29 maio, 2007

E lá fomos nós pra Tondela...


Como prometido, aqui fica uma breve resenha da nossa presença no passado sábado, dia 26.05.2007, no 4º jantar dos Portistas de Tondela, a convite do amigo de infância e de tantas e velhas guerra, Bicho.

Cumprindo religiosamente os nossos pergaminhos, mais uma vez, resolvemos dar corpo ao lema do Dragão, e desde há muito adoptado por nós próprios, e até mais carinhosamente pelo amigo Miau: “Um Dragão não muda, inova!!”. Assim sendo, e muito antes ainda desta data, resolvemos colocar em prática as nossas «invenções», como aliás sempre o fazemos, não porque queiramos ser notados, mas sim e apenas tão só, recordados.

Era hora de estabelecer os nossos contactos «internos» e passar à acção: era requisitar material oficial do FC Porto para colocar à venda no jantar, com os mesmo preços das Lojas Azuis; era solicitar os autógrafos em 2 camisolas oficiais do FC Porto e em diversos livros, pelo Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, e também por todos os jogadores que compunham o plantel desta época; e era, através do nosso amigo «tecni-color», Sr_António, produzir um DVD com imagens de Tondela, dos anteriores jantares e das grandes conquistas nacionais e internacionais do FC Porto.

Neste último ponto, o tal DVD, quero deixar aqui o meu público agradecimento ao Sr. Agostinho de Parada de Gonta, que muito simpaticamente nos facultou as fotografias tiradas nos 3 anteriores jantares… esta era a surpresa para todos os presentes, situação que conseguimos manter até à hora da sua visualização… mas adiante.

Chegado o dia, e depois de intensos contactos «internos», era hora de nos colocarmos à estrada em direcção a Tondela (eu próprio, o Miau, o Caxana e o Sr_António), onde nos esperava o amigo Bicho na sua já famosa «famel zundap 2 velocidades».

Chegados ao local, era hora de montar a barraca no Restaurante Alambique, em Adiça, onde iria ser realizado o jantar pelo fim da tarde. Ainda antes, foi hora de ir refrescar as gargantas e as respectivas saudações, não sem antes recebermos 2 péssimas noticias das nossas modalidades amadoras: no hóquei, tínhamos sido eliminados na final-four da Taça de Portugal pelo Braga (uma humilhação!); no basquetebol, tínhamos «morrido na praia» no 7º e último jogo da final com a Ovarense. Apesar da desilusão momentânea, havia que olhar em frente e seguir caminho sem tristezas.

Montamos a «tenda», espalhamos a palavra «escrita» pelas várias mesas e aguardamos pela chegada dos ilustres convivas Portistas que se iriam juntar mais tarde a nós para o 4º jantar. Enquanto isso, a «cara-metade» do amigo Bicho tomava conta da barraca, qual «Lello» no feminino.

Já com os habituais atrasos de alguns dos convivas, estávamos todos reunidos em plena sala Dragoniana, onde por esta hora, a «botique ciganal», mais parecia uma romaria a Fátima, onde os convivas mexiam e remexiam e voltavam a remexer, mas só mesmo para desarrumar, porque mexer no «pimlim tá queto»! Mas valeu sobretudo pela cara de entusiasmo demonstrado pelos convivas com tal altar tal bem ornamentado e embelezado esteticamente e geometricamente pelo tão famoso artista plástico-floral de seu nome, Miau-de-Lo-Picasso (obs: as lições da «Ruela» têm-te apurado de uma forma tão digna de registo o teu sentido estético-ornamental da coisa, têm, têm LoL).

Era hora de alapar, cumprimentar todos os presentes com os habituais gritos de guerra à lá-mode-Dragão, não sem antes, uma abertura à lá-hollywood a cargo do Sr. Araújo com umas piadinhas com tons provocatórios aos «outros»… e se dúvidas houvesse, lá todos responderam em uníssono: “Somos Porto, carago!”.

Estavam ainda os convivas a procurar posição nos cadeirões, quando qual «Padre da Paróquia», lá me encomendaram o sermão com direito a benzedura e tudo… e não é que não me engasguei nem nada? Era importante alertar os convivas para os métodos de funcionamento da paróquia: o material oficial e oficializado pelo FC Porto em exposição estava a ser vendido aos preços das Lojas Azuis, tal como demonstravam os catálogos oficiais do clube disponíveis para distribuição e eram fruto de apuradas negociações com os «internos»; haveria lugar também a um sorteio de 2 camisolas oficiais do FC Porto devidamente autografadas num dos casos pelo Presidente e noutro, por todo o plantel, bem como diversos livros também eles autografados, e para tal, bastaria comprar o «bilhetinho mágico»; e quanto à surpresa final, ficava reservada para os entremeios entre a janta e a sobremesa. Digamos que o «povo» delirou com a minha actuação, e até eu próprio que muito ou pouco me engasguei LoL… é caso para dizer que estou a ficar com um discurso de fino recorte de fazer inveja a um qualquer outro «borlista», mas isso são outras «missas» LoL.

Lá veio o bacalhau, lá vieram os rojões… e não é que o lírico do dietista do Sr_António parecia um desalmado a dar ao palito, tamanha era a fartura defronte dos seus olhos? Aquilo era dar ao dente, aquilo era caneca de cerveja em dose industrial… até deu prá fumaça e tudo. Depois admira-se que o presunto ande pelo lado de «fora» das Levis LoL… verdade seja dita que o «repasto» estava propicio a excessos, portanto, as desculpas do Sr_António foram aceites de bom grado. Enquanto isso, a «cara-metade» do Bicho, não sossegava com a imensa afluência de convivas à «barraca do lelo».

Depois de estômagos bem guarnecidos, que o diga o dietista-mor do Sr_António, era hora da surpresa a todos os presentes. E a surpresa consistia na apresentação de um DVD de cerca de 16 minutos elaborado ao pormenor pelo «tecni-color» de serviço à tasca de seu nome Sr_António… aquilo eram efeitos espaciais, aquilo eram candidaturas a Presidente da Junta, aquilo eram fotos dos convivas noutras jantas, aquilo eram a conquistas planetárias (e até mesmo da Europa) do FC Porto e por fim, uma produção Vale Grilense da entrada no Estádio do Dragão no dia do bi-campiôm, carago… a música estava soberba e a condizer com os momentos visuais… tudo somado, deu no que deu, bastava olhar para a cara de completo espanto dos presentes, que no final, quase quiseram levar em «ombros» o produtor cinematográfico. Quanto a mim, o «momento da noite» e mai’nada! Portanto, parabéns redobrados mais uma vez óh «tecni-color»!

Ia eu a dizer que “quem estivesse interessado em comprar esta recordação, poderia fazê-lo directamente connosco pela módica quantia de 2,5 €”, quando fui hostilizado pelo simpático e mítico Vice-Presidente, Sr. Francisco, que quase me agredindo com o olhar, me pediu para aguentar os cavalos que agora era hora de transmitir aos presentes uma noticia muito importante para todos eles: o processo de criação da Casa do FC Porto em Tondela estava finalmente finalizado, tendo sido nomeada como a 118ª delegação do clube. Depois desta noticia, e perante um discurso tão inflamado, nada tinha a dizer e apenas me resignar e concordar a 101%... este era o momento do Vice-Presidente e como ele esteve bem, aliás, muito bem… os meus sinceros parabéns Xôr Vice-Presidente!

Aqui, apenas uma «mancha», quanto a mim, desnecessária e perfeitamente evitável, dado o anterior discurso do Vice-Presidente carregada de simbolismo e emotividade… aquela era a hora de no que toca ao FC Porto e mais propriamente à Casa do FC Porto em Tondela, de agregação e não de procurar pontos e vírgulas que nada resolveram… como dizia o Miau ao meu lado: “deixem-nos viver o momento, carago! Amanhã, logo se vê como é e como não é.” Nada que não fosse ultrapassado com «uns bibas ao puorto, carago!».

Nos entretantos, era hora de se realizar o sorteio das 2 camisolas e dos livros autografados… até que o Sr. Ernesto se lembrou de «agradecer publicamente» aos membros do blog a nossa presença neste convívio e prestar a homenagem pelo esforço que fizemos vindo de tão longe para estar presentes e ao mesmo tempo, com a nossa boa disposição e originalidade dos nosso trabalhos de casa. Até tivemos direito a chamada um-a-um, ao estilo do Estádio do Dragão… foi o Bicho, foi o Miau, foi o Caxana, foi o Sr_António e foi o Playboy… ups, Playboy? Mas qual Playboy? Blue Boy ora essa!! LoL

Depois deste erro tradutório, e apesar da «reduzida aderência» dos presentes que não acreditaram ser possível conquistar um prémio justo e merecido no sorteio, já que apenas 37% dos «bilhetinhos mágicos» foram adquiridos, entre sorrisos e alguma desilusão dos pouco afortunados, todos ganharam e venceram como bi-campeões. De registo o facto de a camisola autografada por todo o plantel ter sido conquistada pelo conviva que mais «apostou» na sorte, como tal, e não desmorecendo todos os outros, é caso para dizer que «a sorte protege os audazes»… e não é que protegeu mesmo?

Entre muitas conversas de bastidores, cortou-se o bolo e acabou-se a noite em amena cavaqueira entre todos, com promessas de que para o ano, ainda vai ser melhor… e se possível, mais uma vez com a nossa presença, a nossa boa disposição e a nossa originalidade nos métodos de «matar o tempo» com algo útil.

E assim terminou mais a nossa «aventura» por terras da beira-baixa… e como quem faz aquilo que sabe, a mais não é obrigado, sentimo-nos reconfortados pelas palavras de carinho e agradecimento que nos foram dirigidas por todos, todos os presentes, sem excepção.

Ainda antes de finalizar, queria destacar pela POSITIVA a forma cordial e acolhedora como todos nós fomos recebidos pelos Portistas de Tondela, o discurso «sentido» do Vice-Presidente, Sr. Francisco, e para o momento alto da noite com a exibição da obra-prima em DVD do Sr_António. Pela NEGATIVA, para o silêncio que por vezes se sentia na sala, que mais parecia saido de um qualquer convivio de adeptos e seguidores do 3º classificado; claramente, uma postura a rever em novos jantares.

Por tudo o resto, o nosso obrigado, e com a certeza que para o ano haverá mais…

Obs: podem ver também um outro relato do jantar, neste caso do Sr. Agostinho, clicando aqui.

ps1 - as inscrições para o jantar comemorativo do 1º aniversário do blog que se vai realizar no próximo dia 16 de Junho, pelas 20h00, no Restaurante Brasileirão (Leça da Palmeira), continuam em aberto. O preço por pessoa é de 34,00 €, com o seguinte menu: 1 caipirinha por pessoa, rodízio, vinhos da casa, refrigerantes, café e sobremesas (frutas, doces e queijos). Até ao momento, estão já confirmadas 11 inscrições, pelo que caso pretendam participar, é favor enviar e-mail para blogdoblueboy@gmail.com com o vosso nome e forma de contacto, pelo que de seguida darei todas as coordenadas para confirmação da vossa presença.

ps2 – finalmente, alguém se lembrou do Estilhaço, carago! A Fokinha não brincou em serviço. E vocês, o que esperam? O repto continua em pé e de perfeita saúde: enviem para blogdoblueboy@gmail.com as “fotos, recortes de jornal, etc, para se fazer um post decente sobre os festejos do bi-campeonato? Nacional e além fronteiras, casas do Dragão, filiais, etc. Digam se têm ou arranjam material para nos enviar. Vamos lá fazer nós o que estes tipos da (des)comunicação social não sabem e não querem fazer”.

ps3 - por lapso, esqueci de fazer o upload das fotos da conquista do bi-campeonato e colocar no post... se ainda quiserem vê-las e relembrar momentos gloriosos do passado ainda muito recente, basta clicarem aqui.

