13 novembro, 2007

Hexacampeão aumenta vantagem pontual sobre os perseguidores

Na hora a que vos escrevo o meu ânimo não é o melhor. Aqueles terríveis 5 minutos finais da Amadora deixaram-me com uma azia incontrolável. Há que honrar a camisola até ao último segundo, como fizeram frente ao Marselha, e isso desta vez não aconteceu. Ainda por cima só daqui a duas semanas é que temos o campeonato de volta. Aumentamos para 8 a diferença sobre o Sporting mas o Benfica aproximou-se e está a 4 pontos do bicampeão. Preparem-se para duas semanas de notícias que procurarão, de todas as formas e feitios, endeusar o nosso rival... E os nossos craques ainda tiveram direito a 2 dias de folga!!! Inaceitável...

Quanto às modalidades, no andebol o FCPorto se vencer o jogo de amanhã frente ao Águas Santas (Santo Tirso, 21h) alcançará o ABC no 1º posto, ficando ambos à frente de Madeira, Benfica, Sporting e Belenenses. Esta jornada que será a última da 1ª volta permite aos 3 primeiros classificados ficarem isentos da 1ª eliminatória da Taça da Liga. No basquetebol os Dragões ainda sem o plantel completo voltaram a vencer e seguem no comando (tal como a Ovarense) ainda sem qualquer derrota. No hóquei, depois do empate emocionante diante do Benfica já referenciado no post de quinta feira, os Dragões aumentaram o avanço pontual sobre o 2º classificado de 1 para 3 pontos, tendo ainda um jogo a menos, depois de uma jornada em que ganharam em casa da Oliveirense, seu principal perseguidor até então.

Depois de ter assistido ao vivo aos jogos de andebol e basquetebol do fim de semana passado e de ter estado também em Fânzeres na última 4ª feira a ver o hóquei, deparei-me com um fim de semana essencialmente televisivo assistindo pela RTP2 aos jogos do FC Porto em hóquei e basquetebol, em duas jornadas vitoriosas para as nossas cores. E já agora deixem-me dizer que sábado espreitei a Sporttv por alguns segundos (último set) e ainda vi o Espinho derrotar o Benfica no voleibol (2-3 em pleno Pavilhão da Luz).

Basquetebol: FC Porto volta a vencer e não descola da Ovarense
1º Ovarense (100%, 4 jgs), 2º FC Porto (100%, 4 jgs), 3º CAB (50%, 4 jgs)

Neste fim de semana o FCPorto somou a 4ª vitória (em 4 jogos) no campeonato e segue no comando a par da Ovarense. Esta jornada disputada em «formato concentrado» no Distrito da Guarda (Trancoso) teve o seu jogo final na tarde de domingo (que segui via RTP2) com as equipas do Lusitânia e do FC Porto. Os Dragões, ainda sem o substituto do TJ mas com Terrel a jogar mais tempo e a demonstrar força e valor no jogo próximo do cesto, levaram a melhor numa partida que não foi nada fácil. Os Açorianos venciam ao intervalo por 34-30 mas os 2 últimos períodos tiveram um FC Porto mais determinado (venceu por 7 e depois por 6) e com o jogo exterior finalmente a aparecer (Marçal e Cunha). Toree Morris voltou a demonstrar todo o seu potencial enquanto Gentry esteve mais apagado desta vez numa partida em que Nuno Marçal com 23 pontos foi o melhor marcador da equipa. O FCPorto venceu por 75-66 e continua imparável no comando da LCB. No próximo fim de semana segue-se a visita ao Restelo (Domingo, 17h, RTP2).

Andebol: FC Porto escorrega mas ainda vai a tempo de alcançar o líder
1º ABC (25 pts, 10 jgs), 2º FC Porto (22 pts, 9 jgs), 3º Benfica (21 pts, 9 jgs)

Nesta jornada o ABC empatou nos Açores mas o FC Porto não fez melhor e perdeu na Luz por 30-26 num desafio em que a equipa não se encontrou voltando a falhar defensivamente enquanto no ataque houve perdidas inaceitáveis para jogadores de grande nível como os que o FCPorto dispõe. A vencer por 12-9 a 8 minutos do final da 1ª parte a equipa bloqueou e ao intervalo já perdia por 15-13. Na 2ª metade ainda chegaram aos 16-16 mas a defesa não se encontrava e o adversário chegou a estar a vencer por 26-20. Com este resultado o FCPorto precisa agora de ganhar amanhã ao Águas Santas (21h em S.Tirso) para alcançar o ABC na liderança da tabela no final da 1º volta (ABC folga na próxima ronda). Neste encontro Ricardo Moreira (8) e Eduardo Filipe (7) foram os melhores marcadores da equipa. O ABC depois desta jornada já está apurado para as meias finais da Taça da Liga enquanto o FCPorto tem todas as condições de conseguir o apuramento para os quartos de final, objectivo que Belenenses, Madeira ou Benfica (estes 2 últimos defrontam-se amanhã) tentarão também alcançar por via do 3º lugar. Quem ficar abaixo do 3º lugar tem que jogar os oitavos de final da Taça da Liga, situação a que está desde já obrigado o Sporting que ontem perdeu 24-21 no Restelo. No próximo sábado (16h em Santo Tirso) o FC Porto joga a 1ª mão dos 8ºs de final da Taça das Taças recebendo os Franceses do Paris Handball. No dia 25 de Novembro joga-se a segunda mão (16h de França no Pavilhão Pierre de Coubertin), jogo em que espero ter a análise do nosso colega «Portomaravilha».

Hóquei: FC Porto triunfa na casa do 2º classificado e aumenta avanço
1º FC Porto (20 pts, 8 jgs), 2º Benfica (17 pts, 9 jgs), 3º Oliveirense (16 pts, 8 jgs)

Depois do 6-6 diante do Benfica, já destacado no post de quinta feira (aqui), os Dragões deslocaram-se a Oliveira de Azeméis e venceram por 5-2 em jogo a que assisti via TV. No entanto esta partida não começou bem para os Portistas que se viram a perder por 2-0 logo no início do desafio. Um penalty convertido por Ventura devolveu o ânimo aos Dragões que logo no início da 2ª metade passaram para a frente com dois excelentes golos de Pedro Moreira e André Azevedo. A Oliveirense reagiu mas o FCPorto foi sempre dono do jogo e André Azevedo voltou a marcar após jogada inteligente de Reinaldo Ventura. O «nosso» Jorge Silva fechou o marcador com um golo oportuno e confirmando assim uma vitória importante para o FCPorto na casa do 2º classificado que assim ficou a 4 pontos dos Dragões. Em 2º está agora o Benfica a 3 pontos dos Portistas mas este avanço deverá ser de 6 pontos quando o FCPorto fizer o jogo em atraso. Neste jogo Emanuel Garcia foi expulso e deverá apanhar pelo menos um jogo de castigo tal como Filipe Santos por acumulação de azuis. O próximo jogo do Porto no campeonato deve ser adiado para dia 21 (Porto-Alenquer) já que no sábado há a deslocação a Itália (Prato) para a Liga Europeia, desafio que se iniciará às 18h de Itália (RAI Sport) e que o FC Porto terá que ganhar.

Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: André Azevedo

Para técnico da semana, escolho Alberto Babo pela 4ª vitória no campeonato de basquetebol num percurso ainda imaculado mesmo com limitações evidentes no plantel, principalmente nas posições 1 e 2 ... e para jogador da semana, a escolha recai em André Azevedo (na foto) pela excelente exibição diante do Benfica (2 golos) a que se seguiu mais um jogo bem conseguido do nosso hoquista diante da Oliveirense (mais 2 golos) sendo este um jogador ainda em fase de adaptação mas que se está a revelar uma evidente mais valia neste plantel do hexacampeão. A propósito, bastou uma equipa vir empatar a Fânzeres para alguma imprensa logo vir dizer que o nosso domínio iria acabar. Três dias depois o hexacampeão aumentou o seu avanço pontual... Quem diria... Acho que hoje fico por aqui, esta azia que não passa...

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

11 comentários:

  1. EStilhaço:
    Se der na TV será apenas através de algum canal Italiano. Em Portugal apenas transmitem os jogos disputados em território Luso, e nem sempre.

    ResponderEliminar
  2. Segundo apurei o jogo PRATO-FCPORTO DA LIGA EUROPEIA DE HÓQUEI será transmitido em directo pelas 17h Portuguesas (este sábado) na Rai Sport, canal Italiano(em Portugal este canal estava disponível na grelha da TvTel). A RTP 2 não deve dar quase de certeza mas se houver novidades eu depois aviso.

    ResponderEliminar
  3. Lucho, sempre em grande nas crónicas da Terça-feira, pena que esta semana andemos a ruminar o desaire de domingo com imensa azia.
    Pena também a exibição menos conseguida do andebol, já agora se o próximo jogo fosse em àguas Santas, lá estaria e ainda te desafiava para vires até aos meus " domínios ".
    Basquet e hoquei bem.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    O teu estado de espírito é extensivo, estou certo, a praticamente toda a gente k tem por religião oficial o portismo. Eu, dois dias depois, ainda sinto umas valentes pontadas de frustração, tão inconcebíveis foram aqueles minutos, marcantes pela negativa. Agora, só resta que suas excelências regressem fresquinhos dos dias de folga, para se preparar convenientemente o jogo contra o Setúbal. E para esse, ao contrário do k sentia em relação ao Amadora, estou tremendamente pessimista...

    A aproximação dos vermelhos, a proximidade do jogo da Luz leva-me a acreditar k nos vai sair na rifa um qualquer "artista" do apito, com a missão bem definida: encurtar ainda mais as distâncias...

    Nas amadoras, vamos de vento em popa, pese o precalço no andebol, mas jogar em Marrocos nunca foi fácil, por isso estão desculpados. No hóquei, a profecia da Bola ainda não se cumpriu e o dominio dos Hexa continua intacto.

    No basquetebol somos, pelos vistos, o único rival da Ovarense, na luta pelo ceptro nacional. Vai ser tremendamente difícil, pois os vareiros têm uma constelação de estrelas, mas os Dragões provaram o seu valor na época passada, lutando bravamente até à final. Quem sabe não aproveitamos algum desgaste da Ovarense, envolvida nas competições europeias...

    ps: e quanto ao andebol, quais são as reais possibilidades de vencer os franceses? Tou um pouco a leste do valor deles...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Lucho, em princípio terás a anlise do jogo. ( A menos que eu tenha azar ). Se tenho a oportunidade de ver o Porto jogar não a vou perder.

    Tentarei igualmente ver no l'Equipe (edição papel) se há algo sobre o Porto quanto ao jogo do Porto-Paris Hand.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Paulo Pereira:

    Estive a ver na Net alguns sites Franceses de Andebol e a equipa do Paris tem 4 vitórias e 4 derrotas na Liga Nacional, não me parece ser das melhores mas como bem sabem o andebol Francês está bem acima do nosso. Espero uma eliminatória equilibrada onde é crucial para o Porto ganhar uma vantagem boa (5 a 8 golos) para não sofrermos mt no Pierre de Coubertin.

    Porto maravilha:

    Esse jogo da 2ª mão de andebol vai ser dia 25 deste mês, um domingo à tarde(16h) em França e quando puderes (se realmente fores ver)colocavas a tua análise ao jogo na caixa de comentários do post de domingo ou até mesmo no post de segunda feira que depois eu recolhia a informação necessária, ok? Se tiveres mais informações colocas no blog ok?, eu com o meu Francês suave:) já percebi q um dos jogadores mais utilizados deles se lesionou na última partida.

    jorge aragão:

    Esse Águas Santas - FC Porto será apenas em 24 de Fevereiro, dp falamos. Talvez esteja em Santo Tirso amanhã, a ver vamos...
    Quanto a sábado não sei se puderei acompanhar ao vivo o FCP-PARIS HANDBALL já que provavelmente a essa hora estarei em Lisboa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. É Lucho, de azias, estamos mais que conversados... e nem o Kompensan está a resultar lá muito bem, mas adiante.

    No basquetebol, continuamos a fazer boa figura, mas tive o cuidado de ver o Lusitania x FCPorto via tv (obrigado pelas tuas habituais infos televisivas e que estão por aqui visiveis no blog), por acaso, só mesmo os 2 primeiros periodos, e não gostei muito do que vi, pq o jogo estava confuso, muito confuso... soube à posterior que ganharam; ainda bem!

    No andebol, derrota com os infiéis, mas nada que nos atormente... pq na hora da verdade, mostraremos a raça de que é feito um Dragão, carago! Já sobre o jogo em Paris, o 'correspondente-oficial' PortoMaravilha, vai estar de serviço à caserna com as noticias que nos vai trazer da cidade luz... estamos a contar com isso PortoMaravilha!

    No hóquei em patins, pois, parece que afinal, continuamos na mesma... FCPorto soma e segue... o resto, e o que vem nos jornais, é mesmo só para enganar os pacóvios de Marrocos. A caminho do Hepta e mai nada!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Lucho :

    Fiquei actualizado...
    até à próxima semana .

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Lucho, como escrevi, irei ver o jogo. Será mesmo azar se não posso ir. Irei acompanhado (malta marselhesa exilada em Paris)e vou tirar fotos do desafio.

    Colocarei, aqui, neste espaço, quer o meu comentário quer os que lirei no l'Equipe (edição papel).

    Penso que se não houver engarrafamentos dará para pôr domingo à noite.

    Todos os comentários que colocarei "na caixa de comentários" serão traduzidos. E, como hábito meu, a fonte será citada, tal como o nome do jornalista assim que o número da página.

    Hoje, ainda fiz dois quiosques, mas nenhum tinha magazines sobre o hand.

    Não te apoquentes porque vou consultar o l'Equipe papel regularmente. Desde que haja algo eu mando (traduzido) pra este espaço.

    Só espero é que o meu Porto jogue em azul e branco !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Ao menos as nossas modalidades ainda nos vão dando algum consolo. Quanto ao jogador da semana fiquei surpreendido porque nunca tinha ouvido falar nele.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Portomaravilha:

    Relativamente às fotos se puderes enviavas para o email do blog (blue boy) no domingo à noite ou segunda de manhã ok?

    obrigado por tudo.

    Teixeira:

    O André Azevedo é um excelente jogador, fez a sua formação no FCP e estava a jogar na J.Viana.

    ResponderEliminar