14 janeiro, 2010

As «meias» ao alcance

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


assistência: 1.607 espectadores.

árbitros: João Ferreira (Setúbal), Pais António e Luís Ramos; Luís Catita.

ACADÉMICA: Rui Nereu; Pedro Costa, Berger, Orlando «cap» e Emídio Rafael; Tiero, Paulo Sérgio e Diogo Gomes; João Ribeiro, Licá e Sougou.
Substituições: João Ribeiro por Bischoff (62m), Emídio Rafael por Hélder Cabral (76m) e Diogo Gomes por André Fontes (82m).
Não utilizados: Barroca, Luiz Nunes, Miguel Fidalgo e Pedrinho.
Treinador: André Villas Boa.

FC PORTO: Nuno «cap»; Miguel Lopes, Maicon, Nuno André Coelho e Fucile; Tomás Costa, Prediguer e Guarín; Valeri, Farías e Mariano.
Substituições: Prediguer por Orlando Sá (58m), Valeri por Sérgio Oliveira (74m) e Farías por Yero (86m).
Não utilizados: Beto, Abdoulaye, Dias e Alex.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

golos: nada a assinalar.

disciplina: cartão amarelo a Emídio Rafael (22m), Sougou (90m) e Miguel Lopes (90m).

Não houve golos, mas houve finos indícios de talento. Perceptíveis em múltiplas acções, que se confundiram com promessas de utilidade e utilização futura. Como os arranques de Orlando Sá ou a aceleração de processos de Sérgio Oliveira. Porque a Taça da Liga também serve para isto. O jogo ficou em branco, mas poderia ter sido diferente, para melhor. E a qualificação permanece intacta.

A primeira parte, por vezes, também se divide. Em Coimbra decompôs-se em duas metades; não forçosamente iguais ou, sequer, separadas por um intervalo. Mais trégua, menos trégua, procurou mandar a Académica à entrada, dominou o FC Porto a fechar. Mas a segmentação de períodos de hegemonia produziu efeitos idênticos em cada um dos exercícios, sem provocar alterações ao resultado. Mudanças sofreu-as apenas o relvado, cada vez mais degradado.

O equilíbrio quebrou-se no descanso. Depois dele, o jogo não foi mais o mesmo, assumindo uma configuração diferente e bem definida, arquitectada pelos Dragões, que encostaram o adversário à sua grande área a cada esboço de ataque. Para a Académica sobrava, então, o contra-ataque, que punha em marcha sem cerimónia, muitas vezes sem nexo ou participação do meio-campo.

Dos dois métodos, claramente opostos, também não surgiu golo, não se desfez o empate, mas Sérgio Oliveira esteve muito perto de exterminar o nulo num remate cruzado, depois de assistido por Guarín, minutos antes da vantagem de Mariano ter esbarrado no corpo de um defesa contrário, que, na ausência do guarda-redes, se atravessou no caminho da bola.

O 0-0 final, curto para o desempenho das duas equipas, em especial para aquela que mais quis vencer e mais produziu, não compromete, contudo, as aspirações de qualificação para as meias-finais da Taça da Liga de qualquer dos opositores, que continuam a partilhar o comando do Grupo A.

fonte: fcporto.pt

22 comentários:

  1. O jornalista insistia q o Fernando n jogava frente ao paços.
    Burro! Vai estudar Rui Orlando. O Fernando joga. Cumpriu o jogo hoje.

    Um empate q serve os nossos interesses mas há ali jogadores metem dó.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena mas parte da armada sul americana devia ir embora.( atenção, não digo isto por serem de lá mas sim porque não fazem a diferença e são caros ... ).
    Meio campo inexistente, jogadores que não são melhores do que os nossos jovens por aí emprestados.
    Não se nota atitude nem querer mostrar que devem jogar.
    Sei que estes jogos não motivam mas que diabo ...não aproveitam as poucas oportunidaders.

    ResponderEliminar
  3. Como vi aos soluços, não dá para dizer muito, mas pelo que vi, melhoramos um pouco na 2ªparte e depois da entrada de Sérgio Oliveira ainda mais.

    E esta Taça não merece que se perca mais tempo.

    Off-topic: então o Hóquei é às 21 horas, em cima do futebol?

    ResponderEliminar
  4. No site do F.C.Porto diz isto:
    «Bilhetes para jogo com o Valdagno disponíveis na sexta-feira.

    Os bilhetes para o jogo com os italianos do Valdagno (sábado, 21h), a contar para a fase de grupos da Liga Europeia, vão estar à venda esta sexta-feira na Loja do Associado (9h-19h)»

    E mais isto:
    «Esta quinta-feira, pelas 14h, na arena do Dragão Caixa, vai realizar-se uma conferência de imprensa de antevisão aos jogos FC Porto Ferpinta – CAB Madeira, na sexta-feira (21h30), e FC Porto Império Bonança – Valdagno, no sábado (17h). Os treinadores das duas equipas, Moncho López e Franklim Pais, vão estar disponíveis para falar à comunicação social.»

    Organizem-se, carago!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. tanto na sportv como na tsf( vinha a ouvir o relato a caminho de casa) disseram que o fernando n jogava sabado!
    a ver vamos...
    quanto ao jogo, o pouco que vi mto mau, mas tb e uma competiçao que nao nos diz nada!

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ter visto mal o jogo, durante a primeira parte simplesmente o Porto não existiu sendo que a Académica pouco jogou. Na 2ª o jogo foi um pouco melhor houve algumas oportunidades mas o Porto com 2 grandes oportunidades falhadas no fim podia ter ganho o jogo. Tenho pena que o Jesualdo não tenha "tomates" para lançar o Sérgio Oliveira na equipa principal porque, pelo que vi não é em nada inferior ao Guarin, Tomás Costa, Belluschi, Mariano, Valeri e outros. Desta vez até o Prediguer saiu antes dos 60 minutos e pouco depois foi o Valeri a sair.

    Temos um meio campo muito fraquinho e Fernando mesmo a jogar tão mal, não tem substituto à altura.

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao Fernando não jogar contra o Paços, é porque os jornalistas são como os nossos árbitros: não sabem as regras. Além de facciosos até mais não.

    ResponderEliminar
  8. As segundas linhas não parecem ter vontade de jogar na equipa principal numa competição já de si vigarizada.
    Veja-se o golo anulado ao Guimaraes por causa da falta de jeito do GR dos mouros!
    Cada jogo cada roubo, mais vale
    entregar a Taça aos defensores da verdade desportiva e desistir da competição ou então jogar com os juniores no Estoril ,uma vez que o Sergio Oliveira e o Yero fizeram mais em 10 minutos que certos estrangeiros que por lá andam!
    Melhor em campo: Nuno Coelho!

    ResponderEliminar
  9. Vila pouca: o hóquei deve ser às 17horas...

    ResponderEliminar
  10. Custa-me muito dizer isto mas lá vai: Só um cego não vê que Sérgio Oliveira é muito mais jogador que alguns SulAmericanos de 2ª linha que temos no nosso plantel. E SÓ UM CEGO não vê que Nuno Coelho é já (e para já) o nosso 3º central, muito melhor q Maicon.

    ResponderEliminar
  11. Vila Pouca hóquei será mesmo às 21h no sábado e o basquetebol 21:30 na sexta-feira.

    Mesmo assim conto consigo no pavilhão.

    ResponderEliminar
  12. ANTAS:

    O JOGO DE HÓQUEI É ÀS 17HOO.

    Recebi email mesmo há segundos do Director de hóquei do FCP...

    João Baldaia (..)
    Enviada: quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 11:00:32
    Para: sérgio gomes (sergiopmgomes@hotmail.com)

    Bom dia!

    O jogo é às 17H00.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. No nosso site é aquela vergonha, está que o jogo é às 21h, mesmo assim eu vou lá estar e vou por isso.

    Hóquei e bola ou bola e hóquei para mim é exactamente igual.

    Lucho é para irmos a todas este fim-de-semana certo?

    ResponderEliminar
  14. Eu fico danado com este amadorismo ou incompetência. Eu (e mts outros)faço um esforço por dinamizar as modalidades e tentar q o dragÂozinho encha e O NOSSO SITE fcporto.pt o que faz? A sua contribuição para encher o jogo de hóquei é anunciá-lo em 2 horários diferentes!!!

    PORTISTAS APAREÇAM ÀS 1630H E VAMOS INFERNIZAR A VIDA AOS ITALIANOS.


    ANTAS: Vou a todas, claro. Sexta no basket (21h30) e sábado hóquei às 17 e futebol às 19h15.

    ResponderEliminar
  15. Que jogo tão pobre...

    Só melhorámos na 2ª parte, especialmente depois da saída de Prediguer e também com a entrada de Sérgio Oliveira.

    Tal como o Jorge Aragão, todos sabemos que esta competição vale o que vale, mas as segundas escolhas têm de aproveitar estes jogos para mostrarem o seu valor. Nem se esforçam por mostraram ao treinador que pode contar com eles... Assim não.

    ResponderEliminar
  16. Grande confusão a que o nosso site fez com os horários dos jogos das modalidades... É o verdadeiro amadorismo.

    Sexta-feira e sábado lá estarei a apoiar o FC Porto no pavilhão e estádio! O jogo com o Valdagno é muito importante! Temos de vencer! Ou melhor, vamos vencer! :)

    ResponderEliminar
  17. O FC Porto jogou?? Não parecia.

    ResponderEliminar
  18. Jogo muito pobre de parte a parte, estádio praticamente deserto e relvado em muito mau estado. Como esperado, foi um jogo aproveitado para gerir o plantel. Não se podia exigir muito mais.

    Primeira parte má, equipa sem ideias. Um ou dois livres por cima da baliza e um remate do Prediguer ao lado. Na segunda parte melhorámos um pouco, principalmente com as substituições. Gostei da dinâmica que o Sérgio Oliveira trouxe ao jogo. Não engana o que ali está.

    É um resultado que nos mantém com os mesmos pontos que a Briosa. Agora há que ganhar ao Estoril do Veiga dia 23 e garantir passagem às meias-finais. Porque o FCP entra em todas as competições para ganhar!!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  19. O Jesualdo tirou notas positivas da exibição de ontem...

    (longo silêncio)

    Muito bem, continuemos a preocuparmos-nos mais com túneis, arbitragens, castigos...

    ps: eu quero o título que indirectamente nos foi prometido.

    ResponderEliminar
  20. Já alguns me tiraram as palavras da boca, mas nunca é demais repeti-lo... mas o FCPorto jogou ontem? onde? quando? a que horas?... não fora uns 10/15m finais mais mexidos por parte dos nossos, e diria que nem lá estiveram, tamanha foi a pobreza francisca, de grande parte deles, concerteza, pagos a peso d'oiro, mas que de produtividade em campo, jogo após jogos, nestes que têm tido oportunidade de se mostrarem, como diz o outro, vai no batalha.

    Já vi por aqui uma enorma dose de comentários depreciativos contra a armada sul-americana, mas diria que o único que ainda se vai aproveitando, e já não é deste jogo, tem sido o Tommy, que luta, se esforça, se esfarrapa, mesmo por vezes, fazendo baboseiras, porque quanto aos outros, vou ali e venho já... parecendo-me, parece-me, é isso que vi no outro e neste, de facto, Prediguer tá noutra completa e literalmente, é que o homem arrasta-se, joga parado e quieto, mostrando andar ali a fazer um ganda, mas ca ganda frete.

    Por fim, os bravos do pelotão(e da casa)... Nuno André Coelho a mostrar serviço, aliás, mto serviço... bem secundado, ainda que nos poucos minutos em jogo, de Sérgio Oliveira que fez mexer de vez aquele meio-campo, que mais parecia um quarteto (mais tarde, um trio) de tartarugas, mas a diesel de qualidade demasiado duvidosa.

    No entanto, é bom esquecer e parece que muitos se têm esquecido... se no anterior, jogaram apenas 2 titulares, ontem, nem 1 sequer para amostra, foi um 11 completamente novo, de 2ªas linhas e quando assim é, não se pode esperar muito mais, ainda que, se exiga sempre o máximo empenho e profissionalismo, enquanto envergando-se aquelas mágicas camisolas listadas, mas mesmo esse, salvo 3 excepções já aqui referenciadas, foi tudo muito pobre, muito mau, para não dizer pior.

    Apesar de tudo, tamos na luta da passagem, que deve acontecer naturalmente, digo eu... para depois então, com os mesmos 11's de sempre, o tal das 2ªs e 3ªs linhas, apanhar uns tais de mediocres que olham para este troféu, atendendo aos 11's que vão utilizando, como se esta, fosse uma qualquer competição planetária, uma qq Liga dos Campeões dos pequenos, onde há que ganhar, custe o que custar, pois não há muitas outras oportunidades noutras competições, de tal acontecer.

    ResponderEliminar
  21. Não foi um bom jogo, mas temos hipótese de passar ás meias finais!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar