15 outubro, 2006

Madeira… rachada ao meio



Depois de 2 derrotas consecutivas, este jogo ante o Marítimo assumia uma dupla importância na antecâmara de 4 jogos cruciais para o FC Porto, frente ao Hamburgo, Sporting, Benfica e novamente Hamburgo.

Digamos que foi um FC Porto de nível médio (baixo) o que ganhou por 3 golos sem resposta, golos estes facturados por Hélder Postiga por 2 vezes (34 e 84 min) e Lucho (62 min) através de uma grande penalidade a castigar derrube sobre Hélder Postiga.

Da forma como o FC Porto entrou em campo e o Marítimo se estendeu pelo rectângulo verde, cedo deu para perceber que só um cataclismo nos iria impedir de garantir os 3 pontos em jogo e garantir o regresso às vitórias.

A 1ª parte permitiu-nos ver um FC Porto com um maior atrevimento, garra e determinação do que o apresentado nos últimos 2 jogos, e nunca permitindo grandes veleidades ao Marítimo em sair da sua área. Em virtude dessa atitude, foi com alguma naturalidade que o “motivadíssimo” Hélder Postiga inaugurou o marcador através de uma bela assistência do «central» Pepe. Até ao intervalo, apesar de mais algumas jogadas com perigo, o jogo manteve-se com o mesmo resultado de 1-0.

Na 2ª parte, entramos mal em jogo, o que foi dando alguma “liberdade para sonhar” aos maritimistas, apesar de nunca ter incomodado verdadeiramente nossa a baliza. Foi nesta altura que o nosso treinador resolveu mexer pela 2ª vez na equipa, tirando de jogo Lisandro e colocando Paulo Assunto (substituição muito contestada pelos presentes, menos por mim, porque tal como o Prof. Jesualdo, entendia que era precisar colocar gente no meio-campo para «acalmar» o nosso jogo e estancar subidas no campo da equipe adversária). Aos 62 minutos, Lucho, através de uma grande penalidade a castigar derrube de Gregory a Hélder Postiga, elevou a conta para 2-0.

Foi então tempo para o regresso aos relvados de Bruno Moraes, após uma longa ausência devido a lesão. Mesmo a manter um nível médio (baixo) na exibição, Anderson aos 84 min, resolveu tirar mais um daqueles passes de magia e colocar Hélder Postiga em jeito para elevar a conta para 3-0. Estava feito o resultado final.

Em resumo final, resta-me dizer que mais que a exibição de nível médio (baixo), o que importou mesmo foi o recuperar da moral para o próximo jogo que iremos realizar na 3ª feira no Dragão, em que defrontamos a equipa do Hamburgo para a 3ª jornada da Liga dos Campeões… um jogo de “vida ou de morte”.

PS1 - O prémio “banana da Madeira” vai para o treinador visitante, Ulisses Morais, que procurou justificar a pobreza de atitude da sua equipe com aquela frase ao melhor estilo do defunto «Donos da Bola», "O segundo golo do FC Porto é mentira"… pobre coitado!!

PS2 - O momento mágico da noite vai inteirinho para as faixas erguidas pelo Colectivo, segundos antes do início do jogo, em homenagem ao ex-capitão do FC Porto: “Jorge Costa - serás sempre uma bandeira do clube. Pela tua carreira o nosso obrigado.”… sublime, meus caros!!

9 comentários:

  1. amigos blues:
    quero aqui dizer que amei o "arranque" do pepe pro primeiro golo...e a jogada linda do treceiro golo, o resto miseria total, que sono me deu la no dragao....ate nas babes tava fraco.... dasseeeeeeeeeeeeeee

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. O FCPorto fez um jogo fraco. Isto apesar dos 3 golos. Valeu realmente a vitória. Qt à substituição não foste o único a concordar com ela, se calhar fomos os 2 únicos :-). Via-se perfeitamente que o FCPorto tinha o meio campo perdido. Quanto aos assobios já sabemos como é.
    De resto tb gostei a da homenagem ao JCosta e do regresso do BMoraes (que me esqueci de referir no meu blog). Mas a equipa para dar um passo à frente se calhar tem que dar 2 atrás e os jogadores aprendem com os sustos e neste jogo ainda foram alguns.

    Um abraço.
    http://www.portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Miau - Poix estava... pois estava... e tu com o teu "jeitinho peculiar" de tirar flashes, um dia destes, até a óptica da máquina vai ficar desfigurada... LOL

    Psicologias - Adorei mais o resultado, sinceramente, porque eu ia na esperança de ver ópera, e saiu-me uma bela duma fanfarra dos bombeiros... LOL... mas valeu sobretudo pelos 3 golos, pelo verificar do "renascimento" do nosso Postiga, do regresso aos relvados do "mais que infeliz" Bruno Moraes, pela homenagem do Colectivo ao Grande Capitão Jorge Costa e do "animar das hostes" para 3ª feira... comermos "hamburgeres" ao jantar... e como sempre, lá estarei no meu cantinho do costume... na secreta esperança de mais uma vez voltar a ser feliz... apenas feliz!... é um jogo de vida ou morte... mas eu continuo a apostar e muito nos meus meninos!

    Zirtaev - É verdade Amigo... começamos relativamente bem, mas aquilo lá mais o meio, estava a ficar um bocado pró complicado, mas vá lá que correu tudo bem e voltamos a sorrir... era o mais importante, quanto a mim, depois das 2 últimas derrotas consecutivas... amanhã, lá estaremos no Dragôm... e Domingo a caminho de Lisboa para visitar os Escamas no seu "WC XXI"... até os comemos, carago!... LOL

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. oi amigos
    o jogo valeu pelo resultado...
    e tb gostei muito do desempenho do "meu menino negrinho" Andersson um verdadeiro Dragão...
    um pequeno aparte em relaçao ao miau... ele deixou o radio em casa mas em compensaçao teve uma verdadeira grafonola ao lado dele....

    kisssssssss

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. amigo DESVIRA:
    nao era uma grafonola mas sim duas..ehehehe...tava capaz de comer vivo....o BLUE BOY depois ficou na minha vez ouvir o som da radio CLUBE XANKA....eheheh
    AMIGOS, GABAMOS TANTO O ZÉEE QUE ELE NO SABADO NO BALNEARIO(AO INTREVALO)FEZ MERDA E NAO O VAMOS TER NESTE PROXIMO JOGO...

    O ZÉEEEEEEEEE POE-TE FINO CARAGOOOO!!!!!!!!

    AMIGO BLUE BOY:
    KKKKKKKKK EUUUUUUUUUU???? NAO,EU NAO , DEVES TAR LOUCO, EU E A CAMARA????AGORA SOU EU O MAÚ DA FITA,EHEHEHEHEEH VAI CONTAR ESSA A OUTRO....NAO HA PIORRRRRR...APROVEITA JA AGORA E VÈ O VIDEO DO DESVIRA E ESPUMA-TE TBBBBBBB....

    AQUELE GRANDE ABRAÇO AMIGOSSSS

    ResponderEliminar
  7. Aquilo que eu pude observar foi uma equipa à procura do equilibrio colectivo, algo que ainda não foi posto em práctica pelo Jesualdo.

    Em termos individuais, a equipa está bem e recomenda-se. A espaços já dá para ver
    um entrosamento razoável e disponibilidade para evoluír.

    O que mais carece de atenção é a defesa que é o sector que sofreu mais alterações tácticas. Mas sinceramente, o Sr Bosingwa em nada está a ajudar e ou se porta bem ou leva guia de marcha em Janeiro.

    ResponderEliminar
  8. jogo fraco mas valeu os 3 pontos

    se nao foose o suposto frango nem dava pá malta se exaltar....rsrsrsrsrrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  9. amigo blue boy: um reparo...
    esqueçes-te do promenor do calor nas acsilas(virilhas e coxas)do caxana ao jantar, e do outro promenor espectacular da chegada do azul ao café(colado a vitrine a beijar)....muita loucura....simplesmente THE BEST

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar