20 julho, 2007

O meu plantel… com os tais 25/26

Agora que se acabou o estágio por terras holandesas, aproximam-se a passos largos as «trancas na porta» do plantel para a próxima época desportiva que se espera venha novamente a ser vitoriosa, o que aliás, não sendo nenhuma novidade nenhuma para nós no decorrer das últimas décadas, há o aliciante de reconquista para o nosso livro de memórias, de um novo «tri».

Antes mesmo de passar a uma «individualização» dos meus eleitos, será para mim legitimo, apesar de uma aparente razia “qualitativa” feita ao plantel da época passada (mais Anderson e Pepe, do que Ricardo Costa e Hugo Almeida que este já cá nem morava), continuamos, quanto a mim, a ter senão de longe, o melhor plantel do futebol PORTOguês. E a esta hora, faltará ainda saber se Lucho estará «in» ou em «out» para a próxima época. De Ricardo Quaresma, e apesar d'uns supostos milhões, penso que o PdC já nos terá a todos elucidado com um bem sonoro: “no way”.

A lista de dispensados que se saberá, o mais tardar, pelas 21h00 do próximo sábado, quando se realizar o encontro de apresentação aos sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto, terá obrigatoriamente que contemplar uma visão de futuro que será até digamos que natural, dado o «rejuvenascimento» do grosso do plantel, mas sempre com uma perspectiva de aposta e não o deixar ficar só por ficar. Para isso não, até porque não é de todo desejável um quadro destes para nenhuma das partes envolvida: clube e jogador. Se não vão ser apostas, senão firmes, mas pontuais, mais vale «emprestar» do que estar apenas e só para fazer número nos treinos de conjunto.

Portanto, para esse tal grupo de 25/26 jogadores que o Prof. Jesualdo Ferreira pretende para a próxima época, eu apostaria em:

baliza: Hélton, Nuno e Ventura;

defesa: Bosingwa, Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel, João Paulo, Lino e Cech;

médios: Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho (?), Kazmierczak, Luís Aguiar, Bollati e Leandro Lima – caso se confirme a saída de Lucho, eu apostaria na manutenção de Jorginho;

avançados: Adriano, Quaresma, Lisandro Lopez, Postiga (?), Rentería, Edgar e Mariano González;

Como podem verificar, enumerei 24 jogadores do actual plantel, faltando para completar o tal 25º jogador que ao que tudo indica, está já a caminho – seu nome: Stepanov. A haver 26º jogador, seria quanto a mim, e não saindo Lucho, claramente Jorginho, mas isso sou só eu a falar alto apenas porque gosto pa’carago do «jovem», que querem que faça?

No meio destas complicadas decisões que todos os anos surgem por esta altura para o treinador, há que imaginar que Lucho e/ou até mesmo Postiga, podem no sábado já nem cá morar, o que obrigaria obviamente a ir ao mercado na procura d’um ‘matador’ assim pó baratinho (desculpem a insistência no raio do moço, mas o Saganowski, ex-Guimarães, com aquele estilo brigão e combativo, não nos poderia ser útil?) - [adenda: vem hoje na imprensa um tal de Ernesto Farias… pelas imagens, parece ter pinta; a ver vamos] - e ou não para o meio-campo, dado que poderia ser dada uma oportunidade de evoluir a um tal de Castro, de quem sempre ouvi falar muito bem (mas de quem nunca vi a dar um pontapé n'uma bola!).

Portanto, a minha lista «oficial» de dispensas passaria pelos seguintes nomes: Paulo Ribeiro, Jorginho e/ou Fernando e/ou Castro (dependentes de Lucho), Tarik e Rui Pedro… para o bem ou para o mal, eram as minhas escolhas, mas também porque não sou pago para isso, com os meus erros de casting, posso eu bem... aliás, muito bem!

Por isso digo que embora o actual treinador, hoje muito mais que ontem, não sendo o meu favorito, desejo que tome as melhores decisões em consciência e em prol do FC Porto… e que no final, todos juntos, nós e ele, possamos festejar e brindar a esse «sucesso».

E vocês? Quais seriam as vossas escolhas?

ps1 – devido a imponderáveis de última hora, o Tiago Teixeira não irá poder postar esta noite conforme estava previamente programado, pelo me solicitou que apresentasse desculpas a todos os amigos que por aqui nos visitam diariamente; por tal motivo, essa tarefa será de minha responsabilidade… por isso, tenham lá paciência e aturem-me só mais um bocadinho.

ps2 – nos útimos retoques mais uma actualização do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho"... aguardem.

ps3 – ahhh, e é verdade… o «apito vai mesmo apitar». Não percam esta noite, pelas 20h00, no Jornal da Noite na SIC.


14 comentários:

  1. estás a dizer hoje 6ª dia 20 jornal da noite 20h?

    ResponderEliminar
  2. claro... hoje, 6ª feira!
    sei bem que já são 02:35, ainda não fui dormir por causa deste amor louco ao FC Porto, mas eu já estou na hora de 6ª feira ou não? ;-P
    fica atento ao noticiário das 20h na SIC... vai ser um «festim», ai vai, vai|
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Mas se contratassem o Saganosvski o que diriam os mesmos adeptos que criticaram a contratação do Lino?

    É que ele tem 30 anos, ou muito me engano eu?

    Venha Eduardo Farias, e ainda falta o tal do Manchester.

    ResponderEliminar
  4. Eu não deixaria sair o Jorginho pois apesar de alguma inconstância pode ser muito útil à semelhança do ano passado quando chegarem lesões ou castigos.
    A este leque temos de acrescentar pelos vistos o Stepanov ( 3,5 milhões )e um tal Farias que não conheço.
    Em relação a este, li no pasquim bola, na net que ia para o México por 3 milhões, para aqui vem por 4 !!! Será que já andamos a desbaratar???

    ResponderEliminar
  5. O Ricardo dos Frangos dá uma entrevista à MArca em que diz que é do Bétis desde pequenino. Entre outras coisas diz que recusou o futebol italiano e um grande inglês para poder joagar no Bétis!

    Que nojo de pessoa...

    ResponderEliminar
  6. Com k então és tu "aquele" que gosta do Jorginho:) Bem me parecia k as palmas no Dragão vinham desse sector. Começaste logo por me por apreensivo. K raio é k se vai passar na SIC logo?
    Depois, sinceramente, como isto anda, não aposto em ninguém para o plantle, não vá o "jovem" ser vendido num ápice:) Agora k vamos ter novo central e novo avançado - por muito FM k eu jogue, confesso k não conheço o dito cujo, mas o facto de ele jogar no Toluca explica esse facto - mas como dizes, temos de longe o melhor plantel. Isto apesar da fanfarra e histeria habituais noutras latitudes, onde o vencedor da pré-temporada é sempre o mesmo. Mas, lá dentro, a história é outra. E agora venha é a bola, k já tou com saudades...

    Um abraço,

    ps: e éra um gajo muito mais fixe se não me pusesses nesta angústia de esperar pelas 20 horas de logo...

    ResponderEliminar
  7. pailo pereira:

    A gemea da prostituta, Ana Salgado, contará outras versões, sobre o apito dourado!

    Vai desmascarar a irmã.

    ResponderEliminar
  8. Paulo (e não pailo) Pereira:

    Ana Salgado desmente a irmã Carolina


    Ana Salgado, irmã de Carolina Salgado, desmente algumas das passagens do livro "Eu Carolina". Em entrevista que a SIC hoje porá no ar, a gémea da ex-companheira de Pinto da Costa admite que o móbil da publicação era ridicularizar o presidente do F. C. Porto. Entrevistada pela jornalista Lúcia Gonçalves, Ana responde, após ligeira hesitação, com um "não" seco à pergunta directa "Então as acusações de corrupção que surgem no livro que está nas bancas não estão no original?".

    Segundo a jornalista da SIC, Ana Salgado faz, ainda, acusações graves à conduta dos investigadores da Polícia Judiciária, o que terá motivado o adiamento da emissão da entrevista, para dar tempo de confrontar a PJ. No outro excerto ontem mostrado, é referida a agressão ao ex-vereador da Câmara de Gondomar, Ricardo Bexiga, que Carolina disse ter pago pessoalmente, antes de se desmentir e passar a acusar o líder dos "Super Dragões", Fernando Moreira.

    "Comentou comigo que o senhor Jorge Nuno [Pinto da Costa] não sabia de nada, que tratou de tudo com o Fernando Madureira. Achei ridículo a minha irmã estar a gabar-se dessas situações", disse Ana Salgado. "É como acabei de dizer, o senhor Jorge Nuno ficou em casa e a Carolina saiu sem ele saber, reagiu a um impulso, por iniciativa própria, a uma situação que lhe diz respeito", acrescentou, quando questionada sobre o eventual envolvimento de Pinto da Costa na alegada agressão.

    Vem na edição online do JN.
    No Correio do Manha não vem lá nada. Porque será?

    ResponderEliminar
  9. A mim interessa-me mais o que se vai passar amanhã às 21 horas no Dragão.

    ResponderEliminar
  10. Blue Boy, o meu plantel (25 ou 26 elementos)seria este: Helton, Nuno, Ventura, Bosingwa, Fucile, Cech, Lino, Bruno Alves, P.Emanuel, João Paulo, Stepanov, P.Assunção, Bolatti, Kazmierczak, R.Meireles, Lucho (ou se este sair, outro médio de transição de valor internacional), Leandro Lima, L.Aguiar, Quaresma, Lisandro, M.González, Tarik (preferia um melhor mas se não for contratado outro extremo...), Adriano, Postiga, Edgar e Farías (não conheço, não acho que seja este o avançado que precisamos mas vamos ver...).

    Por mim, saíam Castro, Rui Pedro, Fernando, Jorginho e Rentería. Tenho estas opiniões há bastante tempo e mantenho-me coerente com elas. Assim o plantel ficaria equilibrado em todas as posições, patrocinando a concorrência interna e a combinação de dois sistemas de jogo, 4-3-3 (preferencial) e 4-4-2 (alternativo).

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  11. Realmente, será uma pena ver Jorginho saír. É um excelente colega e excelente profissional mas só rende com espaço para jogar (nunca fez um bom jogo no Dragão!).
    Se Postiga saír, Rentería fica!
    Visitem o http://paixaopeloporto.blogspot.com/
    Vão gostar. Obg.

    ResponderEliminar
  12. eu tb sou daqueles q acham q o Jorginho tem lugar neste plantel...a ver vamos...

    ResponderEliminar
  13. Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
    E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
    Por exemplo:
    - Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
    - Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
    - Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
    - Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

    ResponderEliminar
  14. Desculpem mas gostava que o Fernando e o Jorginho ficassem. O Tarik é que parece andar com uma rabaça do caraças, até parece que está inchado! Acho que o Jorginho faz muito bem o lugar de ponta direita...O Fernando pelo que vi joga simples e bem, tanto no centro como na ala direita da defesa. Um abraço a todos!

    ResponderEliminar