18 setembro, 2007

Façam-nos sonhar...

É logo, às 19.45 horas no Templo do Dragão, que se inicia a Champions League 2007/08 que, esta época, termina a 21 de Maio de 2008 no Estádio Luzhniki, em Moscovo (Rússia). Os nossos guerreiros têm treinado arduamente para que no seu jogo de estreia consigam encantar os seus fieis adeptos que deverão esgotar a lotação do palco dos sonhos. Líder isolado do campeonato luso, o FC Porto de Jesualdo prepara-se para enfrentar, olhos nos olhos, o vice-campeão Europeu, o Liverpool de Benitez.

O FC Porto tem algumas baixas na equipa, desde logo, as ausências de Adriano, Pedro Emanuel e Helton obrigaram Jesualdo a tirar Lisandro das alas abrindo uma vaga para o marroquino Tarik.

Quanto à baliza parece-me evidente desde a pré-época que o FC Porto tem um suplente à altura de Helton e por isso, Nuno não causa preocupação.

Já João Paulo terá que estar concentrado os 90 minutos pois a presença «ameaçadora» de Fernando Torres assim o exigirá. Quanto ao resto tudo na mesma, Bosingwa, Bruno Alves e Fucile já estão mais que rotinados enquanto aquele meio campo, tridente Meireles, Lucho e Paulo Assunção, já joga de olhos fechados, com Lucho a ser a peça decisiva para que a organização, segurança, elegância, objectividade estejam sempre presentes no sector mais importante de uma equipa.

Na frente, Lisandro estará com aquele olhar felino à espera das diabruras de Ricardo Quaresma e Tarik.

Nas bancadas, 50 mil apaixonados estarão de corpo e alma com os heróis azuis e brancos que lutam no campo. No final se verá se o Dragão conseguiu vergar os «vermelhos» de Inglaterra nesta 1ª jornada que muitas vezes define o rumo da fase de grupos. Mas a esperança, essa, está intacta e bem viva. Façam-nos sonhar. Deixem-nos, por momentos, voltar a lembrar as imagens gloriosas de Viena, Sevilha e Gelsenkirchen.

Bem antes do início da partida, já muitos dos membros deste blogue estarão a conviver no Dolce Vita no local do costume. O Lucho não faltará...

ANDEBOL
Belenenses, 29 - FC Porto, 29
Começou a Liga de Andebol com o FCPorto de Carlos Resende a estrear-se na prova frente a um dos seus mais fortes opositores. Esta época a Liga terá 6 candidatos ao título, Porto, Benfica, Sporting, ABC, Madeira e Belenenses. O jogo que se disputou anteontem no Restelo teve uma 1ª parte com domínio do Belenenses com o FCPorto a viver muito das investidas de Ricardo Moreira, responsável pelo facto de só perdermos por 2 ao intervalo. Defensivamente fomos pouco intensos e no ataque algo desinspirados (só 2 golos de 1ª linha). Na 2ª metade o nosso pivot Tiago Rocha começou a facturar e depois de estarmos a perder por 4 e 5 golos conseguimos aproximarmo-nos nos últimos 5 minutos. Na última posse de bola, Pedro Solha isolou-se e foi carregado. No livre de 7m Eduardo Filipe não perdoou e empatou o jogo no último segundo silenciando por completo o pavilhão do Restelo. No final do jogo a assistência dos da casa foi algo agressiva para com a comitiva do FC Porto. Já cantavam vitória e depois ficaram com azia. Este Porto é assim, nunca deixa de acreditar. Notas positivas para Eduardo Filipe, Ricardo Moreira, Pedro Solha, Tiago Rocha, Jorge Ribeiro e Kavalenka. Sábado às 16h em Santo Tirso, o FCPorto recebe o São Bernardo.

HÓQUEI EM PATINS
No hóquei em patins, ganhamos o torneio da Cidade do Porto batendo na final a Oliveirense por 6-1 com 3 golos do capitão Filipe Santos e sábado às 15h (Pav. Infante Sagres) jogamos a final da supertaça no 1º jogo oficial da temporada, frente ao Cambra. Mais um «caneco», é o que se impõe ao hexacampeões de Franklim Pais.


BASQUETEBOL

O basquetebol do FCP iniciou a pré-época no passado dia 10 e já ouvi uns rumores sobre uma possível transferência de Paulo Cunha.

Treinador da Semana: Carlos Resende
Jogador da Semana: Tiago Rocha

(*) Esta será uma rubrica que a partir desta semana, inclusive, destacará o treinador e o jogador (de andebol, basket ou hóquei) que, na opinião do Lucho, mais se destacaram no último fim de semana. Esta semana destaco Carlos Resende pelo facto da sua equipa não ter desistido nunca de conseguir um resultado positivo no Restelo, enquanto que Tiago Rocha com 6 golos demonstrou talento, eficácia e muita crença.

E, para fecho desta crónica, 3 notas finais:

Juniores (futebol):
Leixões, 1 - FC Porto, 1
Os juniores do FCPorto voltaram a conseguir um resultado positivo nesta sua 3ª deslocação depois das vitórias em Vizela e do empate em Braga. De notar que Leixões e Braga lideram a prova com mais 2 pontos que o FCPorto. Devo realçar que o futebol apresentado pela nossa equipa, bem treinada pelo Holandês Patrick Greveraars (foto), tem deixado impressões muito positivas. Neste jogo disputado no Padrão da Légua o FCPorto adiantou-se por Mohamed que respondeu bem de cabeça a um centro de Marco Aurélio mas a 4 minutos do final os da casa empataram no seguimento de um canto. Um bom jogo com um resultado justo num duelo entre as 2 melhores equipas da série. Na quarta feira os juniores do FCPorto haviam ganho à Naval por 5-0 enquanto os juvenis e iniciados também ganharam, este fim de semana, pela mesma margem, 3-0.

Líder incontestável:
FC Porto, 1 - Marítimo, 0
Estive no Dragão e fui um dos 39 mil que tiveram a felicidade de ver o FCPorto assumir, de forma isolada, a liderança do campeonato à 4ª jornada. A exibição não foi muito consistente mas o essencial foi conseguido. Gostei de Lisandro (marcador do golo), de Lucho e dos poucos minutos de Leandro Lima, a merecer novas chamadas. Tarik tinha sido dos melhores e voltou a sair enquanto Quaresma não esteve nos seus dias. Agora é manter esta liderança até à 30ª jornada.

Selecção de Scolari e os parolos que o pasquim voltou a adormecer

A Selecção de Scolari voltou a desiludir. Em 3 jogos o favoritismo claro resultou em, apenas, 3 míseros pontos. O «sargento» passou-se e a soco atingiu um jogador Sérvio cujo nome começava por «Draga». «Fui defender o menino», «tapeei o homem porque ele vinha bater no nosso menino», disse ele. Todos percebemos que Quaresma é que se portou mal. Muita gente pediu a demissão do Brasileiro mas este, um dia depois, pediu desculpa e diz que está preparado para as consequências, mas não pensou sequer na demissão. Vinte e quatro horas depois, o pasquim desportivo ao serviço do Regime exclamava (de forma falsa) que Pinto da Costa tinha ligado 3 vezes a Madaíl «obrigando-o» a tomar medidas drásticas. Estava conseguido o essencial, os parolos a quem Scolari engana há 4 anos voltavam a não admitir outro cenário que não o da permanência de Scolari, a bem do povo, a bem dos 6 milhões e contra PdC. Pois, por mim, também está bem. Desde que o Porto ganhe...

Saudações azuis e brancas,

Lucho.

[notas do administrador]

ps - a nossa liga privada Record já está em andamento e
podes ver aqui a forma de jogares connosco; quanto à liga privada UEFA Fantasy Footbal, que esperas para te juntar a nós? os códigos estão aqui identificados... e além do mais, tens até às 19h30 de hoje (hora portuguesa) para formares a tua equipa e entrares já a jogo nesta 1ª jornada da fase de grupos.

pps - entretanto, continuamos à procura d’uma
nova ‘bitaiteira’ para se juntar ao nosso grupo de trabalho … tu, que nos lês diariamente, que esperas para nos contactar e te candidatares a tão honroso cargo?

13 comentários:

  1. Dragutinovic, Lucho... não "Draga" :) Fica a correcção. Abraço!

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. :) gm:
    Draga ou Dragu para o Scolari é igual, lembra-lhe Dragão:)

    ResponderEliminar
  3. Lucho, sempre acertivo nos posts e com as outras modalidades sempre presentes com informações curiosas e pertinentes. Imperdível.
    Quanto a logo, motivação, concentração e paciência.
    Vai ser difícil mas o Liverpool não é imbatível e temos bons argumentos para eles, além da tradição, mas essa, vale o que vale.Confio num resultado positivo.

    ResponderEliminar
  4. interessante convivio.....

    logo ganhamos 2-0

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito num bom resultado do Futebol Clube do Porto frente ao Liverpool, desde que Jesualdo não invente e ponha a equipa a jogar com 3 centrais e o Quaresma a ponta de lança...

    Estou inteiramente de acordo com o onze sugerido pelo Lucho e não creio que Fernando Torres seja uma ameaça, dado que não está a ser muito feliz a sua passagem por Inglaterra, pelo menos neste início de época... A ver vamos...

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Antes de mais, belas rubricas essas, pois confesso que só muito por alto é k vou lendo noticias dos juniores e das amadoras. Pelo menos, a partir de agora, existe aqui um espaço, já de referência, onde sabemos tudo sobre as nossas modalidades.

    Quanto ao resto apetece-me dizer: Dasse, nós vamkos jogar com o Liverpool? É que não parece. Aqui, na parvoeira do Algarve, até a merda da capa do jogo tem o Benfica, e os outros pasquins preferem continuar a idolatrar o reumático Rui Costa e o Camacho a orientar treinos do que destacar o grande jogo que se perspectiva no Dragão. Fuck Them! Foi isso mesmo que pensei e não comprei porra nenhuma de jornais. Cambada do caraças. Logo torço fervorosamente pela vitória do FCP e, se a esta se juntar uma vitória do Milão (sou deles desde pequenino) e do Manchester (de preferência com vários erros de arbitragem, para ver se é desta que o Soares Franco tem uma apoplexia) ainda melhor.

    Força Porto

    ResponderEliminar
  7. Jorge, Caxana, Superdragão e Paulo Pereira:

    Tb estou com um feeling q a coisa vai correr bem. Desde puto q nunca tive dúvidas nestes jogos, sou de todas as equipas Portuguesas menos daquela gente medíocre do scp e do slb, desses só gosto de os ver aziomados.

    Dragão, que se faz tarde:)

    ResponderEliminar
  8. C'um carago Lucho... isto é que é debitar informação, carago eheheh

    FC Porto vs Liverpool - eu estou de acordo com o onze; não sei é se o Prof vai estar também mais logo por causa do opositor, mas daqui por um bocado, lá saberemos... bem ou mal, eu quero é ganhar... e temos mesmo que ganhar, mai'nada!

    Andebol - Por acaso, vi todo o jogo e se a letargia da 1ª parte me irritou, na 2ª parte, satisfez-me... muito à custa da 'alma' de Dragão.

    Hóquei - não sabia; passei a saber... mais um troféu pra colocar onde? na arrecadação?

    Basquetebol - A ser verdade a saída de Paulo Cunha, é a perda de uma referência... e um grande valor. Esperemos que sejam apenas rumores e nada mais.

    Juniores (futebol) - devagar, devagarinho se vai longe... há que saber esperar e preparar mais uma fornada de potenciais 'estrelas'.

    No resto, já foi tudo mais que discutido.

    aKeLe aBrAçO e té mais logo,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. O jogo de hoje com o Liverpool reveste-se, de facto, de uma enorme importância...
    Uma vitória frente áquela que é teoricamente a equipa mais forte do grupo é meio caminho andado para o sucesso neste grupo...pontuar é mesmo necessário, perder é que pode complicar, e muito, as coisas...
    Quanto a Jesualdo, o cenário não é muito animador...isto porque o ano passado nos jogos com o Chelsea e Arsenal, Jesualdo foi demasiado receoso, jogando sempre com muito calculismo, o que lhe valeu duas derrotas e dois empates nos confrontos com os ingleses! Esperemos que logo não haja medo...porque quem tem medo fica em casa!

    ResponderEliminar
  10. Só para partilhar com vocês este artigo online da Bola. Ora atentem:
    "Não foi a estreia que se esperava a do FC Porto na primeira jornada da fase de Grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Jesualdo Ferreira teve sempre o controlo do jogo em seu poder, dominou mais, mas não foi além de um empate, em sua casa, diante do Liverpool, o que não lhe é conveniente."

    Ou seja, não nos é conveniente empatar com o Liverpool e a estreia soube a pouco. Até parece que estavamos a jogar com o Atlético do Cacém. Ainda vão acabar por tecer loas aos outros gajos k levaram na peida e vieram de mãos a abanar.

    ResponderEliminar
  11. Amigo Lucho !
    Mais uma vez a informação que nos faltava.

    OBRIGADO
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. rcbc: houve mesmo mt medo, infelizmente e como habitualmente.

    Paulo:
    A esses pasquins vamos responder na última jornada da fase de grupos.

    Azul dragão:
    Informar os Portistas é algo q me dá prazer, um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Blue boy:
    No teu comentário destaco a parte : "há que saber esperar e preparar mais uma fornada de potenciais 'estrelas"... Estou de acordo, mas com este treinador temeroso e acagaçado quem é a potencial estrela q ele terá coragem de lançar. Nenhuma.

    ResponderEliminar