23 janeiro, 2008

Estórias de um clássico

Segunda-feira
Os adeptos Sportinguistas, através dos seus blogues e tendo na mira a telenovela do assobiar ou não assobiar, efectuam uma petição online a Ricardo Quaresma para que ele boicote o jogo em Alvalade.
Alegam que eles que o viram explodir, com pouco mais de 17 anos, no Verão de 2002 sabem o que ele vale e que o seu potencial é infinitamente superior ao clube que representa e blá, blá, blá.
Esquecem-se porém que apenas no FC Porto o Quaresma já ganhou, pelo menos, um par de campeonatos, uma taça intercontinental, duas taças de Portugal, duas supertaças e foi, pelo menos duas vezes, considerado o melhor jogador português.

Terça-feira
Escândalo no sorteio da VI eliminatória da Taça de Portugal, oitavos-de-final, realizado no auditório da sede da FPF, às 12h30. Aparecem duas bolinhas com o nome de um dos clubes da 2ª circular.
O Exmo. Sr. Presidente do Sportem, após uma jantarada bem regada, acende o seu Cohiba Esplêndido e convoca uma conferência de imprensa.
Começa por falar na descida da Euribor e a respectiva influência na resolução do problema do relvado de Alvalade. Lança, logo de seguida, um rol de críticas a Bruno Paixão por causa da arbitragem no Boavista-Sporting (2-1) de 2004.
Continua com uma acérrima critica à actuação do árbitro João Ferreira no jogo da época 2006-2007 frente ao Paços de Ferreira e termina com a esperança de que não seja sorteado o Sr. Pedro Proença para o clássico de Domingo.

Quarta-feira
O setubalense (ou sportinguista?) Sr. Lucílio Baptista é nomeado para o jogo da 17ª jornada da Liga, a visita do líder FC Porto ao Sportem.

Quinta-feira
É emitido, de forma anónimo entre os cibernautas Portistas, um email pedindo a todos os adeptos que assistam, pela TV, ao jogo e que necessitem de ir, durante a partida, ao frigorífico buscar cerveja que evitem passar junto ao ecrã.
Razão: não dar desculpas ao Liedson para ele se atirar para o chão e reclamar grande penalidade.

Sexta-feira
Numa demonstração inequívoca de camaradagem e fair-play, Zé Bosingwa e Pedro Silva jantam juntos no McDonalds (TM) de Coimbra.
Tinham até planeado selar as pazes com uma cachimbada da paz. Mas, como o vermelho do sinal de proibido fumar era enorme e a possibilidade do indivíduo, sentado na 3ª mesa a contar do fundo e a fumar uma cigarrilha, pertencer à ASAE, decidiram apenas trocar os brindes que saíram no Happy Meal (TM).
nota ao Presidente deste blog: que nem te passe pela cabeça colocar o sinal de proibido fumar neste blog!!!

Sábado
O treinador do Sportem, Sr. Paulo Bento, garante, em conferência de imprensa, que o titular na guarda da baliza vai ser o Stoikovich.
Afirma que este já entendeu o que deve fazer caso exista um atraso de bola por parte de um dos seus companheiros.
Ainda nessa noite e na SIC foi transmitido um programa especial de longa duração intitulado de 'O que Camacho pensa sobre o Sporting-FC Porto'. Além do próprio D. Sebastião, que continua envolto em espesso nevoeiro, teve como convidado especial o Sr. Castelo Branco que defendeu a ideia que, antes de se marcar um golo deve-se arranjar sempre a fita do cabelo.
Apareceu ainda, como convidado surpresa, o Sr. Frota que tentou explicar ao D. Sebastião a melhor maneira de dar 'show di bola', ao que este respondia com um 'Porreiro pá, porreiro. La pelota no entra pero vamos à trabajar trabajar'.

Domingo
Leio, logo pela manhã, no jornal que para um Brasileiro, clássicos são jogos onde dois times tradicionalmente rivais se encontram para quebrar pau. Agrada-me a expressão e esboço um largo sorriso para começar o dia.
A meio da tarde é notícia que várias camionetas vindas do Porto com adeptos foram bloqueadas nas portagens de Sacavém. Algumas, que tentando fugir ao bloqueio, tomaram o desvio da CREL foram prontamente interceptadas por brigadas mistas da PSP/ BT/ PJ/ SEF/ CM/ TVI, etc.
Assistiram-se a alguns momentos de tensão, mas após a intervenção dos Presidentes dos dois clubes envolvidos no clássico e a confirmação que todos os adeptos eram possuidores do respectivo bilhete, tudo se esclareceu. Os responsáveis por tal operação de segurança ter-se-iam equivocado na data da sua realização, pois esta estava só agendada para os play-off do hóquei em patins, lá mais para finais de Abril.
Esclarecida a situação, seguem todos juntos (os adeptos, Presidentes e forças de segurança) em marcha de passeio e amena cavaqueira.
O FC Porto ganha por 1-0. Aos 74 minutos uma recuperação de bola de Pedro Emanuel, na entrada do meio campo, que a encaminha para Lucho. Este, de cabeça levantada, vê a desmarcação de Quaresma e passa-lhe a bola. Segue-se um arranque imparável de Harry Potter que deixa para trás o Polga e enfia, de trivela, o esférico entre o Tonel e o Stoikovich.
É assim como um 3 em 1. Mais 3 pontos, mais um passo em direcção ao tri e o arquivar de alguma polémica que possa ter existido entre o Mágico, os adeptos e o clube.

FIM

ps - Fora das quatro linhas continua a guerra de informação. Embora alguns média continuem a colocar em letras grandes a afirmação do envelope branco e não tendo até em conta os alegados jantares é visível que a situação de tal Senhora é tudo menos cómoda. E por falar em cómoda afinal não era apenas uma, transformaram-se em duas. Da mesma maneira que as visitas dos árbitros afinal 'eram' apenas uma e de que o livro original tinha apenas 99 páginas.

[nota do administrador] Taça de Portugal, sorteio dos 1/8 final - Sertanense (III Div) vs FC Porto - 9 ou 10/Fev/08.

12 comentários:

  1. Mais um excelente post do Estilhaço cheio de ironia e muito talento.

    Adorei aquela do jantar do bosingwa:) Está demais.

    Acertas no lagarto baptista q decerteza será nomeado. E finalizas com a trivela para tudo acabar bem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. G'anda Estilhaço,

    Como sempre, destrutivo no humor. Está hilariante...

    Só fiquei sem saber quem era esse Pedro Silva? É jogador de futebol?:)

    Quanto ao resto, finaliza da melhor forma. Golo de trivela, do Mágico, mesmo no final, selando as pazes k nunca deveriam ter sido quebradas. K se cumpra essa premonição...

    Qt à dita "senhora", segundo consta na blogosfera, a dita cuja vai ser convidada do próximo Dança Comigo. E se levassem também a Morgadinha, para bailarem "ambas as duas" agarradinhas?

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço, realmente, não há condições para ler os teus posts... são de uma ironia hilariante, que até contagia.

    E sabes uma coisa? onde me desmanchei foi na história do 'proibido fumar neste blog', porque acredites ou não, era uma das brincadeiras que estava preparada para colocar ainda esta semana na zona dos links... pelos vistos, estragaste a piada e lá se foi a ideia para o 13º arquivo :D

    Agora, a que me mais curti, foi mesmo a tal história do engano nas data para o bloqueio na A1... tu não perdoas carago! :D

    Para fechar em beleza esta semana de clássico, e pegando na trivela da (b)itória, é caso para dizer que hoje, passado todo o alvoroço completamente desnecessário, todos fazemos fé para que o nosso Quaresma, qual Harry Potter, consiga também ele fazer calar os assobios do WC XXI... já vi este filme em sonho; falta apenas transportá-lo para a «realidade»!

    Quanto aos jantares, cómodas ou páginas... é deixá-los andar, porque este ano, já tivemos que viver sem o presépio de Natal, dado que uma das personagens principais (vcs sabem bem qual a espécie mamífera), ao que parece, emigrou para o Pólo Sul. Só tenho uma dúvida... querem ver que o par do «Dança Comigo», vai ser o «varão»? só pode, é claro :D

    ps - Quanto aos 1/8 final da TP, é para vencer... mas há que ter cuidado, porque o «brasuca-mor» já veio dizer que na Sertã, moram ex-Flamengo, ex-Botafogo e ex-Vasco da Gama... uiii que temos tanto medo :D

    aKeLe aBrAço,

    ResponderEliminar
  4. entao suas bixax!!!

    eu ja estou no WC MUNICIPAL....
    no domingo ja la estou a faxer as minha necessidades para akela gente...

    e pelos vistos nao vai ninguem do blog.. o k é pena...

    imaginem voces,vou no autokarro da conkorrencia, arranjei bilhete pela casa do sporting de espinho..." um obrigado ao meu sogro,foi graças a ele"...pensei k nao,mas ter um sogro sportinguista tambem tem as suas vantagens...

    hasta la vista baby

    ResponderEliminar
  5. Depois da grande campanha do BES com o Cristiano Ronaldo:
    "O Cristiano é como o dinheiro, parado não rende!!!"
    A nova campanha com o Nuno Gomes trocando apenas uma vírgula de lugar:
    "O Nuno Gomes é como o dinheiro parado, não rende!!!!"

    ResponderEliminar
  6. Humor ao seu melhor nível :)
    De ler, reler e pedir por mais!

    Como é ? Então os senhores do blog não vão acompanhar os "nossos" rapazes a Alvalade ?!!

    ResponderEliminar
  7. Excelente, Estilhaço.Parabens.
    Humor do melhor.

    ResponderEliminar
  8. heliantia


    pelos vistos serei o uniko do blog a akompanhar os bravos do norte em mais uma visita a marrokos...

    ResponderEliminar
  9. Nesse caso "xeio_d_sono" trata de nos trazer uma vitória acompanhada de uma excelente exibição, combinado ? :)

    ResponderEliminar
  10. Muito bom Estilhaço, excelente post ehehe

    Domingo, já vão ficar a 17 pontos :)

    ResponderEliminar
  11. Estilhaço estás em grande!
    Hoje fui ao Olival ver a Intercalar e notei a falta do xeio_de_xono, afinal já percebi porque ele não apareceu.Está de diarreia e não pode sair do W.C.
    Fiz um pequeno post sobre o jogo quem quiser ver...faça favor.
    Alguém sabe do Leandro Lima?Maldito sol brasileiro!!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. dragao vila pouco,nao fui ao olival porque tive assuntos pessoais para tratar.. mas vontade nao faltava...

    fica para a proxima...

    mas no domingo é que vai ser.. vais???

    ResponderEliminar