21 janeiro, 2008

De volta

Depois de uma longa ausência motivada por razões de ordem pessoal e profissional é com o maior prazer que volto a opinar neste fantástico espaço de debate desportivo que é o Bibó Porto!

Gostaria de abordar nesta crónica, duas questões que me parecem incontornáveis no actual panorama desportivo português: o miserável estado a que chegou a concorrência do FC Porto e a muito recente história dos “assobios”.

Obviamente, aquilo a que temos assistido nas últimas semanas tem sido a um conjunto de prestações vergonhosas, desastrosas e incrivelmente medíocres dos “dois” de Lisboa… é miserável o estado a que chegou a concorrência do FC Porto! Não era nada a que não se estivesse à espera… a mim, parece-me que se a classificação actual reflectisse aquilo que os clubes realmente jogam e valem, a ordem seria esta:

- 1º FC Porto
- 2º Guimarães
- 3º Setúbal
- 4º Braga
-…
-10º Glorioso
-11º Grande rival do glorioso
-…

Mas enfim, este campeonato não é mais do que o resultado do trabalho estrutural, não conjuntural, de um clube que há muitos e muitos anos merece o estatuto de grande clube português e grande clube mundial! Para tristeza de muitos é certo, mas a verdade é que o FC Porto é um clube que prima pela organização, pela humildade, pelo trabalho, pela qualidade demonstrada, pela combatividade que demonstra em cada jogo… É por tudo isto, e muito mais coisas, que eu sou do FC Porto!!!

Os outros definham-se por estes campos fora… e porquê? É muito fácil, meus amigos: fanfarronice, megalomanias, mania das grandezas, falta de organização, olhar para os problemas dos outros sem olhar para os seus próprios problemas, desculpar os seus problemas recorrendo a tudo e mais alguma coisa, enfim… estes são alguns dos “ingredientes” que formam a “salada de frutas” em que se transformou o nosso campeonato, em especial os ditos “grandes” de Lisboa…sim, porque “GRANDES” são o Setúbal, o Braga, o Guimarães, …

Dito isto, é com alguma estranheza que sou obrigado a abordar a tal história dos “assobios”. Não os irei massacrar com grandes teorias sobre os assobios, sobre as fintas de Quaresma, sobre as perdas de bola, sobre os dribles inconsequentes… apenas considero que há certas situações que me parecem ser algo “esquisitas” e “estranhas”:

- Não… eu não critico as declarações de Quaresma no final do jogo;

- Infelizmente, e por razões óbvias, não me é permitido ver jogos no Dragão ao vivo e a cores… no entanto, acho que se os visse, a última coisa que faria seria assobiar jogadores como Lucho, Lisandro, Quaresma, Helton, Bruno Alves e alguns outros que por razões de espaço não vou evocar;

- Deixo uma pergunta: admito que Quaresma possa merecer algum assobio mas… e Mariano Gonzalez o que merece? E Kaz o que tem feito pelo clube? E Lino, merece mais ou menos assobios que Quaresma? E Postiga? Mereceu tantas oportunidades… E Cech? Merece ser mais bem tratado que Quaresma?

Espero que não me interpretem mal mas, é o que penso…

ps - [nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 4 novas imagens (total: 193 slides)… passem por lá para confirmar, não custa nada! Só tens que clicar no banner respectivo logo ali acima.

18 comentários:

  1. quem muito pensa pouco acerta!!!lol

    um abraço a todos portistas!!!

    ResponderEliminar
  2. Somos primeiros no grupo da Liga dos Campeões...
    Somos líderes isolados na Bwin...
    Na Taça seguimos em frente...

    Estamos mesmo muito mal habituados, não estamos ?!!

    :)

    Concordo consigo quanto à classificação "real" do nosso campeonato e quanto ao Quaresma.

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião sobre Quaresma é a seguinte:

    1º) Não concordo com os assobios seja ao quaresma seja a quem for.

    2º) O meu clube é o FC Porto, o Quaresma é um simples jogador do clube que no último jogo se portou mal em campo e pior qd confrontado pelos jornalistas. Não esqueço a sua magia mas vedetas não vou nunca colocar acima do clube. Meu caro o q nós queremos é q você, qual harry potter marque mais 1 em Alvalade pq ganha mais em 1 mês do q eu em mts anos. E não sofre por este clube 1 centésimo do q eu sofro.

    3º) O Treinador é q deixa as coisas chegarem a este ponto. Tem q ter mão em todos os jogadores sejam eles os melhores ou os piores. Se a atitude deles for outra e se o treinador isso exigir os adeptos não ficam chateados e o Quaresma até se sentiria melhor csg peóprio.

    4º) O FC Porto já ficou sem GOMES, MADJER e outros e ainda hj é campeão.

    ResponderEliminar
  4. quaresma: já vais tarde, o banco dum clube estrangeiro aguarda por ti...

    ResponderEliminar
  5. A atitude dos grandes jogadores é a mesma num Benfica-Porto ou num Porto-Aves. E ISSO não aconteceu!! Humildade é o complemento q Adriaanse lhe exigiu pq o resto já ele tem, enormes potencialidades e grande talento. Não percas Harry Potter aquilo q pensava eu tinhas já assimilado. Volta o Quaresma de 2005/06.

    ResponderEliminar
  6. Sim é verdade, todos os grandes jogadores merecem ser acarinhados e aplaudidos pelos adeptos Portistas e Quaresma como o grande jogador que é não é excepção, contudo a reacção que teve não foi a de um jogador profissional de Futebol, deixando, a meu ver, perceber que há algo mais para alem dos assobios... E subscrevo por inteiro tudo o que o Lucho disse nos seus dois Comentários. Totalmente de acordo contigo Lucho!!
    Vejam a minha opinião sobre isto no meu Blog:

    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    Super Dragão

    Saudações Portistas!!!

    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Os adeptos não assobiam o Cech, Kaz e o Postiga porque sabem a qualidade desses jogadores. No caso do Quaresma, assobiam porque sabem que ele pode fazer muito melhor do que aquilo que fez no sábado.
    Também não concordo em assobiar seja qual for o jogador do FCP. O César Peixoto no tempo do Couceiro também era assobiado logo á primeira perda de bola e á primeira falha, enfim.
    Só condeno é o que o Quaresma disse no final do jogo porque se ele já deu muito ao FCP também o FCP já lhe deu muito a ele.

    Cumprimentos a todos

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Grande RCBC, é um regresso em plena força, imparável. Pareces o Quaresma, com as suas trivelas k destroçam os adversários:)

    Qt aos pretensos adversários, já disseste tudo. Vivem apenas de megalomanias fanfarronices, parecendo aquela história infantil da cigarra e da formiga. Enquanto nós, a formiga, trabalhamos com afinco para vencermos, a cigarra deixa-se iludir por diárias capas de jornais (hilariante a página interior da Bola de hoje, com o título "Sepsia já mostra pé esquerdo"), mas sem serem capazes de criar um projecto estruturante...

    Como com o mal dos outros podemos nós bem, continuando à procura incansável demais títulos...

    O assunto do momento, no Porto, é a questão dos assobios. Tal como muitos de nós, detesto ouvir apupos aos atletas k vestem de azul e branco, mas também tenho k compreender k, em alguns momentos, a tensão do próprio jogo faça soltar uma vaia ou outra...

    No caso em questão, se Quaresma teria alguma razão, perdeu-a toda com aquelas declarações finais, feitas a quente, é certo, mas reveladoras de um caracter ainda imberbe. Quaresma continua a ser idolatrado, sendo claramente um jogador de top...

    Por isso, não deve ficar afectado com algumas manifestações de desagrado, nem estas refletem algum tipo de animosidade para com ele. Vejo isto da seguinte forma:

    Tenho dois filhos, de 5 e 1,5 anos. Adoro-os. Mas não significa k, em alguns momentos, não lhes dê alguns berros, equivalentes às vais no futebol, para k eles parem com as diatribes...

    Qual a melhor forma de fazermos as pazes? Grande exibição do mágico em Alvalade:)

    ResponderEliminar
  9. blue liga-me... quero falar ctg por causa dos temas...

    ResponderEliminar
  10. quem assobia não percebe nada de futebol e é quem vai á mama.

    quero ver para o ano quando ele for emora os burros a pedir para que volte.

    E o zé quando for para manchester e vier o João Pereira do Braga .....o farias tb era fraco e eu a dizer para esperar que ele é grande jogador e alguns "burros" a gozar.....o caxana é que sabe......


    abraço

    ResponderEliminar
  11. Um individuo está preso na esquadra, todo arrebentado...
    O advogado comparece para libertá-lo, e pergunta o que havia acontecido.
    O cliente começa a explicar:
    - Bem, eu estava passando na rua e de repente, vi um monte de gente
    correndo. Estavam socorrendo uma prostituta, que acabava de dar à luz um
    lindo menino. Solidário, comprei um pacote de fraldas para presentear a
    prostituta. Então, um Polícia do Corpo de Intervenção, com 2 metros de largura, se
    aproximou e vendo o pacote de fraldas nas minhas mãos, perguntou:
    - P'ra onde vai isso?
    E eu respondi:
    - Vai p'ra puta que pariu...
    Depois disso não me lembro de mais nada...

    ResponderEliminar
  12. RCBC, bem vindo sejas a este espaço de discussão... e logo em grande.

