13 maio, 2007

De braço dado... com o sofrimento

Competição: BWIN Liga 2006/07 - 29ª jornada
Data: 13.05.2007
Local: Estádio da Mata Real, Paços de Ferreira
FC Porto: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Jorge Fucile; Paulo Assunção (Jorginho 38'), Lucho Gonzalez, Anderson (Raul Meireles 68'); Lisandro Lopez (Hélder Postiga 55'), Quaresma e Adriano
Golos: Adriano (76')

Inexplicavelmente, ou talvez não, se pensarmos na 2ª volta sofrida que o FC Porto tem vindo a realizar, dando tiros nos pés a um ritmo impressionante, com muitos erros de casting de permeio, a liderança do campeonato esteve até bem perto dos 90 minutos, presa por um simples ‘pelo’… até que surgiu em jogo, mais uma vez, o ‘dispensado’ Adriano que nos tranquilizou e acabou com o sofrimento perfeitamente evitável, num plantel de campeões e de milhões.

O FC Porto entrou em campo com o onze esperado, mas vá-se lá saber porquê, nunca foi capaz de ser ‘mandão’ no jogo, acompanhando isso sim a equipe adversária nas muitas cautelas colocadas em campo, sendo um jogo francamente jogado no meio campo… e mal.

Apesar dessa toada de jogo incaracterística, Adriano teve logo aos 5 minutos de jogo, a possibilidade de desfeitear o guarda-redes adversário, o que não conseguiu. Logo de seguida, Lucho, teve também ele a oportunidade de inaugurar o marcador, tendo conseguido acertar com estrondo no poste da baliza adversária no seguimento de um contra-ataque muito bem delineado pelo FC Porto.

Andava o jogo num ritmo muito ao sabor dos ‘caldos de galinha’, quando na primeira oportunidade para a equipe adversária, aos 20 minutos, e no seguimento de um pontapé de livre na entrada da área e ligeiramente descaído para a esquerda, Antunes fuzilou em direcção à baliza de Helton, com a bola a passar com muita felicidade pelo meio da barreira dos jogadores azuis-e-brancos, e bater inapelavelmente Helton que nada podia fazer. Estava feito o 1-0 para os da casa.

Em desvantagem e com a liderança em risco completo, pouco depois, Paulo Assunção dava o lugar a Jorginho para que o nosso ataque tentasse ser mais acutilante e pressionante sobre a defensiva adversária. A partir deste momento, mostraram-se uma equipa mais solta e ambiciosa, mas as nossas investidas à área adversária, continuavam a ser muito atabalhoadas e pouco perigosas. Estávamos no intervalo e com o FC Porto, nesse momento e virtualmente, com a liderança perdida para o 2º classificado.

No regresso para os últimos 45 minutos, o FC Porto entrou com a mesma postura ofensiva com que tinha terminado a 1ª parte, fazendo a equipe adversária recuar cada vez mais, mas apesar desse domínio territorial, as oportunidade de golo continuavam a escassear e as poucas oportunidades criadas, eras desperdiçadas, tendo nessa altura Bosingwa estado em plano de destaque com ‘cavalgadas’ pela sua área de jurisdição e obrigando o guarda-redes adversário a 2 boas defesas.

Tempo ainda para Postiga, que havia entrado para o lugar do desinspirado Lisandro, ter acertado com estrondo no poste esquerdo da baliza adversária. Nesta altura, já estava também Raúl Meireles em campo, que tinha entrada para o lugar do muito pouco produtivo, Anderson, já que o terreno pesado e encharcado, não estava para fantasistas, mas para homens de barba rija.

O tempo ia passando e com a liderança do campeonato perdida virtualmente naquele momento, o nervosismo ia-se lentamente apoderando dos jogadores portistas que começavam a insistir no jogo directo… nas bancadas, percebia-se a preocupação que pairava no ar, até porque a chuva caia copiosamente e sem dar tréguas.

Quando já restavam menos de 15 minutos para o fim do jogo, aos 76 minutos, o inevitável Adriano descansou a equipe, os adeptos e a liderança do campeonato voltava às nossas mãos. Fruto do ascendente ‘atabalhoado’ do FC Porto nessa altura, e bem no meio de um lance confuso na pequena área dos pacenses, com alguma sorte à mistura, Adriano coloca fim a uma série de ressaltos e coloca o jogo em 1-1.

