15 março, 2008

Sem mimos para os bebés...

Ainda dói. A letargia apoderou-se de mim de tal forma que não consigo vislumbrar no resto do campeonato nacional alguma réstia de interesse. A modorra que, se tornou o campeonato interno, impede-me de sair deste estado ébrio de tristeza. Não consigo exorcizar a noite do dia 5 de Março. O âmago de ser portista não é certamente este, sei-o e isso mata-me. Mas, a criança, que chora compulsivamente com os fracassos – injustos ou justos – do FC Porto teima em exprimir-se irracionalmente, batendo energicamente com os pés no chão, exigindo às entidades divinas que transformem o desfecho do inglório jogo europeu.

O jogo contra a Académica não ofereceu qualquer estímulo – compreensivelmente - para a minha convalescença. Posto isto, aposto neste clássico portuense para revitalizar o meu estado de espírito. Os embates contra a equipa de Leixões nunca se afiguraram fáceis, como a história pode ilustrar. A motivação natural, de defrontar o campeão nacional, aliada à rivalidade histórica e à recente chicotada psicológica no comando técnico Leixonense poderá aumentar, exponencialmente, o grau de dificuldade do encontro.

O Prof. Jesualdo promoveu as entradas do jovem Castro e o central Stepanov na convocatória para combater a ausências do Bosingwa e Paulo Assunção.

O argentino Bolatti terá sido preterido por questões técnicas – falta de ritmo face à recente lesão. A nota de destaque é o cariz defensivo que a convocatória, subtilmente, denota e a falta de soluções ofensivas para o centro do terreno.

A equipa que eu colocaria no Estádio do Mar, frente ao 14º classificado, seria: Helton, Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Marek Cech, João Paulo, Raul Meireles, Lucho, Tarik, Ricardo Quaresma e Lisandro.

A estratégia que a minha irascível criancice utiliza para afastar esta dor é de visualizar os germânicos do Schalke em cada jogador adversário. Espero que os jogadores do FC Porto optem pela mesma estratégia e me ajudem a enterrar esta agonia...

Abraço sulista azul e branco,
CJ

8 comentários:

  1. Para apoiar a minha equipa nem que fosse na liga dos ultimos. Falta de interesse? Nunca, é do FCPorto que se trata nunca havera falta de interesse. É a champions? Nao, mas é uma competiçao em que nao ha vitorias feitas e esta temos de conquista.la para os derradeiros passos ate ao tri. Nao pode haver falta de interesse. Da minha parte nunca havera. A vida continua ja passaram quase duas semanas mas que raio. Cabeça erguida entao vamos la!
    E hoje seremos grandes como sempre somos.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  2. O champanhe já foi encomendado, agora só falta abri-lo e já não falta muito..

    Hoje à noite mais um jogo Rumo ao Tri e cheira-me que o Maritimo nos vai dar uma ajudinha...

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. No meio campo também poderia jogar o Meireles no lugar do Assunção e o Kaz se jogar mais rápido.
    Mas o J. Paulo também está bem.

    ResponderEliminar
  4. Esta equipa parece-me bem. Concordo com as escolhas. Pode sempre como diz o caro Jorge Aragão jogar o Kaz na posição de médio defensivo. Não me recordo se alguma vez ele jogou sozinho nessa posição pelo que poderia ser interessante saber até que ponto ele rende nessas funções.

    Que luxo o Porto se puder dar a estes caprichos de experiências para retirar mais valias sobre os jogadores... Creio que chega a altura de o Porto começar a preparar a próxima época e fazer uma pré-temporada antecipada e assim começar a estruturar o plantel para a próxima época, mas sem nunca colocar em causa algo primordial para os portistas que é a vitória.

    Gostava sinceramente que o Leixões continuasse na nossa Liga pois é um clube com identidade, mas que não seja hoje que amealhe esses necessários pontos.

    Motivação falta pelos lados doa aviário da segunda circular, por isso é que o espanholito disse que deu à sola!!!! Aqui tem de haver sempre motivação.

    Só uma coisa é que não posso admitir aos jogadores... É que se poupem a pensar no Europeu para fazerem bons jogos e darem à sola... Acho que sabem daquilo que estou a falar e logo me surgem dois nomes...

    Vamos a mais uma enchente ao Estádio do Mar.

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  5. Aprígio Santos condena atitude do Benfica

    O Benfica ofereceu uma peça em cristal ao árbitro no jogo com a Naval
    Aprígio Santos condena a atitude do Benfica, que esta época, no jogo frente à Naval, no Estádio da Luz, no passado dia 15 de Setembro de 2007, ofereceu ao árbitro Rui Silva, uma peça em cristal, como prenda.

    O jovem árbitro de Vila Real, ouvido no Tribunal de Gondomar, no âmbito do processo “Apito Dourado”, afirmou perante o juiz, que já esta época, aquando do jogo Benfica-Naval, recebeu uma prenda em cristal do clube da casa, referindo que foi uma das mais valiosas que recebeu até agora, a par de um fio de ouro do Gondomar.
    Rui Silva disse ainda que nunca recebeu pressões de ninguém para alterar a verdade desportiva e que no futebol não tem amigos, "só conhecidos".

    Seja como for, esta surpreendente declaração assumindo que recebeu uma prenda, deve merecer, sabe Bola Branca, uma avaliação por parte da Comissão Disciplinar da Liga, até porque os regulamentos interditam a recepção deste tipo de prendas.
    De resto, o presidente da Naval, Aprigio Santos, não deixa passar em claro a situação, apontando o dedo a Luís Filipe Vieira, que muito tem falado sobre o processo “Apito Dourado”.

    Aprígio Santos diz que é um defensor da arbitragem, mas que muita gente que opina, o conhece mal.

    O presidente da Naval aguarda desenvolvimentos neste caso espoletado ontem pelo árbitro Rui Silva, ao mesmo tempo que dá como garantida a conquista dos 3 pontos, no tal jogo com o Belenenses, por utilização indevida do camaronês Meyong

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Os três pontos são necessários !

    O jogo dá na rtpi. Espero que tenha tempo para o poder ver.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Sim meu caro Porto Maravilha o jogo será trasnmitido na RTPi, mas na falta dessa haverá mais canais com transmissão on-line.

    E para o Porto temos de arranjar sempre um tempo extra... :)

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a tua análise, CJ! Tb eu sinto este campeonato algo sensaborão, com poucos motivos de interesse. Mas, dado que a prova continua (deveria criar-se uma nova regra, em k se começava outro campeonato qd a margem pontual atinge estes níveis obscenos)este será um jogo em k a rivalidade acenderá ânimos...

    Com os 3 pontos a serem extremamente preciosos para o Leixões, será de esperar uma refrega intensa, rasgadinha, jogada intensamente. E será bem interessante vê-la...

    Conto com os 3 pontos, para k a festa seja cada vez mais uma realidade...

    Abraço,

    ResponderEliminar