11 julho, 2007

Vão trabalhar ó malandros

Que me perdoe o Presidente por este post não ter muito a ver com o FC Porto, mas esta é uma daquelas situações que não pode passar sem levar o bitaite da ordem.

E vai este no seguimento das palavras do Ricardo sobre o novo sistema de cálculo de tributação fiscal aos jogadores (a verdade é que foi o Ricardo como poderia ter sido outro qualquer, mas adiante). Ora segundo reza a história e com início este mesmo ano, os jogadores profissionais de futebol vão ter que pagar IRS sobre a totalidade dos seus rendimentos, significando isto a tributação ser efectuada em relação a todos os seus rendimentos (salários, prémios de jogo ou direitos de imagem) em vez dos 60 por cento que serviam de bitola até ao momento. Isto como fim do regime transitório de enquadramento dos agentes desportivos previsto num decreto lei qualquer.

O Presidente do sindicato dos jogadores veio já a público afirmando coisas como: "Já vimos que o Governo não tem sensibilidade para o tema, mas ainda assim vamos apresentar as nossas reivindicações. Se isso não vingar vamos mobilizar os jogadores e partir para uma greve geral" .

Entendo perfeitamente que todos temos o dever de lutar pelos nossos direitos e defendê-los com unhas e dentes. Agora o que já não consigo entender é as razões apresentadas para que se continue o regime de excepção. Ao fim e ao cabo esta nova medida significa apenas e tão só que os futebolistas profissionais passem a ser tratados como todos os outros contribuintes.

Há uns que afirmam que os jogadores tem uma carreira curta, outros, como o Ricardo, estão preocupados que os clubes não possam cumprir as suas obrigações fiscais e assim baixar o nível da qualidade do nosso campeonato. A realidade, crua e dura, é que os mineiros também não tem uma carreira muito longa e se me baixassem os impostos até que os meus preços sairiam mais competitivos.

Fica abaixo uma sondagem para que possam participar, mas para mim, o veredicto está dado.

Mais um que já era...

E ainda a tempo de ser introduzido no post do dia a notícia da saída do Pepe para os merengues , muito provavelmente ainda escaldados de terem perdido o Ricardo Carvalho para o Chelsea. 30 milhões por um defesa central, ou talvez 'o' defesa central. Comprar por 2, vender por 30. Comprar murcho e vender teso. Um excelente negócio, à Pinto da Costa. Enfim, pela quantia envolvida, pouco mais haverá a dizer. Mais um que já era.

Embora a primeira época no Dragão não lhe tenha sido muito favorável (os adeptos que o digam) o Real menciona-o agora como o 'central perfeito' 'pretendido por meia Europa', a 'combinação perfeita da mentalidade europeia com o talento brasileiro'. Mas nada disto é, para nós Dragões, novidade. Kleper Laveran Lima Ferreira "Pepe", natural da Capital do estado de Alagoas, Maceió, chegou à equipa B do Marítimo em 2001/02 com 18 anos e logo em 2004 passou a vestir as cores do Dragão onde esteve por três anos e carregou a sua caçadeira 6 vezes.

A minha impressão é que de todos os que se falam com possível saída este seria o que talvez vá fazer mais falta. E se calhar quando o Harry Potter (se) sair vou dizer o mesmo. Ou talvez não, porque afinal, só fazem faltam os que cá estão.

Obrigado ó Pepe. Boa sorte para ti.
Venha o freguês que se segue.

Saudações
Estilhaço

ps - continua em construção o nosso [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho"... se têm informações, elementos ou documentos que possam ser adicionados a este trabalho de fundo que estamos a realizar, e onde claramente identifiquem quem são os verdadeiros Jagunços & Gangsters desde nosso PORTOgal, não hesitem. Enviem-nos todo esse material para o email: blogdoblueboy@gmail.com, devidamente catalogado com a ORIGEM e DATA respectiva, para que depois de trabalhado, possa ser adicionado ao [CoNtRa dOSsiEr]. Porque pretendemos fazer a apresentação do mesmo por aqui muito em breve, também dependemos e muito da vossa colaboração, portanto, AJUDEM-NOS carago! No final, quem sabe, não possamos gratuitamente facultar toda esta documentação a uma (outra) VACA qualquer, e quiçá, até descobrir uma nova escritora literária com algum (outro) talento escondido que possa vir a causar espanto nuns tais 6 milhões de rídiculos?"

19 comentários:

  1. ola amigos tuaregs dragons;

    ora aqui um post a maneira PORTISTA, simples e com garra,e isso mesmo amigo , os jogadores que nós tanto gostamos a dar nos alegrias dentro dos relvados que vao mas é pra estiba,cambada de COCÓÓÓSSS....eu ja fiz o meu voto no sim,sim ao fim aos ROUBOS DESTE PAÍS,querem carrinhos de 150000 aerios???

    aquele abraço amigos tuaregs dragons

    ResponderEliminar
  2. esqueci me de uma coisa importante!!!

    BOA SORTE "GRANDE PÉPE"...QUE PERCAS SEMPRE CONTRA NÓS,F.C.P.

    ResponderEliminar
  3. esTILHAÇO:
    Sabes q qd ouvi esses lamentos fiquei imensamente incomodado pois é preciso terem lata de virem reclamar dp de sabermos os chorudos prémios e ordenados q recebem e mts vezes sem o justifivarem minimamente! Por mim, claro q concordo q sejamos tds tratados de igual forma! Ou a tanga é só para alguns? :)
    QT ao Pepe, tem em mim um admirador, mas esta proposta é um negócio fantástico para o FCPorto. Espero q a SAD não pague é prémios aos administradores pelo lucro q vão apresentar! Boa sorte PEPE, e se jogares contra o SLB volta a facturar, amigo!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Estilhaço,
    relativamente ao 1º ponto, não há nada mais a acrescentar do que reforçar o "Vão trabalhar ó malandros"... é que estes gajos têm uma lata, aliás, um latão que é uma coisa abismal.
    quanto ao 2º ponto, o «nosso» Pepe, pois, é com um misto de tristeza a felicidade que o vejo partir... se por um lado, é uma pena que nos abandone, dada a sua mais que evidente mais valia e concerteza não há «pepes» destes em qualquer esquina, tb por outro lado é um negócio irrecusável para a SAD, dados os valores que estavam em cima da mesa (30 milhones) e a multiplicação por 5 do ordenado mensal para o jogador. Com propostas destas, não há alma que resista ao poderio financeiro dos tubarões e além do mais, todos estamos fartos de saber que há muito a era do «amor há camisola» faz parte da história do futebol.
    Portanto, em termos de negócio, por mim, estou 100% de acordo.
    A única coisa que temo, é o fim que lhe vai ser dado... espero bem não voltar a acontecer o mesmo que há 3/4 épocas atrás... não me venham cá com «gamanços» à descarada, ou porque são distribuições de prémios entre administradores, Presidente incluido, ou porque são contentores de «parece que é jogador» só para fazer circulação de dinheiro e desaparecer com ele sem deixar rasto, e depois no final as contas ainda piorarem de situação, caso contrário, acabou-se-me a paciência para tudo isso... Presidente incluido.
    Ainda hoje li qq na capa do jogo que um tal de Mariano pode vir para o FCP por 1 ano com opção de compra no final dessa época, sendo a transação suportado ao que julgo ter lido, em 2 m€... assim está bem e assino por baixo.
    Tratem é de ir buscar um central, porque não o Manuel da Costa (PSV), mas se eles querem mesmo 5 m€, e atendendo à anterior novela Hasselink, eles que vão é trabalhar... e toca a virar para outras paragens, que diamantes por lapidar não faltam por aí.
    Pela minha parte, desta vez, estarei muito mais atento ao que se vai passar com todos este milhões... é que há primeira, toda a gente cai... há segunda, só cai quem quer (e definitivamente, eu não quero!).
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Mai nada! Qual greve geral, kual k! Como tu dizes, e bem, "eles k vão trabalhar". Se compreendo o incómodo causado com a medida, também é certo k, apesar de ser uma profissão de desgaste rápido, também é, em muitos casos, regiamente paga. E, se não gostarem, estão sempre a tempo de mudar de vida...
    Quanto ao Pepe, pouco se poderia fazer. Um valor astronómico impossível de qualquer competição. Mais uma venda - brilhante - de Pinto da Costa. E, para quem está dado como morto, o homem continua a fazer négócios k fazem o mais brilhante gestor sentir inveja. E eu, k nunca gostei muito dos merengues, vou passar agora a ter um motivo de interesse no visionamento dos jogos deles.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  6. Quantos aos impostos eu acho que eles deviam era apanhar onde apanham as galinhas. Cambada de mercenários 8/ deviam era pagar ainda mais, mas não me admira que reclamem, qualquer cidadão tem esse direito e se mexessem no meu bolso faria o mesmo!!

    Quanto ao Pepe nada a dizer, foi bem vendido, aliás, muito bem vendido, e a seguir quer-me parecer que ainda vai o Lucho. A única coisa que me preocupa é que a equipa vai ficar descaracterizada, mas enfim, nada a fazer né?! A hipótese que o Blue Boy aí falou do Manuel da Costa é uma boa hipótese (espertus da cabeça oh presidente ehehehe)… quanto aos chulos da SAD vamos esperar para ver

    ResponderEliminar
  7. Só um aparte «jornalístico»... hoje, logo a seguir ao almoço, necessitei de passar numa papelaria e qual o meu maior espanto, quando logo na entrada, dou de caras com os 3 jornais desportivos e invejosos cá do burgo.
    Olhei uma, duas, três vezes e até pensei estar enganado, mas não, voltei a olhar e as datas das edições em papel coincidiam com o dia de hoje, c’um caraças.
    Então não é que no pós-saída de um determinado jogador por 30 milhones (coisa pouca, claro!) para o futebol espanhol, as capas estavam ocupadas por letras e imagens em tamanho garrafal com os dizeres: "Ricardo no Bétis por cerca de 3 milhones"?
    Dassssse, mas que m*@&#§ é esta, carago?
    Eu há muito que sabia que a dor de corno era e continua a ser muita cá pela tugalândia dos invejosos, mas o que não imaginava era que todos, repito, TODOS os jornaleiros e jornalecos cá da praça, fossem compostos por uma cambada de rinocerontes fdp!
    Bem, depois das capas colocadas no pós-bi-campeão mundial em Dezembro de 2004, pensei que nada já me surpreendesse... afinal, constatei hoje que ainda me conseguem tirar do sério com estas m#$%&@.
    Por isso digo, todos os jornais desportivos deste país de invejosos, e reforço, TODOS, são compostos na sua grande maioria, salvo rarissimas excepções por uma cambada de fdp, e nem uma vírgula retiro! Que vão todos eles que nos ‘desprezam’ lá gozar com o c%&#%§@ que os f%$#!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. A pedido do estilhaço, aqui se seguem alguns comentários ao Relatório e Contas do FCPorto SAD e respectiva situação actual, retirados de 1 blog:


    «1 - Não faz sentido "eliminar o passivo". Qualquer empresa financeiramente e economicamente saudável tem passivo - que significa financiamento alheio. Díficil é atingir o ponto óptimo.

    2 - Claro que actualmente o nosso é demasiado elevado e estes proveitos sirvam, essencialmente, para o abater para níveis aceitáveis.

    3 - E com isto reduzir o serviço de dívida. No entanto, e muito importante, esse não é o nosso principal problema: esse está nos custos com o pessoal.

