15 maio, 2007

Mas c’um carago, é assim tão difícil?

Hoje, ainda na ressaca do dilúvio de ontem ao final da tarde em Paços de Ferreira, e qual enredo ao melhor estilo de ‘Terror em Elm Street’, onde estivemos até bem perto dos 90 minutos, nas redondezas do inferno… até que, qual D. Sebastião emergido do dilúvio, surge em campo o nosso Imperador Adriano e num momento de sorte que normalmente apenas protege os audazes, nos catapultou de novo para os limiares do paraíso, ainda que a calcar a linha fronteiriça entre o bem e o mal.

Quando fazemos um «rewind» da época e nos questionamos sem saber muito bem a resposta para o porquê da necessidade de tanto sofrer, jogo após jogo, e quando nesta altura já poderíamos estar todos há muito a descansar ao sol da bananeira, andamos para aqui com o «credo na boca», a rezar a todas as alminhas e a todos os santos, para que em vez de um «bi-campeonato», não nos saia pelo caminho mas é nenhum «bi-carbonato». Mas havia necessidade, carago?

Olhamos para este plantel de campeões, e não esquecer, que também de milhões, e o que vemos nesta fase crucial do campeonato?... a sensação que tenho é que os «nossos rapazes» entrem para dentro do campo completamente borrados de medo, demonstrando não parecer aguentar a pressão de voltarem a ser campeões. Ao ver o jogo de ontem, muitas vezes em voz alta, a falar para mim próprio, me questionava: mas o que se passa com Quaresma? mas o que se passa com Lisandro que parece que a bola tem picos? mas o que se passa para uma época tão miserável de Lucho? Eu sinto no ar, algo me diz que algo se passa dentro daquele balneário e que bom não é concerteza… falta-me é saber o quê. Talvez um dia venhamos a saber… talvez.

Olho para o treinador, o que vejo? um homem completamente tolhado pelo medo de vencer, quiçá, próprio de quem esteve sempre habituado a conduzir um Mini-Austin e que de um momento para o outro se vê nas mãos com um Porsche Carrera, todo automático e brilhante, e sentindo a «potência» de tal bólide, treme das pernas como «varas verdes», mostrando um medo de tal ordem, que lhe tolhe os movimentos no momento da aceleração… custa-me muito dizê-lo, e já o expliquei porquê noutras alturas, mas mesmo sabendo que nem tudo será culpa do treinador, não me parece que, mesmo ganhando o campeonato, como domingo exigo e nem admito sequer outra hipótese, não me parece ter condições para continuar… repito, não me parece.

Ainda hoje me diziam em jeito de provocação: “ahhh e tal, uma equipe de milhões, com o triplo do orçamento do 2º classificado, vai provavelmente ser campeão com apenas 1 ponto de diferença? sóis mesmo fracos”, dizia-me esse artista. Na hora, e sem mandar recados por ninguém, respondi-lhe com todas as letras, e acho que não cometo aqui qualquer inconfidência da conversa que tive com este amigo lagarto, o seguinte: “mete a equipe do putos maravilha de Alcochete pelo cú acima… porque no domingo, para nós, é só mais um campeonato da «vida real»… para vocês, é mais um troféu do «teve quase»”.

Se fosse verdade essa lógica, e ainda que concorde em parte com ela, porque actualmente vivemos num mundo onde o capitalismo faz lei, e onde só sobrevivem os mais fortes, então, como explicar que o Chelsea do «papa-chiclas» não seja campeão todos os anos? E o Manchester? E o Barcelona? E o Real Madrid? E o Milão? E o Inter? Etc, etc, etc…

Querem melhor prova dessa «lógica que é uma batata» do que quando em 2004/05, em Gelsenkirchen, o FC Porto se tenha sagrado campeão europeu com um orçamento abaixo entre os 60/80% do que a grande maioria dos adversários que teve que ir eliminando até à final? O dinheiro não faz campeões, e isso já está provado não de agora, mas desde há muito tempo… é indesmentível que pode ajudar, e concerteza muito ajuda, mas não os «fabrica»!

Por isso, domingo, ou vai ou racha… e vai mesmo carago, nem que seja à lapada!

PS – Ontem, por esquecimento, não fiz uma uma referência especial a 2 clubes que desde há muito aprendi a admirar, não pelas cores!, não pelos clubes em si!, até bem pelo contrário, mas que sempre nutri um encanto especial pelas multidões de adeptos apaixonados que conseguem «arrastar» e que muita faltam fazem ao futebol português e principalmente, à Primeira Liga. Por isso, os meus parabéns ao Leixões e ao Vitória de Guimarães pela subida à BWIN. Agora, e quando nos defrontarem, que levem sempre no toutiço e mai' nada.

11 comentários:

  1. Não há que desarmar pessoal.

    Afinal um empate em Paços de Ferreira não está assim tão mau tendo em conta que a única equipa que lá ganhou foi o Belenenses (estarei certo?).
    E, quer queiramos ou não, os poucos metros a menos que o campo tem fazem bastante diferença no tipo de jogo que se possa apresentar (dai a actuação do Anderson ?).

    O que faz um pouco, ou mesmo muita confusão, é a aparente falta de atitude dos (alguns) jogadores.
    Em contra-partida gostei das 'ganas' do Adriano ao bater no peito depois de marcar o golo.
    Precisa-se de umas toneladas largas desta gana no Domingo.

    Ganda Leixões e Guimarães.
    Mais duas equipas do Norte e ambas do litoral.
    Ai que saudades do meu Salgueiros...

    ResponderEliminar
  2. Contra o Paços foi uma desgraça... foi um valha-me Deus!! Eu já nem sei que diga, é Jesualdo, são os jagadores... enfim, é um descalabro isso sim!! A culpa não pode morrer solteira, mas se formos campeões ninguém se vai lembrar, se não formos será melhor jogadores e treinador pedirem escolta :D

    Psd - Saudações ao Leixões, o Guimarães não fazia cá falta nenhuma, dava gosto vê-los na 2ª liga, até via aquilo mais vezes.

    ResponderEliminar
  3. Ando inquieto, não havia necessidade, domingo vou preparado para tudo apesar de confiante.
    Hoje n' "Jogo" estão publicadas algumas opiniões sobre a débacle da segunda volta. São várias maneiras de ver, se calhar todas interligadas.
    Enfim, vaomos sofrer mais um pouco e depois, para a semana, de uma maneira ou doutra, vamos fazer aqui a nossa catarse e preparar a próxima época com as nossas opiniões de adeptos apaixonados que somos.
    Até lá, apoiar, confiar, desejar uma boa atitude competitiva e espírito do Dragão ressuscitado.
    Presidente, vá ao balneário falar com os Homens.

    ResponderEliminar
  4. Vamos todos encher o dragão!! E festejar até às tantas!! Temos potencial para ter o jogo ganho bem cedo!

    ResponderEliminar
  5. Vejo muita gente já a festejar como se o titulo estivesse garantido e eu penso que isso é uma maneira errada de ver as coisas, o titulo já devia de estar garantido a muito e não esta, no Domingo temi o pior, posso mesmo dizer deve ter sido o jogo em que mais medo senti do resultado não sei o que se passa no balneario mas algo vai mal... dos jogadores eu já deixei de os respeitar, não merecem andam desde Dezembro a brincar com os adeptos, do treinador, bem ainda não percebi qual o medo dele, levem-no ao psiquiatra para fazerm uma lavajem ao cerebro...
    Atenção aos Têxteis de Santo Tirso, anda tudo de rastos mas deve aparecer algum encentivo para aumentar as vendas de tecidos...


    P. S.1 - Parabens ao Guimarães e ao Leixões pela subia a 1ª Liga e já agora também ao clube da minha terra F. C. Tirsense pela subida a 2ª B.

    P. S.2 - Sou de Santo Tirso mas o Aves que desça, que vão para a 2ª que é o lugar deles e que o Tirsense suba a 1ª Liga.

    ResponderEliminar
  6. É a primeira vez que comento neste blog.

    Como é possível termos chegado a este ponto? Festejar golos contra o Nacional e o Paços como se de finais de Sevilha ou Gelsenkirchen se tratassem.
    Felizmente que fomos habituados, não só a ganhar,como a esmagar os nossos inimigos!
    Agora,o que se passa?Têm sido semanas e semanas a ouvir "putos marivilha" a dizerem que o Porto vai perder pontos e coisa e tal...Onde anda o nosso Presidente?Foda-se!
    Nós não somos como o clube da mentira!A nós não nos basta ganhar!Têm que convencer que somos muito grandes.Fui gozado e insultado no Bessa.
    Chegamos ao ponto,de na semana anterior,discutir se um empate no Paços seria bom ou mau.Que merda é esta?A 26 de Maio de 2007 comemoraremos 3 anos sobre a nossa gloriosa,inesquecível e eterna vitória de Gelsenkircehn!
    Agora discutimos se será possível ganhar ao Aves?A minha educação desportiva permite-me mandar todos para a Puta que os Pariu...

    ResponderEliminar
  7. Concordo como finalizaste: o k interessa agora é vencer o Aves. Lutem, corram, tenham garra, mas conquistem o campeonato. Depois de cumprida a tarefa, aí sim, será tempo para escalpelizar os porquês de tão decepcionante segunda volta.´

    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  8. Os cabrõezinhos dos vermelhos ainda têm esperança de chegar ao título...
    BENFIKISTAS DA PUTA QUE OS PARIU!!!!

    ResponderEliminar
  9. Árbitros:
    F.C. Porto-D. Aves: Olegário Benquerença (A.F. Leiria)
    Sporting-Belenenses: Jorge Sousa (A.F. Porto)
    Benfica-Académica: João Ferreira (A.F. Setúbal)

    Tava a ver que nos calhava o Elmano, mas não, isto é só uma espécie de contra magazine pra chatear aqueles felinos que fedem.

    p.s. - então não é outra vez o João Pode Vir a arbitrar o glorigozo ?

    ResponderEliminar
  10. Uns ficam com a fama de corruptos outros com o proveito....

    Alguem pediu o João?


    Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa



    LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
    VL - Talvez o Lucílio, pá!
    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.


    O quen o benfica pede é uma ordem... e mandam para o jogo do porto um arbitro que estas muito condicionado...

    ResponderEliminar
  11. Amigo Blue :

    Subscrevo tudo (excepto a dita provocação) .

    Se não fôssemos de idade diferente diria que fizemos a 4ª classe na mesma escola !

    Ele há coisas...

    ResponderEliminar