20 agosto, 2007

Quaresma, o Mágico

Já tinha dito no último post aqui publicado aquilo que pensava sobre Quaresma e as responsabilidades que lhe têm sido imputadas na construção e invenção de lances ofensivos do FC Porto… responsabilidades essas que me parecem, continuo a dizê-lo, excessivas.

Desse modo, e de uma forma totalmente evidente, o jogo de sábado voltou a mostrar, mais uma vez, demasiada qualidade, magia e classe do “Harry Potter” (como alguém disse um dia!)… Nada mais nada menos do que dois golos em lances de pura genialidade, sendo que num desses lances foi mesmo Quaresma a ganhar (depois de ter dado cabo dos rins do lateral direito bracarense…) a falta que depois originou o livre superiormente cobrado pelo extremo português!!! Melhor era impossível.

Acima de tudo, e até porque a análise mais detalhada e rigorosa do jogo já aqui foi feita pelo meu colega BlueBoy, a minha crónica de hoje visa exaltar e elogiar aquilo que de à três anos a esta parte tenho visto num GRANDE jogador do nosso clube, alguém que cada vez mais admiro e venero pela sua devoção ao clube (sim, Quaresma REJEITOU sair para Madrid, provavelmente para ganhar muito mais!!), pelos seus dribles “mágicos” e estonteantes para os adversários e pelo seu infindável rol de espectaculares fintas e números de autêntica “magia”!

Além disso, de que serve ter um bom guarda-redes, uma defesa estável e um meio campo trabalhador e consistente se depois não houver criatividade e espectáculo que permita que os espectadores se sintam deliciados e cheguem à conclusão que valeu a pena pagar o bilhete?!?! Quaresma é daqueles jogadores que nos fazem acreditar que o futebol, além de um cada vez mais complexo e ramificado negócio, é uma grande oportunidade para as pessoas se divertirem e desfrutarem de um espectáculo em que valha a pena ir, independentemente dos cada vez mais caros preços dos bilhetes que dão direito a assistir a um jogo de futebol.

Por tudo isso, e por mais muitas outras coisas, depois da saída de Anderson e olhando para o restante plantel, Quaresma parece ser o mais forte e provável candidato a nos deliciar com estes “pequenos pormenores” que decidem jogos e fascinam os espectadores!!!! A saída de Quaresma, do meu ponto de vista, seria uma enorme perda para o clube e para o campeonato português… ainda bem que não saiu até agora… esperemos, ansiosamente, até ao fim do prazo de transferências.

ps - Se fosse um jogador de um qualquer clube da capital a ser castigado no 1º jogo do campeonato nacional disputado no meio do mês de Agosto devido a uma expulsão num jogo amigável disputado no início de Julho, quando este mesmo jogador já tinha cumprido castigo, como mandam as regras da FIFA, no jogo a seguir, provavelmente haveria matéria para um qualquer processo de investigação em que o FC Porto e o seu presidente seria examinados, investigados e escutados até ao mais ínfimo pormenor! Mas também já nada me surpreende…

12 comentários:

  1. ...sim, ele k joga d caralho, k escreveu uma carta á sad a dizer k nao keria sair, recusou milhoes para ficar no Porto, k leva a mão ao peito d cada vez k marcámos golo ao mesmo tempo k beija o emblema k tanto amamos,ele k sabe bem o k é um jogador á FCP...mas k, n s eskecem, n pod decidir sempre tudo sozinho...enfim: é nosso!tremam lampiões e lagartagem k o nosso mustang mostra-se cada vez mais fiel ao Campeão

    ResponderEliminar
  2. Muito bom texto, aproveito se for possivel para assinar por baixo...

    ResponderEliminar
  3. Quaresma demonstrou em Braga estar com a cabeça limpa, a pensar apenas no Porto, tal como Lucho. É um génio e está tudo dito. Dele esperamos tudo.

    ResponderEliminar
  4. Dos poucos jogadores que recusa jogar na "grande" Europa para ficar no "nosso" Porto.


    Apesar de pensar que o ultimo jogo não foi nem de longe dos melhores dele em jogo jogado, mas lances decidem jogos e foram dois de Quaresma que o fizeram.

    ResponderEliminar
  5. Ele é um grande jogador que nos fazia falta caso saisse mas não tenham ilusões pq cartas á sad e recusas ....isso é treta pq se fosse um contrato onde ele fosse receber milhoes ai não que ele nao ia....mas ainda bem que ficou.


    abraço

    ResponderEliminar
  6. Bem, a mim, admito, nos tempos que correm, causa-me alguma espécie essa história do "jogar por amor à camisola", porque sou obrigado a dizê-lo: não acredito!
    Para mim, isso são histórias de embalar, mas com isto não quero dizer que não recuso a enorme mais valia para o plantel que Quaresma representa... sobre isso, não tenhamos dúvidas, Quaresma, jogando ou não para a equipe, é um predestinado.
    Agora dizer-se que "recusou" sair, bem, isso já outra história... quanto essa 'recusa' não poderá custar aos cofres do clube? se calhar, seria interessante saber-se para eñtão depois se poder dizer se afinal é amor à camisola ou a outra coisa qq.
    Mas apesar de tudo, tou em sintonia quando dizes que estes são os jogadores que nos fazem ir aos estádios... dos caceteiros, não reza a história!
    E prontos, é isto que penso, mas como certamente muitos de vocês se recordarão, eu sempre afirmei que não tenho ídolos... o meu único ídolo é o emblema, o FC Porto... os jogadores, vão e vêm, por isso, tá explicado o meu sentimento.
    Costumo dizer muitas vezes: "só faz falta quem está... quem não está, não faz falta nenhuma!"
    Quando Quaresma sair, o FC Porto há-de continuar a ganhar! e por aí fora.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Caro colega BlueBoy

    Nos últimos anos têm saído do nosso clube alguns dos melhores jogadores da actualidade...olhamos para o Chelsea e vemos Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho...olhamos para o Barcelona e vemos Deco...com todas estas saídas o FCPorto continou a ter um domínio nacional de fazer inveja a qualquer clube!
    Deste modo, tens razão quando afirmas que a saída de Quaresma não impediria o nosso clube de continuar a ganhar...mas isto é na teoria...meu Caro Amigo,Quaresma é neste momento o maior poço de virtuosismo e magia que temos no nosso plantel.Se é muito bem pago é porque merece e faz por isso, não como muitos que se calhar...
    Por tudo isto não poderei deixar de reafirmar que a saída de Quaresma neste momento seria algo impensável...para o ano que vem se calhar vai ser inevitável!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. É óbvio que o Quaresma não ficou por dizer "não" aos outros clubes, mas sim pelo não do FCPorto.

    Claro que o clube continuaria de boa saúde se ele saísse mas não se pode deixar de admitir que é uma das senão a maior estrela brilhante do FCPorto.

    Que continue a dignificar o clube que é isso que queremos.

    Fiquem,
    http://blogdoportista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Não sou do FC Porto.
    Sou colega da Corisca Bancada do RCBC.
    Feitas as apresentações vamos ao que interessa.
    Considero que o Quaresma foi muito esperto ao não trocar o FC Porto pelo Atlético de Madrid, porque apesar de ir receber certamente mais dinheiro já, considero que não teria a visibilidade internacional que vai poder ter no FC Porto, conseguindo um contrato muito melhor e para uma equipa mais importante.
    Neste aspecto preferiu (quem sabe) pensar um pouco mais a médio prazo do que a curto prazo, o que também ajuda a idade que tem, pois se calhar se tivesse a idade do Simão e estivesse encalhado num clube onde estava a ver o projecto (se é que há algum) ir por água abaixo com um treinador (que já não lá está) que não percebe nada do que estava ali a fazer, também teria ido embora para receber + dinheiro já.
    Indiscutivelmente estar no FC Porto com acesso directo à Liga dos Campeões é muito melhor do que estar numa medíocre equipa espanhola que nem às competições europeias (acho) que vai.
    Já agora para que não restem dúvidas eu sou do Benfica.

    ResponderEliminar
  10. Boas RCBC,

    O k eu mais temo nem é a possibilidade -k considero diminuta - da saida de Quaresma este ano. O receio são os Katsouranis e afins k por aí pululam, capazes de cercear a magia desta equipa, de forma impune, com uma mera entrada maldosa. Isso, ou a diatribe de um kk juiz do Conselho de Disciplina, enfadado com os maus resultados do seu clube de estimação, resolver equilibrar os pratos da balança. Quanto ao resto, é bom assistir à magia do ciganito, mas tb é bom louvar a bela e sólida exibição feita em Braga. E assim, um grupo uno, jogando com paixão, apoiados por essa massa indefectível, o TRI será nosso.

    ps: depois de lisandro, por uma questão de coerência, estou já preparado mentalmente para o castigo a Bruno Alves. Não nos esqueçamos k ele foi expulso contra o Genk. Talvez lá para sábado à tardinha, tenhamos a decisão dessas "mentes brilhantes"...

    Abraço, e é sempre um prazer ler-te!

    ResponderEliminar
  11. Caro SPN

    Bem-vindo a este espaço de debate azul e branco!
    Quanto ao futuro de longo prazo do Quaresma, eu não acredito muito que ele fique por muitos mais anos no clube...se ficar este ano e o próximo já será muito bom...jogadores como este só têm lugar em grandes campeoantos europeus, o que infelizmente não é o caso do campeonato português!!

    Caro Paulo Pereira

    Lembras uma coisa muito pertinente: a expulsão de Bruno Alves quase de certeza irá ser alvo de punição num dos próximos jogos...eu já me começo a fartar destas decisões que prejudicam o nosso clube...

    ResponderEliminar
  12. Caro SPN, apesar das diferenças clubisticas abismais entre nós, quem aqui vem por bem, será sempre bem recebido por todos, como foi o teu caso, como tal, bem vindo e voltes sempre.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar