11 março, 2007

Para quê tanto complicómetro?

Competição: bwin 06/07 (21ª jornada)
Data: 11.03.2007
Local: Estádio dos Barreiros, Madeira
FC Porto: Helton; Fucile, Pepe, Bruno Alves (Ricardo Costa), Marek Cech; Paulo Assunção, Ibson (Raul Meireles), Lucho Gonzalez; Renteria (Jorginho), Quaresma e Adriano.
Golos: Adriano e Raul Meireles; Douglas

Depois da desilusão a meio da semana para a Liga dos Campeões, e no regresso às competições internas, conquistamos uma importante vitória num estádio tradicionalmente difícil para as nossas cores.

Numa jornada de alterações no onze titular, Lisandro (com 4 amarelos!) deu o lugar a Renteria (porque não Bruno Moraes?) e Raul Meireles deu lugar ao infeliz Ibson que mais uma vez, e quando com nova oportunidade de mostrar a sua valia, voltou a lesionar-se (ou lesionaram-no?) logo no inicio do jogo, aos 12 minutos, tendo sido de imediato substituído exactamente pelo jogador que tinha cedido o lugar no onze.

O início do jogo foi complicado para as nossas cores, não porque o Marítimo estivesse a ser superior, nada disse, mas sim porque não conseguíamos nem tomar as rédeas do jogo, nem tão pouco, ligar qualquer jogadasde conjunto.

Estava o jogo nesta toada confusa e complicativa, já com alguma dureza excessiva por parte dos maritimistas e com a complacência do árbitro (será que pensavam estar no Campo Pequeno e não nos Barreiros?), quando aos 17 minutos, no seguimento de um canto, Adriano inaugurou de cabeça o marcador (0-1) para uma baliza deserta.

O Marítimo bem tentava reagir, mas nesta altura, já o FC Porto tinha tomado o controle do jogo. Nesse entretanto, numa disputa de bola na nossa área, Bruno Alves chega atrasado ao cabeceamento e parece empurrar o avançado maritimista Arvid Smit pelas costas, o que daria origem a uma grande penalidade. O árbitro nada assinalou e mandou seguir.

Até que aos 27 minutos, num rápido ataque do FC Porto, Raul Meireles com um remate de fora da área, faz o 0-2, tendo ainda a bola embatido num defesa maritimista que traiu o seu guarda-redes. Logo de seguida, aos 30 minutos, mais uma vez, parece-me ter ficado uma grande penalidade por marcar, desta vez a favor do FC Porto, por um abraçar no pescoço de Gregory a Renteria já dentro da grande área. Mais uma vez, o árbitro nada assinalou.

Voltava o adversário a tentar reagir, mas sem conseguir criar qualquer perigo junto da baliza de Helton que passou uma primeira parte completamente tranquila. Ainda antes do intervalo, nova contrariedade para o FC Porto com Bruno Alves lesionado a ter que dar lugar a Ricardo Costa. Entretanto chegou o intervalo com uma vantagem de 2 golos para o FC Porto, numa primeira parte de exibição de qualidade razoável, e com 2 substituições forçadas.

Para a 2ª parte, inexplicavelmente, os nossos jogadores entraram num estado de ‘deixa andar porque já está ganho’, e com isso, o adversário agigantou-se e passou a controlar o jogo, mesmo sem nunca ter conseguido criar grandes dificuldades à nossa defensiva. Nesta altura, já o jogo estava num nível ‘pobre, muito pobre’, tamanha era a quantidade de faltas e consequentes paragens do jogo (quase adormecia… juro!).

Na entrada para os últimos 15 minutos, numa e noutra arrancada de Quaresma, tivemos oportunidade de ‘matar o jogo’, mas por excesso de individualismo ou porque o guarda-redes adversário se opunha superiormente, o resultado mantinha-se em 0-2.

Entretanto, e a 5 minutos do fim, Helton resolveu voltar a dizer «presente» (abre-me esses olhos, carago!) e perde mais um lance nas alturas (e já começam a ser tantos!), ficando a protestar não sei bem o quê… e 1-2 por Douglas.

Felizmente, desta vez conseguimos controlar o jogo nos 5 minutos que restavam para o final do jogo, e posteriores descontos (4 minutos), mantendo sempre a bola na defensiva maritimista e final do jogo.

Sinceramente, não percebo o porquê de muitas vezes este ano, sentir que a determinada altura do jogo, o FC Porto adormece ao sabor do resultado, e a manter-se esta atitude, um dia, vai ser dia… depois, não se queixem. Bem, adiante.

Cumprimos a obrigação de vencer. Agora, temos 2 jornadas consecutivas e decisivas para o que resta do campeonato com a recepção na próxima semana aos «lagartos» e a deslocação ao «clube de ciclistas da freguesia» dentro de 3 semanas.

Para já, na pior das hipóteses, no final desta jornada, manteremos os 4 pontos de vantagem para o 2º classificado. Agora, que o ‘Portista Domingos’ faça a sua parte.

azul + : 5 magníficos: Fucile, Pepe, Bruno Alves (até ao momento da lesão), Paulo Assunção e Adriano, controle de jogo nos últimos 30 minutos da 1ª parte e a passagem pela Madeira sem ‘danos disciplinares’ para os jogadores em perigo de exclusão da próxima jornada.

azul - : 2ª parte miserável (um dia, vai correr mal…), Helton voando sobre um ninho de cucos (outra vez?), Ibson a necessitar de ir à bruxa depois de nova oportunidade e nova lesão (que voltes rápido!), Renteria é nome de quem mesmo? e arbitragem a roçar a incompetência (penalties por marcar, amarelos no bolso, excesso de dureza permitida, etc)

PS - Que pena para os ‘invejosos’. Esta semana, já sabemos bem qual vai ser o ‘hit musical’ nas barracas do mercado da mouraria… o FC Porto voltou a ganhar naturalmente e como sempre, com golos roubados, dados, oferecidos, sabe-se lá que mais. Também metade dos jogadores azuis merecia ter sido expulsos, uns 5 penalties que ficaram por marcar contra (nenhum a favor, é claro), etc, etc, etc. Tudo normal «a sul».

16 comentários:

  1. boas,

    jogo dificil pq alguns jogadores as vezes teem a mania de complicar,foi o caso de quaresma que por duas vezes na segunda parte podia ter dado a bola uma vez a adriano outra a lucho para encostarem no golo e não,mais uma finta ,mais uma revienga....e depois o churrasco do helton e foi mais 10 minutos a roer as unhas,mas emfim o que interessa são os 3 points e isso nimguem nos tira

    ResponderEliminar
  2. Devo dizer que vi mo jogo com nervosismo, especialmente na segunda parte em que nada jogamos.
    Além disso jogamos com 9 pois nem Lucho nem Renteria estiveram lá.
    O Helton resolveu dar um frango e protestar o lance quando devia era ter continuado a seguir a jogada.
    Mas .. três pontos, é o que interessa para as próximas duas finais.
    Expliquem-me as razões do Adriano ter estado na lista dos dispensáveis!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo Jorge, tal como aqui afirmei, é incrível como o Adriano esteve na lista dos dispensáveis. Quanto ao jogo, andámos a "moinar" na 2ª parte, enfim, mas o que interessa é a vitória. Agora é só ir ao restaurante chinês e pedir lagartos assados :)) o Lucho começa a meter um bocadinho de impressão e o Helton igualmente.
    Parabéns Blue Boy pela excelente análise ao jogo

    ResponderEliminar
  4. Blue_boy..desculpa lá..mas vcs só vivem de acordo com os do "sul" dizem? oh..caga para que os mouros dizem! Sabes, mta gente sente comixao..e em vez de estar calado não..diz é babuseiras e tu perdes é tempo a dizer mal dos cá debaixo..eu penso assim!
    Se o porto é "grande"..pk vos atinge os "baixecos"? Não te importes com os mouros..com derrotas, empates ou vitorias..vamos sumando pontos tal como vcs..porque tal como vcs praticamos futebol (sim.....justo ou nao..la o vamos praticando como vcs)

    Não vi o jogo..estava a trabalhar (ohhh :S) mas ouvi os comentarios depois..e sinceramente nao me parece k tenham feito um belo de um jogo..sim que têm de vencer..mas futebol é mais que uma vitoria..é propriamente dito o jogo dentro das 4 linhas e pelos 11 jogadores em campo.. Nao te preocupes com o que os do sul dizem..com eles vcs podem bem como nós podemos com vcs!

    ps - lol se o "hit musical" soar bem..poderás cantar conosco! =p joking* (não leves a mal nada do que digo..porque maldade nao possui..possui apenas o meu ponto de vista..e o meu respeito pelo teu clube e pelo meu! =P)

    Beijo!!

    ResponderEliminar
  5. concordo contigo ¢ä†äwyñä,eu cago e bem lá do alto para a mouraria e amigo blue atenção que o renteria só tem 19 anos e ainda chegou ontem vamos mas é a ter calma sim, o anderson tb os primeiros jogos não convenceu e agora.......

    calma malta que vamos ganhar estes 2 jogos seguintes e podemos encomendar as faixas....hehehe


    abraço

    ResponderEliminar
  6. Blue boy foi uma vitória sofrida, mas a equipa tb acusou o desgaste. Valeu pela importância dos 3 pontos. Gostei fundamentalmente dos laterais, então o Fucile está a ficar um excelente defesa. Parabéns Puto!

    ResponderEliminar
  7. Blue Boy parabéns pela excelente análise ao jogo....
    Se o importante era ganhar, na 1ª parte fizeram por isso sem deslumbrar, na 2ªparte, bem começo a ficar farto disto os jogadores e terinadores deviam de respeitar mais os adeptos do clube que vivem na Madeira porque para elem de só poderem (na maioria deles) ver o FCP ao vivo 1 ou 2 vezes por ano ainda brincam com eles, se fosse a eles pedia o livro de reclamações e obrigava-os a devolver 50% doque pagaram pelo bilhete....
    Helton e Lucho, claramente não estão em forma... quanto a Adriano quem o quiz ver fora do clube que va embora o jogador é sempre bem vindo, depois gasta-se milhões em jogadores que não velem nada e os que valem são mandados embora, ganhem mas é juizo....
    Jogadores e treinadores - em janeriro equilibraram um campeonato que até estava a ser bem facil de o ganharem, ainda não percebi o que ganharam com isso, agora estão sistematicamente a equilibrar jogos que para alem de se tornarem faceis com merito proprio, tambem por merito ou desmerito proprio tentão equilibra-los, não sei o que que estão a espera para jogar do 1º ao ultimo minuto, depois não se venham queixar que as coisas correram.



    Saudações AZUIS

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azul@sapo.pt

    P.S.- Descupem se disse alguma asneira, mas ja começo a ficar farto disto, CARAGO!

    ResponderEliminar
  8. Só de pensar que ando seriamente preocupado com a gravidade da lesão do (actualmente fantástico e seguro) Bruno Alves, ainda por cima logo agora para os 2 próximos jogos cruciais para o resto do campeonato, acreditem, até coro de vergonha só de pensar no que tanto já lhe bati no pobre do rapaz... querem ver que vamos ter outro clone do 'Pepe', que depois de uma 1ª época miserável, se tornou imprescindivel no onze?

    Outro jogador que me anda a encher as medidas é o Fucile (não é sr_antónio? ;-p)... mas que óptimo jogador se está ali a formar... está com uma segurança impressionante, acredito mesmo que vai ser uma das próximas revelações do nosso campeonato.

    QUe bem me vai saber 'enfiar a viola no saquinho' quanto ao que andei a dizer mal por ai de principalmente Bruno Alves e nem tanto assim, de Fucile.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Eu já me penitenciei, no post do jogo com o Chelsea, sobre o Fucile :P Quanto ao Bruno Alves, deixa lá Blue Boy, eras tu e mais 99 % dos portistas, incluindo eu eheheh e também já lhe tirei o chapéu nos mesmo post do jogo em Inglaterra ;)

    ResponderEliminar
  10. dragões de azeméis - agora tens dupla personalidade, é? ;-P e tem lá cuidado com as unhas, não quero que andes a parecer mal na rua, está bem? lol

    Jorge - tens razão, esqueci-me de voltar a referir 'Lucho' em mais um jogo para 'quase zero'. Agora nada a fazer, há que aguentá-lo para mais estes 2 jogos. Quanto ao Adriano, nem é bom falar no que ainda há um mês atrás lhe queriam fazer!

    sr_antónio - pareceram uns 'come-sono' na 2ª parte... e a virose já se estava a virar para mim, tamanhos eram os bocejos... depois, naqueles últimos 5+4 minutos, fui obrigado a 'acordar', tamanha foi a ansiedade sentida. Vá lá que tudo correu bem, mas um dia... não sei não!
    PS - i now, i now que já te penitenciaste... foi só uma bicadita eheheh

    Catarina - sinto ai qualquer coisita de azul-e-branco a florescer, não? os 'baixecos'? quem? de quem estás a falar? eheheheh não conheço, nunca me foram apresentados ;-)

    caxana - sim, essa do Renteria só ter 19 anos, já me pareces tu... tb já tiveste 19 e nunca passaste de jogador ao bom estilo 'solteiros vs casados'... ou se é bom, ou não se é! Mas pronto, talvez seja uma versão Pepe ou Bruno Alves em 1ª época... vamos aguardar!

    Lucho - SOfrida mesmo, só quase em cima do apito final... e como parece que eles gostam de sofrer e de nos fazer sofrer... rsssss

    dragão azul - tens razão no que dizes, porque aquele tipo de atitudes da 2ª parte, é brincar com o fogo... um dia, vão-se queimar e como concerteza todos se lembrarão, foi com atitudes destas em 2 jogos recentes que o campeonato ficou relançado. Poderia estar a ser um passeio até à glória final...

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. ~dasssee depois dos treinos aos sábados á tarde que vos dou e ainda por cima de borla dizes-me isso?????

    só não tive quem me desse umas cunhas e sabes como é aqui na zona as discotecas fechavam tarde e nao sei pq apanhavam-me sempre á saida....heheheheh


    podesse dizer que passei ao lado de uma grande carreira......daquelas da interpinho...lol


    abraço

    ResponderEliminar
  12. O jogo foi bem ganho, sem descontrolo, sem mácula, sem hipóteses.

    O Maritimo perdeu, e bem.

    O FCP ganhou e com mérito.

    Só questiono as criticas ao Renteria, acreditem que o Anderson era mais tosco no Porto B, aguardem.. não é um Anderson, nem tem nada a ver com isso, mas é um potencial Maccarthy (para melhor).

    ResponderEliminar
  13. ola presidente e amigos ;

    dasseeeeeeeeeeeeeeeeee
    ja me estou a passar com isto...nao ha ninguem la dentro que meta mao a isto ??????
    helton!!!!!!! se eu manda-se nao tinhas mais chance nenhuma...nunca foi com a tua cara....e estou a ter mais razoes pra isso....p.q.pariu...!!!!!!!!!!!!!!

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  14. Ara! LOL nipppp nada a nascer..já nasceu "vermelhinho" =p há muito!!!

    "baixecos" como quem diz "lá de baixo"..=P (nao quer dizer que esteja de acordo!!)

    kisu***

    ResponderEliminar
  15. Grande vitória do FC Porto!!
    Num terreno muito complicado, os Campeões Nacionais conseguiram uma excelente vitória, que para além de colocar pressão no nosso adversário directo, também nos dá animo para os próximos clássicos.
    A exibição não foi a 100%, mas a entrada de rompante no jogo, acabou por trazer justiça ao resultado!
    Azares foram as lesões de Ibson e Bruno Alves. O segundo ainda a tempo do próximo jogo. Tal como disse Jesualdo, "Faltam oito vitórias para sermos Campeões!"

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar