29 janeiro, 2008

A nossa campeã em exclusivo para o BiBó PoRtO

Entrevista a Sara Oliveira, nadadora do FC Porto, nossa representante nos próximos Jogos Olímpicos, em exclusivo para o blog BiBó PoRtO, carago!!.

Sara Oliveira, na primeira pessoa, responde de seguida às questões do Lucho. Uma palavra de agradecimento pela simpatia e disponibilidade demonstradas por esta nossa campeã, até agora, a única atleta do FC Porto já com participação assegurada nos próximos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A natação do FC Porto tem na Sara Oliveira um exemplo de grande bravura, competência e qualidade. Uma nota ainda para vos dizer que este fim de semana foi a vez dos nossos Juvenis participarem no Torneio Nadador Completo da categoria. A equipa do FCPorto/Império Bonança conseguiu o 1º lugar nos Juvenis A Masculinos (1992) por João Miguel Ferreira.


ENTREVISTA 'EXCLUSIVA'
Sara Oliveira, nadadora do FC Porto

Lucho: Como vieste parar ao FC Porto? Como surgiu o gosto pela Natação?

Sara: Nasci nas Antas mesmo em frente ao antigo Estádio das Antas e sempre vivi lá. Aos 6 anos, os meus pais decidiram inscrever-me nas aulas de natação do Clube. Nessa altura praticava também ginástica e estava a ter aulas de música, idade em que os pais gostam de oferecer aos filhos bastante diversidade de actividades para eles descobrirem o que realmente gostam. Aos 9 anos, fui chamada para a equipa de competição onde comecei a nadar mais vezes por semana, continuava a aprender música mas penso que já tinha deixado a ginástica. Como estudava também perto de casa, era bastante fácil para os meus pais, pois não se perdia tempo em viagens. Entretanto, fui evoluindo na natação e comecei a ter bastantes fins de semana preenchidos com competições o que me dava pouco tempo para estudar para a escola e música. Acho que foi por volta dos 13 anos que abandonei a música e fiquei só a nadar e estudar (penso que foi quando comecei a entrar nas selecções nacionais o que me tirava mais tempo ainda). Tinha bastantes amigos na natação e realmente gostava de nadar, sentia-me bem, gastava energias e divertia-me. Acho que desde o inicio que gostei de nadar, era bom chegar ao Verão e poder mostrar a toda a gente que nadava bem e rápido.

Lucho: Esperavas chegar aos Jogos Olímpicos de Pequim? Em Paris, quando conseguiste esse apuramento, o que sentiste?

Sara: Há quatro anos atrás já tinha tentado a apuramento para os Jogos Olímpicos. Fiquei muito perto, mas infelizmente, ou felizmente... acabei por não conseguir. Sempre aprendi que mesmo as coisas que podem ser muito dolorosas em certas alturas, vão-nos ajudar com certeza no futuro e penso que foi o facto de não ter conseguido há quatro anos os mínimos que me deu força e maturidade para quatro anos depois ter conseguido os mínimos. Em Paris, senti uma grande felicidade, fiquei muito feliz comigo mesmo, pois depois de ter passado momentos menos bons no passado, tive força e acreditei que um dia iria conseguir e consegui. Foi um sonho realizado, mas que soube bem melhor porque foi muito suado e trabalhado.

Lucho: Sentes-te a maior referência do FC Porto na Natação? O que podemos esperar de ti? Quais os objectivos individuais e colectivos para esta época?

Sara: A natação do FC Porto sempre teve grandes referências a nível nacional: Rui Borges, Joana Soutinho, Mário Carvalho, Luís Monteiro... sinto que sou uma boa atleta mas que tenho bastante ainda para evoluir. O início desta época foi um pouco atribulado, pois tive uns problemas nos ombros que penso já estar resolvido, por isso acho que vai ser uma boa época, época dos Jogos Olímpicos onde espero conseguir bons resultados (melhorar os meus tempos e bater recordes nacionais).

Lucho: Achas viável que ainda venhamos a ter uma piscina do FC Porto? Sentes que isso seria importante para a Secção?

Sara: A antiga piscina das Antas foi um grande marco na minha vida de nadadora. Foi lá que aprendi a nadar, foi lá que treinei bastantes anos e fui campeã e recordista nacional. A festa de encerramento daquela piscina ficou gravada na minha memória. Acho que ainda consigo lembrar-me de todos os pormenores daquela piscina. Era também a maior escola de natação do País, o que foi tudo perdido a partir do momento em que a destruíram. Em termos de competições, confesso que a piscina de Campanhã nos dá condições que poucos clubes no País têm. No entanto, como escola de natação, como escola de futuros campeões ficamos a perder bastante, pois temos menos crianças. Uma piscina do FC Porto seria muito importante para a secção, muito importante para a Cidade também.

Lucho: Que tens a dizer sobre o nosso blog de adoração ao FC Porto? Achas importante o acompanhamento que fazemos semanalmente (terças-feiras) das outras «modalidades amadoras»?

Sara: As modalidades em geral são muito pouco apoiadas no nosso País, por isso, acho bastante importante que haja pessoas que se preocupem em divulgá-las, até porque começamos a ter bons resultados em algumas delas.

Um beijo da Sara.
Antes da actualidade das modalidades quero referir que a rúbrica das glórias do passado, sempre que existirem entrevistas exclusivas do blog, fica adiada para a semana seguinte. A próxima personalidade a ser destacada será Rui Rocha do Andebol e de seguida Rui Santos do basquetebol. Este fim de semana o nosso hóquei continuou imparável enquanto o andebol conquistou uma vitória importante e muito suada no recinto do Sporting. O basquetebol é que destoou mas continua na luta. No futebol demonstramos a justiça da nossa posição na tabela classificativa pela qualidade de jogo exibida. E podem continuar a nomear os Xistras do costume.

Andebol: FC Porto derrota Sporting e assume liderança
1º FC Porto (40 pts, 16 jgs), 2º ABC (39 pts, 15 jgs), 3º Belenenses (36 pts, 15 jgs).

crónica do Sporting/Porto (21-23): assisti pela SportTv a este emocionante jogo de andebol. Sofri imenso com as falhas na finalização dos nossos jogadores que permitiram algumas vantagens de 2 e 3 golos ao Sporting. Na 2ª metade, Eduardo Filipe afinou a pontaria e Tiago Rocha destacou-se pela sua eficácia e garra habituais. Escusada a expulsão de Ricardo Moreira por conduta incorrecta... mas foi na baliza que o Porto ganhou o jogo com uma grande exibição de Ricardo Candeias, fundamental para a vitória alcançada no recinto do Sporting. A 3 minutos do fim, um golo de Tiago Rocha deu o 21-22 e o Porto passou para a frente do marcador, para depois mais uma defesa de Candeias permitir novo ataque e 7m por falta sobre o nosso pivot. Eduardo Filipe não falhou e o Lucho suspirou de alívio. Já está, já está!!! O FC Porto lidera, mas tem um jogo a mais que o ABC. Amanhã, temos um Madeira-ABC depois do empate entre minhotos e encarnados na última quarta-feira. Sábado (16h) é o Espinho quem vem a Santo Tirso defrontar o FC Porto. Na taça da Liga que se disputa no final de Fevereiro (em Portimão), iremos defrontar nos quartos o SC Horta. O nosso capitão Arezes lesionou-se na Selecção e estará de baixa 2 meses enquanto o novo reforço Saric ainda não jogou, devendo-se estrear no próximo sábado.

Basquetebol: Com Americanos destes não vamos lá
1º Ovarense (92%, 13 jgs), 2º FC Porto (77%, 13 jgs), 3º Ginásio (46%, 13 jgs).

crónica do Porto/Barreirense (90-94): Foi por sms que recebi o resultado deste jogo. Saía de Fânzeres quando a má notícia me chegou. Ao que parece, o jogo disputado em Vale de Cambra correu muito mal ao FC Porto que consentiu a 3ª derrota na prova diante do último classificado. Uma ponta final de grande espírito de entreajuda dos 3 Portugueses - Cunha, Marçal e Figueiredo, permitiu recuperar 14 pontos e ficar a apenas 1 nos últimos instantes. O cesto da reviravolta não aconteceu e depois o Barreirense consolidou a vitória nos 4 pontos de vantagem. É absolutamente incompreensível o rendimento dos americanos Payton e ultimamente também, o Toree Morris. Duas nulidades absolutas que Babo terá que ponderar... aliás, o nosso treinador foi duro com alguns deles acusando-os de apenas olharem para o seu ego. Este fim-de-semana em Vagos, temos a Taça da Liga com o Porto a jogar 5ª feira (21.30h) frente a este mesmo Barreirense e se passarmos, jogaremos sábado a meia final (14.45h) com o vencedor do Ginásio/CAB. No domingo às 17h, joga-se a final, com transmissão televisiva por confirmar.

No basquetebol, destaco ainda que o FC Porto sagrou-se este fim de semana Campeão Distrital de Juniores B (depois do título nos «Juniores A» na semana passada), ganhando a fase final que se disputou em Grijó. Três vitórias em 3 jogos, limpinho!!!

Hóquei: Continua o percurso imaculado do hexacampeão
1º FC Porto (52 pts, 20 jgs), 2º Benfica (43 pts, 20 jgs), 3º Oliveirense (38 pts, 20 jgs).

crónica do Portosantense/Porto (3-6): Vitória indiscutível dos Dragões na Ilha de Porto Santo. O jogo esteve complicado com 2-2 já na 2ª parte, mas a ponta final dos atletas azuis foi avassaladora dilatando a vantagem até aos 6-3 finais com 3 golos de Ventura, 2 de André e 1 de Jorge Silva. Arbitragem deplorável com clara perseguição aos atletas do FC Porto.


crónica do Porto/Barcelos (5-2): No sábado estive em Fânzeres com a companhia do Estilhaço (que é o responsável pelas produções de fotos e vídeos deste jogo), ele que agora é um adepto verdadeiramente fascinado pela modalidade. Também compareceram desta vez, o Blue Boy e o Xeio_d_Xono. Escolheram bem a partida porque o Barcelos é sempre um bom adversário e na 2ª parte chegou a causar alguns calafrios a Edo Bosch que esteve imperial defendendo um penalty e um livre directo. Na 1ª parte, mais um show de Reinaldo Ventura com 2 belos golos e 1 outro de Emanuel Garcia. Na 2ª parte, o FC Porto chegou aos 5-1 com golos de André e Figueira, reduzindo o Barcelos a 2 segundos do fim. Caio levou azul de forma escusada... E pronto, lá estamos nós no 1º lugar, 9 pontos de avanço e ainda sem derrotas. No próximo sábado (17h), vamos à Luz defrontar o Benfica em jogo que poderá ter transmissão na RTP2.
















Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Ricardo Candeias

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais, uma vez mais, pelas duas vitórias conquistadas pela nossa equipa de hóquei diante de Portosantense e Barcelos ... e para jogador da semana, a escolha recai em Ricardo Candeias (na foto), pela excelente exibição diante do Sporting no jogo de domingo. O guarda redes do FC Porto esteve imperial na defesa da nossa baliza sendo o principal obreiro da vitória do andebol do FC Porto em Almada. Grandes prestações também dos hoquistas Reinaldo Ventura, André Azevedo e Edo Bosch, dos basquetebolistas Paulo Cunha, Nuno Marçal e João Figueiredo e dos andebolistas Tiago Rocha, Carlos Martingo e Eduardo Filipe.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

16 comentários:

  1. Mais uma vez excelente, abordagem do fim de semana desportivo do grande FCP...

    Saudação especial a «nossa» Sara Oliveira e muita determinação e garra que estamos por cá a torcer pelos sucessos dela, que também são nossos.

    Parabéns e obrigado a ti Lucho e a Sara.

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  2. Lucho,

    Bela entrevista, restando agora desejar boa sorte à Sara, nessa tremenda aventura k é a participação nos Jogos Olimpicos. O feito é mesmo esse: participar, sabendo de antemão k a nossa natação não pode competir por medalhas com os colossos mundiais. No entanto, como frisei, o mérito é lá estar, podendo desde já considerar-se isso uma grande vitória.

    Qt ao resto, mais do mesmo. O basquetebol continua a enfermar dos mesmos males, constituindo o Payton uma verdadeira desilusão. É pena, pois se ele tivesse um décimo do talento do irmão mais velho, jogador da NBA, o Porto estava bem servido. Assim, é o de sempre. Os americanos são como os melões. Só sabemos o k eles valem epois de os abrir.

    Aqui em Vagos, pela 2ª vez consecutiva, vamos assistir à Taça da Liga. E, se no ano passado fiquei com ela atravessada, vendo um pavilhão ao rubro com a nossa eliminação (vinguei-me depois na final, com os vermelhos a perderem, para grande estupefacção da turba), este ano gostava de comemorar a vitória.

    No Hóquei, a caminho de prolongar o feudo, k ameaça ser eterno. Sempre a rolar para a vitória.

    No andebol, está a cumprir-se o teu desejo, com o Porto a assenhorear-se do 1º posto, lutando bravamente com o ABC. Vamos lutar pelo título até à última gota de suor.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Dragão Caixa cresce dentro dos prazos:

    Quatro meses após o arranque das obras, O JOGO foi visitar a futura casa das modalidades dos dragões, mesmo junto ao estádio:

    RUI GUIMARÃES («O JOGO»)

    Para quem visita as obras - e são muitos os curiosos que as espreitam -, ainda é muito difícil imaginar como será o Dragão Caixa, futuro pavilhão do FC Porto. Mas a sua construção, que arrancou há precisamente quatro meses, segue a pleno vapor e dentro de todas as expectativas, ou seja, estará pronto em Abril do próximo ano, com um custo total de 11, 700 milhões de euros. Mas, para quem, leigo, observa o seu desenrolar, não é fácil perceber o que está ali a acontecer. Visitar as obras com Luís Silva, da PortoEstádio, que acompanha o seu evoluir bem de perto, ajuda bastante. "Está a terminar a fase de fundações e daqui a nada começará a passar-se à fase da estrutura. Aliás, nalgumas partes da obra, também essa parte já se iniciou", revela.
    Luís Silva confirma também que a obra está "a decorrer dentro de todos os prazos previstos" e diz mesmo que "a parte em que havia mais probabilidades de se registarem atrasos, por não se saber exactamente o que se vai encontrar no solo, já está a terminar".
    É mais um sonho dos dragões que caminha para a concretização e que, visualmente, não será muito diferente do outro, o estádio, tornado realidade em 2003, e que do alto da sua grandeza parece vigiar o crescimento do novo membro da família. "Terá coerência arquitectónica e de conceito", garante Luís Silva.
    NÚMEROS

    3
    O total, em quilómetros, utilizado em estacas. As estacas são enterradas no solo, como uma espécie de alicerce, sendo que a sua profundidade depende da zona, mas serão elas que suportarão toda a estrutura.
    47
    O número de trabalhadores que nesta altura estão ocupados com a construção do Dragão Caixa, o pavilhão que o FC Porto está a erguer junto ao seu estádio.
    100
    As toneladas de aço já gastas, basicamente no preenchimento das estacas restantes fundações. As estacas não são mais do que estruturas feitas em betão armado que perfuram a terra .
    8500
    Os metros cúbicos de terra já retirados da zona onde se está a construir o "Dragãozinho". Um número que não deverá aumentar, uma vez que tal ocorre com maior frequência na altura das remodelações de terreno, que está praticamente terminada.

    ResponderEliminar
  4. Lucho, sempre a considerar-te nesta rubrica semanal verdadeiramente imprescindível para todos nós que gostamos do Clube até ao infinito.
    Ainda não tive tempo para tratar de nada em relação ao " meu " Atletismo mas logo que possa entrego-te o que arranjar.
    De resto viva o Andebol, no bom caminho e o Hoquei.
    Es+peremos que a crise no Basquet seja ultrapassada rapidamente. Confio no Babo.
    E no sábado ... rgresso rápido aos golos e às vitórias no futebol.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Lucho esta página é fundamental!
    Sobre o basquetebol:já não há pachorra, aquilo é maus de mais: não há equipa, não há alma, não há nad!Tornou-se uma coisa familiar, para entreter os amigos.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o basquetebol, espero bem k não seja assim como dizes, Dragão Vila Pouca. Espero bem k não.

    Estarei lá na 5ª, a vê-los frente ao Barreirense, curiosamente a equipa k nos derrotou no passado fim-de-semana. E sinceramente quero uma vitória. Esta malta aqui de Vagos é anti-portista primária. Puta k os pariu!

    ResponderEliminar
  7. Vila pouca:

    Estás convidado para assistires ao meu lado a um jogo de basquetebol do nosso Porto e verás a garra e a mística q existe em 2 jogadores da nossa equipa, Marçal e Cunha, pelo menos... Depois já não dirás o que disseste, podes ter razão relativam/aos Americanos mas o resto não. E os nossos técnicos tb sofrem mt pela equipa.

    P.Pereira:

    Os anti-portistas esta semana estão por todo o lado. Aqui em Vila do Conde tb existem. SE pudesse metia-os todos num grande contentor para faze reciclagem.

    ResponderEliminar
  8. P.Cunha? Concordo em absoluto! N.Marçal nem tanto, e depois não te esqueças que eu conheço bem a secção de basquetebol e os seus dirigentes... Na época passada vi todos os jogos em Matosinhos.
    um abraço

    ResponderEliminar
  9. VILA POUCA:
    Manda-me o teu email para

    sergiopmgomes@hotmail.com

    para depois nos encontrarmos no próximo jogo em matosinhos.

    eRA um prazer conhecer-te pessoalmente.

    ResponderEliminar
  10. Um beijinho de parabéns e muitas felicidades para a Sara.
    Também eu cresci no Estádio das Antas e fui atlela de nataçao do FCP até aos meus 15 anos.
    Sei bem o que significa para quem passou pelas escolas de nataçao do FCP, o encerramento da "nossa" piscina.

    ResponderEliminar
  11. Lucho, sempre em cima do acontecimento, carago!... pena que a pontaria este fds estivesse tão, mas tão descalibrada, mas pronto, esqueçamos os «orgamos» psicológicos com que por estes dias uns tais de 6 milhões e mais alguns tristes seguidores, andam com sorriso de canto a canto.

    Quanto a mais um «exclusivo» para este blog, enquanto administrador, não posso deixar de te endereçar mais uma vez os parabéns por tão brilhante trabalho em prol deste blog, sempre e sempre com a «amadoras» em ponto de mira.

    Desta vez, calhou-nos em sorte, o passarmos a conhecer mais uma pérola, estrela ou lá o que lhe queiram chamar, do nosso FC Porto, a Sara Oliveira, a «nossa menina» que estará nos Jogos Olimpicos a defender as nossas cores... e tb as de PORTOgal :D

    Felicidades Sara... e mostra pró mundo de que fibra é feito um Dragão!!!

    Quanto ao resto, se no Hóquei continuamos na senda das vitórias inequivocas (tendo desta vez acompanhado o Lucho e o Estilhaço em Fânzeres... mais vezes haverão concerteza, ainda antes do novo 'Dragãozinho'!), no Andebol, já não é só morder os calcanhares ao ABC, mas sim colocar a pressão no máximo... no Basquetebol, pelos vistos, estamos a cair ao de leve, levemente.

    aKeLe aBrAçO,

    ps - tal como previa, o «menino mimado» já foi perdoado... fui eu que vi mal, fui eu que ouvi mal, fui eu que percebi tudo mal, pois, pois... tivesse sido outro e a esta hora, estava em casa de castigo com processo disciplinar, mas como não é, tasse bem... depois, é por estas e por outras, que os problemas de balneário começam a surgir e todos nós feito papalvos sem perceber nada do que se passa... pois, siga pra bingo, senão o «menino mimado» pode (voltar a) choramingar :D

    ResponderEliminar
  12. Irrepreensível como sempre LUCHO!
    Uma palavra de apreço e gratidão á nossa SARA OLIVEIRA, pois já é uma estrela da nossa natação portuguesa. Muito boa sorte para ela, e que chegue em grande forma aos jogos olímpicos de PEQUIM.
    Um bem-haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  13. Excelente entrevista Lucho, e concerteza que vai representar Portugal muito bem Portugal nos Jogos Olimpicos de Pequim em 2008 e como não podia deixar de ser, é do FCPORTO!

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. A entrevista da Sara está muito bem conseguida, dando a conhecer a Sara ea realidade da Natação do nosso clube.

    Quanto ao fim de semana desportivo, apenas o basquetebol nos desiludiu (perder com o último classificado???). Não vi o jogo, mas pelos comentários,a equipa não tem jogado como equipa e existem alguns jogadores a mais.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  15. Como sempre, um verdadeiro 'lucho' esta rubrica sobre as modalidades. Parabéns pela entrevista à Sara Oliveira, uma campeã que merece ser re(conhecida) por toda a comunidade azul e branca e a quem desejo a melhor sorte sorte em Pequim... Grande trabalho, Lucho!

    ResponderEliminar
  16. Obrigado a todos pelas palavras simpáticas. Tudo o q se faz neste blog tem o objectivo único de engrandecer cada vez mais o F.C.Porto, e é isso q tentamos fazer todos os dias.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar