22 outubro, 2007

Semana importante

A próxima semana afigura-se como muito importante, senão mesmo decisiva, para o futuro do FC Porto na edição deste ano da Liga dos Campeões Europeus.

Com 4 pontos em 2 jogos, os pupilos de Jesualdo Ferreira enfrentam no mítico Vélodrome, o vice-campeão francês da última temporada, o Marselha. Uma equipa que conta por vitórias os 2 jogos realizados na Champions deste ano mas que tem realizado uma péssima temporada a nível interno, sendo que neste momento se encontra num modesto 17º lugar com apenas 2 (!!) vitórias em 11 jogos realizados. Isto é bem a prova de que, muitas vezes, a campanha interna de uma equipa nada tem a ver com a campanha externa.

Dessa forma, é com enorme concentração, transpiração e um pouco mais de inspiração que o FC Porto tem de entrar no jogo da próxima 4ª feira em França até porque como está ordenado o grupo A neste momento, ou seja, Marselha em 1º com 6 pontos, FC Porto em 2º com 4 pontos e Liverpool com 1 ponto, torna-se necessário não perder mais de 2 pontos com o Marselha… depois da vitória dos franceses em Anfield Road, torna-se quase imperativo fazer 4 pontos com os franceses, na medida em que é pouco provável que o Liverpool não arrepie caminho e comece a ganhar jogos nesta edição da Liga dos Campeões.

Finalmente, gostaria aqui de fazer um pequeno exercício mental: imaginemos que a competição da “cerveja” disputada este fim-de-semana se tivesse disputado numa só mão (como a lógica mandaria…), qual seria então o grupo de equipas que se qualificaria para a fase de grupos e consequente apuramento para a final desta competição: Portimonense, Penafiel, Fátima e Setúbal… um grupo de equipas que certamente iria focar imensa atenção quer das televisões para transmissão de jogos, quer dos próprios patrocinadores desta competição… é por isto que volto a perguntar: para quê, porquê e com que objectivo foi criada uma competição dessas num futebol como o português?!?!

9 comentários:

  1. Estou com fé que vamos ganhar. Jesualdo dê asas aos Dragões para que libertem todo o fogo acumulado.
    17 dias sem jogos, eles estão com a pica toda, espero eu!!!

    ResponderEliminar
  2. Tb eu estou com aquela fé de vitória. Espero que sim, porque como o RCBC diz, era crucial, pelo menos, não perder, sendo depois imperativo a vitória no Dragão. É que aquela surpreendete vitória em Anfield, do Marselha, baralhou as contas do grupo, e de que maneira. Bem vistas as coisas, pelo potencial que o Porto tem, até acho que neste momento somos o principal candidato ao 1º lugar. Seria ouro sobre azul, pois os oitavos seriam depois decididos no Dragão.
    Taça da Liga? Qual Taça da Liga???

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. ola presidente e amigo blues;

    eu na qualidade de director finançeiro deste blog que pedir desculpas da minha ausençia e nao ter dado as boas vindas as novas colaboradoras, desculpem este meu erro mas estive ausente...ehehhehe... parabens meninas pela vossas colaboraçao para que este espaço fique cada vez mais iterno,(fica sempre bem em qualquer espaço deste nivel vermos uns fios dentas,nao concordam?)mas atençao meninas e meninos(pareço alguem do PS a falar)desde ja quero vós avisar que nao á cash pra esta gente toda...

    ps: ó presidente aqui vai um aviso meu!!! se começar aqui a ver duas vezes por ano strips de homens pra mulheres sou obrigado a me juntar ao caxana e fazer de vez a OPA,estamos entendidos????

    um abraço a todos os portistas e relembrar que nao se esqueçam de apontar nas vossas agendas "caras" a data de 15-12-2007!!!!

    ResponderEliminar
  4. De facto, este jogo no Vélodrome para a 3ª jornada da fase de grupos, poderá ser bastante decisiva para a nossa carreira na Liga dos Campeões desta época, porque quer queiramos ou não, a vitória do Marselha em Liverpool na jornada transacta, se há primeira vista pode ser encarada como muito boa para nós, pode muito bem vir a não ser, mas a ver vamos.

    Depois, há que perceber o porquê e só em Portugal é que estas coisas acontecem, como é que se está parados 15 dias sem futebol, no fds em que se podia dar algum ritmo para as competições europeias depois da paragem, vai-se fazer uma jornada de futebol prós marretas e agora, 4ª feira, vai-se a Marselha com 15 dias de paragem... adiante.

    É aqui que assino por baixo quando dizes que "...não perder mais de 2 pontos...", o que equivale a um empate, o que já será bem bom... eu tb acho que sim, melhor, só mesmo a vitória, mas a ver vamos como os 'nossos meninos' se comportam depois de 15 dias de gazeta na escolinha.

    Eu acredito... como sempre!!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - Miau, bons olhos te vejam carago... até pensei que tivesses emigrado ;-P... não percebi nada do que estás a falar. Striptease masculino? duas vezes ao ano? OPA? Caxana? hummmm, já pareces o Otávio Malvado ;-)

    ResponderEliminar
  5. Olá amigos BLUES.
    Tenho uma sensação que vamos fazer um jogo de merda, pois o Porto não se costuma dar bem com estas paragens.
    Mas Deus queira que eu me engane, e que o nosso FCP ganhe nem.
    Quanto a ti ó MIAU, foda-se não percebi nada do que queres dizer.
    Um abraço a todos os BLUES

    ResponderEliminar
  6. ola amigos e amigas visto que este blog tem novas colaboradoras


    venho apenas dizer que apoio o MIAU
    streep masculino!!!!!!!!!??????????
    dasseeeeeeeeeee

    axo melhor avançar com a opa, ò MIAU....

    kissssssssss

    ResponderEliminar
  7. Em França tem que se ir com o pensamento na vitoria e não no empate pq se não isto vai dar mau resultado, temos que lutar para ganhar os dois jogos com os franceses que é para as contas ficarem mais faceis de fazer. Quanto á taça da liga entre outras coisas não percebi pq que estes jogos são a duas mãos...... é uma palhaçada.


    Saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  8. Não costumam haver semanas mais importantes que outras, mas nesta há muito a ganhar. Temos é de ir para lá a pensar em ganhar, caso contrário já se sabe o que nos acontece.
    Quanto à Taça da Liga não comento.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Em primeiro lugar, queria dizer que concordo, totalmente, com o RCBC ! E,sobretudo, quanto ao último parágrafo !

    Sim : Não é com tais competições que os estádios vão se encher. A pergunta do RCBC é excelente. Qual o objectivo ?

    Estilhaço : Não houve hoje qualquer crónica sobre o Porto no L'equipe ( na edição papel ). Penso que haverá uma amanhã. Hoje a crónica foi dedicada ao Lyon.
    Se amanhã sair sobre o Porto eu traduzo e mando ! Não te apoquentes !

    Quanto ao jogo contra o Lens, em antevisão do Marselha-Porto :

    O Rodriguez, defesa central, lesionou-se. Não se sabe se estará apto ou não contra o Porto. Mas não é, forçosamente, bom sinal. O Faty jogou muito bem.

    O Marselha defendeu a 40 metros da linha de golo. Quaresma nada de gracinhas ou vais dançar o vira nos balnearios.

    A televisão Francesa apostou numa vitória do Marselha. Por isso, o Lyon passará amanhã na cadeia com portagem ( canal +) e o Marselha passará na pública.

    O Cissé, apesar de ter jogado bem, teve boa nota no l'Equipe (5), foi assobiado pelos sócios. Isso é bom para o Porto ! Quanto mais destabilizado melhor.

    Mas o que me mete medo é o colectivo do Marselha ! O Marselha está muito forte como colectivo. Impressiona !

    Vocês estão numa boa ! Para vocês o Marselha é longe e teórico ! Para mim não !

    Mas confio no Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar