05 dezembro, 2006

Por falar em «gunners», porque não reviver 1948?

Aproxima-se a visita do Arsenal ao Estádio do Dragão, formação a quem, em 6 de Maio de 1948, uma gloriosa equipe do FC Porto venceu por 3-2, no extinto Estádio do Lima, feito que ficou perpetuado num majestoso e lindíssimo troféu, adquirido por subscrição entre associados e adeptos do FC Porto. De referir que, na altura, o Arsenal era considerada a melhor equipa Europa.
Seria oportuno que na próxima 4ª feira, para além de 'vingarmos com juros' a derrota de Londres na 2ª jornada, o FC Porto mostrasse aos londrinos tal relíquia, bem como fosse dada a oportunidade a todos os presentes no Estádio do Dragão de poderem 'ver ao vivo' este troféu que é um marco na história do FC Porto. Infelizmente, tal não vai suceder porque pura e simplesmente não existe um museu. Depois dos pavilhões, das piscinas e dos ginásios, foi extinto o museu, património memorial dos adeptos e associados do FC Porto.
A ‘selva’ da indústria futebolística não deveria justificar tudo, mas muita das vezes é mesmo o que parece, não concordam?

Excertos da imprensa a relatar a 'tal memória' aquando do jogo em Londres no passado mês de Outubro:

No Maisfutebol:
Há pouco mais de 58 anos, o F.C. Porto defrontou pela primeira vez o Arsenal, adversário da próxima terça-feira em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Vivia-se ainda o período do pós-guerra, quando os «gunners», considerados na altura a melhor equipa do mundo, se deslocaram à Cidade Invicta para fazer um amigável contra os azuis e brancos.
Para surpresa de muitos, talvez de todos, os dragões escaparam à humilhação anunciada e venceram por 3-2, numa partida jogada no antigo Estádio do Lima. O F.C. Porto tinha como treinador o argentino Eladio Vaschetto e os marcadores dos golos que selaram a histórica vitória foram Correia Dias (2) e Araújo. Aos 30 minutos, os portistas já venciam por 3-0 e depois¿ foi só resistir aos constantes bombardeamentos dos canhões de Londres. Apesar do carácter amigável da contenda, o triunfo teve também um sabor especial porque foi conseguido pouco tempo após a selecção de Inglaterra ter esmagado por 10-0 a selecção portuguesa.
Vitória no Lima dá direito à aquisição do maior troféu do mundo
Já um ano depois da realização do inesquecível duelo com o Arsenal, alguns sócios do F.C. Porto entenderam perpetuar o feito através da feitura de um troféu. Decidiram chamá-lo Taça Arsenal e após uma subscrição pública a que centenas de simpatizantes aderiram, foi recolhido dinheiro suficiente para fazer do ceptro algo de majestoso. Efectivamente, a taça foi constituída de duas peças monumentais; o relicário, que pesava 120 quilos (!) e media 2,80 metros, e no seu interior uma peça concebida em prata na sua totalidade.
No total, este grupo de associados despendeu 1.000 euros, ou seja, investiram 200 contos, na antiga moeda, no ano de 1949. Uma fortuna, está bom de ver. Registe-se que esta gigantesca peça ainda hoje pode ser vista no museu do F.C. Porto. Para finalizar, deixamos o nome dos seis sócios que avançaram para a subscrição pública e tornaram possível oferecer ao clube aquele que entrou no «guiness» por ser o maior troféu do mundo. Esses homens foram Eduardo Soares, José Moreira, Ivo Araújo, Manuel Ferreira, Elói da Silva e Torcato Plácido.

No jornal O JOGO:
Vitória de 120 quilos
Esta noite, FC Porto e Arsenal defrontam-se pela primeira vez em jogos oficiais. Contudo, a história de ambos os clubes já se cruzou em diversas ocasiões em jogos de carácter particular. O último dos quais foi ganho pelos ingleses em Agosto de 2005, no Torneio de Amesterdão. Se esse encontro ainda está na memória de todos os adeptos, o primeiro embate entre dragões e "gunners" faz parte de um passado que poucos se recordam. Já foi há mais de 58 anos. O FC Porto era um desconhecido na Europa do futebol e ainda jogava no Campo do Lima quando convidou aquela que era considerada, na altura, a melhor equipa do Mundo para um amigável.
Quando quase toda a gente esperava um triunfo fácil dos visitantes - a selecção de Inglaterra tinha cilindrado Portugal dias antes por 10-0 -, o FC Porto, orientado pelo argentino Eladio Vaschetto, surpreendeu ao apresentar... arsenal suficiente para derrotar os "canhões" ingleses por 3-2, com golos de Correia Dias (2) e Araújo. A euforia foi total que para imortalizar o feito alguns sócios fizeram uma subscrição pública em que angariaram 1200 contos necessários para mandar fazer a Taça Arsenal, oferecida ao clube um ano depois. O troféu divide-se em duas peças: o relicário, que pesa mais de 120 quilos e tem 2,8 metros de altura; e, no interior, uma taça totalmente em prata. Se o FC Porto vencer esta noite em Londres não será caso para repetir a iniciativa, já que ao longo dos tempos a equipa conquistou um prestígio internacional que a coloca ao mesmo nível do adversário.

# imagem do troféu e excertos da imprensa roubados do blog “Óculos Azuis e Brancos”

8 comentários:

  1. ola presidente e amigos blues;
    pois eu estou com fé e convicto que na quarta-feira vamos repetir a vitoria,temos que repetir,custe o que custar...
    em relaçao a taça ,pois,nem vale a pena falar mais nesse assunto,pois ate da vontade de f.... tddddddd.

    ps:la estaremos pra ajudar o nosso dragao a ser mais uma vez the best of the best.

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. afinal também entramos pro Guiness...e muito antes dos lamps...heheheh

    ResponderEliminar
  3. Como eu gostava de ver essa e outras taças. Talvez um dia...

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Pois é, mais um jogo para comer bifes....
    Em realção essa e a outras taças eu gostava era de saber onde é que elas estão porque ja deu para ver que algumas estão no escritorio de PdC mas elas não cabem la todas, é uma questão de investigar onde para as nossas taças todas? Será que estão num barraco cheias de teias de aranhas e pó de mais de 3 anos? Ou foram vendidos para comprara jogadores?....

    Sérgio Lopes

    Sudações Do Dragão Azul

    ResponderEliminar
  5. malta o que importa é passar.


    quanto ao raffting já tenho os contactos e datas (só para Janeiro) só falta a malta falar.



    obrigado

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está mais um post pleno de oportunidade.
    Acho que temos mesmo de arranjar maneira de fazer chegar ao PC e à sad estas nossas preocupações acerca da Sala Museu e do que mais temos falado por aqui.
    Já tenho saudades de rever este e outros troféus e de relembrar dessa forma a História do nosso Clube. Para os mais novos que nunca os viram´era muito importante.
    Posto isto, " bamos a eles, carago ", reeditemos 1948.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. ATÉ O ESTADIO VAI A BAIXO.ACREDITO QUE VAMOS GANHAR.BEM HAJA BLUES.

    ResponderEliminar
  8. Pessoal, todos estamos mais que interessados em ver o novo Museu do FC Porto mas Pinto da Costa já disse que ele está para breve.
    Só temos de ter calma e saber esperar porque Roma e Pavia não se fizeram num dia. ;)

    ResponderEliminar