26 dezembro, 2007

Uma anedota de Natal

Dia de Natal (a seguir ao conto de Natal do Paulo Pereira).

A manhã acordou gelada.
Um manto de fino gelo branco cobria os campos em redor. O céu mantinha-se teimosamente encoberto, impedindo que o sol espreita-se por entre as nuvens acinzentadas.

Pinto da Costa que, após a rábula do acidente da véspera com o trenó do Pai Natal, tinha adormecido a sorrir, acordou ainda mais sorridente e decidiu levantar-se de imediato para dar uma acelaradela no seu novo Ferrari Azul.

Aproveitando a ausência de trânsito e engarrafamentos habituais fez-se à estrada cavalgando o seu puro-sangue, o supra-sumo do fenómeno automobilístico, quando ao abrandar na aproximação de um cruzamento sente um choque na traseira do seu veículo.

"Cum carago, outra bez...", exclama surpreendido. Olha pelo retrovisor e nota que o veículo que lhe bateu é uma cópia perfeita da sua própria viatura. Sai do carro e, espanto dos espantos, nota que o condutor da outra era o Luís Filipe Vieira. Em vez de começar a discutir Pinto da Costa diz, amigavelmente, a Vieira: "Hoje é dia de Natal carago. Num bamos discutire mais. Já basta no futebole. Bamos é fazer as pazes", diz Pinto da Costa estendendo a mão ao Vieira.

Este, rendido à época Natalícia e ao presente que o seu rival do Norte lhe tinha oferecido, na noite anterior, devolve-lhe o aperto de mão.

"Tenho na mala do carro um Puorto que me ofereceram ontem carago. É um bintage de 62, ano em que o seu clube foi Campeão Europeu carago. Num tenho copos mas podíamos celebrare já as nossas pazes cum este binhinho!", afirma Pinto da Costa, retirando a rolha da garrafa, que tinha aparecido da mala da sua viatura, contendo tal néctar dos Deuses.

Vieira não se faz rogado, empunha a garrafa, faz desaparecer metade do seu conteúdo garganta abaixo e passa-a a Pinto da Costa. Mas este não pega nela. "Então? Você não bebe?", questiona Vieira intrigado.

"Eu nom carago! Estou à espera que chegue a Polícia pra bocê assuprare no balonzinho!"

Se bater, não beba...

5 comentários:

  1. Estilhaço,

    Só tu para me fazeres rir num dia em que parece k toda a gente está de férias, menos eu...

    É uma brilhante continuação, demonstrativa também de que, mesmo no plano ficcional, o nosso GRANDE PRESIDENTE não tem rival à altura...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Ahah, o nosso presidente anda com um excelente espírito natalício, cada vez mais mordaz e irónico.
    Excelente conto de Natal. :P
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Muito rapidamente :

    Durante três semanas, aproximadamente, não terei acesso directo à banda larga. Poderei ler mas será difícil comentar !

    Eis-me na pré-história !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço, completando a menção honrosa à 1ª parte do Paulo Pereira, esta tua sequência está ao mesmo nível, sem dúvida!
    S-O-B-E-R-B-O!!!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  5. GRande Estilhaço:) Abraço.

    ResponderEliminar