27 dezembro, 2007

O Portugal do Porto é melhor

Nesta semana de Natal (e excepcionalmente à 5ª feira), a crónica do Lucho aborda, como habitualmente, a temática das «modalidades amadoras» mas integra também um excerto de uma crónica de um jornalista, director editorial, Ricardo Palma Veiga. Este excerto estava no meu arquivo pessoal desde 2004 mas mantém-se perfeitamente actual, a hegemonia Portista no desporto Nacional, em especial no futebol, é por demais evidente, a vantagem confortável no campeonato, o apuramento (com o 1º lugar do grupo) para a fase seguinte da Champions em contrapartida com os desaires sucessivos internos e externos dos rivais da 2ª circular fazem com que o texto de 2004 se adapte na perfeição ao momento presente. A depressão que se instalou em boa parte do País é boa para se fazerem análises conscientes e sensatas como esta. Não fica nada mal reconhecer um erro, um arrependimento, uma má escolha que em alguns casos deixa marcas para toda a vida. O Ricardo assume ser benfiquista mas adorava ser Portista porque já percebeu que o Portugal do Porto é melhor, um Portugal que chora, sofre, luta e vence, sem vaidades nem vedetismos. E Mai’nada!!!

Hóquei: FC Porto soma e segue rumo ao hepta
1º FC Porto (37 pts, 15 jgs), 2º Benfica (31 pts, 16 jgs), 3º Viana (29 pts, 16 jgs).

Estive sábado em Fânzeres (juntamente com o Estilhaço) e assisti a uma vitória tranquila do Porto sobre o Cambra por 5-2. Um bis de Ventura, outro bis de Caio e um golo de Filipe Santos marcaram a história deste jogo. Destaco o 3º golo do Porto apontado por Caio após jogada brilhante de Filipe Santos e realço ainda os vários penaltys falhados pelo Porto, aspecto a rever.

Na quarta feira o Porto havia ganho ao Espinho por 10-1 com destaque para os 4 golos de Emanuel Garcia. Os outros golos foram de André (2), Figueira (2), Filipe (1) e Moreira (1). O próximo jogo do Porto é dia 5/1 em Valongo e depois dia 9 há o jogo em atraso com a recepção ao Portosantense.

Andebol: FC Porto goleia em tarde tranquila
1º ABC (37 pts, 14 jgs), 2º FC Porto (37 pts, 15 jgs), 3º Belenenses (33 pts, 14 jgs)

Estive no domingo em Santo Tirso e assisti a uma partida tranquila do FCPorto onde até o miúdo Gilberto entrou e marcou um golo. A vitória do Porto sobre o Isave nunca esteve em causa e o score final de 34-24 é inteiramente justo. Santo Tirso registou uma boa assistência (o Lucho ficou junto da Selecção de Angola e segundo o Estilhaço até tive direito a primeiro plano pela Sporttv) numa partida em que os melhores do Porto foram Solha, Eduardo Filipe (a regressar à boa forma) e Tiago Rocha (na foto ao lado de Carlos Resende). Álvaro e Arezes estiveram bem nos aspectos defensivos. Agora há uma pausa no campeonato e o próximo jogo do Porto é só dia 27/1 no terreno do Sporting.

Basquetebol: FC Porto quer muito vingar-se do Belenenses
1º Ovarense (88%, 8 jgs), 2º FC Porto (88%, 8 jgs), 3º CAB (50%, 8 jgs)

O campeonato esteve parado e regressa já este sábado (dia 29) com o Porto a jogar com o Belenenses (16h), adversário que já nos derrotou duas vezes esta época. O jogo será em campo neutro em mais uma jornada concentrada, desta feita em Grijó, V.N.Gaia. Espera-se que a nossa equipa termine o ano de 2007 com uma boa vitória num pavilhão onde deverá ter um significativo apoio. Depois em 2008 (5 ou 6 de Janeiro) temos um escaldante FC Porto-Ovarense em Matosinhos.

Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Emanuel Garcia

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais pelas duas vitórias conseguidas...e para jogador da semana, a escolha recai em Emanuel Garcia, hoquista Argentino do Porto, pelos 4 golos diante da A.Espinho na quarta feira.

Camadas jovens (futebol): FC Porto lidera nos Juniores A e B

Nos escalões jovens, este domingo o Porto (juniores A) ganhou em Penafiel por 4-1 e aumentou a vantagem para o 2º classificado para 7 pontos. Nos juniores B também lideramos com 5 pontos de avanço e nos Juniores C estamos em 2º a 7 pontos do Feirense. Análises mais concretas e rigorosas só quando a equipa estiver nas fases decisivas de apuramento dos campeões. Para já não se pode concluir grande coisa.

Natação: Campeonato Nacional de Clubes, por André Cereja

Esta secção irá a partir de hoje, e sempre que se justifique, publicar informação sobre a Natação do nosso clube, modalidade que continua a existir e, sempre com muito vigor e competitividade. O nosso leitor André Cereja irá colaborar e dar-nos a informação necessária:

No campeonato Nacional de Clubes disputado este fim de semana em Silves, no sector feminino ficámos em 3ºlugar, atrás do 1º-Clube de Natação da Amadora (CNA) e 2º-Clube de Natação Colégio Vasco da Gama (CNCVG).

No sector masculino ficámos em 4ºlugar, atrás do 1º-Clube Fluvial Vilacondense (CFV), do 2º-Sport Algés e Dafundo (SAD) e do 3º-Clube de Natação da Amadora (CNA).

De realçar que na equipa feminina, a nossa melhor nadadora (Sara Oliveira) já qualificada para os Jogos Olímpicos apenas começou a treinar há 2/3 semanas porque esteve lesionada e ainda não está a 100%.

Quanto aos rapazes melhorámos a classificação em relação à época anterior e temos uma equipa jovem, e com mais atletas jovens a começarem a aparecer. A Natação do FC Porto continua bem viva!!!


E pronto, até para a semana. Este fim de semana ficamos a saber que na Champions iremos regressar ao palco mágico de Gelsenkirchen mas também espero que todos tenham aprendido a lição da Madeira que consiste em ter em atenção que antes da Champions há muitos jogos do campeonato para ganhar e todos eles muito complicados, quase sempre com arbitragens como a de sexta feira... Dia 1 de Janeiro de 2008, cá estarei para abordar os objectivos e expectativas para o próximo ano nas 4 modalidades mais representativas do Universo azul e branco. Desejo umas boas festas e um novo ano fantástico a todos os colaboradores e leitores deste fantástico blogue de adoração ao Futebol Clube do Porto.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

9 comentários:

  1. Concordo em género e número com o título do post.
    Posso também acrescentar que, qualquer Portugal é melhor que o representado pelo centralismo lisboeta acolitado pela descomunicação social, o qual deve ser combatido por todos sem excepção.
    De resto, quanto ao país ser " todo " benfa, isso estamos para ver pois esse fenómeno está-se a esbater e nem com kits de sobrevivência lá vão.
    Isto lembra-me tempos passados em que existiu uma competição no calendário da federação de Atletismo nos anos 70, chamado " Lisboa / Resto do País " ( !!! ), assim mesmo...
    Eu fiz parte do " resto " mas tiveram o bom senso de nos dar a camisola da selecção nacional.
    Nas bancadas do estadio de oeiras nós, os "restos", gritavamos " Portugal " para incentivar os nossos debaixo do olhar reprovador e escandalizado da assistencia alface.
    E é assim que esta corja nos vê ainda, os restos...
    Quanto Às modalidades cá vamos e bem, sempre bem informados tb.
    Lucho foi um prazer encontrar-te e desejo a todos um resto de ano bom e um 2008 excelente a todos os níveis.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  2. Jorge:
    Também foi um prazer encontrar-te nas compras de última hora no sábado. Ainda me encontraste meio anestesiado depois daquele choque na Madeira na noite anterior, mas já passou. :)
    Um excelente 2008 tb para ti, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. bOAS,

    E atão esse Natal, Lucho?

    Quanto ao resto, está um mimo, sobretudo o artigo do Ricardo. Um "must", colocando o dedo na ferida k é a inveja k grassa neste País.

    Nas amadoras, o Hóquei continua de vento em popa, preparando-se mais uma vez para fazer história e perpetuar, quem sabe se eternamente, o Porto como o dominador absoluto. E este ano queremos a Champions...

    A paragem das festividades afectou as amadoras, com o basquetebol e o andebol a terem pausas mais prolongadas, mas onde as máquinas parecem oleadas. Daremos luta até final...

    Natação comigo só se for de coleta salva-vidas vestido:). Mas é sempre importante termos feed-back por parte dos leitores, permitindo dessa forma uma maior abrangência nas modalidades, provando tb o ecletismo de k se reveste o FCP. Venham de lá essas notícias, André...

    Lucho, tás coberto de razão quanto ao regresso a Gelsenkirchen. É bom k não se ache que o Schalke é uma pera-doce, sob pena de termos uma brutal decepção. Humildade e espírito de sacrifício, respeitando os adversários, terão que ser os lemas para que se continue a acalentar o sonho da Champions...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Paulo:
    O Natal correu bem, obrigado. Não existiram assim prendas bombásticas:) mas houve outras que tb me faziam falta tipo roupas e assim... Qd era criança o Pai Natal respeitava sempre os meus pedidos... Mas a magia desta época q mt me fascina continua ano após ano.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. No hóquei continuamos a não ter rival à altura. No andebol é que a liga é bastante mais competitiva, com vários candidatos aos primeiros lugares. Seria um título que, a acontecer, me daria um gozo enorme.

    ResponderEliminar
  6. Azul:
    Um grande e fantástico ano novo tb para ti e um abraço.

    Bruno:
    "Seria um título que, a acontecer, me daria um gozo enorme"

    tb a mim, Bruno. Adoro andebol.

    ResponderEliminar
  7. Os anos passam... e é sempre a mesma monotonia;o F.C.Porto em 1º e os outros com dores no pescoço, torcicolos,azia, etc,...
    Esse artigo do R.P.Veiga está actualizado há 30 anos e estará actualizado por muitos mais.
    Um abraço e bom ano novo.

    ResponderEliminar
  8. Boas Lucho, sorry pelo comentário atrasado, mas férias de Natal é no que dá.. um tipo não para em casa, carago :-P

    Ora bem, quanto ao excerto dessa crónica do Ricardo Palma Veiga, tb eu já a conhecia desde 2004 e resume ponto por ponto uma verdade suprema, em que só os habituais rídiculos não o reconhecem: o PORTOgal do Porto é melhor... e mai'nada! O resto, são fait-divers para entreter parolos.

    No Hóquei, é soma e segue... onde pára um cronista d'um tal jogo recente em Fânzeres que acabou empatado a 6-6? Pois, deve tar a carpir lágrimas.

    No Andebol, é a perseguição ao líder... tudo em aberto até à vitória final.

    No Basquetebol, foi o descanso dos deuses.

    Na nova rúbrica Natação, enquanto administrador do blog, uma palavra de agradecimento em particular para o André Cereja pela disponibilidade demonstrada desde a 1ª hora em nos dar esse apoio lateral na informação do ponto de situação actual da modalidade... o meu/nosso obrigado.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar