16 dezembro, 2006

Bamos a eles, carago!

Para já, continuamos nos oitavos de final da Champions League 2006/07 até ao dia 06 de Março de 2007… apesar do sorteio de hoje em Nyon não nos ter sido favorável, até pelo contrário, tem um lado positivo, ou seja, ‘nada temos a perder e tudo a ganhar!’, portanto, por agora rejubilemos com o facto de podermos presenciar ao vivo no Estádio do Dragão a mais um grande espectáculo de futebol, na presença de 11 jogadores de cada lado de indiscutível classe mundial.

Trata-se de mais um reencontro com alguns jogadores portugueses que actuam na equipe do Chelsea e que em determinado momento da sua carreira fizeram parte da brilhante história do FC Porto. Falo de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário. Digamos que ‘amigos’ antes do apito de inicio do jogo, porque a partir desse momento, passam a ser tratados de igual modo que um outro qualquer adversário, ou seja, ‘sem dó nem piedade’. Mas como já é um hábito no Dragão, sabemos bem respeitar e agradecer a quem tanto defendeu as nossas cores com sangue, suor e lágrimas, por isso, não tenho qualquer dúvida que o público presente no Estádio do Dragão no dia 21 de Fevereiro, saberá prestar a devida homenagem a esses 3 grandes homens.

Pela minha parte, excluindo estes 3 jogadores portugueses, todos os restantes, sem qualquer excepção, que é como quem diz, o treinador incluído, pela minha parte será tratado com total desprezo e sem medo de dizer o que me vai na alma… por isso, preparem-se ‘blues’.

Não o estava a pensar fazer inicialmente, mas existem coisas bem mais fortes em termos de sentimento clubistico e humano que me motivam a escrever sobre tal. Abro um parêntesis para falar do treinador adversário, um tal de José Mourinho, hoje em dia mais conhecido como «special one».

Por isso meu caro José Mourinho, enquanto cá estiveste, aprendi a respeitar-te, admirar-te e estar enormemente agradecido por tudo o que de bom nos trouxeste em termos de conquistas internas e além fronteiras, pois mesmo que se passem mais 100 anos, esse marco da história nunca te poderá ser ‘roubado’. Ainda mais que as conquistas, idolatrava-te pela forma como ‘os enfrentavas’ sem medo de ganhar e pela palavras ‘no momento certo’ ou para provocar e enervar o adversário (e que bem o sabes fazer!) ou até mesmo para abanar consciências e procurar a justiça na ‘cor desportiva’, pois tal como nós, aprendeste a sofrer e perceber o quanto é difícil ser Portista neste país de medíocres e invejosos… o tal país dos 6 milhões, lembras?. Por tudo isso, o meu especial obrigado.

Mas, e há sempre um mas, sempre tive a percepção pela tua forma de estar na vida, que um dia, mais cedo ou mais tarde, iríamos provar o ‘amargo’ da tua personalidade, da tua falta de seriedade como Homem. Esse dia acabou por chegar em Gelsenkirchen… não falo pelos outros, falo por mim: NÃO TE PERDOO! O que equivale a dizer que a tua atitude lá na longínqua Alemanha, onde eu estava presente, depois de 3 dias de viagem de carro, quanto a mim, mais não serviu que comprovar que não passas de um pulha sem escrúpulos.

Voltaste mais uma vez a demonstrar toda a tua estupidez, má educação e arrogância doentia quando nos visitaste no dia 07-Dez-2004, aquando da 6ª jornada da fase de grupos, onde te vencemos ‘sem espinhas’ como que a dizer que esse resultado, tinha sido a nossa resposta à tua ‘pulhice’ e carimbamos o acesso aos oitavos-final da edição 2004/05 da Champions League.

Eles podem não se lembrar, mas eu lembro-me muito bem, muito bem mesmo das tuas provocações porcas e que só demonstram o ‘pulha’ que és. Não se recordam?... tenho todo o gosto em relembrá-los. Façam favor de me acompanhar então:

- chegaste ao Porto com seguranças privados;
- mandaste o teu moço de recados falar na conferência de imprensa antes do jogo;
- abdicaste do treino no Estádio no dia anterior; e por fim
- comparaste a cidade do Porto à Sicília.

Esta última comparação infeliz foi para mim o ‘ponto final’ na já pouca consideração que ainda restava dentro de mim quanto a esse ‘pulha’… lembro-me de na altura, nos meus escritos para um grupo de amigos privado, ter escrito algo do género: “Vai lá chamar mafioso ao teu chefe (esse sim), que nós, os do FC Porto, somos pessoas de bem e a grande instituição do Norte Peninsular”. Foi mais ou menos isto, mais palavra, menos palavra.

Por tudo isso e outras mais coisas que poderia aqui justificar, mantenho a minha opinião: ‘És o elo mais fraco’. Por mim, continuarei a ignorar-te. Cada qual, nesse dia de 21 de Fevereiro de 2007, que te trate da forma que bem entender, que a mim, unicamente me cabe respeitar… portanto, eu irei ignorar-te, mas apenas e só se não me voltares a provocar enquanto Portista com imenso orgulho que sou, caso contrário, já sabes bem com o que podes contar de mim… e não é o silêncio, concerteza!

Para fechar, e falando do jogo em si, mantenho a minha ideia que não vai ser fácil, mas não é impossível… eu acredito que temos uma palavra a dizer na discussão desta eliminatória e espero que os jogadores azuis e brancos ao entrar em campo nessa altura, possam fazê-lo com o espírito de conquista e ‘sem medo de ganhar’… depois, a história encarregar-se-á de fazer o seu trabalho.

De Europa, voltamos a falar agora apenas em Fevereiro de 2007. Até lá, entretenham-se a recordar a nossa vitória por 2-1 perante o Chelsea no dia 07.12.2004. Para a próxima, quero mais, muito mais...

11 comentários:

  1. meirelesportuense disse...

    Eu penso que foi uma boa escolha aquela que o destino nos fez. Todas as equipas eram ossos duros, mesmo muito duros de roer e assim, temos perante nós a melhor de todas elas, a que tem melhor conjunto, melhores individualidades e um treinador de grande qualidade e matreirice...Mas quanto a simpatias eu devo dizer com frontalidade que ainda estou para entender, como é possível perdoar aquela saída de sendeiro do Mourinho. Aquilo que ele fez no Clube enquanto aqui esteve eu agradeço, mas não posso perdoar a forma tão desprestigiante como nos tratou na fase final do seu percurso aqui, trocando-nos pelo Chelsea como se nós não tivessemos qualquer valor desportivo. Fomos nós ao fim e ao cabo que o colocámos na montra internacional e lhe demos visibilidade, não foi o Barcelona, o Leiria ou o Benfica, foi o FCPorto que lhe outorgou o maior galardão desportivo que ele possui até ao momento e nem no Chelsea até agora -ainda que apoiado por todos aqueles incontáveis milhões, provenientes sabe-se lá de que origens- ele conseguiu aproximar-se de algo assim tão relevante. Claro que o jornalismo desportivo lhe dá muito destaque e o Português muito em particular, hoje até lhe acha graça e considera chique aquilo que antes eram para eles defeitos intoleráveis, como a sua arrogância enquanto permaneceu por estas terras do "Demo"...Por isso eu acho que o dinheiro e o prestígio que lhe foi dado pelo FCPorto pagou bem os seus serviços, ponto final. Agora é nosso adversário e apenas assim devemos considerá-lo embora com respeito, mas nada mais que isso. Fazer-lhe homenagens seria desajustado e diminuiria o apreço que nos devem merecer aqueles que por cá ficaram e connosco se mantêm, fiéis ao seu critério desportivo.Mourinho é como o Figo: apenas um mercenário...Pesetero um, Libretero o outro...Nunca mais esquecerei a final dos Campeões com ele completamente arredado dos festejos e com cara de poucos amigos para com todos os restantes elementos do elenco técnico e dirigente. Parecia que estava a ter um ataque de fúria aguda, como pelos vistos afinal sempre teve nos corredores de Alvalade. Não os comeremos, mas vamos -espero- embrulhá-lhos em papel milimétrico..."Deixou na berma da estrada um resto de tudo, um rasto de tudo o que era seu e nada lhe dizia...Adeus. E nem olhou por cima do ombro, por cima da vida, por baixo dos sonhos que há muito as incertezas perdeu..."

    16/12/06 01:07

    ResponderEliminar
  2. Se jogarmos como temos jogado nos ultimos jogos ( menos o do Nacional) axo que temos boas possibilidades de passar..
    e o Chelsea mostrou que nao é assim imbativel!!

    ResponderEliminar
  3. Viva malta, era só para dizer pessoal juntem uns trocos para irmos a LONDRES ver o PORTO comecem a poupar. Fiquei contente com o adversário pois qualquer um serve mas este proporciona um dia inesquecível pensem nisso. QUANTOS EUROS CUSTARA ESSE DIA.

    ResponderEliminar
  4. ola azul...... tb queres ir a londres ou so tas a colocar lenha na fogueira??????
    trata disso companheiro....e vai trabalhar!!!!!!!!!!!

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. ola presidente e amigos blues;

    o presidente,tu muitas magoas guardas dentro dessa cabeça(coraçao)...deixa-te de coisas e começa a tratar de irmos a londres...seja cao quem enjilhar...quero ver agora quem vai????

    ps:atençao que levo tb o meu polo do chelsea...eheheheheh(por debaixo da do miau)...o caxana leva a do arsenal a olho nú...eheheheheheh

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. Melhor era impossivel...disses te tudo mto bm..mas como somos o povo mais forte...acreditamos e sabemos o nosso poder..por isso ze nao te ligamos peva.
    porto campeao

    www.gpq.blogspot.com

    já agora blue continua com o bom trabalho...desde coimbra um grnade abraço para um blog que visito diariamente com prazer

    ResponderEliminar
  7. Já disse que não queria o Chelsea por todas as razões, mas apesar de agastado com algumas das atitudes do Mourinho não lhe guardo rancor nem mágoa pois proporcionou-me momentos inesquecíveis, embora, como disse, algumas coisas me tivessem decepcionado.
    Quiz o destino pregar-me uma partida pois no dia do jogo aqui, 21 de Fevereiro, estarei em ... Londres em trabalho. É preciso azar, não apoiar o FCP in loco, não ver o jogo ao vivo - vou vê-lo num qualquer pub no meio dos bifes, caladinho, e se o jogo fosse em Inglaterra poderia vê-lo lá, embora já tenha tido a sorte de ver um jogo em Stanford Bridge.
    Consolação: Beber umas cervejolas valentes num local típoico e cheio de ambiente ( espero ), mas que estou danado, estou.
    E acho que pelo menos no Dragão lhes podemos fazer frente. Lembrem-se que nunca perdemos com Ingleses nas Antas ou Dragão.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Errata à minha postagem anterior
    Quis e típico.
    As pressas é no que dá, lol.

    ResponderEliminar
  9. Boas amigos BLUES!
    Antes de mais queria dizer que o jantar de ontem foi espectacular, pois penso que correu o melhor possível.
    Quanto ao jogo com o Chelsea, espero que o nosso FCP ganhe em nossa casa, pois estaremos lá para puchar pela nossa equipa.
    Quanto ao comentário que o meu amigo BLUE BOY fez sobre o JOSÈ MOURIHO, assino por baixo, pois uma das coisas que não consigo suportar é a ingratidão.
    -Tirando isso confesso que admiro o MOURINHO como treinador pois por onde passa penso que está condenado ao sucesso.Um haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  10. Eu não desejava este resultado no sorteio, semrep preferi encontrar o Chelsea mais tarde, mas agora, pensado no assunto mais a frio, concluo que este foi o melhor adversário possível:

    1. Para o FCPorto não há nada a perder: Destas 16 equipas, todas fazendo parte das melhores do mundo, 8 vão ficar pelo caminho, não sendo , por isso nenhum desprestígio ser eliminado nesta fase;

    2. O FCPorto está, neste momento, ao melhor nível do FCPorto de há 3 épocas. Se este momento de forma se mantiver até à próxima eliminatória (espermos que sim!), o Chelsea que se cuide!;

    3. o Chelsea (e em especial o Mourinho) está "sobre brasas"! Nem o Sr. Abramovich nem o adeptos vão perdoar a perda, pela 3ª vez consecutiva, da Liga dos Campeões. Pior ainda se se mantiver a prestação na Liga Inglesa, com o tri-campeonato a tornar-se cada vez mais uma miragem...

    Por todas estas razões, venham o Chelsea ou outra equipa qualquer! Só quero ver o meu clube a jogar à FCPorto!
    Quem vier è que tem de se preocupar!

    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Dragona e Johny,
    Sobre o Mourinho, eu nunca discuti a sua mais que valia técnica enquanto profissional, nem sequer aqui o faço em lado nenhum, porque como diz o Amigo Bicho, o Mourinho enquanto treinador e comandante de uma equipe de jogadores de futebol, está condenado ao sucesso.
    O que eu discuto é o Mourinho enquanto HOMEM... é isso que discuto!
    E ele provou antes de sair que era baixo, muito baixo... e tinha tudo, tudo mesmo para sair pela porta grande.
    Escolheu a porta errada... por mim, lixou-se!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar