28 agosto, 2015

A VITELA DE AROUCA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ouço piadas, leio comentários no facebook, instagram, twitter, retenho o que ouço nos cafés, nas conversas de escritório, nos almoços, nos jantares: piadas sobre a famosa vitela arouquesa, os bifes da região, as vacas de Arouca, o Rui que já não é Vitória mas Derrota e tudo o mais.

Fico surpreso, atónito, confuso. Como? Será que ouvi bem? Mas espera lá: não empatamos nós de forma tristonha e com hábitos antigos? Com aquele jogo enjoativo, previsível, empastelado e de estilo xanax pré-sono?

Convém alertar os mais incautos que a nossa situação aconselha a tudo menos a gozos e paródias. O FC Porto não é campeão nacional há dois anos consecutivos e isso devia obrigar a reflexão de todos, a saber: Presidente, SAD, Treinador, Jogadores e (desculpem a ofensa…!) Sócios e Adeptos do clube. Devia, digo bem. Porque este novo FC Porto parece passar bem sem títulos de campeão nacional. Os adeptos não se indignam (a SAD, essa, parece indignar-se muito menos desde que o clube continue a facturar como empresa de import-export…), não se chocam, não se “mancam”, continuam com o rei na barriga, inchados e peitudos pelas retumbantes vitórias dos últimos 10 anos. Ou seja: vivem do passado.

O FC Porto a viver do passado? Mas então isso não era património mourisco? Pois, parece que não. Há quem continue a viver de títulos e de glórias passadas. Recentes, é certo. Três anos não é assim tanta coisa, óbvio. Mas convém lembrar que se Kelvin se tem desmarcado ao minuto 93, se calhar seriam 4 years and counting

Tenho para mim que não há bicho mais perigoso neste mundo que um benfiquista de pés assentes no chão. Um benfiquista assim posto é o equivalente a uma chita com perfil de fundista ou a um queniano com genes para os 100 metros. São perigosíssimos e são de desconfiar. Sempre disse e repito: quanto menos inchados e pimpões, quanto mais recatados com a auto-estima bem lá fundo do poço, mais perigoso e eficaz se torna o benfiquista.

Já um portista de peito feito e de orgulho gingão é uma coisa que me assusta, de tão estranha. Fui habituado a outras modas, a outros vícios. Lembro-me que para a minha família, inteiramente portista há várias gerações, um jogo nunca é fácil. Os meus Avós sempre me incutiram um respeito/receio máximo pelo adversário seguinte: “É preciso ter cuidado, eles não são maus”, “Cuidado, até ao lavar dos cestos é vindima”, “Os jogos só acabam no fim”, “As camisolas não ganham jogos”, “É preciso comer a relva” e coisas assim, típicas de quem acha que para ganhar é preciso suar e honrar a camisola.

Foi esta a cultura em que fui criado e ensinado a perceber o que é o FC Porto. Essa é – ou era – a essência da Mística: nunca subestimar ninguém, encarar todos os jogos como finais, lutar até ao fim, nunca ficar contente com uma vitória ou com um título, querer sempre mais e mais e mais. Essa é a cultura e a genética do FC Porto.

Ora, pois então, um clube que se ri e que goza com um rival que perdeu em campo alheio à segunda jornada como se isso fosse garantia de que esse mesmo rival não tem pernas ou não tem estofo para esta caminhada, é um clube armado ao fino, um clube que perdeu o seu Norte, a sua cultura e que está mais centrado no quintal alheio que no seu.

O empate nos Barreiros, até por ser natural, i.e., mais um desaire na Ilha da Madeira (!), começa infelizmente a fazer lembrar os tempos pré-pedrotianos, os tempos em que o FC Porto, assim que atravessava a Ponte Luís I, já estava a perder 2x0. Isto já para não falar das idas ao Sul do país, onde invariavelmente – salvo a rara excepção que é o Bonfim – os resultados são desastrosos.

Por isso, importa voltar às raízes, colocar o pé no chão e a cabeça no lugar. O que se passa em casa do vizinho, só a ele diz respeito. Nós, por cá, temos muita pedra para partir antes de reerguermos o nosso castelo.

Rodrigo de Almada Martins

7 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo com tudo o que está escrito, para alguns portistas até parece que já estamos na frente do campeonato com 10 pontos de avanço.
    Viva o FCP
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  2. "Bibó Porto" - Carago !!!

    Carago !!! porque é o grito do triunfo, depois da luta.
    Sempre a luta !!!
    Ao início, durante, no fim e após.
    Afeiçoei-me a este Clube do Norte, criei paixão ? Certamente pela instituição, que pelos homens não acredito possível - apaixono-me apenas pelos seres humanos que amo e com quem partilho a minha vida.

    Mas, Carago !!
    A afeição que ganhei pelos valores que fui lendo, vendo, sentindo, admirado, ao longo de 40 anos, ficaram a fazer parte de mim.
    E tanto que eu os distingo dos "outros".

    Realmente, ver os "nossos" aproximarem-se perigosamente desses "comportamentos" preocupa-me.

    Acredito sempre, que a ALMA está lá.
    Os "GENES" não se quebram fácilmente.

    Partir sempre do zero, em busca do todo.
    Com a bravura e a raça, que é a minha visão do desportista do Futebol Clube do Porto.
    Nada tem no início de cada desafio ou etapa.
    Tudo quer para o seu Clube no final.
    Sabendo que ao princípio nada é garantido como adquirido, só a força de uma Nação (Portista) dá o impulso para lutar.
    A grandeza do Futebol Clube do Porto, terá que continuar a ser também de quem o serve.

    Mas, em primeiro lugar o Clube.

    A história e o passado são um enorme orgulho.
    O presente, a caminho do futuro, é nova etapa para continuar essa história.

    Bibó PORTO
    CARAGO !!!!

    Luis (Coimbra)

    ResponderEliminar
  3. Ao menos e ao que consta não se vende kg de droga no Dragão. "ALERTA CM"

    ResponderEliminar
  4. é importante que haja mais blindagem do que no ano passado sobre o contexto.
    e esta soberba dos adeptos ajuda a que tal nao aconteca porque
    1) melindra jogadores e equipa técnica ("exigencia" my ass, assobios, falta de foco...)
    2) nao coloca a pressao interna em demasiados momentos em quem devia colocar (leia-se comunicar para fora)

    os adversários existem e estao lá. os barreiros foram difíceis desde que me lembro e nunca foi bom perder lá, mas ja aconteceu com bicho e baía e joao pinto. nao confundam isso com mistica.

    temos muito trabalhinho pela frente e convém respeitar todos! ja tou farto de ler por aí que temos uma champions fácil ("champions" e "fácil" na mesma frase é coisa estúpida á partida) e que temos obrigacao disto e daquilo.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Não acredito que este FCPorto, tal qual o que conhecemos na ultima década (para não ir mais longe), esteja a adotar uma estratégia diferente, ou com resultados muito díspares, daqueles alcançados até á presente data. E se culpas haverá a sacar, tal qual os méritos, elas não devem figurar na pessoa do seu treinador. Pouca culpa atribuo ao treinador , pois este tem um curriculum muito semelhante (salvo talvez Jesualdo) aos 9 treinadores que o antecederam desde 2001/2002 com os resultados por todos conhecidos. Dirão alguns que é pouco. Que não basta. Que o FCPorto tem de ganhar sempre. Que os adeptos querem mais. Que eles são capazes de mais. __E eu acrescento.__" E nunca ganharam sozinhos".

    ResponderEliminar
  6. Concordo genericamente com o conteúdo do post.

    Estamos a 3 dias do fecho do mercado e falta resolver tanta coisa… Jogadores por colocar, alguns deles bem caros…

    Novo lateral esquerdo?

    Manutenção de Angel no plantel, um jogador que já demonstrou por diversas vezes a sua mediocridade?

    Novo médio ofensivo, substituto de Oliver?

    Excesso de médios com características semelhantes, ninguém sai?

    Efetivamente há demasiadas situações por resolver e algumas com claro impacto no que pode ser a época do clube. Piadolas sobre outros clubes é neste momento o que menos me interessa.

    Independentemente disto, não deixei de ficar muito feliz com a vitória do Arouca e não deixo de dizer o seguinte: se no Dragão fosse apanhado um funcionário com kgs de droga e se a policia fosse lá, com Pinto da Costa na presença das buscas no Dragão por essa mesma droga, quantas capas não se fariam??????????

    ResponderEliminar
  7. Rui Pereira29 agosto, 2015

    Mas há muitos portistas indignados quando o treinador diz que os adversários são difíceis, quando é preciso respeitar o adversário. Há muitas coisas a melhorar, temos de ter os pés bem assentes na terra e trabalhar o que está mal. Não é num ambiente de discórdia e de casa a arder que as coisas melhoram e infelizmente muito desse fogo posto está a partir de portistas. Cuidado, as cobranças têm o seu momento certo e não é este o momento. Não gosto do tom de muitos artigos e espaços de opinião tanto na bluegosfera como na comunicação social. Crítica construtiva é diferente de "bota-abaixismo"...

    ResponderEliminar