22 agosto, 2006

O Capataz... o Interino... e o Professor!

Capataz... não é líder!

Para que o respeitem, um líder deve ser referência pelo que faz e mestre pelo que ensina… ora, analisando-se o percurso mais recente deste no Reino do Dragão, verifica-se que hostilizou quem lhe salvou a pele na época passada (PdC) e agiu com prepotência inadmissível perante quem lhe deu os únicos (!!!) títulos da carreira (jogadores).

Foi apenas o espelho de uma espécie em voga na sociedade: os que se julgam importantes como o Sol.

Resumindo, e não passando da minha modesta opinião porque felizmente sempre tive a humildade de reconhecer em mim não ser o Senhor da verdade, mas Adriaanse pode muito bem ser um bom capataz, mas nunca será um bom líder; terá o perfil de militar que usa e abusa do poder, mas nunca será um grande treinador de futebol.

O meu obrigado pelos 2 troféus que conquistaste connosco e pelo muito pouco de bom que nos trouxeste (total disciplina em campo e discurso muito pela positiva no que é e deve ser o futebol)… no resto, bem, foi tudo tão pobre, tão pobre, que apenas termino a dizer-te: BOA VIAGEM!

O pequeno GRANDE interino!

Rui Barros não inventou, manteve-se fiel ao sistema que estava em curso 3x4x3 e após 3 jogos… 3 vitórias e 2 troféus!!

Pela minha parte, fiquei muito contente, tal como a maioria dos portistas, suponho, por este percurso ainda que curto do nosso treinador interino antes da passagem da pasta técnica, porque desde a primeira hora que assumiu o comando desta grande nau, deixou sempre transparecer para a opinião pública, uma enorme união e tranquilidade no grupo de trabalho.

Rui Barros faz parte daquele grupo restrito de jogadores "à FC Porto" quer pela carreira que construíram no clube, recheada de títulos e momentos inesquecíveis, quer pelo que representam como portistas, adeptos do clube ao qual tanto deram e do qual receberam o merecido reconhecimento.

Que a sua experiência e amor ao clube inspirem o trabalho do nosso novo técnico e no final, se traduza naquilo a que todos estamos habituados neste clube: VITÓRIAS!

O Professor… com assinatura!

Como bem sabem, Jesualdo Ferreira não tinha sido uma das minhas apostas para novo treinador, não porque não gostasse dele como técnico, mas apenas e só por um motivo… era treinador à data, no caso os Panterinhas do Bessa, por isso, virei-me apenas para treinadores no desemprego ou em período de reflexão naquele momento especifico.

Não discutindo se é ou não uma boa aposta do FC Porto (eu acho que é e muito!), é de certeza uma boa escolha para Jesualdo Ferreira... muito boa escolha mesmo!

Para mim, Jesualdo Ferreira é um dos chamados treinadores portugueses com assinatura. As suas equipas têm identidade e filosofia, princípios dos quais ele não abdica, pode dizer-se que são reconhecíveis à vista.

E por esses motivos é lógica a escolha da nossa SAD, que pretende esta época continuar a ganhar sem deitar para o lixo o que de positivo resta da temporada passada, como sejam o rigor, os bons hábitos de trabalho e a disciplina.

Depois, o Professor sabe muito bem que ao mudar-se para as nossas cores, é a sua última oportunidade de ganhar algo como treinador principal, depois de já o ter conseguido, mas apenas como adjunto.

A nosso favor joga igualmente o desejo deste em voltar a lutar abertamente para tudo a nível nacional, disputar a Liga dos Campeões e colocar a sua marca numa equipa que já ganhou muita coisa, mas tem «sede de novas vitórias».

Termino a dizer… desta vez, boa escolha da nossa SAD, por isso, estão de parabéns…
BOA SORTE Professor, a tua felicidade, será a nossa alegria!

7 comentários:

  1. Como deves saber, não estou muito de acordo com o que falas de Adriaanse. Para mim a sua faceta dura com os jogadores era uma vantagem já que estes tendem a armar-se em primas-donas, não só no FCPorto mas no futebol em geral. O problema de Adriaanse foi não se vergar perante as exigências da SAD, o que é mau já que ele é um empregado da SAD. Mas fica-te bem agradecer-lhe o que também ELE nos deu e não fazer como muitos que continuam a insistir que só os jogadores venceram.

    Qt ao Jesualdo tb concordo que seja uma boa escolha dado o momento do clube, mas só no futuro poderemos ter absoluta certeza.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Vocês sabem que o Jesualdo é conhecido por ERVANÁRIO??? Não se deve levar a mal, é um excelente profissional e não deve nada a ninguém. Mas... ele tem uma panca, o chã, sim, ele adora mezinhas e chãs disto e daquilo, os jogadores vão beber chã até estourar, coitados.

    Atenção!!! Não me firo ao chã ASSIS, falo mesmo de algo normalissimo, mas que é engraçado, lá isso é.

    ResponderEliminar
  3. Porque não recordar um post anterior agora que se aproxima o ínicio do campeonato?
    Porque não tentar fazer dessa ideia um movimento que se transformará em algo tão natural como pegar no cachecol antes de sair de casa a caminho do Dragão?
    Eis a transcrição:


    Quinta-feira, Abril 27, 2006

    Uma ideia
    Uma ideia peregrina.Depois de tantas e tantas vezes ver nos jogos do Barcelona o Hino entoado por aquela molde humana impressionante gostaria de deixar aqui expresso um pedido/desejo a todos vós.
    Porque não todos nós no próximo "domingo" entoarmos em uníssono o Hino do nosso Porto (agora que foi finalmente recuperado nos altifalantes) aquando da entrada das equipas no relvado do belo Dragão?
    Porque não as Claques e o Clube distribuirem a letra do nosso belo Hino? Se existir alguma coreografia porque não imprimir no verso da cartolina a letra do nosso hino?
    Para começar e com a promessa que irei tentar espalhar esta ideia pela nossa comunidade aqui fica a razão da minha Paixão:

    Ó meu Porto onde a eterna mocidade
    Diz à gente o que é ser Nobre e Leal
    Teu pendão leva o escudo da Cidade
    Que na história deu o nome a Portugal

    Ó Campeão, O teu passado
    É um livro de Honra de Vitórias sem igual
    O teu Brasão abençoado
    Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto

    Quando alguém se atrever a sufocar
    O grito audaz da tua Ardente Voz
    Ó Porto então verás vibrar
    A multidão num grito só de todos nós

    Ó Campeão, O teu Passado
    É um livro de Honra de Vitórias sem igual
    O teu Brasão abençoado
    Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto

    Agora, como na altura farei o possível para transmitir esta ideia pela comunidade Azul, ajudem-me neste desiderato e faremos da Voz do Dragão uma Voz sufocante e nunca sufocada.

    ResponderEliminar
  4. o devilitado isso de chã so mesmo vindo de ti nem uma simples palavra sabes escrever correcto, nao foi descuido ate pq escreves te a mesma palavra 4 vezes da mesma maneira..... a palavra chá nao tem tilt okkkkkkkkkkkkkk marroquino

    ResponderEliminar
  5. O erro que Adriaanse fez foi em falar na imprensa ao contrario de o que Pinto de Costa estava dizendo.

    Nao se viram hoje, mas Hesselink foi vendido ao Cetic por 5 milhoes. O que eu quero saber e porque 5 milhoes para o Celtic e 8.5 para o Porto? Por o preco de 5 milhoes, vos agaranto que o Hesselink seria jogador do Porto e Co ainda o treinador!

    ResponderEliminar
  6. Oh Miau,

    tens razão.

    Peço perdão, enganei-me.

    Agora, prepara-te, estou atento.

    ResponderEliminar
  7. OHHHHHHHH QUEREM VER QUE O LINDINHO AMUOU.....NAO A PIOR QUE ESTE ATRASADO........

    ResponderEliminar