16 comentários:

  1. Pepe e Quaresma não posaram com o futuro equipamento do FC Porto


    Publicada em 29/05/2007


    Craque sem roupa nova

    O FC Porto vai ter novos equipamentos em 2006/07 e já efectuou a habitual e obrigatória produção fotográfica. Segundo apurou o 24horas, Pepe e Quaresma não serviram de modelos – o ciganito participou na sessão do ano passado – o que significa que os dragões receiam perder, no defeso, duas das pérolas mais valiosas do plantel.
    Para evitar erros de casting, e como tanto Quaresma como Pepe são craques cobiçadíssimos, o FC Porto decidiu-se por outros atletas, cujo futuro está seguro no clube. Adriano, Jorginho, Paulo Assunção e Bruno Alves foram os jogadores convocados para a acção que servirá de suporte publicitário à roupagem com que os dragões vão defender o bicampeonato.
    Pedro Emanuel, que sucede a Vítor Baía como capitão de equipa, também ficou de fora, bem como Lucho e Helton – dois dos modelos da produção de 2005/06. Mas estes têm falta justificada por terem viajado para os respectivos países, onde se juntaram às selecções, na semana em que o trabalho fotográfico foi efectuado.
    A estratégia de marketing – delineada em conjunto com a Nike e que rende muitos euros aos cofres da SAD – aposta outra vez em listas azuis e brancas mais finas no equipamento principal e marca o regresso do tradicional branco na camisola alternativa.
    O desenho do equipamento mais importante é do género dos utilizados em 2002/03 e 2004/05, mas mantém as costas todas em azul, como aconteceu na temporada que agora findou.
    A mudança mais marcante está relacionada com o equipamento alternativo, a fazer lembrar tempos antigos em que as camisolas brancas serviam, quando necessário, para diferenciar as equipas em campo. De lado ficam as apostas mais criativas dos últimos tempos, como o laranja, o azul escuro (2004/05), o roxo (2003/04), o azul-bebé (2002/03) ou o cinzento (2001/2002).

    ResponderEliminar
  2. Depois NO DOMINGO ficaste de molho:)

    ResponderEliminar
  3. meus amigos eis que nos chega LINO.

    esse maradona da académica com 30 anos para dar de comer aos comissionistas da sad!


    votaram em pinto da costa,não foi?

    está aí a política de formaçao!!!

    ResponderEliminar
  4. ISTO FOI NOTICIA, ONTEM EM O RASCORD

    Bento ameaça liderança de Pedroto
    TÉCNICO NA PEUGADA DE MESTRE "PAPA-TAÇAS"

    O português que lidera o ranking das Taças de Portugal é José Maria Pedroto, que conquistou cinco como treinador [três pelo FC Porto, duas no comando técnico do Boavista], e duas como jogador ao serviço da equipa portista. Pedroto, cujo prestígio, aura de competência, e curriculo, além de um certo misticismo em torno da sua figura, fazem com que dispute com José Mourinho o estatuto de melhor treinador português de todos os tempos.

    Quem mais de aproxima das sete Taças de Pedroto são Fernando Caiado, João Alves e Toni, todos com cinco [4 como jogadores e uma como treinadores], conquistadas ao serviço do Benfica – a excepção é o ‘luvas pretas’ que, das quatro, somou duas ao serviço do Boavista.

    No patamar seguinte, com quatro taças posicionam-se José Augusto, Osvaldo Silva e... Paulo Bento (todos com três como jogador e uma como treinador). A conquista do troféu pelo Sporting, ontem no Jamor, coloca desde já Paulo Bento numa posição privilegiada no ranking, apesar da sua ainda curta carreira. Das três Taças ganhas por Paulo Bento como jogador, há a curiosidade de o terem sido por clubes diferentes – Estrela da Amadora, Benfica e... pelo seu eterno rival, o Sporting. Neste contexto, o actual treinador do Sporting aspira a subir no ranking, visto que muitos dos seus concorrentes já se retiraram ou estão em fases descendentes das respectivas carreiras.

    Data: Segunda-feira, 28 Maio de 2007 - 08:44

    ResponderEliminar
  5. Epah APENAS LINDO :D parabens pra todos vcs , acredito que o jantar tenho sido excelente! =P **beijoka

    ResponderEliminar
  6. O jantar foi 5*!! Obrigado pelo elogio ao DVD Blue Boy, de facto acho que ficou catita... quanto às insinuações de "besuntices" e "fumaças" isso são boatos eeheheeh, um gajo já não se pode alimentar que há sempre um "augado" ao lado lololol abraço e pro ano lá estaremos ;)

    ResponderEliminar
  7. - boas caros portistas carago...
    - sobre a janta... realmente parece que foi de arromba... :) diria mais, uma verdadeira de uma noite dos oscares...

    - ainda estou a espera da publicaçao da presença do blog nas camadas jovens do fantastisco FCP..... no porto 2 - boavista 0 ... (escolinhas)

    - ( eu percebo que a vida familiar esteja em 1 lugar,nao fosse a leonor alma de dragao ja estar a aprender as musicas do dragao,ao berros...loll )

    - E garanto-vos caros amigos... pelo menos 3 daqueles miudos do F.C.Porto tem futuro.. fiquei parvo a ve-los jogar a bola... ate ouve pontapes e chapadas ,digno de um derby a moda da invicta entre 2 jogadores.. e claro... o dragaozinho levou a melhor.. e o melhor ainda, foi que o pantera junior ficou a chorar... lolll Óhhh maaaeeeeeeeee........ hihihi toma la que ja comeste...


    um ate breve..

    ResponderEliminar
  8. Bem nao tem muito a ver com o post original, mas encontrei esse link :
    http://videos.sapo.pt/qqjyYAbvzebVrVEwDbZi

    sao os Blind Zero que cantam o hino do FCP em inglès, no programa do Gato fedorento..mas digo-vos ja que nao se ouvem falar os apresentadores... ;)
    Abraços :)

    ResponderEliminar
  9. Confirmo que o jantar foi 5*. Vocês foram uns óptimos animadores. Parabéns.Um abraço a todos.Agostinho

    ResponderEliminar
  10. Foi muito bonito ver o vosso esforço em estar presente tão longe de vossa casa para abrilhantar um festa de verdadeiros amigos...Bonito gesto o de todos vós. Registo! Muitas felicidades para todos aqueles que estiveram ali representados, e já agora para os restantes que irão forçosamente aparecer em anos mais próximos!

    ResponderEliminar
  11. Foi simplesmente espectacular o jantar! Gostei muito.
    Um abraço a todos os que estiveram presentes e um especial à malta do Norte que fez questão de vir pela primeira vez a este encontro. Espero que tenham gostado e que pró ano cá marquem a presença novamente!

    ResponderEliminar
  12. Pelos vistos foi um jantar bem regado e bem comido, uma autentica festa á Porto carago, parabéns.

    ResponderEliminar
  13. pena a malta nao aderir á animação......não gostei do jantar!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Caros amigos BLUES!
    Queria agradecer-vos a vossa presença no Quarto jantar dos portistas de TONDELA.
    Penso que coreu tudo muito bem apesar de já ter lido que houve alguém que não gostou do comer .Não se pode agradar a toda gente e aquilo é um restaurante e como tal o CAXANA não podia ficar bem servido pois está habituado a dozes industriais(local indicado PROGADO ESTRADA NACIONAL 1 AGUDA)ehehehehehehehe.Um bem haja a todos e até dia 16.

    ResponderEliminar
  15. VEJAM AQUI UM POUCO DO QUE SE PASSOU EM TONDELA.....

    http://www.youtube.com/watch?v=im7cx4XncRg

    ResponderEliminar
  16. coitadinhos dos meninos...a festejar a caminhada "ao colo"...de azulinho "bébé"...em que situação está o apito dourado??? é verdade!!! não convem falar nisso nesta altura...

    ResponderEliminar