21 março, 2007

Porque será?


SILÊNCIO

Este recém-reencontrado equilíbrio na luta pelo título tem todo o tipo consequências, umas mais positivas do que outras, dependendo todas dos respectivos pontos de vista ou, mais concretamente, das cores clubísticas de cada um. Uma delas, inegável e transversalmente positiva, é a sensível diminuição das críticas ao trabalho dos árbitros e até do número de referências por centímetro quadrado de opinião publicada ao processo Apito Dourado. A primeira e a mais simples explicação para o fenómeno tem a ver com o facto das arbitragens servirem normalmente de desculpa para os maus resultados. Ora, como os resultados até têm sido bons, pelo menos do ponto de vista do Sporting e do Benfica e respectiva corte, não tem sido preciso encontrar desculpas no sempre polémico trabalho dos árbitros. Não é uma receita muito complicada: se ganham, é naturalmente por mérito próprio; se perdem, é obviamente por culpa alheia. Serve-se requentada, em colunas de opinião mais ou menos como esta, mas com um sotaque mais afectado. Mas há outros motivos para que as arbitragens em geral e o Apito Dourado em particular não sejam agora o pão nosso de cada dia que foram até Dezembro. Acontece que, por obra e graça deste recém-reencontrado equilíbrio na luta pelo título, há, de repente, mais do que um candidato à sucessão do FC Porto como campeão. Ora, como está bom de ver, não fica bem a ninguém descredibilizar uma competição que pode vencer. Não pode um presidente andar por aí a gritar aos sete ventos que o futebol em Portugal está podre, que só se consegue ganhar fazendo batota e aliciando árbitros e correr o risco de ser o clube dele a ganhar. Não, durante os próximos dias o futebol português vai estar no bom caminho. Se continua depois do clássico da Luz ou não, essa é outra história.

BILHETES
Já foram pedidos

O FC Porto pediu atempadamente os bilhetes a que tem direito para o clássico com o Benfica no Estádio da Luz. De acordo com o Regulamento de Competições, os portistas têm direito a 5% da lotação do recinto, o que corresponde a cerca de 3 mil bilhetes que, também de acordo com os regulamentos, devem ser enviados para o clube visitante até dois dias depois da recepção do pedido por parte do clube organizador, mas o FC Porto ainda não recebeu os bilhetes, nem foi informado de quando os poderá disponibilizar aos seus adeptos. Uma polémica em potencial?

# Jorge Maia, in “O JOGO” de 2007.03.21

13 comentários:

  1. tudo na paz do senhor. O futebol cheira a verdade agora. E o nosso JNPC nem fala...UMa desgraça.
    Passem no blog do lucho e deixem a vossa opinião sobre o momento q se vive actualmente no dragão

    ResponderEliminar
  2. Comentário muito certo.
    Ontem, no trio de ataque, o homem cineasta lampião, colocou no topo a arbitragem, sintomático!!!
    E culminou com uma pérola: passam as imagens de uma entrada do Lucho sobre um lagarto, por trás, falta para cartão amarelo mas sem colocar em perigo a integridade física do adversário, aliás, mal lhe toca.Disse o lampião: " ainda falam da entrada do grago sobre o Anderson, olhem para isto " !!!!!
    Haja vergonha.É absolutamente inclassificável, mas que dá inteira razão à análise do Jorge Maia.É um triste.
    Rui Moreira esteve bem e respondeu-lhe que aquilo não foi uma entrada ao " osso ", bem secundado pelo comentador dos lagartos, a bem da verdade.
    No restante do programa, Rui Moreira esteve também feliz, colocou o dedo na ferida em relação às contratações e fez referência a que algo vai mal no nosso reino. Como nós cá temos dito...
    Vamos ver se invertemos a tendência.

    ResponderEliminar
  3. Jorge, também eu gosto imenso do Rui Moreira, é um homem ponderado e que sabe o que diz. Fala com conta peso e medida. É sem dúvida a mais valia do programa, a par do Carlos Daniel que é um óptimo moderador.

    Amigo Blue Boy, está aqui a prova provada que com Presidente calado, equipa sem garra, treinador sem estofo, não vamos a lado nenhum, pois ainda temos que levar com a hipocrisia mourisca, a assobiar para o lado quando lhe abrem a auto-estrada do apito. Quantos aos bilhetes, bem, eles armam sempre alguma, e ainda há a questão dos torniquetes, pois este ano querem que cada um dos nossos adeptos passe pelos torniquetes, claque incluída, vai ser lindo vai. Em Marrocos há torniquetes??

    ResponderEliminar
  4. Lucho, sim, a paz podre está instalada... como diz e bem Jorge Maia, será que a partir do dia 1 Abril, este silêncio recente se manterá?... por mim, oxalá que não... pq é sinal de que entalamos os nenucos no cesto do pão... tenho fé!

    Jorge, sinceramente, já não tenho pachorra nenhuma para programas desse tipo, admito. por vezes, faço um zapping quando me lembro e dou uma visto de olhos, mas aquilo são de umas tendências estupidamente vistosas e começa-me logo a dar um fastio que viro logo a agulha. o Rui Moreis, pois, gosto muito dele, uma pessoa ponderada, com sabedoria e talvez fosse um bom (novo) líder no Dragão. só lhe falta uma coisa: um pouco mais de nervo, um pouco mais!

    sr_antonio, zapping é o que sei fazer melhor a esses programas lol. quanto ao galinheiro dos nenucos, com torniquetes ou sem torniquetes, lá estarei com os mitras habituais (faltas tu, não?), porque sim, sou critico, por vezes, muito critico (ainda ontem o fui), mas na hora da verdade, digo: presente! Não misturo homens com o meu único ídolo: o tal emblema do FC PORTO. Tenho fé, muita fé que vamos partir a loiça toda lá na lampiolândia... Portista ontem, Portista para sempre! Como disse, lá estaremos para o habitual e único apoio NonStop!

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Sabes que também já pensei nisso acerca do Rui Moreira Blue Boy?! Mas estou como tu, falta-lhe um bocadinho mais de bairrismo e capacidade bélica para corresponder ao perfil ;) mas não era má opção não senhor.

    ResponderEliminar
  6. O Benfica é o clube mais sério e puro para falar em arbitragens e corrupção...é um clube imaculado que nunca teve episódios como o célebre "Calabote", como a vergonha (até os benfiquistas admitiram...) que foi em 04-05, um ano em que o Sr.Vieira disse que o futebol português era um nojo mas...quando terminou o campeonato já era tudo muito puro e saudável...
    Meus amigos, o grande mal disto tudo é a Comunicação social tendenciosa,nojenta,facciosa e incrivelmente vermelha que este país tem...enquanto for assim, as notícias serão sempre dadas com parcialidade e serão sempre os mesmos a serem rotulados de aldrabões e corruptos...

    ResponderEliminar
  7. Sobre o Silêncio:


    (ARRE, que tanto é muito pouco!)

    ARRE, que tanto é muito pouco!
    Arre, que tanta besta é muito pouca gente!
    Arre, que o Portugal que se vê é só isto!
    Deixem ver o Portugal que não deixam ver!
    Deixem que se veja, que esse é que é Portugal!
    Ponto.


    Agora começa o Manifesto:
    Arre!
    Arre!
    Oiçam bem:
    ARRRRRE!

    Álvaro de Campos


    ____________________________________________________

    Isto é o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, não me interessa os jogadores, não me interessa os treinadores, não me interessa a sad, interessa-me sim o meu GRANDE, GLORIOSO , MAGICO,... FUTEBOL CLUBE DO PORTO:

    "Pensamento do dia"

    Desde a chama acesa em Viena
    Por um calcanhar vagabundo,
    A alma deixou de ser pequena
    Pequeno foi o palco do mundo.

    Foi erguer alto o seu pendão
    Alcançar a glória em Sevilha,
    Tomar a Alemanha e o Japão
    Subir onde o Sol mais brilha.

    O Porto está na rua
    E é duma região
    Que pede a Terra e a Lua
    Até não ter razão.

    O Porto está na rua
    E a sua missão é clara,
    É não virar a cara
    Ao sonho e à ambição.

    É conquistar a Lua
    Com os pés no chão,
    O Porto está na rua
    O Porto está na rua.

    Já cá não está a viver
    O Porto sem horizonte,
    Que entrava em campo a perder
    Só por atravessar a ponte.

    Este Porto agora só anseia
    Vencer e ficar por cima,
    Ele faz da inveja alheia
    A força que ferra e anima.

    (Carlos Tê)


    Nuca meter no mesmo saco as pessoas e o clube, as pessoas passam e o clube fica...

    Não é portista quem quer, só é portista quem pode... e mais não digo.

    Saudações Azuis

    dragao.azull@sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Sabes blue ainda n recuperei de sábado mas tb tenho uma fé aqui cmg... Nós vamos lá ganhar, a sério q vamos.

    ResponderEliminar
  9. isto hoje arde... mas nos somos muito agarrados ao que é nosso e só nos desfazemos das coisas mesmo no fim do tempo...

    ResponderEliminar
  10. Em todo este cenário de crise, dei por mim a pensar: o ano passado bastantes adeptos portistas diziam-me que Adrianse era um péssimo treinador, que não valia merda alguma...no entanto, fomos campeões e ganhamos a taça!!Este ano, com um treinador que esses mesmos adeptos portistas apelidavam de tão inteligente, tão cheio de boas ideias o que é que constatamos:este treinador é uma autêntica PORRA, e pela 1ª vez em muitos anos vamos à luz numa situação delicada...então se perdermos, as retretes vermelhas nunca mais se calam até ao fim da época!!!
    Pergunta:se, como aqueles adeptos portistas diziam, Adrianse era tão mau e Jesualdo era tão bom, por que porra é que estamos nesta situação do caralho?!?!?!

    PS:Alguém tem dúvidas que o plantel deste ano é melhor que o do ano passado?!?!

    ResponderEliminar
  11. Queres jogar ou treinar?” – este foi o repto lançado por João Pinto, o histórico capitão portista agora adjunto de Jesualdo Ferreira, num treino do FC Porto, no início de Setembro. A mensagem pelos vistos não passou com clareza até ao defesa/médio formado nas escolas do Boavista. De então para cá, José Bosingwa já foi duas vezes para a prateleira devido a comportamentos incompatíveis com o código de conduta do FC Porto.

    Atitudes que o levaram a perder os primeiros clássicos com o Sporting e o Benfica e agora o duelo importantíssimo com os leões. Mas Jesualdo está disposto a dar-lhe mais uma oportunidade e Bosingwa volta a ser solução, podendo jogar na Luz o seu primeiro clássico da época.

    ResponderEliminar
  12. isto que eu copiei dum jornal e um dos exemplos como esta o nosso clube...resumindo uma escola de samba...e ainda temos sorte que nao esta la tb o CARLOS ALBERTO( O SAMBISTA)....

    CADA DIA QUE PASSA ME SINTO MAIS TRISTE...E SEM ARGUMENTOS PRA SORRIR DE ALEGRIA FUTEBOLISTICA...

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  13. Ó Antonico vens falar torniquetes? até parece mentira! Então tu não sabes que nós os mouros inventamos Álgebra, jogavamos xadrez e desenvolvemos a astronomia e ainda tu não passavas de um bárbaro já nós dispunhamos de saneamento básico, água canalizada e dava-mos banhos todos os dias.
    Pois tu deves desconhecer estas matérias pois que são passados 500 anos ainda não estão resolvidas na tua miserável terra provinciana.
    Pois a tua sabedoria melhor a tua ignorancia começa no penico do dragão e acaba nas devezas.
    cresce e aparece morcão atrasado nós aqui em marrocos não utilizamos os torniquetes para vos torcer o cachaço mas sim para controlar as entradas.E se não respeitarem as regras tu e todos os andrades e madureiras e pintinhos e reinaldinhos e os tavares (sousa e telles) irão para o nosso imensa SAHARA servir-nos de dromedários.

    ResponderEliminar