Naquele momento, sentiu-se um profundo e imenso suspiro de alívio… os que estavam em campo, os que estavam nas bancadas, os que estavam em casa, finalmente, encontravam motivos para sorrir, ainda que fosse um sorriso não muito extravagante, porque ainda restavam alguns minutos para o fim do jogo e poderia até ao fim, acontecer algo estranho… não aconteceu e ainda bem. Pudemos finalmente, descomprimir e respirar fundo.

É verdade que com uma equipe de campeões (e de milhões) como a do FC Porto, não pode ser campeão apenas na última jornada, porque já há muito que deveria ter arrumando com o assunto, mas agora que as coisas estão neste pé, e depois de mais um sofrimento perfeitamente evitável, resta-nos aguardar ansiosamente por domingo próximo, lotarmos o nosso Estádio do Dragão com 50 mil vozes e vencermos o Aves, rumo ao título… rumo ao bi-campeonato… e rumo à glória final. Rapazes, falta só mais um jogo... bamos a eles, carago!

Azul + : Bosingwa, Raul Meireles… e o Imperador Adriano pela inevitável eficácia que nos continua a oferecer pontos em bandeja de ouro.

Azul - : Anderson muito pouco em jogo, Quaresma a usar e abusar das ‘trivelas’ e de Lucho já nem digo mais nada, porque já gastei o meu latim.

Arbitragem: Pouco ou nada a apontar… se sofremos até ao final do jogo, não foi por culpa do árbitro.

PS1 - Dragões carimbam qualificação europeia. Confirmou-se, esta tarde, a reviravolta portista na eliminatória de atribuição dos 3º e 4º lugares da Liga portuguesa de andebol. Os Dragões receberam pela segunda vez consecutiva o Benfica e voltaram a vencer, desta feita por claros 30-22, alcançando o terceiro posto da classificação final da prova… é caso para dizer que este ano, levaram na peidola como gente grande; foi no hóquei, foi no basquetebol e agora foi no andebol… um final de época de luxo para os Dragões nas modalidades ditas amadoras. Parabéns Campeões!

PS2 – Dragões de luxo venceram hoje em Ovar no 2º jogo da final do play-off de basquetebol por 79-87, empatando a 1-1 a final à melhor de 7. Parabéns Campeões!

16 comentários:

  1. Muito sofrimento, carago.
    Não havia necessidade.
    Agora no Domingo, se não existirem cuidados, lá sofreremos mais e arriscamo-nos ao supremo desgosto.

    ResponderEliminar
  2. Depois de tanto sofrer só nos resta sofrer...
    Até Domingo ...CAMPEÕES !

    ResponderEliminar
  3. Haveria necessidade deste sofrimento todo?.....

    Temos que ganhar no domingo! Se não conseguirmos ganhar em casa, ao penúltimo classificado, então não merecemos ser campeões!

    Mas eu acredito que sim!

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Hoje vi as imagens do resumo, no livre pareceu-me a barreira mal feita, depois um rsssalto e golo, é a nossa sina, cada tiro, cada melro do adversário...
    Depois não me parece bem afirmações a dizer que os jogadores estão com pressão... afinal tem ou não espírito de campeões???
    Não interessa agora falar disto ou daquilo nem crucificar ninguém, temos é de cair em cima do autocarro do prof. neca, marcarmos cedo para não acontecer nenhuma desgraça e jogar com o apoio do publico, com garra e concentrados, coisa que nem sempre tem acontecido.
    Deixemos os lamentos e as críticas para a semana, até lá demos força ao pessoal. Afinal somos nós os da frente e que não dependemos de ninguém.
    Uma palavra para o Adriano, tal como no ano passado o Homem Golo dos momentos decisivos.E Bosingwa.

    ResponderEliminar
  5. Dasssssssse... o que um portista sofre, carago. Adriano o salvador da patria... Bosingwa,em termos fisicos o melhor jogador.
    Só uma duvia não ficou por marcar um penalti?

    ResponderEliminar
  6. Que filme de terror, mas pronto o essencial foi conseguido, agora há q ganhar e chegar à glória.

    ResponderEliminar
  7. dasse que sofrimento amigos BLUES.
    Não estamos abituados a isto.
    Domingo vai ser longo (espero eu).

    ResponderEliminar
  8. Ainda estou em estado de choque

    ResponderEliminar
  9. Não ganhámos para o susto!
    O "filme" que vi ontem foi autenticamente de terror.
    Tenho de admirir que cheguei a imaginar perder a primeira posição.
    Felizmente não passou de um susto e espero que no próximo Domingo se retifiquem e que mostrem que merecem ser Bi-Campeões Nacionais!!
    O FC Porto entrou muito mal no jogo, sem velocidade e com muita passividade. O Paços de Ferreira também não jogava melhor, mas teve a sorte de no primeiro ou segundo remate que fez à nossa baliza, marcar um golo. A responsabilidade é total para a barreira. Quanto o livre é cobrado, a barreira tem de estar unida e coesa e não foi isso que aconteceu!
    Tinhamos de ir atrás do prejuízo e, convinha na primeira parte ainda, chegar ao empate, mas isso não aconteceu.
    A esta altura já o segundo classificado (para variar) estava a ganhar logo desde os minutos iniciais. Assim nem é preciso jogarem. Basta quase os adversários jogarem mal.
    Ainda tenho de perceber porque é que os adversários do scp sofrem golos no início da partida!! É para ajudar?? Parece.
    Na segunda parte jogámos melhor, mas com condições climatéricas muito prejudiciais para um espetáculo de futebol.
    Adriano foi o salvador da tarde ao marcar o tento do empate e possibilitar que continuássemos em primeiro.
    Quaresma e Lisandro fizeram uma exibição muito má. Não gostei do jogo deles ontem.
    Ao contrário, Adriano e Raul Meireles foram os melhores.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. OLA PRESIDENTE E AMIGOS BLUES;

    CALMA CARAGOSSSSSS!!!!!!!!
    NAO É A SORTE QUE SE DIZ QUE SER PORTISTA E PARA QUALQUER UM MAS SIM SO PRA QUEM PODE E SABE SOFER....CALMA CARAGOSSS!!!!!

    SO MAIS UMA COISA AMIGOS...A NOSSA EQUIPA TA PODRE COM O CHEIRO DAQUELE MOUROS QUE OS TREINA E AINDA TEM LATA DE DAR DIAS DE FOLGA.....MOURO MESMO....ELE BEM QUERIA DAR O CAMPEONATO AOS MOUROS MAS ATE NISSO TEVE AZAR....

    AQUELE ABRAÇO AMIGOS ....DOMINGO SE NAO FORMOS CAMPEOES ATE O ESTADIO VAI ABAIXO...PROMETO ISTO...

    ResponderEliminar
  11. Mais uma excelente crónica "fotográfica", do BLUE .

    Às vezes, o futebol , é injusto.

    Ontem , podia ter sido um desses dias porque o PAÇOS falhou o 2-0


    Ao fim e ao cabo ...

    ResponderEliminar
  12. O FCP deve-me uma noite mal dormida.
    Já não me lembro de me irritar tanto.
    Já não bastava termos falhado golos nos primeiros 10 minutos, sofremos um golo "que é um piço", o Ciganito, devia estar a olhar para alguma gaja, porque se está de frente cata a bola.
    O Helton não fez uma defesa que se visse.
    O Zé Mota, colocou como lhe competia o AUTOCARRO, na frente.
    O S. Pedro devia estar chateado. e, brindou-nos com um dilúvio dos antigos (NÃO REFERIDO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL).
    Enfim, ontem, não era o nosso dia.
    Mas houve DEUS.
    Domingo somos Campeões.
    Saudações Blues.

    ResponderEliminar
  13. Só mais uma coisinha.
    Vocês viram aquelas palmadas no peito em cima do emblema, no reatamento após o golo do Adriano?
    Deus não dorme !
    Temos jogador, à nossa maneira.

    ResponderEliminar
  14. Viva malta, palavras para que, estou cansado de culpar este ou aquele jogador mas a verdade é que o PORTO tem lá uma cambada de meninos. Em relação ao treinador é fraquinho estou farto de dizer isso ao longo da época, saudades do futebol de ataque.
    Cuidado domingo tudo pode acontecer o PORTO não pode falhar, ontem até doeu esteve quase acontecer.
    TIVE QUE ME LIGAR Á MAQUINA ….QUASE QUE PARAVA …
    VOU TENTAR FUGIR PARA NÃO SOFRER …..TENHO QUE IR DE FERIAS ISTO ACABA COMIGO MALTA TRATEM LÁ DISSO FORÇA AI COMPANHEIROS.

    ResponderEliminar
  15. Uma palavra de apreço e mais uma de admiração pelos adeptos do Mágico FCPorto que estiveram em Paços Ferreira a apoiar a equipa.

    Mesmo pela televisão, no conforto do sofá e apesar da intempérie foi possível escutar a Vossa Voz .

    ResponderEliminar