20 dezembro, 2006

Plantel & Mercado... defesa

Bosingwa - O speedy-gonzález da nossa defesa e quiçá, o melhor lateral direito a actuar em Portugal desde a saída de Paulo Ferreira para Londres. Antes da chegada ao Dragão, a sua posição habitual era médio defensivo, ou até mesmo muitas vezes a extremo, aproveitando-se dessa forma a sua polivalência. Dono de uma invulgar velocidade, e cada vez mais com um refinado rigor defensivo, conseguiu a partir da época passada reforçar a sua influência e assumir-se como indiscutível no onze titular.

Fucile - Chegado ao Dragão no inicio da época actual, na altura ainda por empréstimo, o que já não acontece neste momento, dado que o FC Porto accionou, e na minha opinião bem!, a cláusula de opção de compra por 400 mil euros, tem-se mostrado uma boa surpresa, com exibições bem conseguidas e com uma enorme margem de progressão. A piada desta contratação é que a sua posição habitat é lateral direito e o que vemos afinal é que tem sido utilizado regularmente no lado esquerdo da defesa… e com bom aproveitamento.

Ricardo Costa - Admito que este jogador sempre foi o meu ‘patinho feio’ do plantel do FC Porto… para mim, não é mais que uma eterna promessa, apesar de reconhecer nele ser um jogador com vastos recursos. Na grande maioria das vezes em que foi chamado a jogar, sempre comprometeu de alguma forma, principalmente quando utilizado na sua posição de origem (defesa-central). Quando encaminhado para as laterais, disfarçava muito bem as suas insuficiências com a forma guerreira como disputava as bolas. Dizem que estará de partida para França na reabertura de mercado. Por mim, não me irá deixar quaisquer saudades. Contudo, a acontecer, desejo-lhe boa sorte.

Pepe - Definitivamente a confirmação da excelência enquanto defesa-central. Neste momento, quanto a mim, já de classe mundial, com os tubarões da Europa já à espreita logo no primeiro virar da esquina. Admito e reconheço sem qualquer problema as injustiças com que o classifiquei na sua primeira época no FC Porto, corria o ano 2004/05. Hoje, resta-me reconhecer nele um Super-Pepe e desejar que ainda por cá se mantenha por mais alguns anos, o que acredito, cada vez será mais difícil… muito mais difícil.

Pedro Emanuel - O típico jogador que qualquer treinador gosta de ter no plantel… e os adeptos desse clube aprendem a respeitar e admirar. Dono de uma invulgar garra e espírito de conquista, desde a sua chegada em 2002/03, soube interpretar da melhor forma possível o que é ter a garra de um Dragão. Lesionou-se com gravidade ainda na pré-época, o que o tem mantido afastado dos relvados. Acredito que em breve, voltaremos a vê-lo num qualquer relvado perto de si a olhar os adversários com aquele seu olhar aterrador.

Bruno Alves A surpresa. Até há bem pouco tempo, costumava dizer muitas vezes na brincadeira entre amigos que a este não lhe faltava apenas um parafuso, mas sim todos! Não conseguia compreender como ele com todo aquele estilo possante e ‘animalesco’, não havia forma de colocar esse estilo ao serviço da equipa, servindo unicamente para erros comprometedores. Depois de algumas maluqueiras, talvez fruto da juventude, apareceu esta época mais tranquilo e a tentar demonstrar que todos estávamos enganados… oxalá!

João Paulo - Ora aqui está um jogador que há muito admiro, quer pela sua forma de jogar, quer pela sua polivalência, visto poder jogar ao mesmo nível, quer na posição de defesa ou como médio defensivo. Parece-me ter acusado de alguma forma a mudança de ares para o Dragão, não tendo ainda conseguido demonstrar toda a sua qualidade futebolística, ainda mais agravada pela lesão que teve na Holanda pouco antes do início do campeonato. Continuo a depositar muitas esperanças neste jogador.

Marek Cech Outro jogador também pelo qual nutro alguma simpatia. Tem alternado a titularidade com Fucile no lado esquerdo da defesa. Um jogador muito regular em termos da sua qualidade futebolística, tentando nunca complicar. Tem acontecido nalgumas vezes também ser utilizado a médio centro, onde tem cumprido. Na minha opinião, ofensivamente ganha para Fucile no lado esquerdo, perdendo na parte defensiva, por vezes, esquecendo-se de resguardar a sua rectaguarda.

Ezequias - Não discuto a qualidade deste jogador, até porque bem me recordo das suas exibições na época passada em Coimbra. Lembro-me apenas de o ter visto jogar em 1 jogo, e sinceramente continuo a achar, tal como aquando da contratação, não ter qualidade suficiente para compor o nosso plantel. Sei que nunca comprometeu, até porque só jogou 1 jogo, mas também nunca fez nada acima do normal. Mais uma daquelas contratações que nunca percebi o motivo, mas enfim.

Possíveis Movimentações de Mercado:

A confirmar-se a saída de Ricardo Costa, não vejo necessidade de qualquer contratação para o centro da defesa, até porque mantemos ainda no plantel 4 jogadores que quanto a mim, dão garante suficiente de tranquilidade até ao final da época: Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel e João Paulo.

A confiar no que vem escrito na imprensa desportiva dos últimos dias, só percebo a contratação de um lateral esquerdo (Mareque, argentino), caso Ezequias venha a receber guia de marcha sem custos para a SAD, caso contrário, lá terei que voltar a duvidar do real interesse em algumas contratações… a ver vamos o que acontecerá nos próximos dias.

Amanhã: Plantel & Mercado... meio-campo

6 comentários:

  1. No jornal o jogo de hoje, dizem que o Porto comprou 80% do passe de mareque um defesa argentino..

    ResponderEliminar
  2. Realmente também não percebo para quê contratar outro central...!

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  3. Blue, recuso-me é a acreditar q adriano irá ser dispensado!!! bom natal blue!

    ResponderEliminar
  4. OLA PRESIDENTE E AMIGOS BLUES;
    TAS COM UMA BOA VISAO ACERCA DOS NOSSO MENINOS...PARABENS!!!!
    NOTAS FINAIS A CERCA DOS MESMO MENINOS:

    ZE-SO PECA QUANDO FAZ O CORREDOR TODO DA DIREITA MAS NO FINAL ESTRAGA TUDO...(DEVE PENSAR QUE TA A JOGAR RAGBBY.

    FUCILE- E UM DEFESA JEITOSO...SERVE PRO GASTO...PRINCIPALMENTE A DEFENDER.

    RICARDO COSTA- NAO DEIXA SAUDADES A SUA SAIDA.

    PEPE-ENGOLI TODAS AS PALAVRAS QUE DISSE ACERCA DELE...FOI MAIS MELHOR COISAS QUE VI A EVOLUIR NO FUTEBOL PORTUGUES...ESPERO QUE NUNCA SAIA DO NOSSO CLUBE...PENSO QUE VAI CHEGAR AO PATAMAR DE MELHOR CENTRAL DA EUROPA E ARREDORES...EHEHHEHE

    PEDRO EMANUEL-SIMPLESMENTE UMA TRAVE ( ESTEIO) DE QUALQUER DEFESA QUE O PORTO VIRA A TER...NESTE FUTURO PROXIMO.

    BRUNO ALVES- ESTOU A COMEÇAR A GOSTAR DELE(COMO JOGADOR)...ESPERO PODER E QUERO PODER ENGOLIR TODAS AS PALAVRAS QUE TB DISSE ACERCA DELE.

    JOAO PAULO-AINDA NAO DEU PROVAS DE NADA...AGUARDO PRA FALAR PRO ANO.

    MAREK CHECH-IGUAL AO FUCILE SO QUE E MELHOR ATACAR.(MAS AINDA NAO TA CERTINHO).

    EZEQUIAS-POSSO ME VIR A ENGANAR...MAS NAO TEM FUTURO NO PORTO.

    PS: AMIGO PRESIDENTE, NAO TE FIES NA IMPRENSA PORTUGUESA E ARREDORES.

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  5. oi malta.

    os preços para a viagem a londres são:

    200 euros avião ida e volta(taxas incluidas)....partida dia 6 ás 09.20 e regrsso dia 7 ás 12.00

    a este preço teem que juntar transferes (20£ + 20£) ,hotel,alimentação(bebediras nao incluidas)..heheh,e é isto que tenho para voces,pelas minhas contas serão precisos no minimo 400 euros para o essencial, para quem se quiser estragar um pouco tem que estar prevenido.....

    qualquer reserva liguem-me.

    abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  6. Lamento que o Ricardo Costa não se tenha afirmado no FCP.
    É pena, é um jogador que sente o Clube e talvez tenha sido vítima de alguma polivalência. Admito que tem metido alguma água mas acho que será benéfico para ele o empréstimo. Quem sabe se jogando mais poderá melhorar e depois regressar.
    Dos outros, o Pedro se vier bem será uma grande " aquisição ", o Ezequias não me parece para estes andamentos, o J. Paulo, inc+ógnita, .

    ResponderEliminar