05 setembro, 2007

Bruxedos...

Afinal voltamos e nada mudou. E até já nem sei se é do bronze das férias, do dourado do apito ou do aBermelhado do Estado a que isto chegou. A realidade é que não nos podemos, nem tão pouco nos devemos, distrair por um momento que seja.

Mostrava, na semana passada, a rtpi no seu habitual esmero de (des)informação pública, os lamentos de alguém da equipa do Sr. Botelho sobre as pressões feitas contra a mesma. Chegou-se até a culpabilizar as bruxas, citando o Galego, ao afirmar-se que 'yo creer no lo creo pero que las hay, hay!'.

E embora hoje se culpe a electricidade, que transforma o negrume da noite na claridade do dia, pelo desaparecimento das bruxas, nós demonstramos, aqui neste blog e esta semana (pena não ser à sexta-feira), uma situação, ou melhor, uma sucessão de situações sucedidas que abonam, em realidade, aquilo que os outros apenas tentam insinuar.

A empresas e/ou instituições (mesmo aquelas 'que deveriam dar o exemplo ao País') dispensam apresentações, o guião é sobejamente conhecido e as bruxas até facilmente identificáveis.
Será de ler, atentamente, os textos abaixo e que cada um tire as suas próprias conclusões.
Mas, e até porque as férias já acabaram, seria de inBestigar, não?
É que continua a pairar neste ar quente de Setembro a ideia que deveria existir alguém a levar a sério a sua função de proteger os direitos das pessoas contra o poder público.

Para memória futura

Uma das regras da minha vida é não dar importância às imbecilidades que se me atravessam no caminho. É por não perder tempo com essas matérias que consigo fazer tanta coisa e andar para a frente. Mas, por vezes, sou forçado a abrir uma ou outra excepção - não vá alguém pensar que existe algum pó de inteligência onde só se encontra imbecilidade.

A imbecilidade para aqui chamada começou no sábado passado no Correio da Manhã.

A propósito de um documento que fora apresentado na SIC sob a referência "Apito encarnado", fonte anónima da Polícia Judiciária anuncia que "as investigações desenvolvidas levaram já à identificação de uma agência de comunicação que é "suspeita" de ter participado, ou fornecido conteúdos para a redacção do referido documento".

No dia seguinte, no mesmo jornal, a fonte passou a ter direito a foto e declara o seguinte: "Existem clubes que contratam agências de comunicação para descredibilizar a investigação".

Na 2ª feira, no Record, um jornalista reformado que sempre se deu bem com todas as polícias acrescenta o pormenor de a agência de comunicação ter sido "recentemente contratada".

Ora, perante esta sucessão de imbecilidades, esclareço o seguinte:

1. Sim, a LPM tem um contrato – que se pode considerar recente – com o Futebol Clube do Porto (o que não é segredo, como se pode constatar na Carteira de Clientes da LPM aqui);

2. Não, a LPM não tem nada a ver com o documento em causa, nem seria eticamente aceitável que algum dos seus colaboradores produzisse ou contribuisse para produzir um documento que foi divulgado pelos media como sendo anónimo embora com o timbre da Polícia Judiciária (Código de Ética da Disciplina de Assessoria Mediática aqui);

3. A LPM não o fez porque tal violaria, como disse, os seus princípios éticos e nunca o faria porque, adicionalmente, nenhum dos seus clientes – nomeadamente o Futebol Clube do Porto – lhe solicitaria tal prática (os Valores da LPM aqui).

Há pessoas que, em função da sua actividade profissional, passam a vida a conviver com marginais. Talvez por isso acabem por julgar todos os outros, mesmo os que nada têm a ver com esses ambientes, à luz dos critérios com que avaliam os marginais. E isso, como é bom de ver, não contribui para o discernimento, o rigor da análise e a prudência de quem vem para os media falar em nome de uma instituição tão importante como a Polícia Judiciária.

Porque será que, de repente, há jornalistas que julgam que passaram a saber o que eu digo ao telefone?

LPM, 21-08-2007
in
http://bloglpm.lpmcom.pt/


Distracções judiciárias

Na véspera do atentado da ETA com matrícula portuguesa, o porta-voz da Polícia Judiciária estava ocupado a fazer publicar no "Crime" uma entrevista em que se me refere. Não mereço tantas atenções.

Diz no essencial duas coisas. Em primeiro lugar, anuncia que SLB e FCP têm agências de comunicação. Ora, como é do domínio público, SLB recorre aos serviços de uma agência de comunicação há mais de 2 anos e só agora FCP decidiu proceder do mesmo modo. E só agora é que o porta-voz da PJ parece preocupado com o assunto.

Em segundo lugar, avisa que "não é por muito dizer mal do processo que ele é desacreditado, isto da parte do FCP", acrescentando: "O que constatamos é que se criou um caso nacional em redor do Apito Dourado e que essa discussão acalorada está a deixar marcas no processo".

Como dizia um amigo que me telefonou preocupado, o porta-voz da PJ esforça-se por me posicionar como uma espécie de Maria José Morgado ao contrário. A procuradora consegue fazer do nada um processo terrível. Eu conseguiria (na visão PJ) tornar em nada um processo terrível. Haja paciência.

LPM, 25-08-2007
in
http://bloglpm.lpmcom.pt/


A carta a que se refere o Expresso

Eis o teor integral da carta a que se refere o Expresso de hoje e que enviámos, em data recente, ao Futebol Clube do Porto:

Pela circunstância de estarmos ligados ao Futebol Clube do Porto por um contrato de prestação de serviços de Conselho em Comunicação e Assessoria Mediática temos sofrido, nas últimas semanas, uma lamentável sucessão de pressões ilegítimas.

Não é este o momento adequado para tornarmos público o conteúdo e a forma dessas pressões, mas queremos deixar claro que nunca, nos 20 anos de actividade da LPM, algo de semelhante tinha ocorrido.

Tememos que a continuação do contrato que nos liga ao FCP possa colocar em risco a normal actividade da LPM em prejuízo dos cerca de 70 colaboradores que empregamos e das cerca de 50 instituições que representamos.

Estas circunstâncias levam-nos a solicitar a rescisão amigável do contrato.

No momento em que o fazemos deixamos claro que nada de menos ético – muito menos ilegal - ocorreu no nosso relacionamento com a vossa instituição e que as pressões que têm sido exercidas sobre a LPM, essas sim, pressupõem uma lamentável falta de seriedade de entidades que deveriam dar o exemplo ao País.

A curta experiência de trabalho com o FCP confirmou, infelizmente, o que tínhamos identificado no diagnóstico inicial: existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública da vossa instituição, mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa.

Nas últimas semanas, porque ocorreram episódios mediáticos (a maior parte sem qualquer intervenção nem do FCP nem da LPM) que mostram quão frágil é o guião construído por esses interesses, foram sendo utilizados sobre a nossa empresa meios, públicos e privados, que relevam sobremaneira o desespero dessas entidades e a falta de consideração pelos princípios éticos que deviam respeitar.

Neste contexto, estamos certos de que compreenderão melhor do que ninguém esta nossa decisão.

LPM, 25-08-2007
in
http://bloglpm.lpmcom.pt/

O que vale é que os jogos (ainda) se ganham dentro do campo e o FC Porto continua com a mania de perseguição, sempre em primeiro.

O que eu Vos estimo é o que eu Vos desejo,
Estilhaço

ps - Estávamos nós em férias - Dragões ao sol - numa conhecida cidade balnear do sul de Espanha a passear depois do jantar. Já se tinha já perdido toda a esperança de ver, em directo, o FCPorto - Sportem, quando, num encontro fortuito com outros Portistas na rua, se espalhou a notícia que existia um hotel, lá para as bandas do Levante, que iria transmitir o dito cujo num qualquer canal de tv. Corda nas sapatilhas, digo chinelos, e bute pró tal hotel. Tivemos mais sorte que o 'nosso' Lucho em Barcelona. O bar estava cheio e tinha até pessoal com camisolas do clube. Penso até não estar equivocado ao afirmar que tinha mais pessoal dentro do bar a ver a tv do que pessoal cá fora, junto à piscina, a assistir ao habitual show noturno. Lá se foi aviando a caña do costume até que se deu a algazarra do golo do Meireles. Bem, foi tal a festa que até o barman ajudou atirando a bandeja (vazia, penso eu de que) ao chão. Pena não ter tirado uma foto, mas aqueles que lá estiveram sabem bem o que eu estou a tentar descrever. Após o jogo decidimos ir dar um mergulho para comemorar. E não é que encontramos mais uma mão cheia de Portistas a fazer o mesmo? Dragões a banhos, carago.

pps - Os próximos jogos da selecção serão na Luz e em Alvalade. Será que ainda vamos ter oportunidade de a ver jogar no Dragão? Que me recorde o último jogo foi a 12 de Outubro de 2005 contra a Letónia no apuramento para o Mundial 2006, ou estarei enganado? Se for por receio de bloqueio nas portagens, avisem que vamos aí buscá-los e ainda fazemos uma vaquinha para se oferecerem umas grades de Super Bock.

8 comentários:

  1. Cáustico, como sempre, mas com o humor e a ironia refinados, depois do carregamento de baterias em terras de nuestros hermanos. Já conhecia esta história - mais uma - do evidente desiquilibrio de forças neste cantinho à beira mar plantado. Nós, os k empunhamos a espada na defesa do clube, aqui na blogosfera, já tinhamos alertado os incautos para o brutal ataque que o Porto soferia esta época. Se o "outro" fosse vivo, diria que este era a "mãe de todos os ataques", tamanha é a disparidade de meios envolvidos na luta. Mas, como tb dizes, os jogos ganham-se lá dentro...ainda. E enquanto for assim, não temos rival.

    ps: curiosamente, num blog portista - os portistas de bancada - um dos autores, em gozo de férias no Algarve, tb visionou por lá o jogo. E, tal como o Estilhaço, rodeado de dezenas de simpatizantes da causa azul e branca. Mas afinal nós não deveríamos ser pouquinhos e os outros + de 6 milhões? É isso k me espanta. Temos a melhor média de assistências anos a fio, adeptos em todo o lado, etc e tal, mas disso ninguém fala.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Selecção no Dragão ? para quê ? deixa-los andar lá para o Sul, eles estão bem uns para os outros.

    O Scolari diz que " fez o que pode" contra a grande potência da Arménia e que o empate é bom, e eles aplaudem, para isso, não contem comigo, no Dragão existe uma aura vencedora, vamos deixar que por lá essa aura continue e não venham com vibrações negativas, de empates e tretas assim.

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço em grande, carago!
    Espero que tenhas recarregado bem essas baterias de defesa, porque este ano, no seguimento de todos os outros, diga-se de passagem, vai ser mais um daqueles a que teremos que estar atentos, muito atentos, porque cada vez mais eles refinam os seus ataques cobardes e acima de tudo, a 'vergonha' é apenas um termo que consta no dicionário para puto ler e aprender na escola, porque depois na vida real, 'vergonha' é coisa que não existe de verdade.
    Estas referências que aqui trazes à cola de mais umas série de diabrites do ridiculos e invejosos deste PORTOgal, mais não são do que o estrebuchar do frustrado, porque se não nos conseguem vencer em campo, tentam e não se cansam de nos tentar derrubar no único lugar onde não nos podemos defender: na corrupção clubistica de um país infestado por 6 milhões e mais alguns de invejosos, ridiculos, frustrados e pobres de espirito.
    Mas nós sómos grandes, enormes e indestrutives... venceremos sobre o mal, com toda a certeza!
    Só como tópico, alguém já se apercebeu de que logo após a 'entrevista da Ana' e o aparecimento misterioso desse tal dossier anónimo da PJ, ninguém mais ouviu o 'roto orelhudo' a debitar alarvidades? mesmo a imprensa, dita nada séria e muito tendenciosa, com uma ou outra chamada de destaque, 'enfiou a viola no saco' e têm estado calados que nem ratos a saltar do porão?
    Como diz o ditado: "a montanha vai parir um rato" e eu vou cá estar para os ver a saltar para o mar, quais nem ratos de esgoto.
    É uma questão de tempo... apenas de tempo.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Os maus perdedores de Benfica, Sporting... e de Lisboa ? : "Lo que los hay, Hay!'.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros
    Os acontecimentos que envolvem este singular caso de fêmea ferida, que se entrega ao inimigo, tem dado que falar.

    Penso que neste momento o acontecimento mais importante tenha sido a renúncia da LPM, ao contracto com o FCPorto.
    Todos sabemos os argumentos, mas niguém ouviu ou viu escrito, que a aquilo que deveria ser natural, a preocupação da nossa Justiça em saber de quem são as PRESSÕES, que levaram a LPM prescindir do Cliente, contiuam por ser públicas!

    A PJ pelos vistos, também utiliza dois pesos e duas medidas, conforme interesses... pouco claros.
    Resumindo; já não será, fora de tempo que alguém do M.Público dê uma explicação cabal sobre este caso tão intigrante. Mais intigrante quando o LPM declara que a PJ estaria preocupada no eventual desmontar da cabala do Apito-Dourado, pela LPM.É muito estranho estas pressões, quando e até o Supremo Tribunal da Justiça, é cliente da LPM!
    Aguardemos, se demorar tanto com tem demorado o resultado das análises da Maddie....!Lá pró Natal....talvez se saiba alguma coisa!
    Cpts
    Varatesa

    ResponderEliminar
  6. Os interesses e os verdadeiros motivos que levam a PJ a mover-se quer numa direcção, quer noutra, ficaram bem patentes no "Dossier Encarnado", se é que é para ser levado a sério.

    Relativamente a este caso da LPM, curioso, ou não, como os únicos meios a darem o merecido relevo a esta notícia foram os blogs portistas, o Expresso e uma outra coluna de opinião pessoal. De resto... anda tudo muito caladinho... e já sabemos que quando anda tudo a tentar abafar algo, é motivo para desconfiar...

    Abraço!

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Talvez me engane, mas não creio. O facto de o Jornal do Fundão , jornal regional, com imenso passado na história do jornalismo Português ( e de Portugal ) e, sendo, sobretudo, um dos Jornais Portugueses mais lidos na diáspora Portuguesa , ter acusado as televisões de haverem transmitido de forma distorcida a entrevista de Pinto da Costa, deve ter causado calafrios a muitos.

    A vida é feita de pequenos nadas !

    ResponderEliminar
  8. Eu outra vez !

    A vida moderna é uma correria !

    Queria, unicamente, finalizar a minha missiva, após ter citado o Jornal do Fundão.

    Parece-me que há, aqui, em França uma enorme vontade da imprensa Francesa em querer criar um mito em torno do Benfica. Com efeito, a revista francesa, "Sofoot", dedica, na sua edição de papel, 4 páginas ao Benfica. O artigo é um autêntico "rolo de papel higiénico". Cita sem indicar qualquer fonte. É extraordinário !

    Mas voltarei sobre este artigo !

    Mas, em paralelo, é preciso não esquecer que o Porto ganhou a três equipas Francesas, aquando foi campeão da Europa ! O que levantou muito respeito e consideração, aqui, em França !

    Será por isso que a revista "Sofoot" prefere escrever sobre o Benfica ? Ou existe mesmo uma Cabala contra o Porto que tende a ganhar dimensões ultra-nacionais ?

    A ver vamos !

    Vi, por acaso, entre dois desenhos animados, a actuação do Rentarya. Aquando do último jogo do Strasbourg. Penso que percebem muito mais de futebol do que eu. Todavia, achei que tinha um poder de velocidade e de desmarcação fantásticos. O que se compreende menos é como consegue atirar à figura do guarda redes e ao poste
    quando está isolado.

    Se conseguir e aprender a dominar o seu último gesto será um ponta de lança de excepção !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar