29 outubro, 2006

Ei Orelhas & Al Beiga, cum catano… levaste nele!!


O jogo porque todos os Portistas anseiam durante uma época desportiva, começou bem cedinho… eram 16h00 e já lá estávamos a sentir o ambiente demasiado quente a lembrar as tardes de verão nas redondezas do Dragão (eu, MiAu, CaXaNa e BiChO… só mais tarde, o dEsViRa). Era azul, e mais azul, e mais azul, só azul… vermelhos, nem vê-los... apenas vi 2 ou 3 heróis ou digamos, heroínas… que passaram incólumes no meio do imenso mar azul que se foi aglomerando, conforme as horas iam passando e se aproximava a hora da verdade.

Depois de estômagos aconchegados e bem molhados, entramos para dentro do nosso Estádio do Dragão quando faltavam 30 minutos para o inicio do jogo que estava marcado para as 19h45… na entrada, mais uma da praxe pró ‘mitra dos mitras’ Caxana… a caminho dos nossos lugares costumeiros, resolveu comprar o livro alusivo à inauguração do Estádio do Dragão pela módica quantia de 10€ (em tempos, paguei apenas só mais 20€!!) e como eram oferecidos um postal do Estádio Dragão por cada livro, ele, qual ‘mitra dos mitras’, resolveu ele próprio fazer-se proprietário de uns largos postais para a freguesia toda lá da zona… o vendedor, mesmo olhando de soslaio para o “abuso” de tal ‘mitra dos mitras’, nem pestanejou e continuou o seu trabalho… LOL

Já sentados nos nosso lugares costumeiros, pudemos contemplar a magnifica visão que se nos deparava… o Estádio do Dragão tinha vestido a sua melhor fatiota para uma noite de gala… éramos mais de 50.000 adeptos de azul e branco vestidos, mais propriamente 50.223, com um ambiente completamente contagiante. Estávamos em cima da hora de jogo e deu-se ai a primeira grande explosão de alegria com a entrada em campo dos nossos 11 bravos Dragões e Campeões, onde foram levantadas milhares de cartolinas azuis e brancas a relembrar o ano da fundação do FC Porto, o que resultou numa coreografia mais que bonita… foi contagiante.

O nosso onze não era o meu esperado, porquanto, contemplava Paulo Assunção em detrimento de Raul Meireles, mas já com o regresso do recuperado Anderson… ou seja, Hélton, Fucile, Pepe, Bruno Alves, Marek Cech, Paulo Assunção, Lucho, Anderson, Quaresma, Lisandro e Postiga.

Começou o jogo e com o público em completo êxtase e a galvanizar os bravos 11 dragões, fomos para cima deles sem medo, quais ‘touros enraivecidos’… as galinhas foram recuando, recuando, recuando, até que aos 11 minutos, Hélder PostiGOL através de um remate fortíssimo que ainda tabela em Lisando Lopez, inaugura o marcador para fazer o 1-0… era o primeiro momento de loucura nas bancadas completamente azuis e brancas.

Continuamos no pressing total sobre as galinhas, e mesmo dando de barato uma perigosa jogada individual de Léo que fez a bola passar muito perto da baliza de Hélton, aos 21 minutos, Ricardo “Potter” Quaresma à 2ª tentativa, faz um remate em arco que sobrevoa toda a defensiva galinácea, incluindo o JaQUIM, e anicha-se junto ao poste… estava feito o 2-0… foi o 2º momento de extravasar de emoções no Dragão, e serviu que nem luva para dedicar aos 24 RABOS Vermelhos que entretanto tinham já entrado no Dragão.

Aos 30 minutos, Anderson é colocado literalmente nos balneários por uma entrada a rasgar de Katsouranis… o verdadeiro S(istema) L(ucilio) B(aptista)… nem amarelo!!!... sintomático da tendência até ao final do jogo!! Raul Meireles rendeu a jovem estrela.

Até ao final dos primeiros 45 minutos, a toada de jogo manteve-se sempre na mesma direcção, com 2 situações perigosas para as galinhas, que deram a Hélton, o momento para brilhar a grande altura. Estávamos no intervalo e as expectativas estavam altas para os segundos 45 minutos.

A 2ª parte começou na mesma toada atacante por parte dos Portistas, procurando deter um controle de jogo e criando ocasionalmente um ou outro lance de perigo através de contra ataques. No entanto, à passagem do minuto 62, Katsouranis reduziu para 2-1 através de um cabeceamento ao primeiro poste depois de um canto.

Inexplicavelmente, o FC Porto sentiu e de que maneira este golo e entregou literalmente as despesas do jogo às galinhas… um erro total e que poderia ter saído muito caro… é então que aos 81 minutos, Nuno “atira-te pró chão” Gomes após um lance de contra-ataque, factura e coloca o resultado em 2-2… foi um balde de água gelada sobre todos os Portistas no Estádio… eu, por mim, acho que qualquer dia, dá-me uma coisinha… naquele momento, apetecia-me descarregar em tudo e todos… mas ainda haviam 9 minutos, mais os descontos para ganhar o jogo… ainda me restava uma réstia de esperança… tínhamos que acreditar.

Mais uma vez, senti que estranhamente o FC Porto não reagiu e deixou o controlo do jogo do lado oposto do campo… que estupidez, que estupidez… foi então que no último minuto dos descontos, aos 92 minutos, Bruno Moraes, depois de um lançamento lateral à boa maneira de Fucile, apontou o golo que ditou o resultado final em 3-2 para os Dragões.

Meus amigos, aquele momento foi Epopeia, foi Ilíada, foi Odisseia, Lusíadas e Ilha dos Amores em 5 Cantos, foi Mensagem e Música no Coração. Mas foi sobretudo BraveHeart e o desafio do Guerreiro em Momentos de Glória. O Mundo a Nossos Pés. Foi e é a Insustentável Leveza do Ser. Foi filme, foi épico, foi comédia, foi ópera lírica, foi fábula, conto de mil e uma noites... foi Pullitzer, Nobel, Emmy, Florbela Espanca e Shakespeare. Foi obra!

Nem no melhor dos meus sonhos, alguma vez me tinha lembrado que esta situação pudesse vir a ocorrer… naquele momento, foram ziliões de emoções, uma loucura total… e o Miau a segurar-me lá bem no alto… apetecia-me entrar no campo e gritar bem alto… AMO-TE PORTO, SOFRO POR TE AMAR… COMIGO, NUNCA ESTARÁS SÓ, NUNCA!!


Podemos dizer que vencemos um jogo que se calhar, já nem pensávamos em vencê-lo e passamos a líderes isolados do campeonato… Foi a primeira vitória de muitas que se esperam futuramente vir a acontecer sobre as Galinhas Ridículas.

Para terminar em beleza… Ei lampiões, cum catano, metemo-la toda lá dentro… deixem-na lá estar mais um bocadinho, pode ser?

PS1 Anderson facturou o perónio e só regressa em 2007… mas onde é que eu já vi isto?... na época passada, não?... e só por curiosidade, até interveio mais um grego a ‘estourar’ com um sul-americano pró resto do jogo… nada de amarelos!!… apenas o mesmo árbitro!!… e já agora, viva o S(istema) L(ucilio) B(aptista)!!

PS2 Aquele ‘dedo em riste’ do Al Beiga para a bancada aquando do 2-2 não merecia apenas uma simples e mísera confusão no túnel… merecia era que lhe f******* aquela tromba toda… aquele 3º golo, deve-lhe ter dado tal azia, que o cérebro se transformou literalmente em ‘caca de galinha’.

PS3 Ao 2-2, disseram-me que passou na TV o ORELHAS a puxar logo de um charuto para festejar tal momento… também não vi, mas aposto que passados apenas uns minutos, o charuto deve-lhe ter ‘estourado’ de tal forma que ficou com aquela cabeça com um ‘melão’ que nem vos digo… por mim, digo-te meu caro ORELHAS, sei bem o charuto que devias fumar, sei bem, sei!!

PS4 Final do jogo… ZERO, repito, ZERO amarelos para as galinhas… parafraseando o ‘profeta da verdade suprema’… mais um ‘hino à estupidez’!!

PS5 bLuEs… para que “fechem a culatra” de vez, já actualizei o slideshow da viagem ao WC XXI… podem agora reinar na boa que eu não vos ouço… LOL

26 comentários:

  1. O FC Porto acusou hoje o Benfica de "manobras planeadas", em alusão à fractura de perónio contraída pelo brasileiro Anderson, na vitória de ontem sobre os encarnados por 3-2, da 8.ª jornada da BWin Liga.

    "O jogador que mais podia desequilibrar foi intencionalmente atingido com violência por um grego (Katsouranis), confirmando a teoria de quem vê estes casos como manobras planeadas", refere o comunicado publicado no "site" dos dragões.

    Os responsáveis do FC Porto recordam que "há um ano foi Lisandro López, derrubado aos 21 minutos" e sublinham que o "cenário de coincidência sai reforçado com nova constatação".

    "O árbitro era o mesmo (Lucílio Baptista, de Setúbal) e a opção de não sancionar o lance e o agressor (Karagounis), da mesma nacionalidade e adquirido na respectiva época, foi decalcado..."

    Os responsáveis portistas dizem que "Anderson foi vítima da violência de uma equipa que, a ter em conta a folha disciplinar, não é propriamente bem comportada".

    "Os dados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional não mentem: mesmo com um jogo em atraso, a tal equipa 'vítima' já somou 25 cartões amarelos, cinco vermelhos e tem o segundo pior registo (disciplinar) do campeonato. Sintomático", avança também o comunicado.

    O FC Porto espera que estas situações sejam "banidas do futebol" e anuncia que, caso não haja resposta célere e adequada dos "órgãos competentes", o clube passará a "apostar em atletas robustos, capazes de resistir à violência e dançar ao som da mesma música".

    Data: Domingo, 29 Outubro de 2006 - 18:42

    ResponderEliminar
  2. Outros artigos em: FC Porto 3 - Benfica 2

    O FC Porto um a um
    Jesualdo Ferreira gostou da atitude e espírito de sacrifício do FC Porto

    "Tivemos alma até Almeida"
    O Benfica um a um
    Katsouranis foi a voz da revolta não consumada

    FERNANDO SANTOS queria ganhar
    "Não podemos sofrer golos como estes"

    Um imenso mar azul nas bancadas
    Ambiente fantástico no Dragão
    Primeiro triunfo no Dragão sobre o Benfica
    Jesualdo levou a melhor sobre Santos

    O Tribunal de O JOGO
    Clássico de poucas polémicas

    ResponderEliminar
  3. Moraes salva dragão soneca
    A ganhar cedo por dois golos, Jesualdo contribuiu para que a equipa se deitasse à sombra do resultado
    CARLOS MACHADO

    ResponderEliminar
  4. Futebol
    Anderson fracturou o perónio e vai estar fora dos relvados até final do ano
    O jovem médio brasileiro do FC Porto, Anderson, vai estar fora dos relvados durante alguns meses - inicialmente três -, devendo apenas reaparecer em 2007.



    ASF
    Anderson, considerado o jogador de maior destaque da Liga portuguesa de futebol, pela sua habilidade, leitura de jogo e postura em campo, sofreu uma grave lesão quando decorriam 25 minutos do jogo de ontem à noite no Estádio do Dragão, no «clássico» FC Porto-Benfica.

    Inicialmente pensou-se que se tratava de entorse no pé direito, mas os exames efectuados esta manhã levaram os médicos do FC Porto a considerar a contusão bem mais grave. Na realidade, o brasileiro fracturou o perónio.

    A lesão de Anderson aconteceu durante um lance com Katsouranis, um dos dois gregos que actuam no Benfica.
    29-10-2006 15:02

    ResponderEliminar
  5. Exactamente Anónimo: Pró ano se cá ainda estivermos, acho melhor deixares em Lisboa o vosso melhor produto, porque nos primeiros 20 minutos vai-vos ser dada a resposta e com juros....E não nos importa muito o resultado, pois como pedia o Blue anteontem, nessa altura vai haver mesmo sangue e é melhor as vinte e quatro galinhas também ficarem em casa...Juntamente com o pilha charutos do Lucílio...Vamos passar a apostar em "atletas e adeptos robustos" com capacidade para "limpar" tipo Polícia de Intervenção a àrea do adversário e se preciso fôr sugerimos que venha novamente o mesmo senhor arbitrar...Para verem como elas mordem. Portanto Simãosinho, Nuninho, Karagounis, Katsouranis, Nuno Assis, Paulo Jorge,PittBull,Luisão,Ricardo Rocha é melhor começarem a ir já para o ginásio e a porem giz nas pernas que para o próximo jogo ides deparar com 11 ou 14 Gladiadores à vossa espera....Acho melhor trazerem caneleiras até ao pescoço...Blue um abraço para ti, mas carago, já estava a estranhar a demora. E os adeptos vão ensaiar uma coreografia do tipo Brave Heart em quadrado no género de Aljubarrota e em vez de papelinhos e cachecóis vimos todos munidos de cacetes....

    ResponderEliminar
  6. Aquele charuto que saía disparado do ânus do Benfiquista representado no artigo anterior, foi o tal que foi levado à boca para ser "chuchado" pelo Orelhudo? Ele até já vinha com uma fitinha vermelha e branca à saida da "fábrica"...

    ResponderEliminar
  7. Da exibição de sonho ao pesadelo e a subida ao céu. É mesmo inexplicavel o que atravessou o corpo dos portistas no momento daquele 3º golo. Mas a tua descrição com nomes de filmes está ecxcelente. Ontem só me apetecia andar sempre a cantar: "Ó meu Porto onde a eterna mocidade, diz à gente o que é ser nobre e leal, teu condão....."

    Foi lindo ver o estádio inteiro a cantar o hino. Foi uma noite inesquecivel para qq portista.

    Já festejamos é tempo de ver o que esteve mal e como se vai solucionar a falta do Anderson, depois de lhe partirem a perna. FDP..

    Qt ao Veigarista, quero que ele se....
    É preciso eé mandar castigar o grego, senão é uma autêntica injustiça ao que o futebol tem de melhor.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. daase isto é que foi sofrer, tava a ver que me dava uma coisinha...hehehe


    magnifica 1 parte
    2 parte desilusão

    3 parte exelente as francesinhas ..heheheh

    ResponderEliminar
  9. Caríssimos... Foi sofrido mas foi maravilhoso.
    Não fizemos um grande jogo na 2ª parte por algumas diatribes tácticas do Jesualdo que ainda não se convenceu que está no Porto e não no Braga, mas lá chegará.
    De qualquer modo, num estádio fabuloso em ambiente até foi engraçado ganhar assim quando os lampiões se preparavam para festejar.
    Fantástico intuir o orelhas a meter o charuto pelo traseiro acima, o veigarista a espumar de raiva.
    AGORA:::
    A lesão de Anderson... Já vimos este filme no ano passado. Que vai fazer o Conselho de Disciplina??? Certamente assobiar para o lado. Se fosse ao contrário era notícia de abertura e ia até à Assembleia da República.
    Ontem no telejornal da 1, um escândalo... Resumo do jogo, imagens do Anderson a sir em maca ... SÓ ... nem referência ao lance. Lesionou-se disseram, mas como? Não disseram... Só visto.
    Quero ver o Seara hoje a teorizar...

    No jogo destaco as exibições de Pepe, Assunção, Lisandro, Postiga e Quaresma, além do Anderson. Com ele era para a goleada.
    Saudações portistas, FORÇA PORTO e vamos comer os Hamburgers ...

    ResponderEliminar
  10. Caro Blue,
    Ambiente no Dragão fabuloso. Tudo de azul !! De arrepiar !!
    30 minutos do outro mundo. Um sonho !!
    Um gatuno que concede a um dos lados livre transito para a pancadaria. Resultado, uma perna partida. E lá foi a 8ª maravilha do mundo parar ao hospital...(VOLTA RÁPIDO !!!)
    A não entrada do Jorginho.
    A não convocação, sequer, do Zé.
    A demora eterna nas substituições.
    A finalizar, o JUSTISSÍMO (até no marcador do golo) veredicto dos deuses.
    A LOUCURA !!!! TOTAL !!!

    P.s. - Gritemos bem alto a nossa revolta pelo MAL que nos fizeram !!! O gatuno tem de ser irradiado, o indigente e mal criado do Tonecas tem de ser castigado, o grego tem de ser suspenso e os vermelhos têm de ser ENVERGONHADOS !!!

    ResponderEliminar
  11. Caro Blue Boy,no que se refere ao jogo, propriamente dito, caso não tivesse saido Anderson, teriamos (tal como o fizessos até então) dado um Baile ao Benfica, ensinando-lhe como joga um campeão.


    Saliento ainda, a não marcação de um penalty não assinalado a favor do FCPorto, por falta de Petit sobre Hélder Postiga. Certamente, se fosse o Nuno Gomes a cair, a história seria diferente.


    Por último, refiro o gesto que José Veiga fez aos adeptos do FCPORTO (idêntico ao do Ronaldo no estádio da Luz, tão badalado e severamente punido), mostrando o nível e a classe a que esse índividuo pertence.


    Obrigado FCPorto pela saborosa vitória e rápidas melhoras Anderson!!!

    Um grande abraço

    Pedro Sousa

    http://blogdoengenheiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Eheheheh Grande blue!! grande Porto!!!

    ResponderEliminar
  13. ola amigossssssssss...
    ainda ando a festejar esta vitoria.
    que ha pra dizerrrr...ja esta tudo dito aqui neste blogggggg.

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  14. BRAVO ! BRAVO ! BRAVO !

    ResponderEliminar
  15. Isso é que foi sofrer, ANDERSON só para o ano que vem não sei como vai ser mas depois da saída do jogo e o PORTO a ganhar 2-0 para que mudar a táctica do jogo. É um medricas o treinador joga muito a defesa.

    ResponderEliminar
  16. Grande música do vídeo quem canta essa música malta quero saber

    ResponderEliminar
  17. Grande vitoria do FEIRENSE este domingo frente ao RIO AVE até os comemos 4-1 aquilo é que é jogar futebol.
    FORÇA FEIRENSE RUMO A PRIMEIRA GOOOOOOOOOO…

    ResponderEliminar
  18. Acabei de ver de novo a rtp1 ( não sei porque ainda o faço ... ).
    Notícia da operação do Anderson, mas .... as imagens do que aconteceu ficaram na gaveta ...
    Simplesmente revoltante ...
    Também concordo que há a hipótese de ter existido penalty sobre o Postiga.
    Um abraço a todos e Anderson, coragem e regressa rápido.

    ResponderEliminar
  19. O ódio escorre-me nas veias, o mal-estar apoderou-se do meu ser, a raiva e nojo cobrem o meu pensamento, nem consigo escrever....

    Aquele escremento do Veiga, a 20 metros de mim fez-me uma coisa que nem ao diabo lembra, pensei eu, umm Dragão de OURO?????? Pu*a que o pariu, dasse lá para o caral`***, quase que lhe dei, mas ainda precisava de uns 2 metros, os panasqueiros dos bófias eram todos vermelhos, os porcos.

    Estou como o Mourinho, há uma factura a pagar e alguém VAI PAGAR!!! Hamburguers, preparem-se, aqui vai disto--->>>>

    ResponderEliminar
  20. Paulinho Santos pede castigo

    Paulinho Santos ficou dois meses fora dos relvados, na época de 1997/98, depois de ter atingido João Pinto com uma cotovelada, partindo-lhe o maxilar. O médio teve de esperar pelo restabelecimento do adversário, embora imagens posteriores tenham mostrado uma primeira agressão de João Pinto. A O JOGO, Paulinho Santos disse que Katsouranis deveria ter punição idêntica. "Acho que ele deveria ficar o mesmo tempo de fora. Seria um castigo justo", rematou.

    Paulo Almeida carrega
    Diego arrumado:
    Outra caso de conduta violenta dentro de um terreno de jogo disputado por FC Porto e Benfica. Na partida que abriu a temporada de 2004/05, da Supertaça Cândido de Oliveira, Diego foi obrigado a sair do campo logo aos 21', na sequência de uma entrada de Paulo Almeida. Carlos Xistra, o árbitro que na última semana foi criticado pelos encarnados, assinalou a falta mas não admoestou o jogador. Diego saiu e só voltou três semanas depois.

    Costinha vítima
    Pedida suspensão para Flávio Meireles:
    Uma entrada do vimaranense Flávio Meireles sobre Costinha, num jogo da Taça de Portugal, deixou o médio portista com um traumatismo craniano, passando sem a devida punição do árbitro João Ferreira. Pinto da Costa solicitou a dispensa do médio do Guimarães enquanto Costinha não regressasse aos relvados, usando como termo de comparação a pena aplicada, uns anos antes, a Paulinho Santos, após agressão a João Pinto.


    Pancada de Karagounis
    Lisandro parou:
    Karagounis foi responsável pelo afastamento precoce de Lisandro do clássico do ano passado, no Dragão. Ao minuto 24' e quando se verificava um empate sem golos, o grego teve uma entrada dura sobre o avançado argentino, deixando-o a chorar no relvado e agarrado ao tornozelo esquerdo. Lisandro abandonou o jogo e esteve afastado dos relvados quase um mês. Lucílio Baptista foi o árbitro e não mostrou qualquer cartão ao grego.


    depois nós e que somos os corruptos!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Lesionar a dobrar de anderson!!!

    A lesão que Anderson sofreu no clássico tem uma explicação técnica algo complicada. De acordo com o médico Nélson Puga, do departamento clínico do FC Porto, trata-se de uma "fractura C webber", que é o nome técnico deste tipo de problemas. "É uma fractura do perónio, no terço inferior do perónio da perna direita", acrescentou. A lesão tem origem na entrada de Katsouranis. "É claramente resultante de um traumatismo directo que, juntamente com o facto de se ter verificado com o pé preso no chão, fez com que o mecanismo rotacional e de torção fosse contrário ao movimento habitual de uma entorse. Costuma ser de dentro para fora e esta foi ao contrário", referiu Nélson Puga. Os problemas continuam por diante. "Além do perónio, lesionou o ligamento deltóide, que é o ligamento do lado interno do tornozelo, e também uma membrana inter-óssea entre a tíbia e o perónio". Daí ser necessária a intervenção cirúrgica, a cargo dos cirurgiões José Carlos Noronha e Leandro Massada "A operação é para reduzir e fixar a fractura", acrescentou ainda o médico. O tempo de paragem previsto "nunca será inferior a três meses".

    ResponderEliminar
  22. Jogos em que o Benfica sofreu golos

    Campeonato
    Boavista (f) 0-3
    Paços de Ferreira (f) 1-1
    Aves (c) 4-1
    Estrela da Amadora (c) 3-1
    FC Porto (f) 2-3

    Pré-eliminatória da "Champions"
    Áustria de Viena (f) 1-1

    Liga dos Campeões
    Manchester United (c) 0-1
    Celtic Glasgow (f) 0-3

    Jogos disputados: 12
    Golos sofridos: 14
    Média golos sofridos 1,166

    PENA QUE O FCPORTO NAO DEU UMA DUZIA A ESTES F***OS DA P**A.

    ResponderEliminar
  23. Jesualdo Ferreira convocou Bosingwa para o confronto de quarta-feira com o Hamburgo, na Alemanha, inserido no grupo G da fase de grupos da Champions.

    O jogador regressa assim após cumprir um período de castigo disciplinar interno. Integrado nos convocados surge igualmente o central João Paulo, que tem a oportunidade de viajar com a equipa num confronto europeu depois de ter já surgido nos eleitos para a Liga.

    A grande baixa é Anderson. O brasileiro foi ontem à noite operado a uma fractura no perónio e vai estar ausente pelo menos por três meses.

    Lista de convocados:

    Guarda-redes: Helton e Vítor Baía;

    Defesas: Fucile, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Ricardo Costa, João Paulo e Marek Cech;

    Médios: Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lucho Gonzalez e Jorginho;

    Avançados: Quaresma, Lisandro, Alan, Tarik, Hélder Postiga e Bruno Moraes.

    ResponderEliminar
  24. Blue: onde foste desencantar aquele "par" de verdadeiras chávenas almoçadeiras? São um bocadinho p'ró gordinhas, mas não são de desprezar não senhor.....Já agora "elas" sabiam que estavam a ser fotografadas? Pareciam tão dadas e tão inchadas, que apetecia meter lá a mão, só para as separar um bocadinho daquele eterno "namoro"....

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Comment Deleted
    This post has been removed by the blog administrator.


    Não fui eu, mas é a 1ª vez que a censura actua neste site (que me tenha apercebido), se foi ofensívo, está mais que bem. Se não, agradeço que me informem do conteudo, é que preciso de despejar umas ideias em cima da mer`***.

    ResponderEliminar