03 outubro, 2007

Do inferno… ao céu!

competição: Liga Campeões 2007/08, grupo A, 2ªj data: 03.10.2007
local: Estádio Inonu, em Istambul (Turquia)
espectadores: ---
fc porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov, Jorge Fucile; Raul Meireles (Leandro Lima, 88m), Paulo Assunção, Lucho Gonzalez; Tarik (Marek Cech, 66m), Quaresma e Lisandro Lopez (Adriano, 75m).
golos: Quaresma (90m)

Uma vitória arrancada a «ferros» no último minuto dos descontos, quando já todos pareciam contentar-se com a repartição de pontos, foi o resultado da passagem do Dragão pelo inferno de Istambul, e de facto, que inferno carago!, porque até cansou ouvi-los «gritar» do 1º ao 92º minuto, quando, nesse momento, emergindo sabe-se lá vem de onde, um homem os abafou literalmente… seu nome? Ricardo Quaresma!

Foi um jogo digamos que, com poucos momentos de emotividade, salpicado aqui e acolá por uma ou outra jogada de maior perigo nas áreas, em que, verdade seja dita e assumida, a sorte desta vez, bafejou o FC Porto, e ainda bem que assim foi.

O FC Porto entrou em campo com o onze base de inicio de época, excepção feita a Stepanov que pelo segundo jogo consecutivo jogou a titular e começa a dar ares de a manter a bitola até agora demonstrada, vai ser difícil, aliás, muito difícil, Pedro Emanuel voltar a entrar nestas contas, mas isso são problemas para o Prof. Jesualdo resolver, já que é para isso que é um «assalariado» do nosso clube.

Foram uns primeiros 45 minutos assim meio pró enfadonho, com o FC Porto a procurar manter algum controle do jogo a meio campo, tentando soltar-se rapidamente para o contra-ataque, situações que na minha opinião, não chegaram verdadeiramente a acontecer, porque nem o meio-campo controlava, e aqui coloco muita responsabilidade em Lucho que neste jogo esteve demasiado alheado do jogo, nem os contra-ataques saiam rápidos, fruto da excessiva lateralização.

Fomos assistindo a este ritmo de jogo até final da 1ª parte, se bem que os turcos tentassem colocar alguma pressão, mas conseguiam apenas criar, e criavam mesmo, muito perigo nas jogadas de bola parada, onde aparecia o nosso conhecido Tello a bombear bolas que invariavelmente, criavam frisson na nossa defensiva.

Para os segundos 45 minutos, o FC Porto entrou com muito maior fluidez no jogo e começou a aproximar-se cada vez mais da baliza adversária, mas não se pode esconder o facto de os próprios turcos terem surgido também mais soltos e menos preocupados em defender, mas também em atacar.

Nesta fase de jogo, em que começava a haver um equilíbrio de forças, o FC Porto teve duas oportunidades flagrantes para inaugurar o marcador, uma por Quaresma e uma outra por Adriano, que tinha já entrado para o lugar de Lisandro.

Com o aproximar do final do jogo, as duas equipas nitidamente baixaram o ritmo e estavam já mais preocupadas em não perder, do que em ganhar.

Eis então que quando já decorriam os descontos, e com o jogo completamente partido de parte a parte, com o meio-campo de ambas as equipas a fazer apenas figura de corpo presente no campo, Leandro Lima numa jogada de insistência, coloca a bola em Lucho que prontamente desmarca Ricardo Quaresma e este à saída do guarda-redes adversário, coloca a bola no fundo das redes e faz o tão «desejado» 0-1 mesmo em cima do apito final do jogo, estavam decorridos 92 min.

Foi a explosão de alegria lá, cá e concerteza em todo o lado que estivesse um Portista… ainda as pulsações disparavam em grande pulos, quando o árbitro apita pela última vez e pudemos então nessa altura festejar mais tranquilamente a tão «desejada» vitória que todos nós concerteza já nem ousávamos sonhar… mas conseguimos, carago!

Com esta vitória, e a surpresa total com a vitória do Marselha em Anfield Road perante o Liverpool, ficamos isolados no 2º lugar com 4 pontos, logo a seguir aos franceses que levam o pleno nos jogos realizados (2 jgs, 6 pts).

Agora, dia 24 de Outubro, é hora de visitar Marselha para a 3ª jornada... sem medo, nem compaixão!

azul + : Quaresma (man of the match), Hélton, Stepanov, Bruno Alves e Paulo Assunção

azul - : Bosingwa, Lucho e Tarik

arbitragem: Pieter Vink (Holanda), não se deu por ele, portanto...


ps1 – achei piada já ter lido qualquer coisa muito parecida no blog do amigo e colaborador, Paulo Pereira, mas não é que a mim me aconteceu exactamente o mesmo? estava a Leonor ‘Alma de Dragão’ ao meu colo, ainda na inocência dos seus 5 meses, quando o Quaresma se lembra de metê-la lá dentro? (a bola, pois claro! eheh)… acho que nunca até hoje a tinha visto tão assustada, mas tenho a certeza que um dia, ela vai-me agradecer o ‘valente susto’ que hoje lhe preguei… eu sei que vai!

ps2 – esta noite, a publicação da 3ª e última candidada ao lugar de bitaiteira, já que ocorreu entretanto uma desistência… depois, é só aguardar pelas decisõesdo «núcleo duro» e comunicá-las por aqui até a próxima 2ª feira.

15 comentários:

  1. HÁ LINDA...............

    CAMPEOES.............


    MOUROS DE MERDA SEMPRE A LEVAR ONDE AS GALINHAS LEVAM......HEHHEHEH

    ResponderEliminar
  2. Estava a ver que nunca mais ....

    Pooooooooooooooooooooooorto!

    ResponderEliminar
  3. No resumo - não vi o jogo - notei uns buracos na defesa na 1ª parte mas criamos também boas oportunidades, Adriano já arranhou e no fim o Quaresma marcou um golo importantíssimo e muito saboroso.
    Helton esteve soberbo.
    Pena o marselha ter ganho em liverpool o que atrapalha as contas do grupo.
    Quanto à bermelhice... bem..fica, eh, eh...

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Acabo de ver o resultado !

    Melhor que o esperado ! ( Quem quer botar o Jesualdo fora ? / Haja, pois, constância e consistência ! O que sempre fez o Porto em todas as suas modalidades !)

    Amigas e Amigos Portistas ( linda palavra cujo o género é ambo para os dois sexos ):

    Penso já ter citado, em comentários anteriores, o renascimento do Marselha, graças à mudança de treinador.

    O Marselha será difícil se não jogarmos junto à relva. Penso que tecnicamente somos superiores. Mas o Marselha, fisicamente, parece outro !

    O Porto ganhou num campo onde outros terão dificuldades.

    A ver vamos !

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Desta vez a sorte (que faz parte do jogo )esteve do nosso lado.
    Ainda bem !

    Não gostei nada da 1ª parte.

    Na 2ª parte jogou-se melhor mas , deu para ver que ainda nos falta muito trabalho .

    Esta vitória foi muito importante.
    Vamos acreditar !

    ResponderEliminar
  6. Amigo Estilhaço o Leandro meteu no Lucho, o Lucho po Quaresma e txuz maria da luz. Lá dentro. Grande vitória. Três pontos muito importantes.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Que mijinho tivemos!!! Sorte de campeões é o que é!A equipa do Porto era claramente superior à turca! Falta é um PL que não falhe tantos golos

    ResponderEliminar
  8. ola presidente e amigos blues;

    como é possivel o porto ganhar este jogo???
    como e possivel um dos piores jogadores em campo marcar o golo da vitoria?????
    aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    dasseeeeeeeeeeeeeeeeee
    que eu ia morrendoooooo

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar
  9. Caros Amigos Dragões, diga-se o que se quiser esta vitoria tem 14 obreiros puros e todos aqueles que sem jogar ajudam as mais valias a ser melhor em cada jogo (vide akele abraço de todo o banco e que correu em direçao a Quaresma), aquilo é espirito é alma é mistica é balneario.Esta vitoria tem muito dedo de Jesualdo, hoje esplendido na leitura de jogo, deu cinsistencia ao meio campo e ganhou essa batalha quando em toda a 1ª parte abriu rombos e deixou jogar, tem mão de Helton esteve ao melhor nivel esta epoca(espero que seja pra continuar e acabe com a tremideira que foi mostrando desde inicio de epoca). Quanto as contas do grupo estamos de sobreaviso com o Marselha para os Red's de liverpool nao tenho pena nenhuma e pelo k vi do resumo nao terem levado mais...." vitorias em casa nao garatem o apuramento por isso ha k pontuar no VELODROME em 24 de Outubro e nao a 6 de nov. como se diz...
    ALLEZ PORTO, ALLEZ!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Grande vitória! E q feliz fiquei qd grito o golo a plenos pulmões e 3 ou 4 mouros ao meu lado ficam ainda mais desalentados dp de já estarem um pouco «shaktiados» com a derrota da equipa vermelha. PORTO!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Blue o px jogo é a 24 de outubro em França. Depois a 6 novembro temos no dragão a recepção aos Franceses.

    ResponderEliminar
  12. Bruno Rocha e Lucho... tks pela 'atenção'... correcção efectuada!
    aKeLe aBrAço,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Também sofri a valer e como dizia o outro «...não havia "nechechidade"», mas o final foi muito saboroso.

    Fica, no entanto, a nítida sensação de que complicámos uma partida naturalmente ao nosso alcance. E fazer entrar o Leandro Lima, apenas a dois minutos dos 90 denota "conservadorismo", mas felizmente houve luar enchendo de alegria os corações portistas.

    Ainda bem, porque com a vitória do Marselha em Liverpool, se não tivessemos ganho os três pontos a "coisa" entraria num jogo de matemática mais complexo. Assim, as contas estão controladas, a moral em alta e o FCPORTO acredito que vai, mais uma vez, com classe e empenho a caminho dos oitavos de final da Champions.

    Afinal, as excepções para alguns são a NORMA para nós.

    ps: Hoje, Lisboa acordou e continua tristonha (as nuvens cobrem o céu) e pelo que vi vagueiam "trombudos" pelas ruas, mas para os Portistas como eu até parece um dia de Verão a sério.

    ResponderEliminar
  14. BOAS,

    amigo blue não concordo contigo na analise ao lucho,é verdade que na 1ª parte não se viu muito mas na 2ª foi um dos melhores com passes arasgar a defesa turca e com o seu posicionamento encheu o meio campo, tb o paulo assunção já fez melhor........

    amigo miau: realmente deves ter estado a ver o jogo num restaurante e não tiras-te os olhos do prato para dizeres como é possivel o porto ter ganho e o quaresma ter sido o pior jogador em campo.....(o que a super bock faz...hehehhe)é verdade que não fizemos um grande jogo mas,com um ambiente daqueles e contra uma equipa que estava quase obrigada a ganhar jogamos tb com a experiencia e matreirice que por exemplo os italianos jogam, mas cada um escreve o que entende....

    podemos não estar a encher o olho mas o que me interessa é os 3 pontos e se for sempre assim tá exelente


    abraço

    ResponderEliminar
  15. É uma daquelas saborosas vitórias, k fazem os corações explodir de felicidade. Mesmo no fim, numa altura em k nos resignavamos com um ponto, eis k o sortilégio do futebol nos premiou, desta feita. Gritei. Gritei e a plenos pulmões. É verdade k acordei o pobre míudo, sobressaltado pela euforia k tomou conta da sala, aquela hora da noite, mas existem momentos de incontida emoção. Este foi um deles. Num zapping entre o Porto e a minha costela ucraniana, saí vencedor em ambas. K grande noite europeia, a k se veio juntar essa saborosa ironia do Estilhaço. "Estão todos Shakteados?"...Eh eh eh. Mai nada. Já dizia o tenente do meu pelotão na tropa. "Cada um tem o k merece". Eles k façam nova cimeira da paz, patrocinada pelas aberrações da Bola. 4 pontos preciosos, mas a derrota inesperado do Liverpool veio complicar as contas, e de que maneira. Felizmente dependemos apenas de nós e, com esta capacidade de sofrimento e a natural mais valia do plantel, estou convicto k o Velodrome será azul e branco.

    Abraço,

    ps: Quero a minha carne mal passada:)

    ResponderEliminar