13 janeiro, 2008

A cor da camisola

O meu questionamento, quanto à cor da camisola, começou há anos. Para quem quer ler, foi assim que começou.

Aquando do jogo Porto-Juventus, na final da Taça das Taças, data memorável, recebi, um grande amigo que veio de férias. Era Portista ferrenho e conhecedor de futebol. Naquela época, na década oitenta, ver um jogo de futebol, em televisão a cores, não era dado a todos. Os aparelhos eram caríssimos e os impostos referentes ainda mais caros. Fomos, pois, ver a final a casa de amigos que tinham televisão a cores.

O meu amigo disse, logo, vendo as primeiras imagens: "O Porto vai perder. Perde sempre quando joga com este equipamento alternativo". Respondi: "Deixa isso. Ainda vão pensar que somos parolos.Estamos no país de Descartes !".


O Porto perdeu, mas ganhou prestígio. Grande jogo. Que sinfonia o Porto deu ao Futebol. Após o jogo, ficámos a falar, com os nossos amigos, sobre o jogo. Na troca de palavras, foi abordado o tema do equipamento alternativo. Durante a apresentação das equipas, os comentadores focaram que o Porto não jogava com a sua camisola habitual para que os telespectadores, sobretudo aqueles que ainda não tinham televisão a cores, não confundissem as duas equipas .

Lembro-me, perfeitamente, de alguns comentários que, depois, foram feitos entre a nossa roda de amigos e amigas. Por exemplo, as camisolas às riscas tornam os jogadores mais elegantes porque alongam a silhueta. Contrariamente, as de cor unida podem dar uma impressão de bloco sólido. E etc..

Recordo-me,também, termos dito que, por causa da profusão, já então anunciada, da televisão a cores, as camisolas poderiam , no futuro, perder as suas características identificadoras.

E não foi o que aconteceu ?

Tenho visto gente jovem e, por vezes, menos jovem que anda com camisolas deste ou daquele clube sem conhecerem nada de futebol. O que lhes interessa é a cor e, essencialmente, o design da camisola. Depois, cosem por cima do emblema, etc., um motivo qualquer e a operação estética está realizada.

Detesto estas operações estéticas qualquer que seja a cor do clube. Acho que é falta de respeito pela modalidade.

Também já tenho visto camisolas onde é difícil descortinar o emblema no meio de tantos nomes de patrocionadores.

Se, por agora, o equipamento FC Porto tem resistido muito bem a esta avalanche publicitária, não deixa de ser assustador ver, por esse mundo fora do futebol, equipamentos, alternativos ou principais, que mais se assemelham a cartazes publicitários que a camisolas desportivas, propriamente dito.

Já assisti à cena seguinte, num estádio de futebol . Todo o público entoava "Allez les B!". Eis que um pai se vira para o seu filho: "Então, não puxas pelo nosso clube ?". A resposta foi rápida e directa: "Mas pai, não é a nossa equipa. Eles não estão vestidos de B!".

Se "a vida é feita de pequenos nadas", pensemos neste pequeno pormenor do equipamento. Com efeito, não será o equipamento um dos aspectos estruturantes e identificadores para o público que vai aos estádios ?

Deixo o debate em aberto.

E Viva o Porto !

4 comentários:

  1. Ore nem mais, caro Porto Maravilha...

    Neste mundo do futebol, one a vertente espectáculo está indissociavelmente ligada à do negócio, chega a ser obsceno a quantidade de equipamentos novos que vao surgindo, à média de 2 ou 3 por época, numa cedência ao marketing...

    Como dizes ao finalizar, sem dúvida que o equipamento é, para além de elemento identificador, um dos ex-libris do clube? Cabe na cabeça de alguém o desaparecimento das belíssimas riscas azuis e brancas? Claro que não! São elas k impõem temor ao adversário, são elas k identificam o clube por esse Mundo fora e são elas a razão da nossa existência e do nosso fervor...

    Abraço,

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  2. Tal como a maioria dos nossos adeptos tb prefiro ver o FC POrto com o equipamento tradicional. Até acho q dá maior força e motivação aos nossos craques... :)) Abraço

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  3. PortoMaravilha, não podia estar mais de acordo... as nossas cores são eternas... a nossa camisola 'original' é mítica.

    Por tudo isso, não há marketing algum que alguma vez se sobreponha à nossa recordação... e ao nosso sentimento mais profundo.

    aKeLe aBrAçO,

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  4. 100% de acordo .
    Azul e Branco " ad eternum "!

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