02 fevereiro, 2008

Alguém vai ter que pagar a factura

Pelos vistos o campeonato está relançado. A fórmula é simples: um infortunado líder, oito pontos de distância, junta-se à emulsão um Sporting – equiparada à selecção de Itália, campeã do mundo, por um erudito paineleiro – polvilha-se com a conduta irrepreensível dos habituais arautos da moral desportiva (agressões bárbaras, arremesso de cadeiras e acessórios incandescentes para o relvado) e no fim colocam-se três brindes, consequência da estrondosa e esmagadora exibição, na cidade berço, cujo objectivo se restringia à luta pelo 2º lugar.

O folclore retoma os trilhos da 2º circular e os propagandistas subservientes do regime vermelho levantam dúvidas sobre a capacidade do FC Porto em aguentar tão “escassa” vantagem.

Utilizam o passado recente como gazua para escancararem e corroerem, lentamente, a confiança e a personalidade vitoriosa do nosso plantel.

Enganam-se redondamente.

As vitórias morais têm o peso que têm, mas, no último clássico a equipa demonstrou uma assombrosa superioridade, tanto a nível qualitativo – individual e colectivo – como na abnegação, raça e disponibilidade física para dar a volta ao marcador, sendo o Lisandro López actualmente o expoente máximo desses itens. Há muito que a minha alma não era invadida por uma mescla de sentimentos.

Os minutos finais revelaram-se um misto entre a frustração, raiva (pelo resultado) e a serenidade de espírito, garantida pela boa exibição do FC Porto, apenas traída pelo infortúnio.

E, por muito que abomine a tese das vitórias morais, a exibição rubricada no clássico permite-nos julgar que o resultado negativo representou um mero percalço na caminhada vitoriosa até ao Tri.

Posto isto, sábado, é um excelente dia para entregar a factura ao Leiria. A história do David e Golias já teve o seu epílogo no domingo passado e desejo que o drama não se repita. É intolerável perder, consecutivamente, pontos com equipas inferiores especialmente na antecâmara da ida ao Estádio dos Barreiros.

O Leiria ocupa a última posição da tabela e apresenta maiores fragilidades no ataque com a ausência do senegalês Sougou no CAN08 e Maciel por lesão.

Deverão, certamente, optar pela estratégia do autocarro e fé na santinha de Alvalade.

Aqui em cima, está o meu palpite para a equipa titular que vai subir ao relvado, no Dragão, ante à equipa do Lis.

A não inclusão do minino Ricardo Quaresma no onze poderá parecer surpreendente, face à minha afamada admiração pelas suas potencialidades futebolísticas e a militante relutância com que defendi o atleta dos recentes assobios. Pois bem, seria desonesto intelectualmente se não reconhecesse que o Ricardo Quaresma teve uma sucessão de afirmações e comportamentos pouco dignas para com a instituição que representa.

Admiro o génio indomável com que perfuma o seu futebol, contudo, não aceito que esse factor paralise a sua educação e formação cívica. Um jogo no banco só lhe fará bem.

Abraço,
CJ

5 comentários:

  1. Viva !

    Efectivamente, o importante é nao perder pontos em casa.

    Para as pequenas grandes estatisticas : A rtpi da o Benfica às 22h15 (Paris) . O Porto passa em diferido às 3.30 da madrugada. Direitos abertos ou canais fechados esta tudo visto !

    E eu sempre sem net !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. Nem mais!

    Psicologicamente importante este jogo frente ao Leiria, após a derrota de Alvalade. E, como o CJ diz, é imperativo não perder pontos frente a equipas k lutam pela manutenção, ainda por cima no Dragão. Relembro k o Porto terá ainda bastantes saídas complicadas, podendo em caso de vitórias no Dragão, até final, gerir sabiamente a margem pontual nos confrontos fora...

    Compreendo o pk de pedires o banco para Quaresma, pois tb eu não concordo com atitudes como as praticadas pelo Mustang. Mas, como o Estilhaço diz, seria um tiro no próprio pé dar o estatuto de suplente ao ciganito. Nesta fase, seria mais prejudicial ao FCP do k o benefício extraido da decisão...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Hoje estou mal disposto, por isso não admito outra coisa que não uma vitória contundente, com rasgos de uma supremacia estonteante e por um resultado expressivo no final dos 90 minutos...

    Se assim não for venho aqui insultar os jogadores todos... lol
    Estou mal disposto...

    O Quaresma se quiser fazer birra que faça com a mamã dele... Admiro-o muito enquanto jogador do FCP, mas é isso que ele é para mim... Nada mais!!!
    E se tem contracto, se recebe ao final do mês (e não é nada pouco) só tem é de respeitar tudo e todos e na hierarquia dentro do Clube o treinador é que manda nele, por isso se o Quaresma viesse ler este comentário, só lhe queria dizer que «respeitinho é muito bonito»

    Apesar de tudo e repito, gosto muito dele e gostava que ele fosse o próximo símbolo do dragão, tal como o Baia, ou o J.Costa ou Gomes ou outros.


    PS - Blue não leves a mal eu não o quero fazer, mas se os jogadores não se comportarem com a dignidade do emblema que envergam hoje, vai tudo corrido a C***alhadas... Lol

    Sudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  4. Já estou menos chateado, porque o Porto acabou de ganhar aos «bermelhos do bairro» em Hóquei...

    Para os jogadores de Futebol acaba de ser mais um aviso... Comportem-se como os meninos do Hóquei que ganham dezenas de vezes menos do que vocês e dão tudo pela camisola que representam... E vão ser Heptacampeões... Jesus que massacre...

    Saudações Azuis e Brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Mais uma vitoria , mais uma alegria!

    Mas enquanto matematicamente o campeonato nao estiver ganho , ha sempre que estar concentrado.

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar