29 abril, 2008

Gratidão… rima com Alenitchev!

No próximo dia 04 de Maio, vai-se realizar o jogo de despedida de Dmitri Alenitchev dos relvados de futebol, no Estádio do Lokomotiv, em Moscovo.

Alenitchev, agora com 35 anos, iniciou a sua carreira no Lokomotiv Moscovo, em 1991, mas foi no rival Spartak que ganhou maior projecção e atraiu as atenções de Itália. Em 1998, foi contratado pela Roma, mas foi cedido ao Perugia antes de rumar o FC Porto em 2000, onde se manteve até 2004.

Depois das conquistas de Sevilha em 2003 e de Gelsenkirchen em 2004, onde marcou golos em ambas as partidas, regressou a Moscovo para terminar a carreira no Spartak.

Esta é a hora de recordar um jogador de excelente técnica, passe e visão de jogo, que para além da sua enorme e reconhecida humildade, poderia ter tido uma ainda maior projecção no FC Porto, caso não tivesse na altura que viver na sombra de um outro mágico, o Deco.

Mesmo assim, e sempre que foi chamado a entrar em campo, cumpriu com mestria e afinco as tarefas que lhe foram destinadas.

Posto isto, e porque neste nosso clube que é o FC Porto, nunca tivemos memória curta e sempre soubemos acarinhar e agradecer a quem sempre nos respeitou e contribuiu para os nossos êxitos, não posso deixar de aqui em palavras sentidas, transmitir o meu particular agradecimento, respeito e admiração por este Senhor Jogador e Homem com “H” maiúsculo por todos os momentos bonitos e alegrias que nos proporcionou … Obrigado, Alenitchev!

9 comentários:

  1. GRande este Czar da antiga Russia...no nosso porto foi um portento ve-lo jogar..por vezes parecia na querer nada com o jogo..outras endiabrado aparecia a carimbar classe nos relvados k pisou...
    2 momentos que nao esqueço...um frente ao belenenses em casa conseguio falhar por 2 vezes a mesma grande penalidade..o outro bem mais saboroso os golos das ultimas conkistas na Europa e o comentador desportivo em relato a ser tb Dragão e entoar o ineskecivel Dimitry..Dimitry...dimitry ALenitchev...ate me arrepio so de pensar nesses momentos

    ResponderEliminar
  2. Um jogador com classe, um Dragão ! Vestiu a nossa camisola e honrou-a. Dois momentos marcantes/importantes do nosso clube têm tb marca russa... Dimitri não te esqueceremos.

    Saudações azuis.
    Dracaena

    ResponderEliminar
  3. Falar de Alenichev é recordar momentos de glória e de classe. Dimitri deixou a sua marca neste clube mágico.

    ResponderEliminar
  4. Grande craque.
    Jogador de grandes momentos, que esteve nas últimas grandes conquistas do F.C.Porto.
    Marcou em Sevilha e Gelsenckirchen.
    A sua vinda para o F.C.Porto foi uma grande luta.
    Até arrepia ouvir a voz do saudoso Jorge Perestrelo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Jogador dos grandes momentos mas foi com Mourinho que atingiu o máximo. E é bom não esquecer que foi o único jogador a marcar em 2 finais europeias ao serviço do Porto em Sevilha (muita calma) e em Gelsenkirchen (a fuzilar para o 3-0).
    Dimitri... Dimitri... Dimitri Alenitchev sempre no nosso coração azul e branco

    ResponderEliminar
  6. Estes momentos fazem me arrepiar e choramingar :x Pena só ter 14 anos quando isto foi, não ligava tanto ao futebol na altura!

    ResponderEliminar
  7. Faz vir a lagrima ao canto do olho. Recordar Alenitchev é recordar uma epoca de ouro e momentos maravilhosos que ele e companhia nos proporcionou. Marca a minha infancia e um pouco da minha adolescencia como portista e por isso estará sempre no meu coração.

    OBRIGADA ALENI «3 :')

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. o segundo video deixa.me a chorar cada vez que o vejo... Pareço uma madalena porra!

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Um daqueles jogadores que, pela postura que teve, caiu no goto dos adeptos...

    Postura aliada a uma enorme qualidade, fizeram da passagem do russo pelo Porto um momento de ternas e gratas recordações...

    A cereja no topo do bolo: esses dois golos magníficos, nas duas finais da era Mourinho. Frieza impressionante na finalização, começando a desbravar, em Sevilha, e a acentuar, em Gelsenkirchen, o domínio portista na Europa...

    Dimitri, Dimitri, Dimitri Alenichev!

    ResponderEliminar
  9. De facto, Alenitchev´foi daqueles jogadores... que deixam saudades.

    Sempre profissional a 101%, nunca criou problemas, nunca foi um titular assumido... e no entanto, tanto na entrada, na presença e na saída, sempre soube ser um SENHOR com "S" maísculo!!

    Parabéns Alenitchev e boa sorte para a nova fase da tua vida.

    ps - realmente, estes vídeos, com o aúdio a acompanhar, é de ir às lágrimas :D

    ResponderEliminar