04 abril, 2007

Mas porquê o Renteria?

'Nortada' do Miguel Sousa Tavares...

Diz Jesualdo Ferreira que Renteria «tem atributos de qualidade superior». Pois, se fossem apenas de qualidade banalíssima, anteontem teríamos saído da Luz com o título na algibeira.

1 - O Benfica-FC Porto desmentiu vários prognósticos, incluindo meus. Para começar, foi um bom jogo de futebol, emotivo até ao fim — o que raramente acontece num clássico, para mais decisivo. Ambas as equipas tiveram a sua parte de domínio e até concordo com Fernando Santos quando diz que a parte do Benfica foi mais «avassaladora» do que a do FC Porto havia sido. Mas a do FC Porto foi mais bem jogada, foi mais banho de bola, do que a do Benfica. Como vai sendo habitual e é já uma imagem de marca, o FC Porto deu o berro na segunda parte — como já sucedera nos dois jogos contra o Chelsea e no jogo contra o Sporting. Jesualdo pode-se refugiar em imprevistos problemas musculares de jogadores do meio-campo, mas salta à vista de todos que a preparação física é o principal handicap de uma equipa que quer ser campeã. Inversamente, o Benfica confirmou uma saudável capacidade de reacção, de resistência e de disputar os jogos até final.

2 - Revelei o meu temor de que o Ricardo Quaresma não acabasse o jogo — estava a vê-lo expulso, depois de reagir a várias entradas à margem das leis. Um temor agravado quando, logo aos dois minutos, Pedro Proença mostrou o amarelo a Bruno Alves, que cortou a bola antes de atingir Simão, e, na jogada seguinte, perdoou o amarelo a Simão por uma entrada directa às pernas do adversário. Temi aí que o critério disciplinar do árbitro viesse a ser durante todo o jogo totalmente unilateral — como foi (sete cartões amarelos para jogadores do FC Porto!) — mas isso não teve como consequência que Quaresma não acabasse o jogo, porque ele, simplesmente, não chegou a entrar nele. Os benfiquistas, que tantas suspeitas lançaram sobre Scolari por não o ter posto a jogar contra a Bélgica, mais a Sérvia (enquanto o Simão descansaria os dois jogos…), não têm razão de queixa: a Bélgica chegou para deixar Quaresma de rastos.

3 - O FC Porto entrou muito bem — sem medo, a agarrar o jogo logo de início e a pôr o Benfica em sentido. Quim roubou um golo certo a Adriano e, mais tarde, falharia por completo no golo de Pepe, permitindo-lhe cabecear a meio metro da baliza, numa zona que é exclusiva do guarda-redes. Pena que este FC Porto não dê para mais do que meia parte. Pena que o gigantismo de Pepe e de Paulo Assunção não tenha sido suficiente para segurar a vitória, perdida a oito minutos do fim. E valeu Helton, finalmente em noite sem mácula e inspirada. A segunda parte do FC Porto foi confrangedora: a equipa recuou, recuou, sem conseguir ganhar uma segunda bola, sem segurar o jogo a meio-campo, sem lançar sequer o contra-ataque. Jesualdo Ferreira assistiu sem reacção e, mais uma vez, mostrou que o seu forte não são as substituições. Lucho, Jorginho, Quaresma e Adriano — enfim, toda a força de ataque — arrastavam-se em campo, e ele… nada. Tinha o Anderson, o Vieirinha, o Alan, o Bruno Morais, até o Postiga.

4 - Os benfiquistas ficaram meio frustrados por não lhes terem dado o Lucílio Baptista como árbitro. Com ele, era trigo limpo, Farinha Amparo. Mas também não ficaram insatisfeitos com Pedro Proença. Que diriam eles se, para um FC Porto-Benfica em que podia decidir-se o título, fosse nomeado um árbitro portuense e portista?

Pedro Proença não teve nenhum erro com influência no resultado. Mas a sua actuação, a começar pela dualidade de critérios disciplinares anunciada logo de início e a continuar em tudo o resto, foi de um caseirismo desnecessário e pouco elegante. Tenho um caderno de notas com três folhas de erros seus enumerados, em que só um e banal, beneficiou o FC Porto. É certo que não se deixou tentar por erros óbvios a pedido do Benfica (como um penalty inventado pelo Nélson) mas também aí não fez o que devia, que era mostrar um amarelo ao Nélson — ele que foi tão pródigo em amarelos aos jogadores do FC Porto.

5 - Rui Costa é o jogador do Benfica que mais admiro. Pelo seu passado, pelo seu presente, pelo seu amor ao clube que o formou, pela sua personalidade e pela sua inteligência. Mesmo a meio-gás, a sua entrada no jogo virou o jogo. A classe ainda é um grande argumento. Repare-se como ele correu, procurou a bola, procurou o jogo, procurou o destino. Enquanto o FC Porto tinha lá um colombiano que, quando perdia a bola (que era sempre que lhe tocava), ficava no mesmo sítio, parado, como se não lhe pagassem para se incomodar com aquilo. Rui Costa ainda faz falta a jogos como este.

6 - Uma volta inteira de campeonato depois, está de regresso aquele que, até então, tinha sido o melhor jogador do campeonato: Anderson (o do FC Porto, é claro). Confesso que nunca tive muita esperança de o voltar a ver jogar este ano e o regresso foi apenas simbólico: Jesualdo Ferreira preferiu meter antes um rapaz da Colômbia, adoptado pelo Natal. Mesmo assim, por muito pouco, por dez centímetros, Anderson não assinalou o seu regresso com o golo da vitória portista. Teria sido a mais sublime vingança. Mas alegrem-se todos os que verdadeiramente gostam de futebol: o génio está de volta e ainda a tempo de fazer a diferença.

7 - Não sei qual o estado de espírito dos benfiquistas após o jogo: se acham que perderam dois pontos ou que salvaram quatro. Eu, portista, fiquei frustrado. Porque estivemos a ganhar até oito minutos antes dos 90, porque nos deixámos empatar de autogolo e porque perdemos a vitória numa jogada de golo certo, ao soar do gongue. Mas o que é certo é que houve, apesar disso, uma subtil melhoria da situação. O Benfica já não depende só de si; em caso de igualdade pontual, ganha o FC Porto; passou mais um jogo; e o Anderson está de volta.

8 - Quando Alexandre Pinto da Costa iniciou a sua brevíssima carreira de empresário de jogadores (em associação com José Veiga…), tratou logo de fazer o seu primeiro negócio a expensas do FC Porto. Impingiu-nos o pior jogador de futebol que alguma vez vi jogar: um tal de Paulinho César, suposto ponta-de-lança. O tipo conseguiu fazer uma coisa que eu achava virtualmente impossível — a meio metro da linha de golo, sem guarda-redes nem ninguém entre ele e a baliza, vê cair-lhe uma bola a saltitar à frente; enche o pé e remata… na vertical, três metros acima da barra. Pois, este tal de Renteria faz-me lembrar o Paulinho César: por duas vezes já o vi ficar de posse de uma bola que só precisava de ser encaminhada, de qualquer forma, para a baliza. E das duas vezes o pobre rapaz nem conseguiu, como diria o Gabriel Alves, ter o «gesto técnico» de fazer um remate. O inocente do Renteria, que não tem culpa nenhuma que o tenham contratado, parece não fazer a mais pequena ideia para que serve uma bola de futebol nem que o objectivo final do jogo é tentar enfiá-la dentro da baliza. A esta hora, Renteria ainda deve estar a perguntar-se quem é que se lembrou de o meter numa equipa que ainda há três anos era campeã da Europa e quem é que se lembrou de o meter num jogo dito do título. Diz Jesualdo Ferreira que ele «tem atributos de qualidade superior». Pois, se fossem apenas de qualidade banalíssima, anteontem teríamos saído do estádio da Luz com o título na algibeira.

# in Jornal “A BOLA”, 2007.04.03

PS - Após escutar os últimos vómitos do Dumbo Orelhudo ontem à noite em horário nobre, onde teve a puta da lata de me chamar de 'vândalo' com as letras todas, nada mais me resta que lhe dar o devido troco no meio de comunicação que tenho mais à mão: "Óh meu cabrão de merda, vai lá chamar vândalo ao caralho que ta foda, seu gradessissimo filho da puta!! Ainda te fodo mas é esse focinho de porco amansado, seu paneleiro de merda!!"... pronto, já está; desabafei e já me sinto muito melhor.

14 comentários:

  1. OLA PRESINDENTE;
    AONDE FOSTE BUSCAR ESSA FOITO CARAGO!!!!!!!ADIVINHEI QUEM SAO ESSES DRAGOES???'NÓSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...

    AMIGO ASSINO AS TUAS PALAVRAS NO PS...VAI ENCHER CHOURIÇAS SEU PORCO DE MERDAAAAAAAAAAAA...FICA AI NO TEU CORRAL IMUNDO, SEU BORRADOOOOOOOOOOOO...

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho, muito respeito pelo MST, pela CORAGEM, com que defende o FCP.
    Mas no que toca a apreciação de jogadores, precepita-se MUITO, tal como muitos portistas: PEPE;B.ALVES;R.Meireles;Bosingwa;Jorginho;Cech;Fucile etc.Quem no inicio não ouviu dizer mal destes jogadores?!...Quanto ao P.Cesar,esqueceu-se o MST, de dizer que se tratava de atleta, muito bem conceituado no BRASIL...

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto muito do MST mas também lembro-me muito bem dele falar mal do Raúl Meireles e do Adriano...agora são 2 jogadores fundamentais no onze portista!!
    Também me lembro dele falar bem de Jesualdo Ferreira...quantas e quantas asneiras este senhor já não fez e que nos colocam neste momento com apenas 1 ponto de vantagem sobre o 2º classificado!
    Sobre a crónica, é falso quando MST afirma que Proença não teve nenhum erro com influência no resultado...é um FACTO que o golo do Benfica é precedido de posição irregular... o que nós podemos dizer é que não foi SÓ por causa do árbitro que perdemos o jogo, não podemos é dizer que o árbitro não teve influência no resultado porque é inegável que teve!!!

    PS: Tem sido vergonhosa a maneira como a comunicação social tem branqueado o golo em fora de jogo do Benfica...se fosse ao contrário eram semanas e semanas a falar no assunto!!!

    ResponderEliminar
  4. Sobre mais uma excelente crónica do MST, pouco há a acrescentar do que dizer que 'no melhor pano, cai a nódoa', ou seja, dizer que 'o árbitro não teve influência' não lembra ao diabo.
    Então não teve? o golo dos nenucos é precedido de quê afinal? admito... lá, não me apercebi de nada, nadinha mesmo, até porque estava do lado contrário... agora, na tv e no que se vai lendo na imprensa, não há dúvidas nenhumas... só não vê quem não quer!
    Aceito igualmente o comment do anónimo e do rcbc quando dizem que MST já teve que engolir alguns comentários depreciativos sobre alguns jogadores... eu próprio, já os engoli (Pepe e Bruno Alves, especialmente), mas que tão bem me tem sabido meter a viola no saco, não concordam?
    Ainda agora, não posso sequer ouvir falar no Renteria, mas dizem-me: 'lembras do Pepe? lembras do Bruno Alves? vamos lá ter calma, porque ele é bom'... pois, admito que sim, mas até agora, só dá é mesmo NULIDADE TOTAL (eu próprio acho que faria melhor...).
    Quanto ao resto, o tal branqueamento, nada de anormal... eu em PS já respondi a todos aqueles que nos querem fazer de 'únicos agressores', aliás, a mim, não admito que me comparem a qq outro que tenha atitudes injustificáveis, agora meter tudo no mesmo saco, não, nem pensar, não admito... por isso, disse e repito: "quem me chamar de vândalo, que vá mas é chamar de vândalo ao caralho que o foda!". Quando vou ao futebol, vou para ver um jogo e não para andar em 'brincadeiras de carnaval'... quem faz merda, que seja responsabilizado, não venham agora meter-me a mim, só porque estive lá, no mesmo saco.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Biba, esqueceste-te de colocar as setes vezes que o MST diz:

    "Mas porquê o Renteria?"

    Que diga-se de passagem, é um bocado lamentável, tendo em conta que mesmo Renteria não jogando nada quando é colocado não lhe pode ser atribuida toda a responsabilidade pela fraquissima segunda parte e muito menos dizer que foi por causa dele que não saímos com o titulo da Luz.

    E ao contrário da analise ao Fcporto-Sporting, onde denunciou e bem , o branqueamento que estavam a a fazer do penalti de Polga sobre Pepe, e da falta que originou o golo sportinguista( onde 99,99% de faltas do genero e piores Pedro Henriques deixou passar, mas só viu esta à entrada da area, porque serà?), dizia eu, desta vez , os amigos lampiões devem-lhe ter feito uma lavagem ao cerebro, para que não denunciasse o Penálti de Anderson sobre Pepe, nem a falta rídicula e o fora-de-jogo claro( onde há imagens) do golo benfiquista. Desta vez calou-se. Esteve mal.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Blue Boy, gostei mais do teu "ps" do que da crónica do MST :)) desta vez acho que o MST incorreu em alguns lapsos que já foram falados em anteriores comentários

    ResponderEliminar
  7. Excelente post.
    Quanto ao MST é para onde está virado.
    Tem estas brancas o que não admira na estação de TV onde trabalha.
    O que é lamentável.
    Este branqueamento do roubo de Pedro Proença é inaceitável e vergonhoso.

    ResponderEliminar
  8. Este MST esta-me a sair melhor doque a encomenda, estão o arbitro não roubou o FCP ou ele não viu o mesmo jogo que eu, ou anda a ficar com os neuronios trocados. Também gostei mais da parte do P.S., ai se apanho aquele orelhas....



    Saudações Azuis

    http://blogdodragaoazul.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  9. ola presidente e amigos blues;

    REALMENTE ESTA CORNICA E DAS PIORES DELE...QUEREM VER QUE O ORELHAS TB JA TEM PODER SOBRE ELE (MST)? NAO ME ADMIRA NADA....
    DEIXEM ESSE BOI DO ORELHAS MUGIR AVONTADE...PQ VOZES DE BOIS NAO CHEGAM AO CÉU(NOSSO AZUL).....

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  10. Alguém tem que acalmar o Miau, eu dou 10 euros, dêem mais algum e vamos levá-lo à pensão do Reinaldo.

    Oh Miau, acalma-te, car...o, o mundo não acaba hoje.

    ResponderEliminar
  11. como???? eu estou a ler direito???
    tu ate podes tar a falar isso com as melhores intençoes....mas deixa-te que te diga BLUE DEVIL...FUCK OFFFFFF MAN????? nao me confundas ok????? nao te estiques comigo ok???? so sou homem de um aviso so!!!!!!TAR AVONTADE NAO E ESTAR AVONTADINHA.....
    pega nos 10 euros e vai dar banho aos porcos.....mais uma destas e simplesmento passo a ignorar-te pra sempre.....

    sem mais okapa

    ResponderEliminar
  12. Senhor Orelhudo traficante de merda, vá chamar vandalos aos juízes que compra e que lhe garantem a impunidade. Ou seja vá pró caralho

    ResponderEliminar
  13. mãe puta pai cabrão, assim se faz um super dragão.

    haviam de morrer todos, seus filhos da puta assasinos.

    ResponderEliminar
  14. ou ninguem apaga o comment deste anti porto? e um cabrao..q va pastar pa terra dele q aqui nao ha palha pa ele.
    excelente ps
    parabens
    abraços portistas

    ResponderEliminar