17 setembro, 2007

2 pesos, 2 medidas e a força da comunicação social…

Não haja dúvida de que esta foi uma semana com alguns acontecimentos ridículos e estranhamente desvalorizados por muitas pessoas, algumas delas ligadas mesmo ao mundo do futebol, o que torna mais grave a situação!

Para enquadrar as pessoas daquilo que estou a falar, se bem que é demasiado óbvio do que se trata, gostaria de lembrar uma situação que serve de termo comparativo com a situação grave ocorrida esta semana com o seleccionador nacional, o tal que, segundo consta, ganha umas boas dezenas de milhar de contos mensais.

Vejamos então as duas situações: no Mundial de sub-20 disputado este ano no Canadá, um Mundial de má memória para a selecção portuguesa, acho que todos se lembram da situação que envolveu o jogador Zequinha (que até pertence aos quadros do FC Porto…) e a sua famosa “retirada” do cartão vermelho ao árbitro que se preparava para expulsar um jogador da selecção portuguesa… nessa altura, não faltou quem criticasse e julgasse na praça pública o jovem jogador português… não faltou quem considerasse aquele acto como algo de hediondo, horrível e altamente lamentável.

Meus caros colegas, na pretérita semana o nosso seleccionador tentou agredir um jogador sérvio… só não o atingiu porque, provavelmente, o sérvio deu um passo atrás e assim impediu que o seleccionador o tocasse de forma mais evidente…neste caso, e ao contrário do que aconteceu com Zequinha, as opiniões dividiram-se… logo apareceram os argumentos mais inimagináveis que alguma vez ouvi numa situação dessas, desde que aquela teria sido a defesa de Quaresma, uma espécie de acto fruto de um qualquer “auto-reflexo” (sim, foi o próprio Scolari a utilizar este magnífico argumento) ou até que aquele teria sido um acto próprio de quem anda no mundo do futebol… enfim argumentos tão incríveis e idiotas que nem poderá haver grandes comentários.

Para finalizar esta semana, a fantástica notícia do jornal “Record” de que Pinto da Costa teria telefonado três vezes a Madaíl para a demissão de Scolari… o nosso presidente não teria certamente mais nada para fazer do que se preocupar com o futuro de Scolari e da selecção nacional… mais uma vez, a comunicação social num estado miserável, lastimoso e vergonhoso! É um facto cada vez mais evidente que o FC Porto só tem direito a primeiras páginas quando é para acusar, achincalhar, julgar na praça pública ou vilipendiar sem a mínima complacência e pudor… mas quando é para exaltar as vitórias do nosso clube na Liga dos Campeões ou noutras competições internacionais o que é que estes jornais utilizam?!?! O cantinho inferior esquerdo do jornal… junto a uma publicidade qualquer… haja um pouco de vergonha!!!!!!!

ps - A propósito de capas de jornais, as capas dos jornais de ontem são bem exemplificativas disso… é MUITO MAIS (direi até, EXTRAORDINARIAMENTE MAIS!) importante um jogo entre uma equipa que nem nos três primeiros lugares está e outra que está em último lugar do que um jogo entre os dois líderes do campeonato nacional… mais uma vez, miserável e vergonhoso!!

[notas do administrador]

ps - a nossa liga privada Record já está em andamento e podes ver aqui a forma de jogares connosco; quanto à liga privada UEFA Fantasy Footbal, que esperas para te juntar a nós? os códigos estão aqui identificados.

pps - entretanto, continuamos à procura d’uma nova ‘bitaiteira’ para se juntar ao nosso grupo de trabalho … tu, que nos lês diariamente, que esperas para nos contactar e te candidatares a tão honroso cargo?

9 comentários:

  1. Caro amigo há já muito tempo que não lia uma critica assim. Muitissimo bem elaborada, mas a verdade é que contra factos não há argumentos, mas estes palhaços da comunicação social são sempre os mesmos merdosos. Recorrem a fontes não oficiosas e andam sempre à procura da notícia escandalosa e fantástica, como puros carniceiros.
    Enfim, é a merda do país que temos. Dois pesos, duas medidas, sempe com a comunicaão social a influenciar a tão frágil opinião pública.
    Um grande abraço e desculpem-me certos termos

    ResponderEliminar
  2. Vejam hj o Jogo. Até o jogo...PARECE o jornal do Sporting... 2 penaltys por assinalar...leão n se deixa trair... Por amor de Deus... e o fcporto qd é prejudicado? Aliás um dos lances q se referem é (para mim) fora da área. Deviam falar é nos golos do Sporting, um atraso de bola e um frango de Nelson, ex-scp, aí sim, tinham mt q falar...

    ResponderEliminar
  3. RCBC, sem tirar nem pôr... os meus aplausos!
    De facto, esta é uma 'verdade de la palisse'... contra factos, não há argumentos. Sempre foi assim, continua a ser assim, e parece que há-de continuar a ser assim.
    Nada a fazer, senão, sentirmos uma vaidade de que assim seja, porque o sendo, é bom sinal, muito bom sinal, se me faço entender.
    Quando vejo as capas manchadas de azul, só pode ser por um motivo: 'a inveja da mediocridade'!
    Por isso, eles que fiquem lá com as capas da vergonha (JOGO incluído), que nós ficamos com os troféus e as conquistas, porque daqui por 100 anos, o que contará para a história será o palmarés dos troféus... nunca o palmarés das capas de jornal!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. RCBC,
    Continuas, e muito bem, a assumir a batuta de, sem qualquer constrangimento, falares do que vai mal neste futebol luso, mesmo que isso seja politicamente incorrecto. Pela comparação que fazes, entre a acção de Zequinha e a de Scolari, se vê bem o ridículo da (não)acção da Federação. Um jovem que foi crucificado na praça pública, por bem menos do que o Socolari fez, mas, já se sabe, cá em Portugal mais vale cair em graça do que ser engraçado. Neste caso, o que vai grangeando simpatias ao brasileiro é a evidente antipatia pelo Porto. Quanto ao Record, a capa serviu apenas para branquear a acção do seleccionador, desviando atenções noutro sentido, reavivando uma guerra k só existe na cabeça de alguns. Sem os jogadores portistas, a Selecção era uma espécie de Arménia futebolistica...

    Lucho, puseste o dedo na ferida. Atão ninguém fala dos favores k Nelson, guardião sportinguista, agora com a camisola do Amadora, prestou à sua antiga entidade patronal? Pois, isso não deve interessar muito...

    Abraço a todos, k e cá continuo a banhos:)

    ResponderEliminar
  5. tratai disso malta, que o MIAU esta com vcs!!!! eheheheheh

    sempre foi assim e vai continuar assim, e por isso que somos grandes, nunca vos esqueceis destas minhas palavras que aqui vou escrever em tamanho grande que faz a diferença entre os porto e os outros:

    O F.C.PORTO NAO É DIFERENTE , FÁZ A DIFERENÇA!!!!

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  6. Miau, desculpa lá... mas essa até a mim de doeu, carago!!
    É caso para dizer: "ahhh POETAAA!!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Miau, grande tirada.De compêndio.
    Quanto ao resto, já sabemos como é, o homem ainda vai sair disto como herói nacional conforme coloquei num post do meu blog.
    Uma vergonha, o rascord, do pior que se tem visto e os arautos da justiça que falam em não crucificar ninguém, colocar em causa o bom nome, etc ...
    Eses mesmos que em relação ao que lhs interessa achincalham tudo e todos desde que do FC Porto como andam a fazer com o nosso presidente.

    ResponderEliminar
  8. RCBC :

    Eles que fiquem lá com esse e outros senhores , que nós ficamos com os nossos valores !

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos.
    Só um pequeno acrescento aos factos relatados nesta crónica em relação ao jogo dos sub-20:
    Aquando da confusão que se instalou entre os jogadores portugueses e o árbitro, mesmo antes do zequinha tirar o cartão da mão do árbitro, será que ninguém reparou no Coentrão (que por acaso até é uma "estrela" do slb)a segurar no punho do árbitro não o deixando levantar o cartão? Isso não é tão ou mais grave do que fez o Zequinha? Coentrão teve sorte não ser expulso por isso porque o Zequinha, logo a seguir, fez o que fez!
    Ninguém viu?!

    Relativamente ao pasquim só lamento que haja portistas insistam em escreverem comentários no site desses imbecis. É deixá-los a falar(escrever) sozinhos.

    ResponderEliminar