29 dezembro, 2006

A carreira mês a mês... Novembro & Dezembro

Mês: Novembro-2006

01.11.2006: Liga Campeões, 4ª jornada, Hamburgo vs FC Porto (1-3)
Júrema pediu… a equipa cumpriu! Depois de um início complicado nesta fase da Liga dos Campeões, ao fim da 4ª jornada, com esta vitória conquistada na Alemanha, estávamos, quem diria?, na luta… pelo 1º lugar. A sensação que pairou no ar durante os 90 minutos de jogo é que efectivamente o FC Porto foi sempre melhor colectivamente e individualmente no terreno de jogo, tendo demonstrado uma grande tranquilidade. O registo individual deste jogo vai inteirinho para o golo monumental de Lucho ao terminar a 1ª parte e que inaugurou o marcador a nosso favor… um grande golo em qualquer parte do mundo. Além desse grande pormenor, com este resultado, no pior dos cenários, a Taça UEFA estava garantida.

06.11.2006: Liga Bwin, 9ª jornada, Setúbal vs FC Porto (0-3)
Um passeio junto ao Sado com uma entrada brutal em jogo. Aos 6 minutos de jogo, o resultado final do jogo estava quase definitivamente construído já com um score de 0-2 a nosso favor. A partir desse momento, foi como já disse, passear junto ao Sado e esperar tranquilamente pelo final do jogo, sem que tivéssemos que aguardar ainda pelos 77 minutos para assistir a mais um momento mágico de Quaresma, que na cobrança de um livre frontal, fez levar a bola qual missel em direcção à baliza adversária para fechar a contagem final de 0-3. Ao fim desta 9ª jornada, continuávamos isolados na liderança com 22 pontos, melhor ataque e melhor defesa… e com a alegada Anderson-dependência arquivada num qualquer baú perto de si.

19.11.2006: Liga Bwin, 10ª jornada, FC Porto vs Académica (2-1)
Uma vitória muito ‘briosa’ onde passamos de algum modo bem perto de uma goleada do tipo 6-1, 5-2, etc… mas em que o resultado final foi de apenas 2-1 e com uma ponta de sorte já quase no apito final do árbitro. Parecia uma daquelas noites em que quase se podia estar a jogar até ao dia seguinte, que parecia nunca conseguirmos vencer. Ainda bem que não foi assim. Digamos que é mesmo assim com vitórias destas que se conquistam campeonatos… estávamos no bom caminho.

21.11.2006: Liga Campeões, 5ª jornada, CSKA Moscovo vs FC Porto (0-2)
Uma Lokomotiv(a) chamada Dragão... mostrou-se em Moscovo. Fosse qual fosse o resultado deste jogo, nada ficaria já decidido, sendo necessário aguardar pela 6ª e última jornada para saber quais os classificados para os 1/8 final e a quem caberia continuar na Taça UEFA. Pela nossa força e qualidade de jogo demonstrada em Moscovo, poderíamos ter saído do Kremlin com uma goleada histórica. Não poderíamos pedir melhor do que aos 2’ minutos de jogo, estar já a vencer por 0-1. Até ao final da 1ª parte, poderíamos ter dado o completo knockout aos moscovitas, com 3 perdidas incríveis por parte dos nossos jogadores. Enquanto isso, os moscovitas mostravam-se espantados e amedrontados com a nossa qualidade de jogo. Já na 2ª parte, aos 66 minutos, Lucho fecha a contagem a nosso favor em 0-2. Até ao final do jogo, foi aguardar pacientemente e tranquilamente pelo último apito do árbitro. Tão importante quanto o resultado obtido, era a certeza que um empate caseiro na última jornada com a equipa do Arsenal, bastava para continuarmos na Liga dos Campeões.

26.11.2006: Liga Bwin, 11ª jornada, Belenenses vs FC Porto (0-1)
Uma vitória cinzenta e fria como essa noite. Importava conquistar os 3 pontos o que equivale a dizer que o objectivo final foi cumprido. Na ressaca dessa jornada europeia do nosso contentamento, quem esperava voltar a ver ópera, enganou-se redondamente.

Mês: Dezembro-2006

03.12.2006: Liga Bwin, 12ª jornada, FC Porto vs Boavista (2-0)
Um jogo que valeu principalmente pela gestão das vitórias… e dos 3 pontos com jogo. Apesar de uma forte entrada no jogo durante os 15 minutos iniciais, o resultado inicial arrastou-se até ao final da 1ª parte sem que sofresse qualquer alteração. Na entrada da 2ª parte, tivemos o nosso ‘Khadim’ de sorte para inaugurar o marcador com uma tremenda fífia. Aos 72 minutos, fechamos as contas em 2-0 através de Hélder Postiga. A partir desse momento, o jogo passou para a velocidade “gestão” até ao 90º minuto.

06.12.2006: Liga Campeões, 6ª jornada, FC Porto vs Arsenal (0-0)
Enquanto uns sonham, outros realizam. Objectivo cumprido com a passagem aos 1/8 final da Liga dos Campeões depois deste empate caseiro. Ricardo Quaresma vem que tentou mudar o marcador depois de 2 bolas nos postes da baliza do Arsenal, mas para aquela noite estava há muito escrito que o resultado final teria que ser forçosamente um empate que satisfizesse as principais pretensões de ambas as equipes. Com a excepção desses 2 lances de Quaresma, foi um jogo de passa, olha, troca, avança, recua, etc, etc… o objectivo principal foi atingido, por isso, nada mais tenho a dizer!!

11.12.2006: Liga Bwin, 13ª jornada, Nacional vs FC Porto (1-2)
Na ressaca de mais uma jornada europeia, vimos mais um “Lucho” na Choupana, onde obtivemos uma difícil e suada vitória. Foi um daqueles jogos, em que a perder por 1-0, foi necessária vestir o fato-macaco, buscar forças ao fundo do baú e mostrar a garra, atitude e fibra de que afinal os Dragões são feitos. Viramos o resultado a nosso favor nos últimos 15 minutos de jogo. Primeiro aos 75 minutos por Bruno Moraes, e depois a 1 minuto do final do jogo através de mais uma obra-prima de Lucho com direito a álbum de recordações. Pela atitude e bravura da 2ª parte, fez-se justiça no resultado final.

17.12.2006: Liga Bwin, 14ª jornada, FC Porto vs Paços Ferreira (4-0)
A caminho da paragem natalícia, nada como terminar o ano com os ‘passos’ certos e bem acompanhados por mais uma exibição de gala de Pepe, que ajudou a derrubar o castelo dos homens dos móveis com a obtenção de 2,5 golos. Um jogo que desde o 1º minuto teve uma única direcção: a baliza adversária. Fechamos o ano com a 7ª vitória consecutiva, 1º lugar isolado com 37 pontos, melhor ataque, melhor defesa e com passagem aos 1/8 final da Champions League. Melhor? nem na farmácia!

3 comentários:

  1. Ola continuo a aguardar o teu comentário ao tema que está no blog!!

    Boas Entradas!!

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Grande 2007 para todos vós!!!

    ResponderEliminar
  3. meirelesportuense disse...

    Passei por aqui para desejar um glorioso e feliz ano de 2007 para todos vós...

    ResponderEliminar