26 janeiro, 2008

A ansiedade

Pois bem, falta pouquíssimo tempo para mais um clássico. E numa época normal, andava por aqui em pulgas, ansioso por ir a Alvalade, e já não devia adormecer sem pensar no jogo, há uns largos dias. Mas esta época tudo é diferente, tenho dormido bem, nem apetite para ir a Alvalade tive e a ansiedade ainda não tomou conta de mim.

Num ano normal, um clássico era um jogo entre duas equipas rivais. No domingo, vai ser um jogo entre uma equipa que entra em tudo quanto é competição com o intuito de ganhar, contra uma que tem como objectivo lançar jovens "talentos", e que raramente consegue usufruir da qualidade desses "talentos", sendo equipas com objectivos maiores (como o caso do FC Porto), que agarram essas pérolas e as deixam amadurecer... e usufruem desses "diamantes" quando eles já se encontram lapidados.

Um dos jogos que me lembro bem, é um clássico de há 2 anos, onde vencemos por 0-1 em Alvalade, com um golo de um tal Jorginho, que hoje anda por Braga. Estava fora do país, e ainda passei a 1ª parte do jogo numa LAN, acompanhando o jogo pela rádio online. Mas não conseguia aguentar aquela ansiedade. Uns tempos depois de sair da LAN, estava com 2 amigos no elevador do Hotel e recebo a chamada do meu pai para me avisar que o Jorginho tinha facturado. Nem queria acreditar, pensei que fosse uma mentira daquelas bem grandes. Mas não era, e quando vi o golo (eram cerca de 4 da manhã, que é a bela hora a que a RTPi passa os jogos), vi aquele golo e que golo. No fim deitei-me feliz, porque o FC Porto tinha ganho a um rival.

Tenho algumas saudades desses tempos, das velhas picardias, hoje em dia os meus amigos do SCP nem querem comentar o jogo, não lançam "bocas", nem nada do género. Andam na azia total. É o Paulo Bento, o Soares Franco, o jogador A, o B, o C, etc. Queixam-se de todos eles. Cada vez mais concluo que Portugal se tornou demasiado pequeno para este FC Porto, e só espero que no domingo, os nossos homens, nos ajudem a demonstrar isso.

Um abraço,
Tiago Teixeira

18 comentários:

  1. Viva !

    Continuo sem net em casa. Probema de linha defeituosa que sera resolvido, segundo disseram me, antes do fim do mes.Parece que estou num pais do terceiro mundo.

    Teixeira, gostei do teu artigo mas permite so um comentario : Nem sempre a rtpi passa em deferido e quando passa ( domingo sera às duas da manha ) é a horas sem nexo, como bem escreves.

    Resta agora saber se a rtpi passa em deferido se por ser o porto ou por ser o sporting. Ser paranoico por vezes pode ser salutar

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. se me for permitido comentar aqui vai:

    realmente nunca estão bem com a nossa equipa se não é do cú é das calças.
    picardias??? para quê???
    somos adeptos ou vandalos temos de ser civilizados já que eles não o são.

    á dias disse aqui uma coisa onde ninguem respondeu o caso do zé ir para o M.U. e de vir o João pereira, não sei pq mas deve ser ffalta de alguma visão desportiva..........

    ps:Rezei 1/3 para achar 1/2 de te levar para 1/4.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Belo post Teixeira, realmente agora o clássico Sporting vs FCPorto e vice-versa já não dá aquela pica de se ver mas, pelo menos para mim há sempre aquela expectativa de ver o jogo.

    Saudações Portistas,

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ó caxana essa do J.Pereira deve ser tanga, nunca ouvi falar. É jeitoso, mas não tem perfil para jogar no F.C.Porto.Se o Zé sair, o F.C.Porto encontrará um substituto à altura.

    ResponderEliminar
  5. Teixeira, é um facto indesmentivel que este clássico, não terá o sabor de outros tantos em que as classificações das equipas originavam durante a semana, uma «guerrilha de palavras», que em muitos dos casos, se prolongava para muito além do próprio jogo.

    Este, será digamos que um clássico morno no que toca a emotividade, nervosismo, ansiedade, drama ou exultação... mas, é bom não esquecê-lo, é um «clássico», e estes, ninguém os gosta de perder, nem a feijões.

    Por isso, há que esperar apenas que os nossos sejam profissionais durante os 90 minutos e se esqueçam completamente dos 14 pontos de diferença... e que lá no relvado, os saibam capitalizar toda a nossa SUPERioridade até aqui e ao longo destas épocas, já por mais de uma vez demonstrada... este, será apenas mais um jogo para se jogar e ganhar.

    aKeLe aBrAçO,

    ps - Caxana, não acredito nessa do João Pereira, nem de perto, nem de longe... não digo que seja um péssimo jogador, porque não o é e até lhe reconheço ser algo raçudo em campo, mas mal do Porto se precisasse de João Pereira's para colmatar uma eventual saída do Zé... bem, mas tb quem tem Ezequias, Linos e mais alguns que nuncaninguém percebeu bem para que servem ou a quem deram jeito a sua entrada no Dragôm, esta potencial entrada, seria mais um negócio que só os envolvidos saberiam responder aos «porquês».

    ResponderEliminar
  6. so espero mesmo que essa do joão pereira seja tanga...detesto esse jogador.. tem mais a mania que talento...a ser verdade seria mt mt triste

    ResponderEliminar
  7. amigo estilhaço,

    estarei em fanzeres com o miau mas não hoje só quando abrir lá o burger king, pois enquanto não houver hamburgers ao intervalo não vou..........lol

    amigo estilhaço agora fora de tangas ,não vou nem o miau está para ai virado....hehehhe quando for no DRAGÃO CAIXA talvez me apanhes lá.


    abraço

    ResponderEliminar
  8. quanto ao J. pereira, acredita quem quer.......

    ResponderEliminar
  9. já agora o alex vem da alemanha substituir o j. pereira em braga

    ResponderEliminar
  10. Por sinal acho que esta apatia de clássico é bem patente entre todos... Inclusivamente por entre os lagartos... É um daqueles jogos que parece que vai saber a pouco e se calhar não tinha sido nada mau «apimentar» um pouco a coisa até para dar alguma garra extra aos jogadores...

    O Porto ainda fez algo aos seus jogadores, com as renovações de contracto.
    Boa jogada da SAD do clube.
    Mas por parte da lagartagem nadinha que se veja... O Soares Franco só anda preocupado com quanto é que vai receber agora... Se são 25 ou 26 milhões dos terrenos... Triste clube aquele de verde...

    Eu desde a semana passada ainda tenho vindo a picar com um colega meu do Sporting sobre futebol, mas eles andam tão apáticos que até faz mal...

    Resumindo só espero que o Porto jogue com a garra que o zé tem a falar e que jogue sem medo de ninguém, pois podemos jogar o nosso futebol dada a margem de segurança que temos e assim a vitória estará mais facilmente ao nosso alcance... E jogar como aqui foi dito já para demonstrar a nossa superioridade em relação aos da segunda circular... 4-0 era um vexame lindo para os lagartos...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  11. meirelesportuense disse...

    Um grande abraço e muitos parabéns Blue...Amanhã lá estarei "grudado" ao LCD -hi,hi,hi- para ver o "vosso" desempenho...Cuidado, senão sai assobiadela!...E lá virão vocês ameaçar que se vão embora no fim da época!D...O contrato é para cumprir até ao fim!
    Ontem estive a ver um Sporting/Porto de 1992 (0-2) com arbitragem de "Prata" alentejana...Fernando Couto foi expulso, os "gajos" até comiam o árbitro sempre que ele lhes marcava uma falta, cascaram no Kostadinov até dizer basta e mesmo assim limpámo-los!...Nesse fim-de-semana ficaram a oito pontos!...E o Benfas a seis!...O Porto era uma máquina de "solidariedade futebolistica": João Pinto, Victor Baía, Aloísio, Bandeirinha, André -a médio e a central- Rui Filipe, Vlk, Semedo, Jaime Magalhães...Isto em 1992 e ainda se fazem de vítimas!

    ResponderEliminar
  12. É um clássico sem sal, como dizes, Tiago. Um clássico adaptado aos tempos modernos, mais parecendo proveniente de uma qualquer aplicção médica, evitando o stress, a ansiedade, o nervosismo em excesso:)

    Amanhã, sem grandes nervos, sentado no sofá, será uma noite para acompanhar os nossos heróis, ´lá longe, nessa terra estranha e mal frequentada chamada Lisboa, mas preparado para comemorar efusivamente a vitória. Há hábitos enraizados k nunca desaparecerão:)

    Belo vídeo, um dos meus predilectos. Confesso k me arrepia vê-lo, com esses cânticos selvagens cantando o amor pelo clube.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  13. Por este andamento os clássicos desta temporada já estão condenados a não provocarem muitos nervos.
    O de amanhã, como já disseram, vai ser um clássico morno. E a continuar-mos assim quando for o FCP-lamps como já devemos ser TRI-Campeões nessa altura tb n vai ser um clássico com grande emotividade.
    Resta o clássico lá de marrocos, com os dois a continuarem a jogar como têm feito até agora, tá visto que vai ser um jogo bonito.
    Mas o que realmente interessa é que o FCP amanhã consiga mais uma vitória.

    Já agora deixo só uma informação para os amantes do bom futebol, e já que estamos a falar de clássicos. Mais logo, á meia-noite, há uma grande Clássico, se calhar o maior do mundo, falo do: River Plate - Boca Juniors

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. descanço do guerreiro e mortal miau!!

    amigos blue boy,caxana,bicho,desvira,colaboradores deste blog,visitantes deste blog, companheiros portistas!!!

    venho por este meio vós informar a minha retirada total e parcial deste blog, os motivos desta decisao sao alheios a todos vós !!! nao vou dar explicaçoes a ninguem, pq ninguem ta relacionado com a minha retirada.

    a todos vós peço desculpas de ofendi directamente e indirectamente alguem, se o fiz!! , nao era essa a minha intensao, eu sou critico e as criticas sao pra contruir e nao pra destruir!!!

    de vez enquando dou noticias como ja o fazia algum tempo pra ka.

    um abraço a todos vós e muito obg pelo de bom me deram.

    ResponderEliminar
  15. amigos,

    É com alguma mágoa que vos venho imformar que desde as 16.33h que foi despedido deste blog.
    (o patrão ainda não me pagou mas tb não me deixou dar o tempo á casa.)
    Não entendo a justificação,mas como não sou eu quem mando aceito,
    depois de tanto trabalhar em prol do mesmo,muito mesmo........

    Mas a vida é assim mesmo, a todos deixo o meu pedido de desculpas(quem não desculpar que meta uma rolha).
    Claro que tb houve gente que não gostou de me conhecer mas eu tb não gostei de alguns......

    ps1: amigo blue boy espero que tenhas sucesso mas tb não podes fazer como fizes-te.....

    ps2: Ao ex nucleo duro (miau,desvira,bicho) penso que o trabalho inicial foi fundamental para o exito deste blog por isso acho que merciamos um POST.

    ps3: Ao nucleo duro actual do blog(actuais colaboradores) vou criticar quando não concordar e apoiar quando estiver de acordo, espero que quando criticar não fiquem chateados, pq como eu já disse antes quem ficar chateado tem que meter uma rolha.....

    ps4:Vou ttentar aderir a todos os convivios que se organizem no entanto acho que vai faltar sempre qualquer coisa.........

    ps5: Como fui criticado por não falar sobre o f.c.p. tb vou ser critico aquando temas tipo "rendinhas" ou que não sejam acerca do nosso clube.

    ps6: Estou mesmo fodido neste momento

    ps7: despeço-me de todos vós com a certeza do dever cumprido e com a certeza que um dia voltarei as ser feliz o que vou ser nimguem me diz , a guitarra que só toca por amor não abala o desejo nem a dor........lol

    ResponderEliminar
  16. Perdemos em Basquetebol 94-90 com o Barreirense.Portista não amua, reage!

    ResponderEliminar
  17. GRANDE VIDEO, PARABENS, FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

    ResponderEliminar
  18. Grande vídeo, estes cânticos enchem-me cada vez mais cheio de orgulho em ser
    PORTISTA.
    Quanto a certos comentários que aqui foram escritos não chego a perceber o que se anda a passar. Bem-haja a todos os BLUES, e que o nosso FCP ganhe amanha.

    ResponderEliminar