para que os outros pensem ou nao que somos dignos. FODAM.SE eles todos!

    Depois: “É mais importante ter lugares na Liga do que bons jogadores!”
    Acho que estes acontecimentos e o lugar em que os bostas acabaram confirma perfeitamente esta frase! BOA ORELHAS ACERTASTE UMA!

    ResponderEliminar