21 fevereiro, 2007

Pouca sorte!


Competição: UEFA Champions League 2006/07 (1/8 final, 1ª mão)
Data: 21.02.2007
Local: Estádio do Dragão, Porto
FC Porto: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile (Bruno Moraes); Paulo Assunção, Raul Meireles (Marek Cech), Lucho Gonzalez; Lisandro Lopez, Quaresma e Hélder Postiga (Adriano)
Golos: Raul Meireles

Num Estádio do Dragão completamente lotado (50.216 espectadores), como que a lembrar as grandes noites europeias que ainda hoje nos invadem a memória, o resultado final do jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, este empate desolador, quase que pode ser explicado como que pura falta de sorte nos momentos cruciais do jogo, que nos poderia ter deixado numa posição mais confortável para o jogo da 2ª mão em Londres.

No onze portista para o início do jogo, não me espantaram em nada as escolhas do Prof. Jesualdo Ferreira, porquanto as mesmas representavam o onze base dos mais recentes jogos. Começado o jogo, ambas as equipas apesar de um nervosismo evidente, tentavam ocupar posições em campo, mas com as várias perdas de bola de parte a parte, nenhuma delas se conseguia impor verdadeiramente no comando das operações.

Estava o jogo nesta toada, até que aos 12 minutos, Raul Meireles aproveita da melhor forma um mau alivio de Makelele, e ainda fora da área, remate de primeira para a baliza, fazendo a bola entrar bem junto ao poste esquerdo de Cech, inaugurando o marcador para os azuis-e-brancos (1-0). Nem é preciso dizer que neste momento, quase o estádio vinha abaixo, tal foi a emoção que tal momentos nos proporcionou. Nesta altura, pensava ainda eu que o mais difícil estava feito. Agora, seria hora de começar a tentar tomar o controle do jogo.

Puro engano! Com a entrada em cena de Robben para o lugar do lesionado John Terry, quase que o Chelsea começou a criar um ligeiro ascendente no comando do jogo, tendo Bosingwa ficado completamente com a cabeça em água até ao intervalo com a presença sistemática de Robben na sua área de acção. Este mesmo, acabou envolvido no lance que dá o empate (1-1), onde aproveitando mais uma distracção de Bosingwa, isola Schevchenko que com um remate seco e cruzado, bate Hélton. Estava restabelecido o empate. Este golo, teve o condão de levar o FC Porto momentaneamente a descontrolar-se, altura em que o Chelsea fez valer os seus galões de “equipa milionária” e instalou-se no meio campo do FC Porto.

Ainda antes do intervalo, destaque para 3 lances que poderiam ter dado um outro desfecho final ao jogo. Primeiro, Lisandro isola-se cara-a-cara com Cech e não consegue marcar golo, com uma bela defesa do guarda-redes do Chelsea. Passados mais uns minutos, depois de mais uma diabrura de Ricardo Quaresma, este faz um remate de trivela que leva a bola a embater na barra da baliza de Cech, que se limitou apenas a seguir a bola com os olhos. Que pena; teria sido sublime! Por fim, se o árbitro tivesse efectivamente 2 olhos, teria expulsado Essien do jogo mesmo em cima dos 45 minutos, depois de uma entrada excessivamente dura e a varrer sobre Quaresma. Estávamos no intervalo.

Com o regresso para os segundos 45 minutos, o jogo recomeçou com o mesmo ritmo do final da 1ª parte, tentando aqui e acolá, qualquer uma das equipes tomar o controle do jogo, sem o efectivamente alguma vez conseguir. Nesta altura, já se notava qual a estratégia dos ingleses para esta segunda metade: tentar impor um ritmo baixo no jogo.

A partir dos 55 minutos, o Prof. Jesualdo Ferreira começa a mexer na equipa, retirando Raul Meireles e fazendo entrar Marek Cech. Esta substituição originou um deslocamento momentâneo de Quaresma para o centro do terreno, onde se tornava um «vagabundo» com a missão de fazer chegar jogo aos avançados portistas. Mas o ritmo de jogo não se alterava, sendo mais do agrado dos ingleses, ou seja, ritmo mais lento e pausado. Entretanto, entram em jogo também Bruno Moraes (Fucile) e Adriano (Postiga) que pouco trouxeram ao jogo, já que o mesmo se centrava quase única e exclusivamente a meio-campo. Entretanto, era dado o apito final.

Este resultado deixa a eliminatória em aberto, embora o Chelsea tem a vantagem de ter marcado um golo fora mas o FC Porto se marcar um golo em Londres pode relançar a eliminatória. Uma curiosidade reside no facto de que com este empate o FC Porto continua sem perder em casa com as equipas inglesas e José Mourinho continua sem perder frente a Jesualdo Ferreira.

Agora, passada que foi mais uma grande noite europeia na nossa «Meca do Futebol», e sabendo de antemão já antes do jogo se iniciar, contávamos com uma eliminatória deveras difícil para nós, e que este resultado final de 1-1 veio ainda mais complicar as contas, há um facto indesmentível no meio de todos este cenários possíveis, ou seja: “nada temos a perder, mas temos muito a ganhar”, por isso... a esperança é a última a morrer. Em Londres, logo veremos o que nos reserva o futuro!

No resto, 3 curiosidades apenas para memória futura:
1) continuamos sem perder com equipas ingleses no nosso terreno;
2) Mourinho continua sem vencer o FC Porto (a sério); e
3) o FC Porto já venceu Mourinho (a sério).

azul + : ambiente mágico num estádio lotado, Pepe, Paulo Assunção, Quaresma e Lisandro.

azul - : primeiros 45 minutos de Bosingwa e demasiada condescendência do árbitro com as sucessivas e consecutivas faltas sobre Quaresma, muitas delas, invariavelmente, nem assinaladas. Que dizer da entrada duríssima de Essien sobre Quaresma aos 37 min? apenas... amarelo!

6 comentários:

  1. Um abraço a todos os Portistas!
    Contra tudo e contra todos venceremos!
    Que os Deuses estejam connosco e não esqueçam o nosso orgulho!

    21/2/07 17:35

    ResponderEliminar
  2. Blue :

    Acrescenta o meu grito ao teu...
    Eu, em casa , quero gritar GOLO !
    FORÇA PORTO !

    ResponderEliminar
  3. Bons dias BLUES!

    Concordo com a análise do bLuE Boy, mas no final do jogo, à saída do estádio, senti-me algo desapontado, não com a equipa, que jogou bem e com raça, mas com o Chelsea!...
    Para além do meu FCPorto, também fui ao Dragão para ver uma equipa de 500 milhões de euros... que jogou como vi jogar o Estrela da Amadora ou qualquer outra equipa da metade inferior da tabela do nosso campeonato: lentamente, a segurar a bola, a destruir o jogo do adversário, sem qualquer tentativa de impôr o seu jogo ou tentar ganhar o jogo! Que desilusão!
    Exceptuando a defensiva, a restante equipa do Chelsea não contribuiu com a sua parte no espectáculo! Muito mau! Jogadores como Drogba, Ballack, Shevchenko ou Lampard com exibições a roçar a mediocridade...
    Contra este Chelsea, julgo que é perfeitamente possível ao FCPorto ganhar em Londres, mas é preciso aquele extra que não vimos ontem...

    Grande abraço e
    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Este Chelsea defensivamente não me pareceu grande coisa...na 1ª parte o FCP teve várias ocasiões para marcar e obviamente que em jogos tão equilibrados,uma expulsão pode fazer a diferença!O Chelsea foi objectivamente beneficiado...
    Em Londres, nada é impossível...e se o Chelsea jogar com jogadores como Diarra e Obi Mikel as nossas hipóteses aumentam!


    PS:Tal como ontem, 6 milhões de pessoas apoiaram o Chelsea hoje é a vez de todos os portistas apoiarem o Dínamo!!!!

    ResponderEliminar
  5. Bom jogo;
    Uma excelente equipa que tentou ganhar(F. C. Porto);
    Uma equipa que veio passear e destruir todos os lances de ataque do adverssario (Chelsea);
    Ambiente fantastico nas bancadas;
    Faltou a Vitoria.
    Em Londre se marcarmos primeiro o que é possivem penso que vamos passar...
    O futebol do celsea desiludiu-me isto é que é uma equipa de ricos não uma equipa de vencedores em termos de futebol pereciam o Atletico a jogar eheheheheh....

    Saudações AZUIS

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azull@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Nada está perdido...
    Falta a 2ª parte , em Londres.

    QUEM NOS DIZ A NÓS QUE O F.C.PORTO NÃO VAI LÁ GANHAR ?

    ResponderEliminar