    No que toca à 1ª parte do teu comentário, apenas digo que é um filme já visto desde há algumas décadas para cá... nós, sabemos!... se eles não o querem ver, problema deles. Resta-nos deixá-los falar sozinhos.

    Já quanto ao tema «assobiativo», aceitando e respeitando toda e qualquer opinião contrária (não, não assobiei, pq não sei, mas qd chegada a hora, soltei cá para fora o que me ia na alma)... apenas digo que o Mágico 'Quaresma' fez por merecer a assobiadela monumental que ouviu, vou voltar a repetir, 2 minutos antes de ter marcado o golo da tranquilidade.

    Quem lá esteve, viu o porquê de tal reacção do público... quem não esteve, fala apenas do "ouvi dizer que, disseram-me que, contaram-me que...".

    Depois, sobre as declarações no final, já tudo foi dito e redito... ainda bem que neste jogo, nenhum microfone no final do jogo se aproximou de Lino, Kazmierczak ou Mariano, senão, ia ser um ver se te avias de queixinhas e queixumes. Adiante.

    E porque ao que vou lendo, e até mesmo ouvindo desde sábado passado, afinal, sempre pensei que o clube de todos nós fosse o FC Porto... com as 'pedras nas mãos' de alguns, afinal, este clube que me tolhe a alma, um tal de FC Porto, não existirá senão na minha mente, fruto de uma qualquer alucinação... o que existirá afinal na realidade, é um clube FC Quaresma, um FC Lucho, um FC Lisandro, etc, etc... enfim.

    Resta-me dizer que para os que pensam assim, por mim, bem podem continuar a gostar desses clubezecos de carreira com nome próprio... que eu vou continuar a gostar do meu FC Porto: o meu único clube, o meu único ídolo, a minha única paixão... esteja lá o Manuel, o Joaquim, o António ou outro qualquer!

    Passem bem...

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  13. Amigo Caxana, pela minha parte, nunca me vais ver a 'chorar' pela saída de ninguém... só faz falta quem cá está; quem não está (ou não quer estar), não faz falta alguma!

    Já vi Antónios Oliveiras, Fernandos Gomes, Madjers, Futres, Decos e outros que tais, sairem (e pelo que fizeram por nós, obviamente que deixaram saudades, mas pela minha parte, nunca 'choro')... e ao FC Porto o que lhe aconteceu? continuou a ganhar, a conquistar troféus e a elevar o seu nome bem alto!

    Por isso, nem me aquece, nem me arrefece, quem não quer estar... já devia era ter ido!

    "Os jogadores passam... o clube fica para todo o sempre!"

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  14. ahahahahahahahhahahahaha

    isto parece uma novela MEXICANA, digo isto pq?
    1- pq o blueboy ta sempre com o CD riscado!!!!"só faz falta quem cá está; quem não está (ou não quer estar), não faz falta alguma!".
    2-em relaçao ao que o blueboy diz dos jogadores que viu a jogar, ok , alguns tb eu vi, agora ele viu o ANTONIO OLIVEIRA a jogar?que nao chora? ahahahaha nao digas isso a ninguem blueboy, que tu es uns dos mais "choroês" que eu ja vi!!!!

    atençao que nao estou aqui a defender ninguem e muito menos o bixana,(ele nao precisa de defesa, ele ja o foi!! agora anda numa de treinador!!), foi so dar-te um achega que parece que andas com "dores".

    uma abraço a todos os portistas!!!

    ResponderEliminar
  15. valeu a pena ler os comentários dos meus amigos!Então aquele do amigo Caxana está demais!Sim aquele sobre o gajo que foi preso!Quanto à assobiadeira ao Quaresma não estou de acordo!Não estou porque acho ridiculo aplaudir agora e assobiar mais logo!Eu nunca assobiei o homem "já jhe chamei *+*`#+* várias vezes cá para mim"!Mas que o aplaudi outras tantas também é verdade!A reacção dele tirando a camisola e prestando aquelas declarações aos pasquineiros cá para mim é tipica de alguem que já sabe que vai sair no final da época!

    ResponderEliminar
  16. Há que salientar que o FC Porto, não é composto por individualidades, mas sim por um todo. Porque tudo aquilo que se ganha e acontece, é trabalho de todos e não apenas de alguns. É normal X ou Y terem mais prestigio, mas isso não lhes dá direito de "serem" mais que os outros. No Porto sempre assim foi, e para nossa alegria, espero que sempre assim seja.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Amigo Miau, mais uma para ficar sem resposta, até porque já disseste tudo... de "achegas", já cansa.

    Passa bem...

    aKeLe aBrAço,

    ResponderEliminar
  18. hummmmm!!!!

    resposta vazia a tua blue boy!!!
    la andas tu com os nin´s!!!

    como sempre vou respeitar a tua maneira diplomatica!!!

    ResponderEliminar