    4 - Até por isso, não pensem que conseguiremos "competir na Europa" caso o passivo seja eliminado. Nós não conseguiremos nunca competir na Europa ao nível dos grandes clubes europeus porque, simplesmente, não temos a capacidade deles para gerar receitas. Aqui não há milagres: somos um país mais pequeno e mais pobre.

    5 - Por isso, o que nos tem permitido manter equipas de um nível aproximado desse patamar tem sido, precisamente, o crescimento do passivo. Caso contrário, teriamos de ter orçamentos na ordem dos 30 milhões/ano - o mesmo que o Real pagou por um único jogador, fora salários.

    6 - Temos de viver com isso (pelo menos até à, para já utópica, criação de uma liga europeia, o que nos permitiria reduzir a decalage nas receitas televisivas), e esperar que os dirigentes continuem a conseguir encontrar Pepes e Andersons (mas, para isso, também terão de existir flops como Bonfins e Leandros, que comprar barato tem risco alto).



    notas finais: das vendas já realizadas só a do Pepe é que entra nas contas de 2007/2008 (pelo menos, esperemos que entre e que não se faça como há uns anos atrás em que uma venda muito, muito semelhante foi registada no exercício anterior permitindo aos administradores receberem um chorudo prémio de gestão).

    Quanto a 2006/2007, pelas minhas contas encerraremos o exercício com lucro zero ou muito próximo disso (vendas de Anderson, HA, RC)

    "Qt ao passivo, abatê-lo por completo não é possível, todos sabemos disso. Mas pelo menos fazê-lo baixar para valores que permitam a SAD não andar com as calças na mão a tentar vender estrelas à primeira oferta."

    O ponto óptimo do passivo depende, entre outras coisas, da taxa de juro e da taxa de imposto. Mas é preciso fazê-lo baixar. No entanto, não creio que a SAD ande a vender estrelas à primeira oferta: se assim fosse, não tinha arrecadado 31,5 pelo Anderson e 30 pelo Pepe. O problema não está, nem nunca esteve, nas vendas.

    "- O estádio está pago?
    - Qt gasta o FCPorto por ano para o pagamento do estádio?"

    14,5 M ano, salvo erro, até não sei bem quando (mas está nos R&C, é só consultar). Em regra, é compensador cumpriro o project finance; não vale a pena amortizar essa dívida (excepto se o cash-flow for mesmo elevadíssimo, mas duvido que encontremos petróleo debaixo do estádio).

    "Reduzir os custos mensais (mais propriamente livrarem-se de jogadores que não estão a dar nada ao clube e que apenas recebem salário enormes deste - alguns empréstimos) será o mais importante"

    Isso é fácil de resolver - basta pagar-lhes o contrato para eles rescindirem. Mas isso é ainda mais custoso. Pelas minhas contas, e exceptuando jovens sub-23, temos 7/8 jogadores nessa situação. É tentar ir resolvendo da melhor maneira (e evitar novos frenesins compradores como o de há dois anos).

    "Outra coisa, que este dinheiro não sirva, ao dar lucro à SAD neste semestre, para pagar chorudos prémios aos administradores."

    Exacto, já tinha abordado isto no meu último comentário, antes de ver o teu. De qualquer maneira, e admitindo uma descida forte de custos estruturais, é previsível que, por razões tributárias, algum deste dinheiro venha a ser investido em jogadores (reinvestimento de mais-valias).

    Fico curioso é em saber quais serão os nossos actuais custos com o pessoal. Se em Dezembro não tiverem sido substancialmente reduzidos fico muito desiludido»

    ResponderEliminar
  9. Olha, olha, será q é desta q me vou?
    Noticia Sportv:

    Lucho Gonzalez está de saida do Porto,vai directo da copa america para espanha.
    O valência vai pagar 20milhões de euros pelo seu passe.

    Será? :( Mas vão todos?

    ResponderEliminar
  10. Oh amigo Estilhaço, quanto a contas da SAD não sou economista nem te posso apresentar factos concretos, mas posso "inbestigar", em todo o caso não entremos em lirismos, a SAD está mais que visto que é uma estrutura financeira sujeita a passivo mas com um único objectivo: DAR LUCRO!! E como as SADS do futebol são um caso especial até é admissível apresentarem prejuizo!!

    Mas por amor da santa, será assim tão dificil compreender que o FC Porto deveria ser o último clube a apresentar prejuizo nestes últimos anos?? Não me admira nada que os mouros tenham um passivo enormíssimo, não tiveram o encaixe financeiro que nós tivemos com a Champions, e que em menor escala temos todos os anos, e não venderam Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Derlei, Maniche, Costinha e agora Anderson, Pepe e talvez Lucho. É claro que tem que se perguntar que fizeram a esse dinheiro pois o dinheiro numa SAD serva para eliminar passivo e reinvestir, e o que se passa no nosso clube é que se reinvestiu sabe-se lá onde e passivo sempre a crescer.

    E sim, é extramente importante ter um passívo controlado pois se não acontece-nos como os outros e somos alvos fáceis das OPAS e dos XAROPES!! Os administradores estão lá para saber administrar e são pagos principescamente para isso, por isso que façam o seu trabalho bem feito, que eu não quero nenhum camelo que não sabe falar na televisão a dizer "vou comprar o puertu".

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Também o Lucho?!

    Concordo que não podemos lutar contra os tubarões, mas destruir a equipa duma época para a outra, é demais!

    O problema é que estou convencido que o Quaresma também vai, porque o interesse já vem de há muito tempo. Assim, duma só vez, perdemos 4 ou 5 titulares... Acho demasiado... Está a repetir-se a história recente...

    Mas a minha maior tristeza é ver a quantidade astronómica de estrangeiros que estão a chegar... Será que não há jovens jogadores portugueses, quer das camadas jovens do FCP quer de outros clubes, que possam, lentamente, crescer na equipa sénior?

    Um abraço,
    Joni

    ResponderEliminar
  12. Estilhaço:

    1 - Achas que o FC Porto gastou mais de 100.000.000 de euros em transferências?? Então e como é que vivia antes desse encaeixe todo?? Todo a gente tem criticado os contentores de jogadores a chegar, e a SAD é reponsável.

    2 - Achas que as contas estão efectivamente todas publicadas?? Achas que a CMVM sabe mesmo de todas as movimentações da SAD?? Essa é uma conversa que dá muito que falar, e não quero estar para aqui a dar argumentos à morgadinha, pois não quero ter dissabores ;) concerteza estás familiarizado com a expressão "engenharia financeira", é isso que a SAD tem feito mas de uma forma mais obscura, mas quanto a isso quando te encontrar pelas bandas do Dragão falo.

    E quanto às OPAS, eu não quero saber se é inevitável ou não, eu quero é contrariá-las enquanto puder, e quanto a OPAS lindas, lê este meu post de há uns tempos

    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2007/03/como-funcionam-as-sads.html

    ResponderEliminar
  13. ola tuaregs dragons;

    quando vcs falam de contas da SAD do f.c.p. ate me da nausias, e pq??
    pq vejo um amigo tuareg estilhaço a defender quem nos leva o cash td???pq digo isto??pq nao tenho conheçimentos reais disso mas entendo que e so lavagem de dinheiro!!como??simples!!1-compra e venda de jogadores(VENDE-SE 5 E COMPRA-SE 25),2-comissoes pros bolsos de alguns,3-impostos dessas mesmas comissoes,4-empregados a mais e a ganhar muito(no geral),5-bilhetes mais acessiveis pros jogos+marchendasing+apoiar as casas do porto para assim receber mais delas...etc...
    ha muito mais pra dizer mas nao me lembro agora, e por isso que eu gostava que houvesse uma "OPA" NO FC.PORTO , pq quem faz as opas e pra ganhar dinheiro e ter ao mesmo tempo bons resultados , basta olhar pra europa e veram que talvez nao é mau!!!

    aquele abraço tuaregs dragons e mais logo vou falarei mais!!!!

    ResponderEliminar
  14. HÁÁÁÁÁ!!!
    AMIGO ESTILHAÇO , PODES ME DIZER QUANTO E QUE O PORTO GASTOU EM JOGADORES DESSES TAIS 100M??SE CALHAR NEM METADE??? E JA AGORA SE VCS PENSAREM BEM ,FORAM MAIS DE 100M!!! AS DESPESAS DO ESTADIO??? FOI FEITO O ESTUDO E NA ALTURA O F.C.P SAD DISSE QUE O ESTADIO GANHAVA PRA ELE PROPRIO!!SE NAO O GANHA E PQ E MÁ GESTAO E MAU ESTUDO!!! SE ESTOU ERRADO ME CORRRIGAM OK???

    ResponderEliminar
  15. Estilhaço, lá estaremos no spot do costume e ainda quero ver provas de que o FC Porto comprou 100 milhões em jogadores... ai que tou a ver que tenho que te pagar uns finos para aclarares as ideias looooool

    Aquele abraço

    Subscrevo o amigo Miau... e acrescento novamente: A SAD É UMA CAMBADA DE CHULOS!!

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao post acerca dos títulos não chegarem... eu relembro que o sr Co é que saiu pelo seu pé e pagou uma indemnização ao FCP enquanto que o real pagou ao capello o resto dos salarios, portanto, temos dois casos opostos... Quanto saída do Pepe, é sempre preferível vender jogadores quando estas propostas surgem, não só porque arrumam as malas rapidamente sem se despedirem dos colegas de "etapa", como também porque depois se não forem vendidos amuam em mialgias em coxas esquerdas (quaresma) ou até fazem promessas de maratonas maritimas (ir a nada até valencia) o que seria desgastante fisicamente e claramente pouco produtivo..num plantel onde se quer pessoas empenhadas em ganharem TÍTULOS. Quanto às contratações, é com agrado que vejo a RACIONALIDADE a surgir em contexto de crise, e não se preocupem se lucho e quaresma bazarem!! o Mourinho ganhou tudo com contratações de equipas B, setubalenses e leirienses... o Pepe quando chegou era bom a defender e mau com os pés... logo, vendam enquanto possam... e contratem quando precisem! Disse!

    ResponderEliminar
  17. Nuno, nem mais... assino por baixo!
    Só faz falta quem cá está... ou quer estar!
    Outros há que até querem estar (vide caso Ibson)... e não os deixam!
    Espero bem que caso Lucho vá (o que acredito que vai acabar por acontecer), Ibson seja recuperado para o nosso meio-campo... espero bem!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. é pá, ate gostei das palavras do NUNO, apesar de nao o conheçer mas a algo que nao gostei de ler,mourinho e passado recente, mas comparar mourinho com os seus sossessores??? essa e de mais!!!nem acredito nisto!!!
    háááá!!! o amigo estilhaço, nas contas dele ta a contar com a meia duzia de treinadores e seus tecnicos como jogadores e as consequencias dos seus despedimentos e indeminizaçoes e + a compra do actual treinador que algo me diz que nao vai comer as rabanadas este ano...rsrsrsrsrrs

    trata disso amigo estilhaço

    ResponderEliminar
  19. Em relação ao Lucho e depois que li as palavras do empresário torci logo o nariz e preparei-me para a sua saída com pena pois é optimo jogador.
    mas Se vão a nado para valencia, então força, hoje as coisas são assim, não há amor à camisola. Não quero é gente amuada como o maniche e o costinha quando não saíram. Depois acabaram por ver as suas carreiras andar para trás... mas ficaram com o dinheiro ... e agora arrastam-se ( mais o Costinha ).
    Daí concordar com o Nuno e o Blue ... Só faz falta quem está.
    Outros vão aparecer.

    ResponderEliminar