20 setembro, 2007

Jornalismos

Até que se calhar eram merecidas umas linhas sobre os últimos resultados (ou seriam socos?) da selecção.
Ou até sobre o caso da LPM. Já se esfumaram quase 30 dias mas o silêncio sobre o assunto continua ensurdecedor.
E porque não sobre uma entrevista no mínimo curiosa de uma juíza que esteve 11 anos no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
Ou mesmo até sobre o caso Mantorras, recentemente arquivado pelo Ministério Público.

Mas não, definitivamente não vamos abordar um qualquer destes assuntos.
Vamos apenas tentar demonstrar que o dever de um jornalista é divulgar a verdade, o resto é abuso.

A (des)informação, no bom estilo bombástico de 'se amanhã não chover vai estar um rico dia', foi bem 'montada' e, qual apoio aberto e inequívoco à personagem principal de toda a situação, utilizou-se a táctica do dividir para reinar.

Se fosse na perspectiva do Sr. do lado de lá do Atlântico o mauzão seria o Sr. Bin Laden. No Record é o Pinto da Costa que em letras vermelhas e gordas, tal slogan de tempos quentes pós 25 de Abril, 'quer Scolari na rua'. E fez para isso não um, não dois mas sim 3 telefonemas para o telemóvel - desligado - do Presidente da FPF.

Não careceu de confirmação de uma ou mais fontes e mereceu já o desmentido oficial de dois dos envolvidos (será que há dois sem três ?), mas fica na retina, ou melhor, na capa do tal jornal, a tentativa de encaminhamento da opinião pública pelas convicções, sejam lá o que estas forem, do respectivo autor.

Ou será que venderam mais jornais nesse dia ?

Ah, em relação ao futebol jogado dentro do campo, tudo como dantes.
A perseguição continua.

Saudações,
Estilhaço.

ps - para os Senhores que adoram fazer estatistícas e encher blogs de acusações, haveria que tomar nota que após a expulsão na semana passada de um jogador da Naval, esta semana calhou ao João Vieira Pinto. Qual será o denominador comum ?

9 comentários:

  1. Estilhaço em GRANDE. A última frase: (Ah, em relação ao futebol jogado dentro do campo, tudo como dantes,a perseguição continua) absolutamente fantástica. Eheheeh... levamos a vida a fugir deles:) 3 e 4 passos à frente, para já:)

    Qt ao pasquim, conseguiu q os parolos ficassem novamente ao lado do SOCOlari e devem ter vendido bem mais nesse dia. Um jornalismo nojento.

    ResponderEliminar
  2. Mourinho sai do Chelsea. O professor q se cuide:)

    ResponderEliminar
  3. "Será k venderam mais jornais?", a pergunta é pertinente, mas não acredito k tenha sido esse o desejo k esteve na génese da capa e da revelação bombástica. Foi, apenas e só, um branqueamento da atitude do Socolari. Mal engendrada, ao arrepio de toda a ética e deontologia, mas o k importa isso para o Record?
    Infelizmente é k k temos e, muito por culpa disto tudo, apetece-me dizer k este país da treta não merece um clube como o nosso...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Veja-se a vergonha das declarações do soco sobre o seu cstigo, infeliz e revoltado pois o sérvio só teve 2 jogos " foi ele que começou ".
    É o que penso, esse manipulador nunca se arrependeu e continua a enganar parolos, que são muitos, basta ver os foruns das tv's.E é mestre nessa arte de psicologia de massas.
    O madaíl continua senil, basta ouvir o que disse sobre o caso Zequinha e a comparação com o soco.
    Uma desgraça, é patético.
    Como patética é a capa do rascord e todos os energúmenos que por aí andam.

    ResponderEliminar
  5. jornalismo nojento?
    Jornalismo para mentecaptos?

    Caro Blue eu na Liga Gina alinhava !! agora na Rec...que nojo!

    Confirma-se Cubillas em Guimarães, na inauguração da Casa?

    ResponderEliminar
  6. A co-autora do Best-seller "encornado" : Nós, Cocaína e Leonor, já tinha escrito que o PdC tinha comemorado a vitória da Grécia!

    ResponderEliminar
  7. Viva :

    Um Dragão não vale nada ! O Harry Potter sabe destruir os dragões !

    Já um Porista FCPORTO é Invicto !

    Se começam a pensar em termos de pátio de recreio, isto é: Foi ele quem começou ( e tra la la ), a nada chegamos.

    É preciso crescer !

    Por outro lado, acho extraordinário que se defenda um jovem atleta do Porto que teve um mau (e sem qualquer justificação possível) comportamento perante um juíz. No meu tempo não era assim no FeCePe! ( mas talvez me engane ).

    Arriscamos, com tais práticas, a ver desaparecer quer o FCPorto quer o futebol.

    Para reflexão :

    O Mundial de reguebi está a superar, pela primeira vez, o futebol.

    Contrariamente ao futebol, o reguebi aparece como o desporto rei no âmbito do "fair play ".

    Será que vai durar esta imagem ?

    Li ,hoje, por alto, uma premissa dum artigo, no que diz respeito aos espectadores presentes, quer no Mundial de futebol quer no Mundial de raguebi, os dois em França.

    Ressalva : Mais mulheres e crianças ( estas em função dos horários) no Mundial de raguebi.

    Menos Forças policiais ( e outras ) para enquadrar os espectadores e apoiantes no Mundial de raguebi,

    Ausência de distúrbios antes e após os jogos no Mundial de raguebi!

    E pronto !

    Quem quer gozar com a participação portuguesa pode gozar ! E muito se gozou e se goza ! ( Leia-se a imprensa especializada. Autorizar uma equipa a alcançar mais de 100 pontos : Nossa ! )

    O debate, para os amadores deste desporto, pende para uma redução do número de participantes no Campeonato do Mundo desta modalidade!

    Sem qualquer ofensa !

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. É mêmo verdade Estilhaço... total (des)informação jornaleira do pasquim da vergonha!
    Que melhor método poderia ser utilizado para segurar o SOCOlari do que trazer à baila PdC?
    Por mim, esse SOCOlari bem que pode lá ficar por muitos e longos anos, sempre bem coadjovado pelo pelintra-Mor do MANDAmil... estão bem um para o outro, por isso digo que eu quero é que eles se f!! (vcs sabem do que eu estou a falar)
    Quanto ao jornal em si, fico feliz que assim continuem nessa onda, porque é bom sinal, muito bom sinal... e siga a rusga!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - essas das estatisticas teve piada, muita piada. Porque será que eu sei de onde bebeste essa informação? é d'um tal blog que apregoa a todas as horas de que como o outro disse: "não é diferente, faz é a diferença!", mas que na prática, não passa de mais um 'lavador de roupa suja' com a agulha da bússola sempre apontada a tudo que mexe de azul-e-branco... e ademais, em cada 5 comentários (nunca insultuosos, nunca mesmo!), só me aceita 1, o que é digamos, uma excelente média, não concordas? Os tais informadores dele da 'estatistica', devem ter metido férias de há 15 dias para cá... tudo normal, na parvolândia!

    ResponderEliminar
  9. E, agora, vai ler hoje o acto de contrição do Record sobre essa capa.
    E continua nojento.

    ResponderEliminar