13 outubro, 2006

Obrigado Sr. FC Porto

Jorge Costa... um Capitão para a vida !!

Obrigado Sr. FC Porto, como lhe chamou Adriaanse, obrigado por tudo. Por todos os roubos de bola, por todas as vezes que saltaste mais alto do que o adversário, por todas as vezes que te sacrificaste em prol do nosso emblema e por todos os golos que marcaste.

Quando faço um pequena analise a estes anos todos que já levo de acompanhar o meu clube, reparo que o “Bicho” esteve presente em quase todas as alegrias que fui orgulhosamente sentindo.

O grande capitão, tão amado por portistas e tão odiado pelos outros, é, juntamente com mais alguns, poucos é verdade, nomes do panorama nacional, um autêntico símbolo da mística do seu clube. Contrariamente a outros como Figo ou Rui Costa, o nosso embaixador fez a sua carreira quase na totalidade a vestir as cores do seu/meu clube. Isto é motivo de orgulho para qualquer adepto azul e branco.

Duro, impulsivo, abnegado e autoritário quando necessário. Estas características tão particulares fizeram dele um dos melhores capitães da história do futebol nacional. Dentro do balneário, segundo diz quem com ele teve o privilégio de treinar, foi sempre um líder disposto aos maiores sacrifícios e um homem invulgar na transposição da mística portista.

Dentro de campo foi sempre um dos maiores símbolos do que um jogador pode ser – o jogador da entrega total. Um autentico armário para os adversários e um autentico dragão para os que sentem as suas cores no coração.

Infelizmente, não acabou a carreira da forma a que tinha direito. Depois das lesões, depois de Octávio e depois de ter sido obrigado a jogar no Charlton regressou em beleza para ser um dos esteios do sucesso do FC Porto de Mourinho. Este percurso obrigava à continuidade no plantel e à consequente festa de homenagem.

O Bicho merece ter o Dragão cheio até às costuras a bater palmas de pé. Espero que esse dia chegue brevemente...

Obrigado, Sr. Bicho!!!


9 comentários:

  1. amigaúúúúúú:

    O MEU MUITO OBRIGADO PELO POST EM RELAÇAO AO NOSSO E INGUALAVEL CAPITAO JORGE COSTA.
    AMEI ESTE POST E AQUI SO RELATAS A MAIS PURA DAS VERDADES DE UM HOMEM que me deu muitas alegrias e orgulho se ser portista e do norte.
    desejo as mais profundas sortes deste mundo.
    ja agora quero dizer amigo blue boy que ninguem se compara a este senhor ok? nem mesmo figos etc.

    mais uma vez o meu muito obrigado pelo post lindo e um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas amigos BLUES.
    -Fiquei emocionado ao ler este post, é sem dúvida o meu ídolo e uma referência para mim como homem. Sempre admirei este homem com a entrega ao jogo luta que ele passou com as lesões, a capacidade de liderança.Sem dúvida algum é e será um referência para mim.
    Por acaso conhecem algum jogador que tenha tido 2 roturas totais dos ligamentos do joelho esquerdo e outra no joelho direito?
    -Reparem só na capacidade de sofrimento, é realmente um lutador, um bravo do pelotão.
    Amigo BLUE BOY agradeço-te imenso esta fantástica homenagem ao “BICHO”, pois pessoalmente agradou-me muito. A todos PORTISTAS peso que quando realizarem um jogo no DRAGÂO em homenagem ao JORGE COSTA, que aquele estádio fique pelas custuras.A todos os BLUES um bem-haja.

    ResponderEliminar
  3. O Jorge Costa tem personalizado tudo o que quremos para um Dragão com mística. Mas fiquei muito desapontado com ele pelo que fez o ano passado. Por um lado compreendo-o mas por outro não lhe perdoo. Se amava assim tanto o clube mostrava-o ficando connosco e saberia que seria sempre bem tratado e com respeito. Não o fez.

    Mas não deixa de ser o melhor exemplo de um jogador à Porto. Eu nunca me esquecerei dele e sempre lhe estarei agradecido por tudo o que fez pelo FCPorto. As taças que o vi levantar levam-me a sentimentos mais fortes que tudo o resto.

    Um abraço.
    www.portistasdebancada.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. zirtaev:
    estou 100% contigo , aprtilho o mesmo sentimento.

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Como sócio do F.C.Porto há 47 anos ( tenho 51 ), e antigo atleta e dirigente, acho que no mínimo devo contribuir para que esse grande atleta, e principalmente GRANDE PORTISTA, como foi o Jorge Costa tenha a homenagem que merece, e que os portistas ( quase todos...) lhe querem fazer.Essa contribuição resume-se a uma sugestão : Se quem o devia fazer não o fizer nas próximas semanas, porque não um abaixo assinado para exigir que tal seja feito?
    Manuel Brás

    ResponderEliminar
  6. Jorge Costa é um herói, um vencedor, um profundo Dragão!!!
    Um jogador que será para sempre recurdado como um grande defesa que passou pelo nosso FC Porto.

    Obrigado por tudo...BICHO!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. O Jorge Costa vai ter sempre um lugar muito especial no coração de qualquer adepto... magoou-me a saída dele o ano passado, achei que ele devia ficar e mostrar o amor que tem ao clube, que, convocado ou não, dava tudo por ele. Sair não lhe acrescentou nada à carreira... hoje podia estar a terminá-la no FCP. Mas já lhe perdooei. E espero o dia em que ele suba ao relvado, só para todos nós o podermos aplaudir. De pé.

    ResponderEliminar
  8. Um SENHOR !
    Que ainda tem muito para dar ao FCPORTO.
    Assim o espero.

    ResponderEliminar
  9. Manuel Brás - Acho muito boa ideia... muito boa ideia, e pelo que vou lendo por aí fora, parece-me que se começa a «ver» uma corrente forte nesse sentido de se arranjar uma homenagem ao nosso Grande Capitão... por mim, estou disponivel para dar o meu contributo "despreocupado" nesse sentido... aceitam-se ideias!

    Catarina - Quando esse dia chegar, vê lá se arranjas tempo para dares uma saltada ao teu país natal para estares presente nesse momento único e sublime, e para prestares o teu tributo ao Grande Capitão.

    Psicologias - Sejas muito bem vinda e espero/esperamos continuar a ver-te por cá mais vezes com a tua visão "feminina" sobre o Reino do Dragão.

    aBrAçOs e JoKiNhAs
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar