15 abril, 2008

Lutar pela 6ª «dobradinha» da nossa história...

O FC Porto disputa esta noite (20.30h na Sic) em Setúbal o acesso à final da 68.ª Taça de Portugal. Os Dragões procuram atingir a sua 25.ª final enquanto o Vitória tenta chegar à sua 11.ª presença no Jamor. Em termos de títulos nesta prova, o FC Porto já alcançou a glória por 13 vezes enquanto os Sadinos fizeram-no em apenas 3 edições, a última das quais frente ao Benfica em 2005 (2-1). O FC Porto venceu esta competição pela última vez em 2006 (1-0, golo de Adriano) e, por curiosidade, frente a este mesmo Vitória.

O FC Porto procura também esta época a sua 6ª dobradinha depois do tricampeonato já estar decidido a nosso favor desde o dia 5 deste mês. Os Dragões conseguiram essas famosas dobradinhas nos anos de 1956, 1988, 1998, 2003 e 2006. Os técnicos principais da equipa azul e branca nessas épocas (a quem Jesualdo procura juntar o seu nome) eram Yustrich, Ivic, Oliveira, Mourinho e Adriaanse. Se o FC Porto vencer esta Taça de Portugal iguala o Sporting (14) em n.º de trofeus ficando a 10 do Benfica (Leões e Águias jogam amanhã em Alvalade a outra meia final).O FC Porto que já festejou o tricampeonato vai ter pela frente um sensacional Vitória de Carlos Carvalhal que já ergueu esta época a Taça da Liga. Na 1.ª volta do campeonato, em jogo a que assisti ao vivo, os Dragões venceram por 2-0 enquanto no passado sábado (no Bonfim) a vitória sorriu de novo ao FC Porto, desta feita por 2-1. Pedro Proença, árbitro de Lisboa e adepto confesso dos lampiões, será o juiz do encontro. Espero que não se torne a figura principal do jogo porque por vezes é isso que parece procurar e, curiosamente, quando se engana, é sempre contra nós...

O FC Porto entrará esta noite no Bonfim com a sua equipa base a jogar em 4-3-3, sistema preferido do Mister Jesualdo com os extremos Tarik e Quaresma nas alas servindo Lisandro, o nosso matador. No meio campo o tridente habitual (regressa Meireles) e na defesa Pedro Emanuel volta ao onze. Na baliza o guarda redes Helton, ainda limitado, deverá voltar a dar o lugar a Nuno. Todos os Portistas sabem da importância que os Média vão dar a esta competição depois do campeonato já estar nas mãos do FC Porto. Essa guerra já está mais que perdida, por isso vão virar todas as armas nessa direcção para não perderem mais esta batalha, que curiosamente quando o campeão é o Porto, ganha muito mais valor. Por isso e por muito mais há que ganhar em Setúbal e depois no Jamor, é esse o nosso vício, é esse o nosso destino, ganhar. Jesualdo Ferreira procura alcançar a sua 1ª final como técnico principal. Assim seja.

Um abraço,
Lucho.

18 comentários:

  1. Hoje será um confronto titânico. Pela qualidade do adversário, k já referiste, mas fundamentalmente pk Carvalhal soube preparar o terreno para hoje, com sagacidade...

    As críticas à arbitragem, no jogo do campeonato, foram cirúrgicas. Sabendo-se da aversão de Proença ao azul e branco, com um Estádio previsivelmente cheio, hostil, o jogo eá marcadamente polémico...

    Qualquer decisão do juiz lisboeta será alvo de forte contestação, desde k seja a favor do Porto. Por isso, só mesmo 11 guerreiros, indiferentes ao ambiente, serão capazes de repetir a vitória...

    O jogo, pelo grau de dificuldade e sua importância, colocou-me ansioso e, confesso, um pouco temeroso. Espero k o Pittbull não se lembre de nos fazer uma gracinha...

    Com um 11 praticamente na máxima força, temos uma oportunidade soberana de continuarmos a escrever a história. Não a letras douradas. Mas a azul e branco. Este País ainda há-de enjoar essas cores, de tanto as ver a festejar:)

    ResponderEliminar
  2. «Não há derrotas quando é firme o passo»

    Por isso os 11 guerreiros vão dar-nos mais uma grande alegria.

    Tenho fé.

    ResponderEliminar
  3. Contra guerreiros, Dragões a cuspir fogo.Se o Vitória tem muita gente a apoiá-lo, nós também teremos muitos a gritar pelo F.C.Porto.
    Com a excepção de C.A.Silva, todos os treinadores campeões também ganharam a taça, logo Jesualdo tem que ganhar!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. É IR PARA CIMA DELES CARAGO! Com tudo, com chama, garra, coragem, colectivo, união, força, sagacidade.

    Carvalhal é muito esperto mas a malta troca.lhe as voltas. E hoje o Pittbull espero eu que seja só uma carraça anulada pelo nossa defesa de PATRÕES.
    Que Lucho comande como só ele o sabe fazer, que o Zé corra e muito, que Paulo seja o ponto de equilibrio de sempre, que Tarik fale com Ala e nos dê o seu show, que Quaresma esteja num dia bom e que lance um feitiço mesmo à Harry Potter e os deixe todos abananados.
    Eu já disse que quero ir ao Jamor, já prometi dar albergue a duas pessoas lá em baixo na minha casa e não quero que me desiludam por isso: GANHEM! Palavra de ordem é VENCER!

    O campeonato não basta para esta equipa transcendente neste PORTOgal.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. A fé é imensa... mas que esta coisa de ganhar TRI's tão antecipadamente, pode ser uma faca de 2 gumes, pq pode originar um descréscimo de concentração e quando menos se espera...

    Depois, as equipas do Carvalhal (um treinador que não me perguntem pq, mas sempre ma caiu no goto) de mancas não têm nada... por norma, praticam um bom futebol e onde se vêm boas omoletes, onde ovos não os há.

    Mas, logo, com os nosso onze, e na máxima força (Hélton será titular?), não espero mais que ir pra cima deles com alma e chama de Dragão... pq a final do Estádio Municipal de Oeiras espera por nós... mai'nada!

    É caso para pedir que mais logo todos possamos ver... «só um pouco mais de azul»!!

    ResponderEliminar
  6. Acabei de receber a notícia que o nosso Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, foi internado aqui em Lisboa por suspeita de enfarte.

    Espero que seja só um susto porque ainda esperamos muito dele.

    Força Presidente. Viva o FC PORTO!!!

    ResponderEliminar
  7. Força Jorge Nuno. Estamos contigo GRANDE PRESIDENTE.

    ResponderEliminar
  8. Já saiu ...

    "O presidente do FC Porto deu entrada na urgência da mais recente unidade hospitalar de Lisboa, cerca das 13 horas, com suspeita de um enfarte, tendo entretanto já abandonado o local."

    ResponderEliminar
  9. É um boato porco, nojento, vale tudo para atacar P.da Costa.
    Mas, ele não vai parar, e esta escumalha vai ter o pago.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    A rtpi não transmite qualquer jogo das meias finais. Que grande falta de respeito, quanto a mim, por uma competição com muita história. É que não deixa de ser questionante : Porque transmitiu jogos da taça da liga ? Será que a rtpi dá mais valor a esta última ?

    Não sei se poderei ver o jogo por causa de trabalho.

    Só espero a vitória.

    Concordo com a composição das linhas.

    Importante : A revista sofoot on line ( sofoot.com )de hoje põe o Porto em destaque com uma fotografia de Lucho. Em poucas linhas apresenta o Porto como o primeiro campeão continental desta época.

    E acrescenta ( mas o meu sétimo sentido diz-me que esta revista é pro-Benfica ) que o Porto perderá cinco jogadores / creio que vale a pena citá-los.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Afinal, quando a ao nosso Líder e Mitico PdC, em que ficamos?

    Acredito mais depressa numa mentira do Dragão VilaPouca... do que n'uma verdade dos pasquins da vergonha ao serviços dos clubistas ressabiados, invejosos e ridiculos!!! Entendidos?

    Que logo à noitinha, seja verdade ou mentira o boato, que a vitória seja conquistada e oferecida em bandeja d'oiro ao nosso Presidente que bem merece toda a nossa dedicação e apreço por sempre, sempre estar na frente da batalha na defesa da honra e do bom nome do FC Porto, que é de todos nós!!

    Bem haja, Meu Presidente... comigo, nunca estarás só!!

    ResponderEliminar
  12. Desmentido:

    "Pinto da Costa desmente ida ao hospital
    Contrariando notícias que o davam como tendo um enfarte, o presidente do FCP está de boa saúde a caminho de Setúbal.
    Contactado pela redacção da CARAS, Jorge Nuno Pinto da Costa garantiu não se ter sentido indisposto, nem ter visitado hoje nenhum hospital, ao contrário do que foi noticiado por alguns órgãos de informação online. Acompanhado pela mulher, Filomena, em viagem para Setúbal, onde o FC Porto defronta hoje o Vitória local, Pinto da Costa riu-se humorado perante a notícia da sua hospitalização. “Não sabem o que inventar mais, resolveram matar-me.”

    Redacção CARAS  - 15 Abr 2008

    ResponderEliminar
  13. Já têm na parte de cima do blog uma petição para impedir a extinção do nosso basquetebol. Vamos lá assinar a petição.
    Obrigado Blue Boy.

    ResponderEliminar
  14. BRUNO PAIXÃO APITA FCPORTO-BENFICA.

    É o desespero do Sistema.

    ResponderEliminar
  15. Olha, a noticia veio no expresso queriam mais o que?????????
    É MENTIRA, ALIAS ELES PUBLICARAM A NOTICIA ANTES DE PEDIREM CONFIRMAÇOES!
    O bando de merdosos é sempre o mesmo!
    Contra tudo e todos é o que tem de ser, ainda nao perceberam que estas porras so nos dao mais força???

    Bruno Paixao para o Porto Benfica??? Espero que seja atingido com uma bolada nos cornos durante o jogo. Opa e nao é o Lucilnho, eu que gosto tanto dele! Mas como ele deixou de beneficiar os benfas ja nao tem qualidade pronto.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. By the way, o teste de bioquimica correu bem deve dar para o 14! Fiz uns totolotos e acertei em todos, por isso acho que hoje o dia acaba por ser de sorte, pode ser que seja uma projecção do jogo ;)

    E visto que o teste era a minha maior fonte de mau humor, a Ta_8 bem disposta voltou XD

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  17. Domingo lá estaremos a cantar " Pinto da Costa, olé, olé ".
    Cambada de energumenos ...
    Hoje ganhar e mais nada ...
    Domingo idem com bruno ou sem bruno.

    ResponderEliminar
  18. Domingo ás 20h30, lá estaremos!

    FCPorto - SLBenfica

    Abraços

    ResponderEliminar