10 outubro, 2007

Quando o futebol acabar...

Felizes aqueles que discutem não as Bitórias, pois são já 7 (leia-se sete), mas sim o nível das exibições. Os resultados falam por si e os mais recentes demonstram, inequivocamente, o crescer constante da equipa. O espectáculo é que não anda por aí além e se é verdade que não se deixa por mão alheias a consistência da defesa e um bom domínio na transição ataque-defesa (adjectivos de topo num futebol moderno segundo os entendidos), chega a fazer falta um cheirinho de uma táctica mais ofensiva e que agrade mais aos adeptos.

Quem esqueceu já a emoção daquelas correrias desenfreadas para a baliza do adversário e aquele coração nas mãos a tremelicar quando era a vez de defender?

Apesar de se terem vindo a modificar as regras do jogo, supostamente imutáveis, com o intuito de trazer cada vez mais espectáculo ao futebol (atraso para o guarda-redes, regras de fora de jogo, etc.) a tendência tem sido precisamente a contrária. Cada vez mais se marcam menos golos. Cinismo para uns, autocarros estacionados nas balizas para outros, durezas de calendários para uns terceiros. Verdade seja dita, tirando talvez apenas o Barça de há um par de anos, pouco se tem visto de espectáculo nas equipas vencedoras dessa Europa fora.

Claro que o ideal até seria aliar os bons resultados ao futebol espectáculo mas a questão principal foi, é e será sempre que o importante é ganhar.
Porque afinal o próprio espectáculo talvez seja 'o ganhar'.
E que bem que sabe ganhar. E se for bonito, ainda melhor.
Felizes de nós que discutimos o espectáculo e não os resultados.
Quando o futebol acabar... apaguem as luzes.

Ah, divirtam-se com a edição nr. 4 do Nuticías da Caserna.
Lamentamos o atraso mas existiu uma pequena avaria (entenda-se falta de fundos) na tipografia.

(clicar na imagem para ampliar)

Saudações,
Estilhaço.

ps – [nova actualização] são já 22 aliados na divulgação do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com a colocação do banner respectivo nos seus espaços de discussão. São eles o Portistas de Bancada, Estádio do Dragão, O Gil, Dragalhadas do Dragão, Mundo Azul e Branco, Sangue Azul, Dragão Nortenho, Sou Portista com Orgulho, FC Mangalhões, DragãoPentaCampeão, Blog do Dragão Azul, Bi-Campeões do Mundo, Anti-Lampião, Tribunal do Futebol, BlogHistórias, Alfrodo, Jornal O Portuense, FCP Mirandela, Blog do Portista, FCP Dragões, Roubos de Futebol... e desde hoje também, o Mistica Azul e Branca... se estás interessado em aderir a esta causa em prol da 'honra e bom nome do nosso FC Porto', solicita-nos por e-mail o código do banner.

pps – [nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 5 novas imagens (total: 182 slides)… passem por lá para confirmar.

14 comentários:

  1. Já é um hábito não assistirmos a bons espectáculos de futebol, infelizmente hoje em dia não se joga bonito... Há uma ou outra jogada que acontece... muito esporadicamente bonita... mas num jogo quantas jogadas dessas acontecem? Contam-se bem. Há quanto tempo não vemos um jogo de futebol, e estou a falar apenas da Super Liga,ja nem falo de outros jogos, em que os nervos não nos deixam fazer mais nada, onde as unhas não resistem e onde os nossos corações quase que rebentam de emoção? Não temos jogos desses... infelizmente... já foi o tempo... agora, marca-se um golo e dá-se por um dado adquirido ganhar o jogo após o primeiro golo.
    É necessário incentivar a nossa equipa. Nós, adeptos, é obvio que queremos que a nossa equipa ganhe, mas queremos sobretudo espectáculo, queremos vibrar, queremos gritar com toda a emoção GOLO! Queremos tudo a que um bom adepto tem direito.
    Queremos espectáculo dentro e fora dos relvados!

    ResponderEliminar
  2. mas quem é k no perfeito juizo troca espetaculopor vitorias???Kem???Eu não, ate porque em geral kem ganha joga melhor, ainda k nao jogue akilo k o publico sempre ker..
    concordo bem com o facto antes seguros do nosso jogo dakilo k sabemos fazer, k invençoes e utopias sobre futbol espetaculo..So para a memoria ..alguem se lembra do Artemédia com Adrianse a meia hora ganahvamos 2-0, depois tanto espetaculo deu em derrota..kauntos sairam satisfeitos com o facto de ter sido um jogo espetacular??kuantos foram..Ate parece k chegam a o fim e se ouve dizer é pá jogamos muito bem ate estou contente mesmo tendo perdido..vale uma merda isso...Se kem joga melhor esta perto de ganhar mais vezes , nao é menos verdade k kem ganha kuase sempre é melhor k o adversario..logo se ganhamos e este ano ta a vista entao o k jogam os outros???Ganhamos pork somos melhores e pork akilo k jogamos e kuase sempre melhor k o do adversario.
    So vejo adeptos das vitorias morais..mas depois bem os ouço e a dizer k preferiam era ter ganho,mesmo jogando mal nem k fosse por meio golo...

    ResponderEliminar
  3. Eh eh, já cá fazia falta o "nutícias". Tá porreiro!
    Quanto ao tema principal, tou de acordo com o Bruno. Eu tb não troco espectáculo por vitórias. O exemplo do Artmedia é paradigmatico disso mesmo. Meia-hora de futebol intenso, espectacular, aliando magia a uma finalização k fez mossa, parecendo k o resultado seria ainda mais dilatado. O resto da história, num dia de aniversário do clube, todos sabem qual é. Por isso, quero lá saber se rematamos pouco à baliza, se passamos por alguns calfrios nos minutos finais, com medo de um ressalto ou algo k nos estrague a ilusão de nova vitória. Este Porto não encanta nesse aspecto, mas é sólido e coeso defensivamente. Com os pés bem acentes no chão, temos k saber o k é crucial para nós: Vencer o Tri!
    Tudo o k vir por acréscimo, óptimo, mas no objectivo principal da época não se podia desejar melhor...

    A não ser, claro, k tenhamos os gstos ecléticos do MST, cada vez mais intratável para as próprias cores. Às vezes apetece-me mandar o gajo pro ***********, de tanto criticar, muitas vezes sem qualquer razão, o Porto.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Ah, já me esquecia. Bem vinda Sodani, a este pequeno reduto dos intratáveis portistas:)

    ResponderEliminar
  5. Já o disse aqui na crónica do MST, mas a pergunta que eu muitas vezes me tenho colocado é tão simplesmente esta:

    "até quando, estas más exibições vão ser uma regra?"

    Estou 101% de acordo que no final dos 90 min, quero é os 3 pontos e da forma como for, pouco me importa... se o objectivo são os 3 pontos, que se conquistem, depois, analisaremos como o foram.

    Agora, não posso estar satisfeito (e não estou!) como o que tenho visto, porque começo a sentir uma 'regra' estas exibições e não uma 'excepção'. Já me parecem os tempos do Rei Artur Jorge... aquele futebol que se ganhava, mas que não dava pica, emoção, espectáculo, percebem? prontos, já sei que se ganhava, mas eu quero mais do que isso!!

    E se calhar estas questões ainda não se tornaram mais 'acesas' porque ainda não tivemos o azar de com tanto 'italianismo táctico', um dia destes, um qualquer ressalto não nos vá trazer uma perca de pontos em alturas que já nada há a fazer, e depois concerteza, estas discussões vão tornar-se muito mais acaloradas... muito mais!

    Eu mantenho o que disse... estou mal habituado, estou mesmo.... e por isso, quero mais!!! do que apenas jogar prós 3 pontos!

    Afinal, para que pago eu um lugar anual? apenas e só para ir ver ganhar? ou também para se ver espectáculo de quem todos bem sabemos que o sabem dar e têm qualidades mais que técnicas para tal?

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Estilhaço, ganda entrada com o Núticias da Caserna, carago! Já tinha saudades desse teu 'sarcasmo' sempre humoristico.

    ResponderEliminar
  6. Eu tanbém sou dos que prefere ganhar a jogar bem, primeiro ganhar o jogo depois jogar bem se for possivel, o problema do F. C. Porto é que não tem conceguido matar o jogo na hora "H". Para mim quem prefere jogo bonito ao resultado são aqueles que ainda gostam de vitorias morais só que essas no F. C. Porto já acabaram à muito tempo, isto é, só a vitoria interessa jogo a jogo só com vitorias é que vamos conquistar o (ou os) TRI. Se continuarmos a ganhar todos os jogos uma coisa é certa não vamos sofrer o que sofremos no ultimo jogo do campeonato passado, ainda me lembro bem daqueles 30 minutos de intrevalo que mais pareciam 20 horas...., por isso o mais importante é ganha, ganhar,.... e ganhar.

    Saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Eu penso que, só por si, uma vitória é já um espectáculo !

    Joga bem quem ganha ! E quem ganha joga bem !

    No fundo, a falta de espectáculo não será o empate ?

    Não vale a pena referir a derrota porque essa não faz parte do vocabulário do FCPorto !

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. porto maravilha: estou a 100% contigo realmente so por si a vitória já é um espectáculo.
    eu como adepto prefiro os tres pontos a estar 90 minutos a regalar os olhos com bom futebol e vir com uma cabeça do tamanho do mundo.....

    BiBóS 3 PoInTs.....

    é gratificante ter conosco a opiniao do sexo oposto,
    bem vinda sodani

    ResponderEliminar
  9. o que eu detesto é vir embora no Metro com uma cabeça do carago!!! Ganhar acima de tudo. Se pudermos aliar a isto belos espectáculos, melhor...Agora a jogar mal temos mais hipoteses de em qq jogo nos acontecer um azar inesperado...

    ResponderEliminar
  10. Hoje o futebol é complicado. cá joga-se para o resultado e a exibição se vier, melhor.
    E realmente mandam os resultados.
    Já ganhamos campeonatos com muitos jogos horríveis, desde Artur Jorge a Ivic e Carlos Alberto Silva...
    Mas ganhamos. Grandes espectáculos e a ganhar, foi com o Artur Jorge no primeiro ano, po exemplo, e com o Robson.
    Daí que ganhar esteja sempre primeiro, prefiro ir a lamentar o mau jogo mas a celebrar uma vitória do que ao contrário.
    Mas também sou amante do bom futebol e só o cheiro em alguns jogos estrangeiros pois cá no país é tudo uma pobreza, não há cultura do risco nem estabilidade dos treinadores que jogam fechados, para o empate e também não deixam jogar as grandes equipas, sempre na retranca.
    O Porto tem sido consistente defensivamente, mas na transição para o ataque a coisa anda perra e as estatísticas estão abaixo das do ano passado. Mas apesar de tudo... 7 em 7!!!
    Os lampiões tiham uma grande equipa e tal, ainda falam agora em comprar mais jogadores!!! Quanto não davam para estar como nós???
    Vamos acreditar que melhoraremos e que em Janeiro se arranje um bom dez, que me parece que é o que nos faz falta. Saudades de Anderson...
    E viva o Porto.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Paulo Pereira... ;)

    ResponderEliminar
  12. Que falta que sentia destas Nuticias eheh
    É bem verdade, que quando o futebol acabar é bem pior. Não sou um rapaz comodista, antes pelo contrário, mas enquanto formos ganhando menos mau. Agora jogar bem? Disso não se tem visto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Estao todos mto certos..Venha o bom futebol k é o k falta..o resto k se continue com vitorias a tras de vitorias..ou seja de 3 em 3 rumo ao tri....
    K saudavel é discutir de barriga cheia...!!!
    abraços

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Jorge Aragão : obrigado por terminar a minha missiva antes de eu começar a minha ( rssss) !

    E viva o Porto !

    Nos dois jogos que vi do meu glorioso concordo plenamente consigo. Existe falta de entroncamento entre o meio campo e o ataque. Mas isso já o tinha referido em comentários aqui. Mais : Faltam ao Porto meias distâncias. O Porto não se pode dar ao luxo de ganhar os jogos por pénalti no contexto actual. Infeliz ou felizmente. Mas, isso, não interessa.

    O que conta é ganhar ! E ganhar sem dar espaço a quem quer desnigrar o Porto. Por isso os meia distâncias são necessários!

    É que quem marca dos 20 ou 30 metros não levanta objecções !

    Se considerarmos que a teoria do jogo do xadrez se pode adaptar ao futebol, ou seja, o melhor ataque é a defesa, creio que o Porto está muito bem por agora.

    Não tenho a média de remates à baliza, mas essa média talvez fosse elucidativa. No fundo, só marca muito quem remata. Sem se descobrir a defesa é claro.

    Eu penso que em Portugal e, note, escrevo isto sem qualquer ofensa, ainda se pensa que jogar bem é entrar com a bola , colada aos pés, na baliza.

    Eu penso que o Porto tem uma herança duma grande cultura tactica. E que está a construir uma grande equipa, isto é, de trás para a frente.

    Depois se verá como encaixar ou fazer a transição entre o meio campo e o ataque.O que também é muito importante. Penso que o Porto não tem orçamento para poder fazer tudo duma vez!

    Mas, quanto a mim, talvez esteja enganado, criar uma defesa sólida é já meio caminho andado.

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar