06 agosto, 2007

Taça da Liga

Para ser totalmente sincero não acompanhei (como deveria!) o torneio de Roterdão em que o nosso FC Porto participou (e ganhou, para não variar!) no último fim-de-semana.

Desse modo e para variar um pouco gostaria, se me é permitido, falar de um assunto que apesar de obviamente ter a ver com o FC Porto, não se restringe apenas ao nosso clube… Gostaria de comentar a criação da nova competição do futebol português: a Taça da Liga.

Aquando da discussão acerca da redução ou não do número de clubes no principal campeonato do futebol português os principais argumentos que ouvi foram que esta medida iria melhorar a qualidade do campeonato e o menor número de jogos iria diminuir o cansaço físico dos jogadores.

Olhando para estes dois argumentos e para aquilo que se passou no campeonato do ano passado, duas perguntas tornam-se inevitáveis: a qualidade do último campeonato foi superior à dos campeonatos anteriores?!?! À parte de residuais melhoras num ou noutro clube, penso que a qualidade global do último campeonato foi ainda menor do que na altura em que a competição tinha 18 clubes… Posso mesmo dizer, que me lembro de ouvir alguns ilustres portistas argumentar que a paragem natalícia teria sido um dos principais motivos da GRANDE quebra de forma verificada no FC Porto nos meses de Janeiro e Fevereiro! Não sei se foi a maior ou a menor causa da referida quebra, agora que no mês de Janeiro, depois do longo mês de férias a que os jogadores tiveram direito, tanto o nível exibicional da equipa como os resultados pioraram de forma muito acentuada e preocupante, isso parece-me evidente! Pessoalmente, acho que é vergonhoso pessoas que ganham milhares e milhares de euros mensais terem direito a 1(!!!) mês de férias natalícias… para mim isto é impensável!!!

Por tudo isto dá-me a sensação que a criação da taça da Liga irá ser uma forma de aumentar o número de jogos e preencher os “buracos” que se verificaram no calendário da época passada! Além disso, importa perguntar se esta nova competição será ou não rentável do ponto de vista financeiro! Ou será mais uma competição com médias de assistências a rondar as 200 pessoas?!?!?!? Já que se quer preencher as lacunas do calendário (sim, dá a ideia que este é o principal objectivo da criação desta competição…), não seria mais lógico o campeonato voltar a ter 18 equipas?!?!

ps1 - Escusado será dizer que a criação da Taça da Liga será mais uma forma de aumentar e diversificar a sala de troféus do FC Porto! Ah, pois já me esquecia de que se o FC Porto ganhar esta nova competição, será mais uma vitória aldrabada e com óbvios benefícios de arbitragem decorrentes do “Apito”…

ps2 - Esta foi uma semana muito triste para o futebol português… perdeu-se o maior “especialista na marcação de grandes penalidades” do nosso campeonato…


8 comentários:

  1. Então mas este não foi o campeonato mais disputado de sempre ao entrar pela última jornada com tudo por decidir ?

    Portugal tem 8 meses de competição, existem equipas que tem 7 meses, eles pagam 10 meses aos jogadores, acho que foi uma boa medida a criação da Taça da Liga, e até financeiramente irá ser mais um balão de oxigénio para as equipas pequenas, principalmente da 2ª Liga.

    ResponderEliminar
  2. TAmbém concordo com o objectivo da criação desta competição. Pena foi q o Rio Ave, já tivesse sido eliminado. Resta-me o FCPorto para açambarcar mais este trofeu.

    gostei dessa do especialista em gp:)

    ResponderEliminar
  3. " o impacto dos emblemas maiores contribuirá para uma distribuição de receitas equitativas a permitir desde já, e por exemplo, que os clubes da Liga de Honra eliminados à primeira embolsem pelo menos 20 mil euros, bem mais do que a maioria das receitas que conseguem nos jogos do seu campeonato" in Ojogo ontem num artigo escrito por Fernando Santos.

    A justificação daquilo que disse anteriormente.

    ResponderEliminar
  4. Como não há duas sem três, espero que no sábado possamos trazer mais um troféu, este já oficial.
    Entretanto vou fazer duas semanas de férias, pelo que só a 23 regresse aqui ao Blog.
    Até lá, saudações portistas.

    ResponderEliminar
  5. LISTA completa dos encontros referentes à 2ª eliminatória da Taça da Liga (12/8/07):

    Gondomar-Vitória de Setúbal
    Estoril-Estrela da Amadora
    Trofense-Vitória Guimarães
    Penafiel-Marítimo
    Varzim-Leixões
    Portimonense-Naval 1º Maio
    Fátima-Académica
    Beira Mar-Boavista

    ResponderEliminar
  6. ResultadoS DA 1ª elim:
    Freamunde-Beira-Mar, 0-0, (2-4 g.p.)

    Estoril-Desp. Aves, 2-1


    Fátima-Santa Clara, 2-0


    Portimonense-Rio Ave, 1-0


    Olhanense-Gondomar, 0-1


    Gil Vicente-Penafiel, 2-2 (4-5, g.p.)


    Trofense-Feirense, 2-1

    Vizela-Varzim, 1-3

    ResponderEliminar
  7. Boas, RCBC,

    Com k então andas a baldar-te à "missa", meu rapaz? Que é lá isso de não ver o FCP em acção?:)

    Qt à Taça da Liga comungo da ideia generalizada. Tudo o k possa contribuir para a manutenção do pontapé na bola, eu estou de acordo. Julgo ser uma medida acertada, colocando Portugal no caminho dos outros campeonatos. E se, à imagem e semelhança de Inglaterra, o vencedor da Taça da Liga ficar com um lugar europeu, melhor ainda, pois o nivel competitivo será por certo maior.
    Julgo k será uma competição interessante, aberta, com o calendário dos jogos a equilibrar os pratos da balança. Gostei dessa ideia de os clubes de escalões inferiores e/ou piores classificados beneficiarem do factor casa. Será uma prova k servirá para rodar alguns jogadores menos testados, mas parece-me k o Porto será competitivo, como nos habituou.
    "Hasta la vitória, siempre!"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. A taça da Liga é uma competição devidamente autorizada pelo Orelhudo, para se testarem os farmacos que possam não ser detectados nas poucas vezes que os atletas do clube da galinha vão ao controlo anti-doping, mai nada.

    ResponderEliminar